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Como montar uma empresa de recarga de cartuchos

Ter seu próprio negócio é um sonho para muitas pessoas, mas nem todo mundo sabe por onde começar e qual ramo deve investir. Com uma infinidade de opções, um dos mercados excelentes para a conquista de lucros é a recarga de cartuchos. O alto custo desse material, criou a necessidade de produzir uma atividade econômica que fosse favorável para os consumidores: a reposição desses cartuchos.

Notou-se que esta iniciativa de cartuchos re-manufaturados possuem qualidade parecida com um novo. Por isso há tantas lojas no mercado reciclando o produto.

Portanto, quem ainda têm dúvidas sobre o negócio, já pode abrir a mente, uma vez que, o mercado continua crescendo, seja para pessoas físicas ou para empresas. Confira os próximos passos para começar a ganhar dinheiro com uma organização de recargas de cartuchos.

O mercado

Antes de abrir sua empresa de recarga de cartuchos, comece a estudar primeiro como funciona o mercado. Nada melhor que entrar no ramo, já conhecendo sobre vários assuntos. Muitas instituições fecham antes do tempo. Isso ocorre pois iniciam os trabalhos sem se aprofundar nos negócios.

Se você ainda possui algumas desconfianças sobre a lucratividade do negócio, você precisa analisar alguns aspectos. A partir do momento em que descobre que o mercado de impressoras não para de crescer, gerando ainda mais renda para o segmento de recargas de cartuchos, essenciais para seu funcionamento, se percebe o quão lucrativo pode ser o empreendimento.

Veja quais são as oportunidades que você pode adquirir, pesquise sobre os produtos e serviços que serão oferecidos aos seus futuros consumidores. Como a concorrência trabalha, quem são seus concorrentes, os seus clientes, etc.

Capital para investimento

O investimento para abrir uma empresa de recarga de cartuchos dependerá de vários fatores. É preciso observar como serão os equipamentos utilizados. Como será o tamanho da sua mercadoria atribuída para revenda, e se terá necessidade de pagar luvas para obter o aluguel do estabelecimento comercial. Em alguns casos, é preciso realizar a reforma do local para que fique de acordo com o que você deseja.

É importante ter aproximadamente R$14.000,00 para ter como base para montar a própria empresa. O valor não é fixo, pode mudar conforme as exigências do empreendedor e suas prioridades no momento.

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Capital de Giro

A sua empresa precisará se manter no mercado, para isso, é necessário 30% dos recursos, que já contam com os descritos no item anterior, contando com os custos de salários dos funcionários, o aluguel do imóvel, a manutenção das mercadorias que serão usadas para a realização da recarga de cartuchos, assim como, a quantidade de vendas diárias e a movimentação do estoque, que exigem distribuição dos recursos por parte do empreendedor.

É recomendado que a renda proveniente da recarga de cartuchos, sejam aceitas de forma a vista, caso contrário, no limite de 30 dias. A função do capital de giro é minimizar o resultado das mudanças no mercado em que a empresa atuará.

As dificuldades relacionadas a administração do capital de giro são relacionadas a questões como: a instabilidade dos custos absorvidos pela organização, o crescimento dos gastos financeiros, uma vez que não há estabilidade no mercado, menor número de vendas, o aumento de inadimplências e grandes níveis de estoques.

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Controle financeiro

É importante que antes de abrir a sua empresa de recarga de cartuchos, você tenha em mente que deve ter um controle absoluto para não consumir recursos (seja matéria-prima, mão de obra, imóvel), sem que haja previsão de faturamento, pois pode colocar todos os seus esforços a perder.

Como empreendedor, deve-se evitar ao máximo retirar valores fora do estipulado. Todo o dinheiro que entra no início da empresa, deve permanecer, para que assim, seu negócio pode ser expandido e que cresça da melhor forma. A partir destas medidas, é possível conquistar a auto sustentação de maneira mais rápida, fazendo com que o capital de giro seja reduzido e o que a empresa de recargas tenha mais valor.

Custos sobre controle

Como empreendedor, você deve estar preparado para tudo, deve saber todos os gastos necessários para abrir uma empresa de recargas de cartuchos. Estes gastos são oriundos da produção para o seu serviço e produto. Futuramente devem ser agregados aos serviços de pagamento de aluguel, água, luz, os salários dos colaboradores, a matéria-prima e os insumos utilizados para o processo de produção.

O sucesso do seu negócio dependerá de como você irá agir para reduzir os custos que envolvem a compra de materiais e sua produção. É fundamental que tome cuidado com os desperdícios, e na medida do possível, reduza-os. É importante atribuir prioridade principalmente para comprar produtos com menor preço e manter os gastos internos controlados. É notório que quando menos você ‘tirar dinheiro do bolso’, terá mais chances de obter um resultado positivo no final do seu empreendimento.

Os custos do serviço de recargas de cartuchos que devem ser levados em conta são: os salários, impostos, contribuições, o aluguel do estabelecimento, assim como sua segurança, os gastos relacionados a matéria-prima como as etiquetas, tintas, fita, etc. Deve-se estimar os custos dos produtos que serão revendidos, contas de luz, água, internet, produtos de higiene e limpeza da empresa utilizados pelos funcionários, recursos para divulgação, e por fim, custos para armazenagem e transporte.

Localização

O espaço em que a sua empresa ficará localizada é fundamental para a conquista de clientes. Caso já tenha um ponto físico, seria melhor ainda. Mas caso contrário, dê preferência para lugares que possuam fácil acesso. Alguns especialistas apontam que a localização faz parte de 25% do sucesso do comércio, portanto, seja atento.

Uma ótima dica é que sua empresa fique localizada dentro de quiosques de shoppings, galerias, e se não conseguir esta opção, pode ser em ruas que possuam bastante movimento. Dê preferência para lugares que sejam perto do centro da cidade, que contem com transporte coletivo, ônibus, metrô, e um estacionamento, para aqueles clientes que possuem carro.

Antes de tomar a decisão, verifique como funciona a região em que funcionará a sua empresa: como é a entrada do lugar, se é visível para quem chega, o tamanho do estabelecimento, quanto o seu valor, qual o valor cobrado de IPTU, e se o mesmo está com o pagamento em dia, etc.

Como neste primeiro momento é preferível não fazer mais gastos, é recomendado que o lugar seja também próximo de seus fornecedores, para que não tenha que gastar dinheiro com transporte ou frete. Verifique como serão jogados os resíduos, o local precisa ser apropriado, para que não sofra multa.

Documentação necessária

Para abrir uma empresa é imprescindível pesquisar como funciona sua regularização. Em se tratando de recargas de cartucho, não há necessidade de registro em órgãos que regulamentam a atividade. Os funcionários também não contam com um conselho profissional.

Porém, questões como o local da empresa, é necessário fazer uma consulta a Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento do local, e verificação de outras taxas. Você deve verificar se o espaço em que quer instalar a sua empresa, permite o funcionamento de comércios. Caso coloque alguma placa em frente ao negócio, informar-se na legislação sobre o funcionamento do licenciamento do material.

Quanto a dúvidas a respeito sobre questões de atendimento, é recomendado procurar o Procon do município para que todos os detalhes sejam esclarecido. Também é de suma importância garantir que seus produtos estejam de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Segundo o próprio Código de Defesa do Consumidor, os produtos reciclados possuem garantia de 90 dias de fábrica, caso tenha defeitos de fabricação. Porém, apenas os serviços de reciclagem são cobertos pelo código, os cartuchos contam com validade de 12 meses, designados depois de sua produção.

Além da prefeitura, você deve procurar o Corpo de Bombeiros para a concessão do “Habite-se”, um documento de segurança para o prédio que será ocupado, que garante se o imóvel tem proteção contra incêndio, equipamentos de alarme e que detectem o incêndio, assim como placas que mostrem sua localização e as rotas de fuga. Por se tratar de resíduos sólidos e efluentes líquidos, é importante buscar informações com o órgão de gestão ambiental do Estado para consultar a legislação que é aplicada sobre a atividade.

Empresa de recarga de cartuchos pode ser MEI?

Sim, uma empresa de recarga de cartuchos com CNAE 4751-2/02 – Recarga de cartuchos para equipamentos de informática, pode ser MEI.

Estrutura

A estrutura de uma empresa de recarga de cartuchos deve contar com um espaço que tenha aproximadamente 40 metros quadrados, com instalações elétricas e de comunicação. Ela deverá ser separada em dois lugares: um deve ser utilizado para atendimento e vendas, e o outro somente para a recarga de cartuchos e os testes.

No local em que será realizado o atendimento, é essencial que tenha um balcão para atender os clientes da melhor forma. Um atendimento diferenciado pode ser a chave para o sucesso do negócio. Ainda é preciso ter prateleiras, para que seus produtos possam ser exibidos no local e despertem a atenção dos consumidores. Por fim, um armário para que os produtos de revenda possam ser guardados, neste caso, os de informática.

A parte do laboratório de recarga, deverá contar com uma bancada para trabalho, nele serão instalados os equipamentos para a execução dos serviços, recomenda-se o uso de armários e prateleiras para que possam ser guardados as matérias-primas e os cartuchos carregados. Como a sua prioridade neste momento, é evitar gastar mais dinheiro, o ideal é que você tenha um espaço que entre luz e ventilação natural.

Além desses lugares essenciais para a realização do trabalho, vale destacar a importância de possuir um banheiro para funcionários e clientes, para maior comodidade de ambos.

Mão de obra

Não dá para ter uma empresa e trabalhar sozinho, além de ser desgastante, o serviço não será o mesmo. E neste primeiro momento, apesar de não poder contratar muitos funcionários, o ideal é contar com pessoas que possam somar no serviço.

Contrate colaboradores para a realização do atendimento, além de técnicos que possam fazer o treinamento de como deverá ser feito o processo de recarga. Procure funcionários que estejam dispostos a crescerem com a empresa, e que priorizem a satisfação dos clientes.

Treinamento de equipe

A sua equipe de atendimento aos clientes deverão ser treinadas ou já saberem as técnicas de como receber os consumidores da melhor forma, devem ter conhecimento sobre os produtos expostos na loja, para que assim, possam ajudar os clientes na procura de seu produto.

Lembre-se que o profissionalismo é fundamental, portanto não chame para a sua organização qualquer pessoa somente por ser seu colega, veja se realmente tem disposição e é comprometida com o negócio.
O colaborador responsável pela recarga dos cartuchos, deve receber do empregador o equipamento de proteção individual, com óculos, luvas, roupas, previsto na Lei Nº 6.514 de 22 de dezembro de 1977.

Quando a empresa já possuir lucros maiores, é fundamental contar com pessoal responsável pelas finanças, compra de insumos, que faça o controle das mercadorias, trate com fornecedores e prestadores de serviço. No início, pode ser dividido com os demais funcionários, porém, contratar mais colaboradores seria ideal o funcionamento da instituição.

Equipamentos

Esta é a parte fundamental do seu trabalho, conheça os tipos de equipamentos que você precisará para sua empresa:

Balança eletrônica: Deve ser utilizada de até 100 gramas, ela será usada em todas as partes do processo, a balança que irá definir sua continuação ou não.

  • Clamp: É essencial para apertar aqueles cartuchos que precisam de vácuo para que possam receber a recarga, esta ferramenta aumenta a velocidade e faz com que fica mais precisa.
  • Computador e impressora: Serão essenciais para que possam ser feitos os testes com os cartuchos, se estão funcionando ou não.
  • Espátula: Ferramenta utilizada para raspar as vedações e retirar os bocais.
  • Extratores: Caso necessite retirar a tampa de algum cartucho, ele ajuda na atividade.
  • Máquina de limpeza de cartucho: Essencial para fazer a limpeza dos restos de tinta secas, e aquelas não utilizadas em outros cartuchos.
  • Máquina de recarga: Este equipamento repõe os cartuchos com tinta, sem precisar de força humana.
  • Morsa para bancada: Durante a recarga, este equipamento faz com que o cartucho permaneça firme e da forma correta, para que seja realizada diversas ações.
  • Seringa 50 ml: Essencial para realizar a recarga manual, já que são usadas para medir a tinta.
  • Testadores: Como o nome já diz, ‘testa’ se os contatos elétricos estão adequados para uso.
  • Verruma: Este equipamento de furadores manuais permite ter acesso ao reservatório de tinta de alguns cartuchos.

Além de todos esses equipamentos, não esqueça de comprar os materiais de escritório como canetas, bloco de notas, papeis, telefones, ventiladores, etc. Antes de comprar, verifique a real necessidade de todos os utensílios de trabalho, uma vez que dependerá do tamanho da sua empresa, para que assim você não gaste dinheiro sem precisar.

Seu trabalho precisa de equipamentos, mas também de matéria-prima, que devem ser fiscalizadas com entrada e saída, são elas:

  • Clips de proteção: Tem a função de proteger o cartucho depois que recebe a recarga, protege seu bocal e o circuito do material quando é transportado. Cada cartucho possui um clip diferente, porém há os universais.
  • Embalagens: Seu produto não pode ser entregue de qualquer jeito para o consumidor. As embalagens são excelentes para destacar a mercadoria, além de protegê-la, irá passar credibilidade para os clientes.
  • Etiquetas para vedação: Por serem utilizadas em cartuchos são recomendadas para a substituição de esferas.
  • Fita contact: Esta matéria-prima evita que o cartucho fique ressecado após ser coberto o seu bocal. Ao fazer uso da fita contact, o produto não corre risco de entupimento.
  • Tinta: Funciona como o ‘carro chefe’, por isso não pode ser escolhida qualquer tinta, o produto precisa ser o melhor possível, para que os cartuchos não sofram com entupimentos e ressecamentos, evitando uma dor de cabeça para o empresário.
  • Toner: Matéria-prima utilizada para a recarga de cartuchos de impressoras a laser.

Divulgação

Com a empresa já montada, é essencial investir em divulgação do seu trabalho. No marketing existe a frase “quem não é visto, não é lembrado”, portanto não adianta investir em um local de qualidade, produtos excelentes, mas que as pessoas não tenham conhecimento.

As redes sociais são ótimas ferramentas para divulgar seu negócio no ambiente virtual, atualmente boa parte da população passa o tempo nessas plataformas. Com baixo custo, elas podem trazer resultados excelentes. Como sua empresa será nova no mercado, faça promoções para os potenciais clientes, com brindes e o que vir na sua mente. Invista em publicações com os vencedores, recomendando o produto.

Produza conteúdo que desperte o interesse nos usuários, divulgue seus serviços e produtos no Facebook, Instagram, etc. Entre nos grupos de Universidades e apresente sua empresa para alunos e demais funcionários. Você pode fazer parcerias com Universidades e demais instituições.

A divulgação da sua empresa não necessita ser apenas no ambiente virtual, mas caso possua algum dinheiro reservado para gastos com publicidade. Não perca tempo e construa folhetos, panfletos, e demais materiais gráficos para serem divulgados nas adjacências da sua organização de recarga de cartuchos. Divulgue seu material em outdoors e em ônibus, são ótimas alternativas para alcançar seu público-alvo.

Boa impressão visual

Não esqueça de fazer uma boa fachada, que seja notada pelas pessoas que passem, chamem sua atenção e faça com que tenham vontade de adentrar a empresa. Coloque no cronograma de divulgação, visitas em papelarias, quiosques, para que façam a adesão do produto, procure o departamento responsável pela compra, e deixe uma amostra da mercadoria, além de um folheto explicando sobre suas especificações.

Como diferencial, sua empresa pode realizar o serviço de entrega e coletas de cartuchos a domicílio, pois muitas pessoas não têm tempo para se deslocar até o local para a compra do material. Esta responsabilidade pode ficar por conta de uma organização prestadora de serviços.

Habilidades

Para trabalhar com uma empresa de serviços de recargas de cartuchos, destaca-se algumas habilidades que são essenciais para esse ramo. É fundamental que o empreendedor que entre neste mercado tenha conhecimento das técnicas que podem ser utilizadas com o negócio que irá oferecer aos clientes, assim como, adquirir o entendimento para comandar as atividades que envolve a compra de matérias-primas, equipamentos e a supervisão dos trabalhos realizados.

O empreendedor deve ser uma pessoa que seja totalmente organizada e que saiba planejar a produção do dia-a-dia, para que defina as fases que devem ser realizadas, os recursos necessários e a previsão dos gastos.
Essa pessoa não deve compactuar com sujeira, o ambiente de trabalho deve ser limpo e agradável, tanto para os funcionários, quanto para o cliente.

Nenhum consumidor se sentiria confortável em um lugar que não tivesse o mínimo de organização e limpeza possível. Portanto, o empreendedor deve contar com essas habilidades.
E por fim, o bom relacionamento com o cliente, e a habilidade de sempre expandir o seu produto para outros mercados, são aspectos fundamentais para o negócio.

Controle do negócio

É difícil dar conta de tantas tarefas quando se trata de uma empresa, é necessário se dividir com questões de tempo, que requer atenção e organização por parte do empreendedor. E para que você possa ter uma ‘ajuda extra’, existem formas de garantir um olhar macro de seu negócio.

Uma delas é com planilhas. Essas possuem um ótimo custo beneficio, uma vez que fazem o controle do seu estoque até o financeiro. Mas, não é possível fazer o controle integrado, como com um sistema de gestão.

Essa é sua outra opção para controle. Uma ferramenta que faz o controle do financeiro, vendas, estoque e muito mais. Como o eGestor, que lhe ajuda a cuidar da parte financeira, das suas vendas, controla o estoque, até mesmo, o envio automático de notas fiscais eletrônicas.

A vantagem deste sistema é que ele pode ser acessado online por dispositivos móveis, como tablets e celulares, permitindo que tenha maior comodidade e praticidade para tratar de seus negócios.

A qualidade é o diferencial

Montar uma empresa de recarga de cartuchos requer inúmeras medidas para obter o sucesso profissional. Algumas barreiras podem surgir pelo caminho, mas sempre com planejamento e com uma boa administração, os negócios podem aumentar ainda mais. Não desista dos seus sonhos por não obter resultados satisfatórios naquele momento. A persistência é fundamental para a alma do negócio.

O grande diferencial para quem quer crescer neste ramo, assim como nos demais, é priorizar o relacionamento com o público, prestando atendimento e serviços de qualidade. A cada dia que passa, os clientes estão mais exigentes, e as empresas que não se adaptam a esta nova realidade, não conseguem alcançar novos horizontes.

Início 9 Empreendedorismo 9 Como montar uma empresa de recarga de cartuchos
Escrito em: 29/12/20
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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1 Comentário

  1. Bruno M

    Gostei demais. Pretendo criar uma empresa assim.

    Responder

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