Contas: essas pequenas obrigações que as empresas têm que honrar e que são difíceis de controlar, não aparecendo do dia para a noite — salvo em uma emergência. Mas por que será que boa parte delas acaba escapando das nossas vistas? Será que elas simplesmente desaparecem ou será que somos desorganizados o suficiente para não anotar todas as nossas obrigações a pagar? Provavelmente a segunda opção seja a mais acertada, já que quem controla as contas a pagar é quem detém as informações sobre elas, consequentemente, quem deveria acompanhá-las diariamente. Não havendo outra saída, o negócio é se organizar para manter as contas a pagar sempre na mais absoluta ordem. Quer saber como? Então confira já nosso artigo!
Evite fazer dívidas desnecessárias
Muitas vezes somos impelidos a fazer compras sem necessidade, não é mesmo? Afinal, será que realmente precisamos imediatamente ter tudo o que compramos? Por essa compulsão acabamos criando contas que não precisariam onerando nosso fluxo de caixa. Assim, como essas contas não fazem parte do nosso dia a dia, acabam eventualmente sendo esquecidas.
Por isso, evite ao máximo fazer dívidas desnecessárias. Se for para comprar um produto supérfluo, que seja à vista, quando você efetivamente tem o dinheiro em caixa para poder se dar a esse luxo. Aí vira assunto encerrado, já que você não precisa se preocupar com essa conta a pagar nos meses futuros.
💡 Você também pode gostar: Contas a pagar e a receber: Como administrar na sua empresa?
Não atrase pagamentos
Se você se esquece de pagar uma conta ou se por acaso não tem dinheiro para pagá-la em dia, já pode começar a contabilizar os juros e as taxas. Essas despesas, por menores que sejam, são totalmente desnecessárias. E quando se somam ao final do mês, acabam por representar uma quantia considerável do seu faturamento.
Providencie uma maneira de lembrar do vencimento das contas a pagar — usando agendas, lembretes no celular ou até pedindo a alguém para controlar essa parte por você —, a fim de jamais deixar esses compromissos atrasarem, uma vez que isso pode impactar sua credibilidade no mercado e impedir futuras operações financeiras.
Reduza os juros quitando dívidas antecipadamente
Assim que entrar um dinheiro extra, priorize o pagamento das dívidas que geram juros. Se forem muitas, dê preferência àquelas com os juros mais altos, que, obviamente, oneram mais o seu caixa. Isso sem contar que a antecipação dos pagamentos pode, inclusive, gerar significativos descontos no montante total da dívida.
Mantenha um controle diário
Nem é preciso falar que manter um controle diário das suas contas a pagar é a melhor forma de não ter problemas, certo? Mas como manter esse controle? Muitas pessoas optam por uma planilha de contas a pagar, mas elas não são tão eficientes quanto um sistema de gestão financeira automatizado, que oferece uma série de ferramentas de controle —— como, por exemplo, avisos de vencimento por e-mail e SMS, projeção de fluxo de caixa com apenas um clique, separação das contas a pagar fixas e variáveis, gráficos de acompanhamento das contas a pagar e um enorme poder de análise.
Renegocie sempre que necessário
Se você estiver financeiramente apertado, não hesite em renegociar suas contas! Isso demonstra seriedade e comprometimento com os fornecedores, além de transparência, característica bem rara no mercado atual. Ao renegociar, você pode não conseguir fugir dos juros, mas aí você pode utilizar sempre a dica de quitar suas dívidas assim que um dinheiro extra entrar.
Fácil, não é mesmo? Então que tal colocar em prática essas valiosas dicas? Comente aqui e compartilhe conosco suas impressões e experiências!
0 comentários