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5 Forças de Porter: Quais são e como aplicar na sua empresa

Quem é Michael Porter, das 5 Forças de Porter

Nascido em 1947, Michael Porter é um dos nomes mais respeitados do século XX quando o assunto é administração, gestão, economia empresarial e marketing; e é criador das 5 forças de Porter, de extrema importância para a administração.

Porter é, acima de tudo, um expoente e uma referência do pensamento estratégico empresarial. Tem em seu currículo MBA e Doutorado em Economia Empresarial em Harvard, onde se tornou, aos 26 anos, um dos mais jovens professores da história da universidade.

Diretor do Instituto de Estratégia e Competitividade, Porter escreveu 19 livros e mais de 125 artigos, influenciando profissionais, organizações e áreas inteiras do conhecimento, o que lhe rendeu inúmeros prêmios. Mas nada que se compare à reverência ao seu nome de todos os profissionais ligados às áreas de negócios e economia.

Quais são as 5 Forças de Porter

Abaixo, a apresentação individual das cinco forças de Porter e um resumo de como elas interagem dentro do ambiente competitivo.

5 Forças de Porter

1. Ameaça dos produtos substitutos

Considera-se produtos substitutos aqueles que são diferentes, mas que atendem à mesma necessidade, o que, na verdade, acaba por torná-los concorrentes.

Refrigerantes e sucos em caixinhas são produtos diferentes, mas podem concorrer para atender à mesma necessidade.

Essa é umas das 5 forças de Porter, sendo a força mais difícil de identificar e controlar, porque os produtos podem ser muitos e difusos, o que torna difícil desenvolver uma estratégia para combatê-los. Se existir, custará muito caro.

2. Ameaça de entrada de novos concorrentes

Quando Porter desenvolveu as 5 forças de Porter, em 1979, ainda não se falava de mundo globalizado e de empresas que já nascem multinacionais na internet.

Agora, uma empresa deve estar permanentemente atenta à possibilidade da ocorrência de novos entrantes, que são concorrentes diretos que podem entrar na briga por uma fatia do mesmo mercado.

O ideal é que a empresa já tenha estratégias bem definidas para esses casos, que apresentem a dosagem adequada ao tamanho da ameaça. Ainda é muito comum a influência nos círculos de poder governamental para a fixação de barreiras que tornem inviável, por exemplo, a entrada de concorrentes estrangeiros.

3. Poder de negociação dos clientes

Essa é uma das 5 forças de Porter que talvez nem ele pudesse imaginar que fosse se tornar tão decisiva no ambiente competitivo. Principalmente quando falamos de uma época em que a negociação com o consumidor se dava em torno de preço e qualidade. Afinal, se a concorrência era o ponto principal a ser analisado, nos dias atuais o poder de barganha dos clientes precisa ser analisado com muito cuidado.

Assim, na medida em que a tecnologia reduziu o ciclo de vida dos produtos e mudou a percepção de valor do produto por parte dos consumidores, a relação entre os clientes e as empresas mudou. Por isso, até mesmo a legislação das relações de consumo vem se modernizando e oferecendo cada vez mais poder ao consumidor.

A universalização da internet, a intensificação do tráfego e da disseminação das informações e a multiplicação da rede de relações mantidas pelas pessoas. Tudo isso aumentou o poder de barganha dos consumidores.

Nas últimas décadas, as empresas se viram obrigadas a mudar suas estratégias e colocar o cliente, aquele consumidor com quem ela se relaciona, no centro das decisões e das políticas. Os clientes ganharam poder, são exigentes e obrigam as empresas a adotar condutas condizentes com demandas antes ignoradas, como responsabilidade ambiental e social.

Um mau atendimento pode render propaganda negativa em larga escala. O poder é tanto que a máxima de que o cliente tem sempre razão pode valer, no sentido de causar estragos à imagem da empresa, mesmo que o cliente não tenha razão alguma.

4. Poder de negociação dos fornecedores

É um ponto importantíssimo a ser considerado na hora de entrar em um novo mercado. Funciona, basicamente, à base da lei da oferta e da demanda. Assim, quanto mais fornecedores, menor o poder de barganha.

Um ambiente competitivo, onde haja poucos fornecedores, é um terreno hostil, onde são eles que têm o controle do preço e do grau de qualidade dos insumos.

5. Rivalidade entre os concorrentes

A análise da concorrência, no modelo das 5 forças de Porter, leva em consideração a intensidade com que se dá a disputa direta por participação no mercado em que a empresa deseja competir.

Entenda-se assim por intensidade o nível de agressividade entre os concorrentes, a quantidade de competidores, o modo de atuação e o volume de recursos investidos em publicidade.

É a partir dessa análise que a empresa terá uma noção clara do que precisará fazer para se posicionar de uma forma que concilie visibilidade, retorno de investimento e condições viáveis de competitividade frente à concorrência.

Um aspecto que ficará muito claro é qual a necessidade de investimento em publicidade para que a empresa, dentro de um determinado tempo, consiga a fatia desejada daquele mercado, mas também é necessário analisar qual a capacidade de reação dos concorrentes já estabelecidos a um novo competidor, que pode ocorrer de várias formas, desde o aumento considerável dos gastos com publicidade dos líderes ao levantamento de barreiras junto a fornecedores e rede de distribuição.

Por que a análise das 5 forças de Porter é importante para as empresas?

Uma empresa que não olha para fora acaba ficando para trás. Centralizar todos os olhos de coordenadores para o que acontece dentro do negócio pode ser bom, mas por pouco tempo. No mercado atual, são poucos os nichos de empresas que não tem concorrentes, ou tem poucos. E mesmo que esse fosse o caso, entender o que está fora da empresa é essencial.

Além de saber do público-alvo, também se deve entender da concorrência. E a análise das 5 forças de Porter ajuda a entender onde um negócio está em relação ao mercado. Esses pontos demonstram os pontos negativos e positivos, tanto da empresa como dos seus concorrentes. Dessa forma, também, é possível sair à frente. Por exemplo, se o seu concorrente não tem um bom atendimento, e você sim, é hora de fazer propaganda dele!

Como aplicar as 5 Forças de Porter em uma empresa

Entenda agora como realmente aplicar essas forças em um negócio, na prática:

Mapeie a empresa

Uma outra ferramenta que pode ajudar a empresa a entender qual a sua posição, melhorias e o que consertar é a análise SWOT. Ela faz com que seja possível ver as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de um negócio. Dessa forma, se entende o que é possível melhorar.

Mas, não existem respostas prontas, se deve entender a empresa, em geral, e também como a empresa está comparada ao mercado.

Faça uma pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é um estudo feito para entender as empresas de um nicho do mercado. Para fazer essa pesquisa é necessário entender o que se quer saber e como fazê-la. Mas, não necessariamente a empresa que irá aplicar as 5 Forças de Porter deve fazer essa pesquisa, já existem muitas que podem ajudar a fazer uma boa análise geral de como está o mercado.

Tenha foco

Quando se tem uma empresa para gerenciar é difícil ter um foco, uma vez que existem vários pequenos fogos a serem apagados a todo o momento. E vamos ser sinceros, muitas vezes a água para apagar todos é pouca.

Uma empresa deve saber onde quer chegar e o que deve ser feito para que se chegue lá. E para isso é necessário ter foco. Esse foco é o que levará ela ao sucesso que lhe foi determinado. Entenda que esforços estão sendo direcionados e para onde, afinal, eles são os passos da empresa.

Cuide do seu financeiro

Uma das formas mais certeiras de fazer uma empresa se diferenciar e tornar a empresa mais competitiva é através da redução de custos para obter mais lucro e investimentos. Mas, para que isso seja bem feito, ela também precisa de um controle financeiro estruturado.

Afinal, um dos principais motivos para a abertura de uma empresa é ter lucro, certo?! Uma empresa não terá lucro se não fizer o controle do fluxo de caixa, das entradas e saídas.

5 Forças de Porter

Como fazer análise das 5 Forças de Porter

Não são poucas as ferramentas de análise estratégica desenvolvidas para o mundo dos negócios, das corporações e organizações privadas ou governamentais.

Elas decorrem da necessidade que as corporações têm de entender o lugar que ocupam nos mercados e estruturar estratégias para crescer e sobreviver perante a concorrência.

Para uma organização empresarial, se estabelecer num mercado competitivo é uma ousadia que implica forte predisposição para investir tempo e recursos financeiros em planejamento.

Um ambiente competitivo está repleto de oportunidades e ameaças. Assim, é preciso saber identificá-las para tirar proveito e neutralizá-las, respectivamente. Buscar o posicionamento correto, eliminar produtos, lançar novas linhas e fazer fusões e outros tipos de alianças estratégicas são ocorrências que fazem parte da história das empresas.

Dessa forma, a ferramenta de análise criada por Porter estabelece uma relação entre as cinco forças capazes de influenciar fortemente o equilíbrio competitivo em um determinado mercado.

Na verdade, Porter desvela uma verdadeira queda de braço que se desenrola por trás das cortinas das relações de consumo, que podem determinar o sucesso, o fracasso ou o fechamento de uma empresa, dependendo da forma como ela estará preparada para entender e reagir às ocorrências, às pressões e às reviravoltas do jogo.

Com base no modelo de análise das 5 Forças de Porter, muitos executivos tomam decisões importantes, inclusive de entrar ou não em determinado mercado ou mesmo abandoná-lo. Apenas para concluir, pode e deve ser usada em conjunto com outras matrizes analíticas. O que vale ressaltar é o valor e a atualidade das cinco forças de Porter.

Considerações finais

As 5 Forças de Porter devem ser analisadas de forma integrada. Afinal, são todas partes do mesmo ambiente competitivo e indicadores que formarão um diagnóstico que embasará as decisões dos gestores.

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Perguntas frequentes sobre as 5 Forças de Porter

Quais são as 5 Forças de Porter?

  1. Ameaça dos produtos substitutos
  2. Ameaça de entrada de novos concorrentes
  3. Poder de negociação dos clientes
  4. Poder de negociação dos fornecedores
  5. Rivalidade entre os concorrentes

Qual a mais significativa das cinco forças de Porter?

A mais significativa força de Porter é a rivalidade entre os concorrentes, uma vez que ela é, praticamente, seu ponto central e tem relação com todas as outras.

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Escrito em: 14/06/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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