Cultura Organizacional

A cultura organizacional é basicamente a essência de qualquer empresa, representada pelo comportamento dos colaboradores no ambiente de trabalho e pelo relacionamento que cada um tem com os valores da organização.

Muitos argumentam que a cultura organizacional é o relacionamento entre três partes: o colaborador, o trabalho em si e o cliente. Mas como manter vivos os valores, as políticas, os sistemas, as crenças, os processos e hábitos que são cultivados desde o começo? Pois é o que você vai aprender agora mesmo! Então confira:

cultura organizacional na sua empresa

Quais os três níveis da cultura organizacional?

Criado em 1982 pelo cientista Phd em Harvard e professor do MIT (The Massachussets Institute of Technology), o termo cultura organizacional é divido pelo cientista em 3 níveis:

  1. Artefatos: é a parte mais visível da cultura organizacional. É o nível que está ligado ao ambiente interno das empresas, como por exemplo, espaços de confraternização, videogames para a descontração de funcionários, dentre outros.
  2. Crenças e valores: é o nível que está relacionado a questões comportamentais no cotidiano da empresa, atitudes que não serão toleradas pelo alto escalão, dentre outros aspectos.
  3. Suposições básicas: são sentimentos em comum entre os funcionários de uma organização, ou seja, uma visão que os profissionais possuem a respeito do ambiente empresarial. Trata-se de um nível de absoluta importância, já que a satisfação dos colaboradores com o ambiente de trabalho está diretamente ligado a alta produtividade.

Quais as características da cultura organizacional?

Existem alguns aspectos essenciais para avaliar a cultura organizacional de sua empresa, são eles:

    • Fuga da zona de conforto: seus funcionários possuem uma alta capacidade para assumir riscos, são pró-ativos e propõem ações inovadoras?
    • Busca pela perfeição e foco em resultados: seus funcionários prestam máxima atenção aos detalhes e estão sempre em busca de aprimorar ao máximo os seus serviços, sempre visando resultados concretos?
    • Entrosamento com a equipe: seus colaboradores possuem uma boa relação uns com os outros e também com a chefia da empresa? Um bom relacionamento entre a equipe é essencial para uma cultura organizacional satisfatória.

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Por que a cultura organizacional é tão importante?

Quando os colaboradores realmente entendem a cultura da empresa e acreditam nela, tornam-se mais dispostos a se sacrificar para atingir os resultados almejados. O trabalho passa a ser algo feito não só por um salário ao fim de cada mês, mas, sim, por valores e objetivos verdadeiros.

Segundo pesquisa realizada pela empresa norte-americana gallup, funcionários mais engajados com as suas empresas, costumam apresentar índices de produtividade e aprovação por parte dos clientes muito mais elevada. Os funcionários mais felizes apresentam um rendimento 12% superior aos profissionais que estão descontentes no ambiente de trabalho.

Em meio a este cenário, as equipes se tornam mais coesas, em busca de resultados mais ousados. Por possuírem um objetivo em comum, o trabalho em grupo se torna mais prazeroso e mais engajado. Assim, a empresa inteira passa estar direcionada a uma única meta.

Com a cultura organizacional claramente estabelecida, os colaboradores sabem que há um leque de diretrizes instituídas que os protegem de outros funcionários que queiram, com ou sem intenção, romper hábitos positivos ou fazer as coisas de forma individualista. Tem-se, aí, funcionários motivados e um rendimento cada vez mais consistente.

Além destas vantagens, uma cultura organizacional forte no ambiente empresarial reduz significativamente as chances de ocorrer turnover, isto é, o índice de profissionais que se desligam da empresa é muito menor, já que a cultura organizacional será repassada a estes profissionais desde o processo de recrutamento e seleção, até o dia-a-dia de trabalho.

Como identificar que a sua cultura organizacional não está saudável?

Alguns “sintomas” podem deixar absolutamente claro que a cultura organizacional de sua empresa não é satisfatória e o seu ambiente de trabalho não é agradável para os funcionários de uma forma geral:

Insatisfação e desmotivação

Se você perceber que seus funcionários estão descontentes no ambiente de trabalho e não apresentam a mesma determinação para trabalhar do que em outros períodos dentro da empresa, é sinal de que eles estão desmotivados com a sua cultura organizacional, o que pode comprometer significativamente a produtividade.

São situações que podem ocorrer em caso de os seus colaboradores perceberem que não conseguem mais enxergar perspectiva de crescimento dentro da empresa.

Sendo assim, é essencial com que você os recompense a cada cumprimento de metas e estabeleça um plano de carreira, de forma a reter os profissionais por um longo prazo e mante-los sempre motivados, com perspectiva de aumento salarial e promoção de cargo.

Ambiente de fofoca

Apesar de ser um fator extremamente negativo, o surgimento de fofocas entre funcionários no ambiente de trabalho de diversas empresas é um problema recorrente. É uma situação extremamente desagradável, que acaba expondo problemas de convivência entre os funcionários e que deve ser imediatamente reprimida pelas lideranças da empresa. 

Excesso de competição entre os colaboradores

A competição saudável no ambiente da empresa, de caráter absolutamente profissional, em que os colaboradores buscam superar-se e superar os resultados uns dos outros, pode ser extremamente positiva para o crescimento empresarial.

Entretanto, há situações em que o nível de competição é extrapolado, levando a conflitos pessoais e perdendo totalmente o sentido de coletividade, com os funcionários pensando somente de uma forma individualizada, deixando os interesses da empresa em segundo plano. 

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Gestores atuando somente como chefes e não líderes

Gestores de sucesso são aqueles que fazem o uso do alto escalão que possuem dentro da empresa, como uma forma de liderar e estimular o crescimento de seus funcionários e não os que utilizam o cargo como um meio unicamente autoritário, de uma forma arrogante perante aos demais colaboradores.

É uma situação que ocorre em muitas organizações e acaba contaminando todo o ambiente de trabalho, tornando os demais colaboradores mais reprimidos e com menos liberdade para propor sugestões no dia a dia de trabalho.

Alto índice de turnover

Quando a rotatividade de funcionários se torna constante na empresa, com poucos profissionais realmente duradouros, é sinal de que algo está desagradando os colaboradores que se desligam de sua empresa, ou que em caso de serem demitidos, não estão cumprindo com os padrões da cultura organizacional estabelecida, o que pode evidenciar um problema no processo de recrutamento e seleção por parte dos gestores.

Como fazer a cultura organizacional crescer?

À medida que a cultura se torna mais enraizada, não deixe de repensar os hábitos e as tradições de sua companhia. Que tradições, tanto formais como informais, você tinha no começo que podem ser transformadas para o porte da empresa que você tem hoje?

Se você está expandindo e tem a impressão de que está perdendo essa cultura, pare um pouco. Essa é a hora de ir até a fábrica, até o chão da loja, visitar seus pontos de distribuição e escutar tudo o que seus funcionários e clientes têm a dizer, por mais que sejam feedbacks negativos.

Cresça com essa experiência, fazendo os ajustes necessários, e cuide para que os mesmos erros não se repitam desse momento em diante.

Quando uma empresa tem uma cultura organizacional forte, os desafios se tornam mais fáceis de se vencer, já que os valores que regem o comportamento da organização fazem com que qualquer mudança, qualquer crise e qualquer situação sejam examinadas dentro de um contexto favorável, com diretrizes comportamentais claras e eficazes.

Assim, as decisões, mesmo que difíceis, ficam mais fáceis de serem tomadas, pois há um histórico de sucessos e fracassos que cria novos processos.

Sua competitividade no mercado, então, será mais sólida, pois os maus tempos não vão desestabilizar a essência da sua organização. Selecionamos algumas dicas que podem ser extremamente úteis para aprimorar a cultura organizacional de sua empresa e assim fazer toda a diferença no seu ambiente de trabalho:

Reúna as principais lideranças da empresa

É importante solicitar a visão de funcionários que tenham um profundo conhecimento da organização, que já possuem um maior tempo de atividade dentro da empresa e que possuem um grande espírito de liderança. Essa reunião e exposição de diferentes opiniões podem ser extremamente importantes para identificar os valores comportamentais que devem fazer parte do dia a dia da empresa.

Identifique a missão e os valores da sua empresa

Para que a sua empresa existe? Em torno de qual objetivo você reuniu profissionais em sua organização? Em que se motiva o seu empreendimento? Responder a estas perguntas é essencial para definir a missão da empresa e engajar todos os colaboradores em torno dela.

Também é impossível implementar uma boa cultura organizacional, sem que a sua equipe saiba realmente quais são os valores da sua empresa e que devem ser aplicados no dia a dia na relação com clientes e todos os seus colegas.

É importante acompanhar as ações de seus funcionários e verificar se eles estão de fato engajados com os valores estabelecidos. Pensar nos valores da empresa, é pensar no que você, como gestor, gostaria que as pessoas que trabalhassem ou trabalham em sua empresa levassem consigo no dia a dia.

Não esqueça de revisar tudo o que foi discutido na cultura organizacional e a partir de então cobrar os seus colaboradores diariamente para que atuem sempre em função dos padrões estabelecidos.

Implemente canais de comunicação entre os funcionários

A interação entre os seus colaboradores é absolutamente imprescindível para uma boa cultura organizacional, não só para a rápida integração entre os novos funcionários que chegam na empresa, como também para o diálogo entre os demais colaboradores para a realização de um trabalho de equipe eficiente. Sendo assim, adotar canais voltados para a comunicação interna da empresa como chats ou emails corporativos pode ser uma ótima alternativa para estreitar essa relação.

Como um profissional de coaching pode auxiliar na cultura organizacional?

Se você ainda não possui uma grande experiência no processo de gestão de pessoas e deseja receber um auxílio para implantar efetivamente uma cultura organizacional em sua empresa, contratar o serviço de um coaching pode ser uma ótima opção.

Esse profissional pode ser útil para as mais diversas empresas independente do seu porte, a medida em que pode realizar treinamentos corporativos na organização, prestar orientações a gestores e colaboradores de uma forma geral, apresentar uma visão crítica a respeito dos processos internos da empresa e assim trazer uma grande otimização no dia-a-dia empresarial.

Como evitar a perda dessa cultura a longo prazo?

Para o empreendedor cujo negócio está crescendo exponencialmente, há um risco grande de perder a cultura da empresa ao longo desse crescimento, com a entrada de muitos funcionários e a dispersão da gerência. Mas isso não pode acontecer.

Quando o empreendedor passa a lidar com números maiores, os problemas ficam igualmente mais urgentes, já que a proporção aumenta e os contatos se distanciam, em todos os sentidos.

O que antes era um contato presencial diário, tanto com o consumidor quanto com o fornecedor, passa a ser raro e às pressas ou até mesmo inexistente. E com isso a empresa perde a cultura que a levou até ali.

Para evitar essa perda de identidade da organização, uma das soluções é delegar. Dessa forma, é essencial contar com executivos de qualidade para ajudar com essas atividades mais estratégicas.

O importante é não deixar de lado esse contato com os colaboradores, porque eles precisam saber que até o presidente da empresa é um ser humano normal, que conversa com eles e os apoia. 

Em caso de se perceber que alguns funcionários estão distantes e não estão comprometidos com a cultura organizacional, talvez seja o momento de contratar outros profissionais para o seu lugar.

Lembre-se que todo o processo de recrutamento de novos profissionais, deve deixar absolutamente claro aos candidatos como se da o funcionamento da cultura organizacional de sua empresa.

A cultura organizacional também deve direcionar o processo de seleção de novos colaboradores, que devem se encaixar com a missão e valores do seu empreendimento, de forma que essa cultura não se perca em meio a um possível fluxo de desligamentos e chegadas de novos profissionais!

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Agora comente aqui e nos conte sobre a cultura organizacional de sua empresa! Que valores norteiam suas ações? Compartilhe suas experiências conosco e enriqueça nosso post!

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