metas de vendas

Entre os muitos fatores que podem ser importantes para o sucesso do seu negócio, podemos citar como um dos mais relevantes, a definição das metas de vendas dentro de um curto, médio ou longo prazo.

Muitos empresários até estipulam as metas em suas empresas, entretanto, acabam não dando tanta atenção ao planejamento estratégico para obter esses resultados e nem realizam um acompanhamento contínuo dessas ações.

Portanto, o processo de definição de metas envolve todo um plano a respeito de como se pretende atingir os objetivos.

O engajamento da equipe de colaboradores em torno das metas estabelecidas é essencial para verificar o rumo das ações planejadas. Uma mensuração periódica de resultados também pode ajudar a saber se os resultados estão como o esperado ou se é preciso uma correção.

As metas de vendas não devem ser vistas simplesmente com o objetivo de elevar o patamar da sua empresa de uma forma específica.

É preciso que elas sirvam de motivação para os seus funcionários que precisam de perspectiva de crescimento dentro da empresa. Para que com o cumprimento dessas metas eles sejam devidamente recompensados. Assunto o qual falaremos mais adiante neste artigo.

As ações estratégicas que serão realizadas para se obter as metas estabelecidas podem variar de acordo com a necessidade de cada empresa. Entretanto, podemos citar como exemplo algumas ações. Como, por exemplo, um investimento maior em ações de marketing. Além da contratação de mais vendedores para a equipe, aumentar a variedade de estoque e outras.

Tanto empresas quanto pessoas de uma forma geral que não estabelecem metas, não possuem uma perspectiva de crescimento e tendem a entrar em uma zona de conforto. No caso das empresas, o fato de não se estabelecer metas faz com que todas as atividades operacionais realizadas no dia-a-dia sejam realizadas sem nenhuma perspectiva.

Mas afinal, como realmente estabelecer metas de uma forma eficiente? Selecionamos 5 dicas que podem fazer toda a diferença neste processo. Confira!

1- Estabeleça números precisos

O quanto você efetivamente quer aumentar as suas vendas em determinado período? Duas, três ou até quatro vezes mais em relação ao mês anterior? Deseja aumentar o faturamento de vendas em 15, 20 ou 30%? Definir estes números de uma forma absolutamente precisa é essencial.

Afinal, ter um objetivo abrangente de apenas o aumentar o número de vendas sem especificar a quantidade exata, pode não ter efeito nenhum para o crescimento da empresa. Além disso, a projeção de metas com números precisos do que se deseja alcançar, deixa os objetivos muito mais claros para a sua equipe.

2- Defina metas realistas

Na hora de projetar as metas de sua empresa é necessário avaliar as possibilidades. Também estabelecer objetivos individuais para cada colaborador, e não projetar números fora da realidade.

Estabelecer metas que estejam fora do alcance de sua empresa pode levar a desmotivação. E quando demasiadamente altas podem levar a uma queda de produtividade.

Para definir metas que realmente estejam dentro das possibilidades da empresa e possam ser executadas por sua equipe, é preciso fazer um minucioso estudo interno de sua organização. O seu orçamento empresarial suporta possíveis novos investimentos em marketing ou na aquisição de novos produtos?

Sua equipe de vendas tem apresentado evolução de resultados nos últimos meses? Será necessário a contratação de mais funcionários ou a equipe atual é suficiente? Todos estes fatores devem ser levados em conta na hora de se definir as metas de vendas, tanto para a empresa de uma forma geral, quanto para a sua equipe.

São informações que irão possibilitar um maior direcionamento e coerência no processo de tomada de decisão!

3- Envolva a sua equipe de vendas no planejamento

A equipe de vendas é a chave para o sucesso de qualquer empresa no mercado. Sendo assim, a definição de metas de uma forma autoritária por parte do alto escalão da empresa, sem o envolvimento desses colaboradores equipe, pode não ser a melhor opção. É a sua equipe de vendas que será efetivamente responsável por fechar novos negócios e atingir os números projetados.

Desta forma, é importante convocar reuniões e solicitar a visão de seus colaboradores a respeito de onde se pode chegar. Envolver a sua equipe no planejamento de metas da empresa, tende a deixar esses profissionais mais motivados pelo fato de receber uma maior autonomia e participação nas tomadas de decisões da empresa.

4- Recompense seus colaboradores

Como falamos inicialmente neste artigo, as metas de vendas não devem servir somente para o crescimento de sua empresa. É preciso que seus colaboradores sintam-se engajados e com a perspectiva de que o cumprimento de metas será devidamente reconhecido pela sua empresa e benéfico para eles.

Existem diversas formas de recompensar os seus funcionários a partir do alcance dos objetivos propostos. Uma das opções é elaborar um plano de carreira, especificando possíveis aumentos salariais e até promoções de cargo em caso do cumprimento de determinados objetivos.

Planos de carreira são essenciais para manter os profissionais duradouros e motivados em sua empresa. Pois, assim eles percebem que existe uma perspectiva de crescimento dentro do ambiente empresarial.

Se em um primeiro momento não for viável recompensar os seus colaboradores financeiramente, o simples reconhecimento será suficiente. A atribuição de comentários elogiosos para os funcionários que se destacarem aumentará o desempenho. Além de fazer com que cumpram com as metas estabelecidas.

Uma opção utilizada por diversas empresas é a atribuição do prêmio de funcionário do mês. Na qual o colaborador com os melhores números no período recebe o reconhecimento pelos seus resultados. Apesar de parecer uma atitude simples, pode ser extremamente positivo. Já que pode estimular a competição saudável e e aumentar a satisfação de seus profissionais.

5- Faça o acompanhamento dos resultados

Após estabelecer as metas gerais da empresa e individuais para os colaboradores, é necessário estabelecer uma periodicidade no processo de análise e mensuração de resultados. Geralmente, as empresas costumam optar por uma avaliação mensal dos números obtidos.

É importante ressaltar que este processo não deve consistir apenas na conclusão se os resultados estão sendo satisfatórios ou não. No caso de resultados abaixo do esperado, é preciso se reunir com a equipe e procurar identificar as causas desse baixo desempenho.

Será que as estratégias de venda estabelecidas pela empresa estão de fato sendo eficientes? Os colaboradores estão de fato engajados em torno dos objetivos propostos? É o momento certo de realizar possíveis demissões?A equipe está sobrecarregada e sendo assim será necessário contratar mais colaboradores?

Todas estas questões devem ser levantadas durante o processo de mensuração de resultados. Implementar treinamentos para que seus colaboradores possam se qualificar e adquir uma maior identificação com a cultura organizacional de sua empresa pode ser uma ótima alternativa para melhorar os resultados.

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Escrito por eGestor
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