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10 Passos Para Você Criar Seu Negócio Online do Zero

Iniciar seu negócio próprio online é uma tarefa que exige muita responsabilidade. Você sabe que deve sempre pensar em tudo com antecedência, mas na prática, as coisas acontecem bem diferentes. O que levar em consideração? Como não esquecer o mais importante? Como calcular os riscos? Reunimos as respostas para estas perguntas em uma lista para ajudar você a trilhar o caminho certo.

1. Faça um plano de negócios

Não confie em ninguém que diz que é possível começar um negócio online sem um plano de negócios detalhado. Você construiria uma casa sem um alicerce forte? Ela entraria em colapso dentro de pouco tempo. É a mesma coisa com o e-commerce ou qualquer outro tipo de negócio online.

Um plano de negócios é um documento que inclui:

  • descrição do projeto: qual é o tipo de negócio, quanto você precisa investir nele, o período de retorno esperado e qual é a previsão de lucro;
  • análise de nicho e de esfera, levando em consideração tendências, perspectivas, fatores positivos e negativos;
  • plano de marketing: como você vai promover a sua empresa e produtos, qual será o posicionamento do negócio (bem como, o orçamento para isso), análise do público-alvo, argumentação de preços;
  • análise de concorrentes: lista dos principais concorrentes, os pontos fortes e fracos deles, métodos de competição;
  • descrição do produto e do processo de venda (desde encontrar fornecedores até organizar a entrega aos clientes);
  • plano operacional: uma descrição completa do seu projeto, incluindo os recursos necessários para administrar o negócio online;
  • plano financeiro: cálculos detalhados da atividade planejada: a quantia de investimento, a distribuição de fundos, despesas planejadas e receitas previstas por 1 ou mais anos, eficiência do investimento, períodos de retorno, etc. Se você planeja atrair um investidor, esta tabela será a parte principal do plano.

2. Planeje a estrutura do seu negócio online

  • Empresa individual: essa é a forma mais simples. Você gerencia o negócio por conta própria, toma todas as decisões e é responsável por todas as consequências;
  • Limitadas/Ltda: Cada parceiro contribui com sua cota e participa das principais tomadas de decisão;
  • Sociedade: atividades baseadas em um acordo legal. Todos os participantes da transação estão engajados em um propósito comum – obter lucro.

Escolhida a estrutura do seu negócio online, você poderá registar a sua atividade e avançar para o passo seguinte.

3. Escolha o que deseja vender

É claro que, se você elaborou um plano de negócios, já sabe o que vender, onde encontrar um fornecedor e a que preço oferecer seu produto aos clientes. Porém, nos referimos aqui a um planejamento detalhado da seleção de produtos ou serviços, levando em consideração as características e benefícios de sua oferta. Faça uma lista de produtos e pergunte aos fornecedores sobre as condições.

4. Escolha uma plataforma de comércio eletrônico

Quando os principais processos de negócios foram planejados, você poderá começar a se preparar para o desenvolvimento do site. Comece escolhendo uma plataforma de vendas online. Como fazer isso:

  1. Identifique o negócio. É uma pequena loja local ou um supermercado online?
  2. Considere o posicionamento: quem é o seu público-alvo?
  3. Avalie seu plano para desenvolver a empresa.

Ao ter em mãos a resposta para estes questionamentos, você poderá escolher a sua plataforma com mais cuidado. Você pode começar a vender pela internet sem precisar criar seu próprio site. Por exemplo:

  • AliExpress oferece condições fáceis para a entrada do seu negócio no mundo online. Você precisará cuidar da logística de forma econômica para fazer um trabalho bem-sucedido;
  • Amazon seleciona estritamente os vendedores: o serviço tem altos requisitos para parceiros, bens, preços e qualidade de serviço;
  • eBay está mais focado em vendedores corporativos e tem requisitos rígidos para eles.

Você também pode criar seu próprio site em uma plataforma especializada. Anualmente existem avaliações das melhores plataformas para e-commerce: escolha uma adequada e especifique as condições de integração.

5. Tenha uma identidade visual para o seu site ou perfil de marketplace

A identidade visual da marca e o branding é a base de uma luta competitiva de sucesso. Para construir um público fiel, você precisará fazer mais do que oferecer produtos interessantes a preços excelentes. Você também precisará cuidar da identificação e do reconhecimento da sua marca. Criar:

  •  nome;
  • logo;
  • slogan:
  • elementos visuais.

Os últimos incluem o cabeçalho do site, avatares para páginas em redes sociais, modelos de posts e outros detalhes. Você pode criar todos estes elementos visuais mesmo sem possuir habilidades de design. Basta utilizar um serviço online como o Logaster. Com ele é possível criar um logo e outros elementos visuais da sua marca através de um simples processo -guiado.

Lembre-se de que a aparência do seu site deve corresponder ao nicho de mercado onde você atuará. Por exemplo, ao vender brinquedos infantis, escolha cores vívidas e, ao vender equipamentos de escritório, escolha um esquema de cores neutras.

6. Escolha o nome de domínio ideal

Idealmente, o nome de domínio do seu site deverá corresponder ao nome da marca. No entanto, sejamos honestos: é quase impossível atualmente registrar um domínio com uma palavra simples de apenas 5 a 7 letras. Você terá que procurar por alternativas. Lembrar:

  • o nome deve ser fácil de ler;
  • quanto menos símbolos, melhor é;
  • o nome deve informar a área de atuação;
  • ao conectar palavras, confirma se não haverá ambiguidade ou formação de palavras indesejadas quando lidas em conjunto;
  • nomes de domínio podem usar apenas letras, números e hífens. Nenhum outro caractere é permitido;
  • hifens não podem ser usados no início ou no final do domínio;
  • você não pode usar um nome de domínio que já está em uso;
  • nomes de domínio não diferenciam maiúsculas de minúsculas, por exemplo, www.meudominio.com.br é o mesmo que www.MeuDominio.com.br;
  • é altamente recomendável não registrar um nome de domínio que possa violar a marca registrada de outra empresa, a menos que possa provar que tem o direito de fazê-lo.

7. Crie um site de comércio eletrônico

Se você optou por criar um site próprio em uma plataforma, o processo de desenvolvimento ficará reduzido às configurações de seções e páginas, preenchendo-as com conteúdo e itens. Aqui estão algumas recomendações:

  • crie as principais seções do site: “Sobre nós”, “Pagamento e entrega”, “Regras de troca e devolução”, “Contatos”;
  • classificar os produtos em categorias temáticas para facilitar a escolha do cliente;
  • fazer upload dos documentos necessários: “”Política de Privacidade”, “Contrato de Venda (oferta)” e outros conforme a legislação do seu país;
  • Considere criar um blog com artigos úteis para atrair e reter o seu público-alvo.
  • Cada página de produto deve conter uma descrição do produto (completa e técnica), foto e preço. É altamente desejável fornecer informações sobre disponibilidade (número de unidades restantes), custos de envio e fornecer a opção de os clientes deixarem um comentário.

8. Personalize o carrinho de compras

Parece que essa é uma tarefa muito fácil. No entanto, até mesmo o tamanho do botão do carrinho de compras faz a diferença em um ambiente competitivo. Aqui estão algumas diretrizes para criar uma interface amigável:

  • acesso fácil ao carrinho de compras: um ícone grande e um botão destacado;
  • página do carrinho de compras conveniente e fácil de usar;
  • a capacidade de editar o pedido em qualquer estágio do processo de compra;
  • sem custos adicionais ocultos (o preço não deve mudar durante o processo de compra);
  • navegação clara do usuário;
  • falta de registro empresarial obrigatório;
  • disponibilidade de formas alternativas de compra (por exemplo, por telefone).

9. Fazendo propaganda e promovendo o seu produto

Para que as vendas ocorram, será necessário atrair compradores. Para fazer isso, você deverá planejar através de duas perspectivas:

  1. Perspectiva de curto prazo. Atraia clientes agora com publicidade contextual. Crie anúncios, personalize a segmentação, analise o público e o desempenho da interação. Se tudo for feito corretamente, você receberá os pedidos desde os primeiros dias do lançamento da campanha publicitária. No entanto, lembre-se: assim que a publicidade paga for interrompida, o tráfego irá parar.
  2. Perspectiva de longo prazo. Faça a otimização e a promoção do mecanismo de busca para o seu site. Ao contrário da publicidade contextual paga, o aumento da posição do seu site no ranking de resultados da pesquisa fornecerá um fluxo estável de visitantes ao seu site. Você poderá transformá-los em clientes.

10. Continue amparando o seu negócio online

Você não deve relaxar, mesmo quando tudo estiver funcionando, o tráfego de acessos estiver crescendo e as estatísticas de vendas positivas. Na verdade, o trabalho principal ainda está por vir. Aqui está o que você precisará fazer nesta fase:

  • analisar o site, identificar e corrigir erros em tempo hábil;
  • monitorar a disponibilidade de mercadorias, ao mesmo tempo que reabastecer os estoques;
  • acompanhar tendências e novidades, ampliar a gama de produtos;
  • trabalhar com clientes: responder a críticas, responder a perguntas, etc.;
  • realizar promoções, vendas, sorteios e outras atividades;
  • trabalhar com dados analíticos para melhorar o desempenho da sua empresa agora e no futuro.

Conclusão

Estes 10 passos o ajudarão a estruturar seus pensamentos, se preparar para começar um negócio online e a pensá-lo de forma deliberada. Isso não garantirá 100% de sucesso, pois muita coisa dependerá apenas de sua decisão e ação, mas com certeza, este guia o colocará no caminho certo. Avalie o mercado, considere cada decisão e se esforce para implementar com sucesso tudo o que você planejou.

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Escrito em: 12/03/21
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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