Whatsapp nos negócios: qual a sua importância e como utilizar?

Escrito em: 09/10/17
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Com mais de 800 milhões de usuários ativos espalhados por todas as partes do mundo, o Whatsapp é uma verdadeira febre da era digital. Bem, isso não deve ser novidade para você. Mas o que muitas pessoas não sabem, é o poder que essa ferramenta pode ter nos negócios. Ela é uma ótima alternativa de marketing, e também serve para estreitar a relação com o público. O que pode representar um aumento em suas vendas. Quer saber como? Neste artigo vamos falar sobre as vantagens de utilizar esta plataforma e de que forma tirar o máximo de proveito dos seus recursos. Siga com a gente!

Quais as vantagens de usar o Whatsapp nos negócios?

Devido a sua enorme quantidade de usuários espalhados por todas as partes do mundo, é impossível ver esta plataforma somente como um meio para as relações interpessoais. Empresas que querem divulgar a sua marca, reter ou aumentar clientes ou então formar parcerias de negócio, devem estar inseridas no contexto digital, e se apropriar das possibilidades propiciadas pelo Whatsapp nos negócios. Afinal, “todo mundo” usa esta rede social.

As ferramentas audiovisuais desta ferramenta permitem a realização de campanhas de marketing muito mais interativas, e a criação de uma relação muito mais pessoal com o público. Ao contrário do marketing boca a boca, por exemplo. As pessoas estão com os seus celulares durante o tempo todo, o que faz com que as mensagens por Whatsapp sejam vistas por seus destinatários de uma forma muito mais instantânea se comparado a outras plataformas. Agora que você sabe a importância dessa ferramenta, selecionamos 7 dicas de como utilizar o Whatsapp nos negócios:

1- Amplie sua rede de contatos

O marketing tradicional, o famoso boca a boca, é muito importante para que as pessoas conheçam você e a sua marca, para que a partir de então adquiram o interesse em saber mais sobre o seu produto ou serviço. Por isso, é importante que você frequente eventos ligados ao empreendedorismo, de forma a fazer novos contatos, e manter uma relação através do Whatsapp, de forma a tanto conseguir novos clientes, quanto para formar possíveis parcerias empresariais de negócio.

Mantendo um cadastro adequado e atualizado de sua rede de clientes, você terá as opções de contato de cada um deles, podendo assim adicioná-los à sua rede de contatos do Whatsapp. O eGestor, por exemplo, é um software de gestão empresarial totalmente fácil e online, que permite esse cadastro e armazenamento dessas informações.

2- Responda as dúvidas de seus clientes rapidamente

Como o Whatsapp é um aplicativo voltado para a troca de mensagens no celular, ele é uma rede social muito mais prática e pessoal do que um e-mail, por exemplo. Sendo assim, as pessoas utilizam essa plataforma com o intuito de receber mensagens de uma forma mais rápida em comparação com outras ferramentas. Por isso, a dica é que você não deixe seus clientes esperando respostas por um período elevado de tempo.

Especialmente em caso de dúvidas, eles desejam ter seus problemas solucionados rapidamente, a medida em que disponibilizaram seu contato por meio do Whatsapp. Prestando esse atendimento de uma forma rápida e eficiente, esclarecendo todas as dúvidas de seus clientes, sejam elas em relação a seu produto ou serviço, ou então relacionadas a formas de pagamento, as chances de fidelização desses clientes por meio do Whatsapp tornam-se muito maiores. O cliente verá que você possui agilidade em solucionar as suas necessidades, e além de permanecer consumindo a sua marca, recomendará para outras pessoas.

3-  Participe de grupos

Outra ótima alternativa do Whatsapp nos negócios é a participação de grupos. Você pode fazer parte de  grupos voltados especificamente para negócios, seja com um grupo de clientes para seguir divulgando sua marca, como algumas promoções, por exemplo. Ou então um grupo mais abrangente, formado por outros empresários, com o intuito de trocar experiências e possibilidades de negócios. Os grupos com esse caráter são um ótimo meio para a realização de marketing direto.

Mas é preciso ser cauteloso. Falar excessivamente sobre o seu produto ou serviço pode ter um efeito negativo. Divulgue sua marca de uma forma natural, sem deixar de dar atenção ao que os outros participantes do grupo tem a dizer. Se mostre interessado nas outras marcas e no que os demais empresários tem a oferecer e a debater.

4- Explore os recursos multimídia

A possibilidade do envio de áudios, fotos, documentos e vídeos, podem tornar as suas campanhas de marketing muito mais interativas através do Whatsapp. Grave um vídeo como se estivesse falando pessoalmente com aquele cliente, falando sobre o seu produto de uma forma natural, se mostrando interessado não em vender propriamente, mas de satisfazer a sua necessidade. Os recursos audiovisuais, se utilizados de uma forma apropriada, podem ajudar a criar uma relação mais íntima com os clientes.

Guia de Otimização de Processos

5- Solicite feedback de seus clientes

Com a proximidade junto aos clientes possibilitada pelo Whatsapp nos negócios, é interessante que você mantenha contato especialmente com alguns clientes mais fiéis do seu negócio. Isso porque esses clientes já são conhecedores de seu produto ou serviço, e podem lhe dar um certo direcionamento em relação aos pontos que ainda podem ser melhorados. O Whatsapp torna este processo de feedback por parte dos clientes bastante facilitado. 

6- Mantenha seu público informado

O Whatsapp permite enviar mensagens padronizadas para uma grande número de pessoas. Sendo assim, é importante que você selecione os clientes ou possíveis contatos que podem estar interessados no seu produto ou serviço. Com esses contatos selecionados, envie mensagens a eles falando sobre a sua marca e sobre as novidades como promoções e benefícios. Mas faça isso de uma forma moderada. Afinal, ninguém gosta de receber mensagens de anúncio de uma forma excessiva!

7- Tenha um número profissional separado do pessoal

Gerenciar as estratégias de marketing por meio do Whatsapp torna-se muito mais fácil com uma quantidade reduzida e selecionada de contatos. Por isso, o ideal é que você possua um número voltado para as relações pessoais, e outro que possua somente contatos profissionais, sejam eles clientes, potenciais clientes ou então possíveis parceiros de negócio. Assim, é muito mais fácil organizar-se!

Guia de Gestão Estratégia

Agora que você já sabe a importância que o Whatsapp pode ter nos seus negócios, que tal tirar proveito desta ferramenta?

<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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