matriz bcg

A Matriz BCG é uma ferramenta utilizada na gestão de marketing e é algo que deve ser usado como gestão estratégica de qualquer empresa. É uma fórmula que faz análise de portfólio de produtos ou serviços, observando o ciclo de vendas deles no mercado. Dessa maneira, facilita-se na compreensão sobre os produtos que mais proporcionam os lucros ou aqueles que retornam menos recursos.

A prática da Matriz BCG vai contribuir com a clareza sobre os produtos que geram uma maior receita com um menor investimento de tempo e dinheiro em marketing. É um método desenvolvido por Bruce Henderson para uma empresa de consultoria Boston Consulting Group (que derivou o nome BCG) em 1970. Ela foi criada com o objetivo de auxiliar na decisão de gestores da área do marketing de uma empresa.

Através dos resultados da análise gráfica, o gestor de marketing saberá qual destino deve-se ser atribuído ao produto. A partir da análise da Matriz BCG, pode-se verificar que quanto mais rápido for o crescimento ou quanto maior for a participação de um produto no mercado, melhor será para a empresa, ou seja, ela terá uma maior vantagem competitiva em relação à seus concorrentes.

É uma matriz desenvolvida por dois eixos. De um lado, demonstra-se o crescimento de um produto no mercado e do outro se considera a participação relativa no mercado. Cada eixo é composto por dois setores, resultando em quatro quadrantes em que são exemplificados pelas seguintes ilustrações: Vacas Leiteiras, Estrelas, Pontos de Interrogação e Abacaxis.

O ponto de interrogação

No canto superior direito da matriz está o ponto de interrogação. Quando um produto está neste quadrante da matriz significa dizer que ele está com altas taxas de crescimento no mercado, entretanto, o produto ainda exige grandes investimentos de marketing, porque ainda possui um baixo retorno financeiro para a empresa.
Dessa maneira, ele tem grandes possibilidades de se tornar um abacaxi e ser descartado. Porém, deve-se considerar que, como o produto está em alto crescimento no mercado, pode acontecer de ele se tornar uma estrela. Mas tudo depende de como o produto será investido pela empresa, por isso, o ponto de interrogação, porque é um produto ainda incerto de sucesso no mercado.

As estrelas

As estrelas estão situadas no canto superior esquerdo da matriz. Este é o melhor quadrante onde um produto poderia estar, pois significa que ele é líder de vendas no mercado. Possui uma alta taxa de participação econômica no mercado e consegue se manter com altas taxas de crescimento. Caso a alta deste produto no mercado seja reduzida, automaticamente estará exposta ao próximo estágio da matriz, que é representado pela vaca leiteira.

As vacas leiteiras

No canto inferior esquerdo, a matriz apresenta o quadrante da vaca leiteira. Produtos que estão posicionados nessa localização da matriz tem uma grande participação no mercado. São produtos que estão estabilizados e não demandam grandes investimentos, já que o seu crescimento no mercado é baixo. Muitas “vacas leiteiras” são os produtos base de uma empresa, já que possuem um grande retorno de lucro e a geração de caixa é alta. É muito comum ver produtos estrelas se transformando em vacas leiteiras, ou seja, o produto teve um alto investimento de marketing e acabou se consolidando como grande marca da empresa.

Os abacaxis

No último quadrante no canto inferior direito está situado o abacaxi. Neste local, estão posicionados os produtos que possuem uma baixa participação no mercado e também não apresentam sinais de crescimento. São produtos que geralmente são evitados pelas empresas e muitas vezes são descartados dos portfólios das empresas pois podem causar prejuízos financeiros.

Dessa maneira, a Matriz BCG não apenas classifica os produtos, mas também sugere as recomendações de mercado para cada um deles. Ou seja, a melhor recomendação quando o produto estiver na interrogação é repensar se ele deve ser investido ou sair do mercado. A estrela mantém a sua liderança no mercado. A vaca leiteira é essencial para rentabilizar as contas e, por fim, no abacaxi, a melhor maneira é descartar o produto ou então reformula-lo.

A matriz BCG é uma ferramenta ágil e prática para chegar a resultados e interpretações de análises a fim de tomar decisões corretas. Para cada produto vendido, você deve marcar em quanto o produto está vendendo no mercado ou então qual é o crescimento esperado dele para o mercado.

Quando devo utilizar a Matriz BCG

Quando uma empresa começa a gerar lucros e se destacar no mercado, é preciso pensar em onde aplicar os esforços e recursos. A Matriz BCG pode ser uma grande ferramenta para auxiliar nos próximos passos que você dará no mercado. As empresas que estão há muito tempo em atuação devem fazer essa análise a fim de verificar se não há nenhum desperdício de recursos com os “abacaxis”. Além disso, é sempre necessário prestar atenção nos produtos “interrogações” da empresa, pois eles podem ser a “estrela” de sua empresa e se consolidar como uma “vaca leiteira”.

Empresas que estão no início das suas atividades podem adotar essa técnica, pois a Matriz BCG pode ajudar a definir quais mercados devem ser explorados e quais produtos podem ser lançados para garantir o sucesso da empresa. É importante sempre fazer a escala da Matriz BCG.

Muitas vezes, produtos acabam perdendo espaço no mercado por desgastes naturais. Muitos produtos dependem da demanda do consumidor moderno. Se um produto não oferece mais lucros a empresa, é importante reavaliar a situação do produto e decidir se é mesmo vantajoso mantê-lo no mercado.

É válido relembrar que a Matriz BCG representa em cada um dos seus quadrantes uma estratégia adequada para cada produto e permite que haja um equilíbrio nos negócios. Ou seja, o progresso de uma empresa pode ser relacionado com um portfólio de produtos com diferentes taxas de crescimento e desenvolvimento no mercado.

O importante para a empresa é analisar profundamente cada produto vendido e também conhecer os concorrentes. Distribuir os produtos na matriz BCG fará com que você reflita sobre cada produto oferecido no mercado, avalie os seus retornos financeiros, controle os investimentos, avalie possíveis mudanças no mercado e tome decisões com posicionamentos ideais que proporcionem retornos lucrativos para o seu negócio.

Assista um vídeo sobre Matriz BCG

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Escrito por eGestor
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