fbpx

Análise SWOT (FOFA): como fazer + ferramenta

A análise SWOT é uma ferramenta de gestão que utiliza categorias para ajudar a facilitar os processos de direcionamento dos negócios e análise de cenários. Cada letra significa algo, sendo:

S: força

W: fraqueza

O: oportunidade

T: ameaça

A ferramenta pode ajudar a definir estratégias, metas, objetivos e ações. Dessa forma, o negócio pode reforçar as fraquezas e ressaltar as forças, mas também, diminuir riscos e se concentrar nas oportunidades.

O que é análise SWOT ou FOFA

SWOT é uma sigla, quando traduzida para o português, seu nome vira FOFA. Assim, cada letra significa algo:

  • S é Strength: força;
  • W é Weakness: fraqueza;
  • O é Opportunity: oportunidade;
  • T é Threat: ameaça.

Então, em português, seguindo as iniciais das palavras traduzidas, temos a análise FOFA.

Engana-se quem pensa que a ferramenta de gestão é complexa. Pelo contrário, ela foi criada justamente para facilitar a elaboração de análises e torná-la mais intuitiva.

Assim, vale destacar que a matriz é separada em duas análises:

  • análise interna: as forças e as fraquezas
  • análise externa: as oportunidades e as ameaças

Dessa forma, os gestores conseguem visualizar o que atrapalha e o que ajuda no crescimento da empresa.

Exemplo análise SWOT

Por isso, analisa-se o ambiente interno e externo como um todo a fim de traçar objetivos efetivos e a partir de planejamento estratégico. Assim, trata-se de uma das metodologias administrativas mais utilizadas pelas empresas de todas as partes do mundo.

A partir da análise SWOT, você possui um direcionamento muito maior e mais preciso para planejar as tomadas de decisões em sua empresa e consegue identificar com muito mais clareza os aspectos positivos e negativos que influenciam o seu negócio.

Portanto, a elaboração da análise tende a reduzir ao máximo a ocorrência de erros na realização de ações estratégicas no ambiente empresarial. Ou seja, ela pode ser útil para a sua organização das mais variadas maneiras:

  • Possibilita um estudo aprofundado da situação interna e dos aspectos externos que podem ameaçar o crescimento da empresa;
  • Permite uma análise criteriosa da concorrência;
  • Indica possíveis ações a serem tomadas;

A análise SWOT ou matriz FOFA pode facilmente ser aplicada por empresas de pequeno, médio ou grande porte devido a sua grande facilidade e praticidade de aplicação. É uma metodologia que pode ser aplicada em qualquer processo com tomada de decisão.

Fatores que compõem a análise SWOT

Ambiente interno

O ambiente interno é o que os gestores conseguem controlar, dominar e compreender forças e fraquezas. Relaciona o que pertence à empresa, portanto, é de fácil intervenção, seja nas máquinas, vendas, tecnologias, gestão, frotas, carteiras de clientes, filiais, cultura organizacional, investimento, etc.

Forças

As forças de uma empresa são os quesitos que a fazem se destacar perante a concorrência. Estas, beneficiam o negócio e estão sob o controle dos empresários. Dessa forma, se uma marca tem nome consolidado no mercado, esse é um ponto forte. Se uma instituição de ensino tem professores altamente qualificados, eis seu ponto forte.

Caso uma clínica médica possua os equipamentos mais modernos do mercado: ponto forte. Além disso, podemos acrescentar outros itens, como união da equipe, boa quantidade de ativos, modelos de cobrança eficazes, bom relacionamento estratégico, entre outros fatores.

É aqui que você deve se perguntar: quais os pontos fortes do meu negócio?

Fraquezas

O que há de interno na empresa que atrapalha o seu crescimento? Estes são os pontos fracos que precisam ser amenizados. Apesar de estarem dentro do controle, as fraquezas não ajudam a realizar a missão empresarial.

Exemplos possíveis são matéria-prima em escassez, equipe pouco qualificada, produto perecível, tecnologia ultrapassada e dificuldade no processo de entrega. Portanto, uma empresa que trabalha com produto perecível e está longe das pessoas que adquirem esse produto, tem uma fraqueza. O mesmo ocorre com empresas que trabalham com construção civil, mas têm maquinário desgastado. Há solução para tais problemas, mas elas são proteladas ou por falta de planejamento ou por falta de dinheiro.

Agora, analisando bem o seu negócio, se pergunte: onde você está pecando?

Ambiente externo

Diferente do interno, a empresa não controla tais fatores. Por exemplo, podemos citar juros, câmbio, legislação, políticas ambientais, crises econômicas, desastres naturais, clima, entre outros.

Oportunidades

Trata-se de um cenário que dá uma vantagem competitiva à empresa. Uma rede de hotéis é favorecida por um grande evento no país ou na cidade em que atua. Uma empresa que trabalha com exportação, se fortalece com taxas de câmbio mais altas e assim por diante.

Outros pontos possíveis são leis que favorecem a empresa, acesso à nova tecnologia, lançamento de produtos complementares, etc. Por mais que não possam ser controlados, é possível planejar e se preparar minimamente para aproveitar as oportunidades.

Sabemos que sempre há algo para melhorar no negócio, principalmente em relação aos concorrentes. Então é hora de pensar em quais são possíveis implementar num futuro próximo.

Ameaças

Ao contrário do item anterior, é tudo que diz respeito ao ambiente desfavorável para a empresa. Ou seja, uma rede de hotéis na praia durante um período de mau tempo ou com ameaça de intempéries climáticas mais fortes, outra empresa que tem a principal matéria-prima encarecida por outras forças que não se pode controlar.

Outros exemplos são escassez de mão de obra qualificada, mudança na lei, entrada de concorrentes no mercado, entre outros. Cabe à gestão não temer as ameaças, prevê-las ao máximo e contorná-las da melhor forma possível.

Como fazer a análise SWOT

Agora que você já sabe os pontos da matriz SWOT, chegou a hora de pôr a mão na massa. Existem algumas formas de fazer a análise, como com uma ferramenta ou uma Planilha de Análise SWOT.

Assim, é necessário tomar um tempo do dia para fazer o estudo. É possível também chamar outras pessoas para ajudar a identificar os pontos da matriz. Então, faça um brainstorm dos dados, escreva tudo que vier à mente e depois, faça uma avaliação mais criteriosa dos dados citados.

Depois de pronta, é hora de identificar o que se pode fazer com os pontos fracos e fortes e, em seguida, colocar em prática.

Vantagens da análise SWOT

Uma das maiores vantagens da análise SWOT é a chance da empresa poder ver um panorama. Ou seja, é diferenciando os pontos fortes e fracos que se tem uma melhor noção de como a empresa se encontra no mercado.

Assim, também é possível encontrar pontos de melhora, tanto em atendimento, serviço ou produtos. Isso só pode ser melhorado quando há um estudo das fraquezas do negócio.

Juntamente com essas decisões, a análise SWOT também ajuda na hora de tomar decisões estratégicas. Então, seja lançar um produto novo, abrir uma nova filial… a análise SWOT é a melhor maneira de fazer essa avaliação.

Por que usar a análise SWOT no planejamento estratégico?

De nada adianta fazer a análise do ambiente da empresa se não for feita uma aplicação prática do que foi encontrado. E é o planejamento estratégico que consegue fragmentar o que precisa ser feito e, consequentemente, chegar ao resultado final.

Por exemplo, se uma empresa encontra como força a possibilidade de atender empresas e pessoas de todo o país, ela deve fazer com que seu público-alvo saiba disso. Assim como se uma de suas fraquezas é a falta de controle financeiro, ela deve procurar a melhor maneira de fazer esse controle.

Micro e macroambiente externo, qual a diferença?

O microambiente e o macroambiente empresarial precisam ser avaliados separadamente na análise externa da matriz FOFA. O microambiente está relacionado ao setor de atuação da sua empresa especificamente, como aspectos burocráticos para a entrada no mercado e empresas concorrentes que surgem, por exemplo.

Já o macroambiente externo está ligado a questões que vão além da sua empresa e do seu setor. São fatores como mudanças na legislação, índice de inflação e novos governantes, por exemplo, que podem representar uma ameaça para o crescimento do seu negócio.

As etapas da análise SWOT empresarial

Com certeza, ao ler esse conteúdo, você já conseguiu pontuar alguns itens importantes em sua mente. Mas é preciso passar isso para o papel, para operacionalizar ações estratégicas de fato viáveis.

Defina seu posicionamento

A seguir falaremos sobre a montagem da tabela para uma análise SWOT, mas antes, é necessário definir um posicionamento. Isso quer dizer o que se pretende com a realização da análise. Ela deve ser feita com o intuito de criar um planejamento para desviar dos fatores externos, melhorar os fatores internos e aprimorar o conhecimento da empresa. De nada adianta realizar a análise SWOT e manter as coisas como estão.

Busque as oportunidades, as ameaças, as fraquezas e as forças

No modelo tradicional, são feitas cinco colunas. Na primeira, listam-se os todos os fatores pertinentes. Primeiramente forças, com os itens considerados fortes abaixo, em seguida fraquezas e os itens considerados pontos fracos.

O mesmo vale para as oportunidades e ameaças, mas o ideal é fazer cada um dos itens (ambiente externo e interno) em uma tabela separada. Na segunda coluna define-se o peso de cada fator, ou seja, sua importância. Pode ser 1,0 para mais importante e 0,0 para o menos importante.

Na terceira coluna classifica-se cada fator como 5 correspondendo a excelente e 1 para fraco. Em seguida, na coluna quatro, multiplica-se o peso de cada fator pela classificação. Como resultado obtêm-se a pontuação ponderada de cada fator. Na última coluna coloca-se comentários e razões para cada valor dado.

Análise final

No final da análise somam-se os valores da quarta coluna, onde está a soma de oportunidade e força e subtrai-se das ameaças e fraquezas. Dessa forma, o resultado, posto de 1 a 5, pode ser ruim, abaixo da média, na média, muito boa e excelente. Mas apenas saber “a quantas anda” a sua empresa não basta para resolver os problemas.

Por isso, você pode aproveitar a análise SWOT de outra forma. Liste forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma forma bem visível.

Assim, depois se relacionam os fatores determinando as forças que estimulam as potencialidades e as que combatem as ameaças. Da mesma maneira, devem ser relacionadas as fraquezas que podem prejudicar as oportunidades e as que potencializam as ameaças.

Se você deseja um planejamento estratégico bem organizado, precisa fazer a análise SWOT. Para isso, é possível achar planilhas prontas na internet, apenas para preencher e analisar os resultados.

Além disso, você conseguirá aproveitar ainda mais as potencialidades da sua empresa e conhecer melhor as falhas que podem ser suprimidas do processo. Aprenderá, ainda, a controlar os fatores externos que trazem dificuldades à corporação.

Plano de ação

Estruturada a análise SWOT em sua empresa e identificadas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, é preciso estabelecer um plano de ação para melhorar os fatores analisados, de forma a desenvolver ainda mais as forças, corrigir as fraquezas, explorar ao máximo as oportunidades e se precaver contra as ameaças que foram identificadas.

Quem deve fazer a análise SWOT em sua empresa?

O profissional responsável por este processo poderá mudar dependendo do porte e dos departamentos existentes na empresa.

Se houver um departamento específico de marketing, é recomendável que o gerente deste setor fique encarregado de realizar a análise SWOT, já que os profissionais de marketing possuem um conhecimento maior sobre as necessidades internas da empresa e estudo de concorrência.

Já se a empresa possuir uma estrutura mais enxuta, o próprio gestor e sócio-proprietário do negócio deve ficar responsável por este processo.

A matriz SWOT nas pequenas empresas

A realização da análise SWOT não é restrita apenas para grandes empresas. Pequenas empresas podem, e devem, fazer a análise periodicamente. Uma vez que ela apenas auxilia no planejamento estratégico na tomada de decisões para o futuro da empresa.

Negócios que hoje são grandes e reconhecidos fazem o uso da análise há tempos. Um dos motivos pelo qual ela é feita em qualquer tipo de empresa é que ela abrange todas as áreas. Afinal, empresas grandes e pequenas sofrem com forças externas diariamente.

Outra razão para sua utilização é que ela não custa apenas tempo, que ainda assim, não é muito. Ou seja, não será preciso dispor de uma grande quantidade de funcionários, dias para sua realização ou a realização imediata. Ela pode ser feita ao longo do dia, ou até da semana, pode ser feita por um funcionário de cada setor, ou apenas um funcionário da empresa. Sua realização é simples e fácil.

É fundamental ter em mente que as ações táticas não são tão efetivas sem uma estratégia claramente definida por trás, e a análise SWOT força o empreendedor a ter em mente os principais fatores implícitos ao seu negócio.

Para que serve a análise SWOT

Os objetivos da realização da análise SWOT são sucintos. O principal deles é sintetizar as análises internas e externas, facilitando a sua compreensão. Assim, também pretende estabelecer áreas de atuação através da identificação de elementos prioritários na gestão da empresa.

Dessa forma, seu intuito é analisar os pontos fracos e fortes para que assim se possa otimizar e fortalecer os pontos que a empresa tem sucesso e solucionar os problemas e evitar riscos desnecessários.

Revisão periódica

Ainda que a análise SWOT seja fácil e simples, ela não deve ser feita apenas uma vez. Isso quer dizer que a partir da sua primeira realização e da execução do planejamento criado, ele deve ser feito sempre.

O que acontece é que quando se realiza a análise é iniciada a execução do planejamento criado a partir dela. Então, após a aplicação e execução é indicado que se faça outra análise.

Aplicação na prática

A realização e estruturação da análise SWOT é fácil, como já dito, mas não deixa de ser complexa de certa forma. Complexa porque é necessário uma pesquisa interna na empresa de todos os itens da análise. Isso significa que você deve listar todas as suas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.

Você pode listar todas elas e inserir no modo imposto pela análise. Ou, você pode utilizar uma ferramenta de análise SWOT do eGestor. Nela basta inserir os mesmo dados e você pode baixar a imagem gratuitamente.

Exemplos de análise SWOT

Um exemplo de análise SWOT de uma empresa de marketing digital, é o seguinte:

  • Forças: 
    • Atendimento personalizado
    • Foco em resultados financeiros do cliente
    • Possibilidade de atender empresas de todo país
  • Oportunidades:
    • Mercado em alta
    • Falta de grandes referências nacionais
    • Grandes eventos direcionados a área
  • Fraquezas:
    • Falta de contato pessoal com o cliente
    • Elevados custos com mão de obra especializada
  • Ameaças:
    • Concorrência regional
    • Mudanças no comportamento do mercado
    • A crença de que ‘qualquer um pode fazer”

Na ferramenta de análise do eGestor, ela ficará assim:

Análise SWOT na ferramenta do eGestor

Ou então podemos pegar o exemplo de uma academia. Sua análise pode ser assim:

  • Forças: 
    • Atendimento personalizado
    • Aulas como alternativa em relação a musculação e aeróbico com aparelhos
  • Oportunidades:
    • Mercado em alta
    • Boa localização
    • Valor abaixo do mercado
  • Fraquezas:
    • Dificuldade de controle financeiro
    • Espaço pequeno para a grande quantidade de aparelhos
    • Comunicação falha
  • Ameaças:
    • O aumento da ideia de que o cliente pode fazer o que faz na academia em casa.
    • Alta concorrência

E quando feita na ferramenta de análise SWOT, ficará assim:

Análise SWOT na ferramenta do eGestor

Conclusão

Portanto, fazer uma análise SWOT é uma ótima forma para traçar objetivos e mensurar resultados de sua empresa. É uma forma que facilita todos estes processos. A partir desta análise, os gestores conseguem identificar fatores que estão contribuindo ou prejudicando o crescimento da empresa.

Basicamente, existem dois aspectos que devem ser analisados: O ambiente interno e o ambiente externo. A análise do ambiente interno se refere a identificar forças e fraquezas de sua própria empresa, os pontos fortes e o que pode ser melhorado, para depois disso, analisar os aspectos da concorrência, ou seja, o ambiente externo.

Na análise do ambiente externo, é preciso levar em conta oportunidades e ameaças que as empresas concorrentes oferecem a sua empresa. Oportunidades seriam identificar algum aspecto que os concorrentes não oferecem e que a sua pode passar a oferecer, criando assim um diferencial e se destacando em relação a concorrência.

Assim, ameaças são os pontos positivos das empresas rivais, estratégias inovadoras, que se você não tomar nenhuma atitude, podem deixar a sua empresa completamente atrasada no mercado.

No processo de avaliação dos aspectos que envolvem a análise SWOT, é essencial que o responsável por esta tarefa seja extremamente realista na identificação de pontos fortes e fracos da empresa, sem esconder os problemas e sem mascarar a realidade. Assim, caso contrário, não será possível traçar os fatores que estão prejudicando o crescimento da empresa.

Da mesma forma, é preciso deixar absolutamente claro os objetivos estabelecidos, de forma que toda a equipe possa tirar proveito da análise e se engajar em torno do planejamento estratégico que foi traçado.

Assim, a análise SWOT é uma ótima ferramenta para ampliar o autoconhecimento interno de sua empresa e também para avaliar fatores externos que podem vir a comprometer o seu negócio ou mesmo servirem como oportunidades de crescimento.

eGestor

O eGestor é um sistema de gestão empresarial online ideal para auxiliar no gerenciamento de sua empresa. Assim, ele realiza de uma forma automatizada funções de controle financeiro e de estoque, cadastro de sua rede de clientes, fornecedores e transportadores, além de emitir nota fiscal eletrônica e boletos bancários, dentre outras funções, como a geração de relatórios diversos sobre todas as movimentações financeiras de sua empresa.

Você pode testar gratuitamente todas as funcionalidades do eGestor durante um período de 15 dias antes de optar pela assinatura de um dos planos profissionais oferecidos.

Banner-conversao-eGestor-blog

Perguntas frequentes

O que é a análise SWOT?

A análise SWOT é uma ferramenta para análise de viabilidade de cenários internos ou externos que podem representar ameaças e fraquezas ou oportunidades e forças.

O que são as forças na análise SWOT?

As forças são vantagens e diferenciais internos que seu negócio tem em relação ao seus concorrentes.

Quais são as fraquezas na análise SWOT?

As fraquezas são justamente o contrário das forças. Elas mostram as desvantagens internas, principalmente em relação aos seus concorrentes.

O que são as ameaças na análise SWOT?

Essas são aspectos negativos externos que fazem com que seu negócio perca vantagem competitiva.

Quais são as oportunidades na análise SWOT?

Oportunidades são as mudanças externas que podem trazer vantagens para a sua empresa.

Como montar uma análise SWOT?

O primeiro passo para usar essa ferramenta da maneira correta é fazer um brainstorming, ou seja, uma discussão espontânea de ideias. A partir disso, são decididos quais são as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. E, após essa decisão é possível entender o que pode ser feito para priorizar as forças e oportunidades e reduzir riscos de fraquezas e ameaças.

Início 9 Empreendedorismo 9 Análise SWOT (FOFA): como fazer + ferramenta
Escrito em: 12/04/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

4 Comentários

  1. Jose Carlos

    Boa tarde, gostaria de saber qual o percentual de lucro que uma loja de locação de equipamento (construção civil) deixa, em media?

    Responder
  2. Amercya Hortência Manhique

    Ameiii

    Responder
  3. keli

    boa tarde, muito boa sua explicação

    Responder
  4. Bianca Dias

    Estou fazendo um trabalho para faculdade de Ciências Contábeis e o site de vocês foi muito mais útil que o livro da Facul.

    Obrigada e sucesso!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...