Ser o gestor de uma micro ou pequena empresa é um grande desafio: é preciso atender às necessidades e demandas dos clientes com qualidade e prontidão, ao mesmo tempo em que se observa diversas questões administrativas, financeiras e de divulgação da marca.
Nesse cenário, utilizar ferramentas que auxiliem em todos os processos de gestão e administração é fundamental. E é justamente por isso que o marketing para micro e pequenas empresas é tão importante.
O marketing é a área de conhecimento que lida com a divulgação da marca, de seus produtos e serviços, bem como da sua essência e valores. Em outras palavras, é por meio do marketing que o público pode conhecer uma empresa, descobrindo características que a tornem uma opção no momento da compra.
Não é raro que gestores de micro e pequenas empresas tenham a visão equivocada de que investir em marketing é uma realidade distante, válida somente para as grandes corporações. Com planejamento e estratégias eficientes, é possível desenvolver um plano de marketing que caiba no orçamento e que traga impactos positivos para o crescimento da marca.
Neste artigo vamos discutir qual a sua importância e como o marketing pode ser utilizado no dia a dia de micro e pequenas empresas, analisando conceitos fundamentais, dicas e estratégias — avaliando, ainda, como o marketing de conteúdo se faz tão importante nesse contexto.
Acompanhe as nossas dicas e prepare-se para aplicar mudanças importantes em seu modelo de gestão. Vamos lá!
O que são as micro e pequenas empresas?
O que classifica um negócio como PME é o número de funcionários: a microempresa tem até 19 empregados e a pequena empresa, de 20 a 99. Essa categoria representa, atualmente, a maioria absoluta de empresas do Brasil, responsável por aproximadamente 80% dos empregos gerados e 22,5% do PIB.
Isso significa que as micro e pequenas empresas são extremamente importantes para a economia do país e que o seu sucesso significa, em ampla medida, um cenário econômico mais satisfatório.
Ao mesmo tempo, gerir uma PME é sempre um desafio, dado o grande volume de informações e questões que precisam ser avaliadas. Um bom gestor, então, deve estar sempre atento e utilizar estratégias que otimizem o seu trabalho — como um planejamento de marketing eficiente.
O marketing para micro e pequenas empresas
Ao contrário do que o senso comum pode sugerir, o marketing não é exclusividade de grandes empresas. Na verdade, ele é fundamental para micro e pequenas empresas que buscam se destacar e alcançar sucesso atualmente.
Considerando que o mercado está cada vez mais competitivo e, consequentemente, os clientes mais bem informados e exigentes, é responsabilidade dos gestores encontrar ferramentas que façam com que a empresa desenvolva um canal de comunicação eficiente com os seus diversos públicos.
Só assim ela é capaz de apresentar os seus diferenciais, suas principais qualidades, seus valores e a essência da marca. Nesse cenário, o marketing é fundamental, pois se trata de uma área de conhecimento cujo foco é otimizar a comunicação e as ferramentas de divulgação da empresa.
É importante compreender que hoje em dia existem dezenas de estratégias e ações de marketing que podem ser pensadas exclusivamente para micro e pequenas empresas, considerando as suas verbas disponíveis, as necessidades da organização e as expectativas dos clientes.
Na realidade, o marketing para micro e pequenas empresas se difere daquele que é realizado para as grandes corporações em poucas questões. Os objetivos são os mesmos, assim como a essência da atuação.
Entretanto, como os públicos são diferentes (e, na maioria das vezes, a necessidade de alcance e a escala são menores), é possível pensar estratégias mais direcionadas e personalizadas, viabilizando um planejamento eficiente e que garante ótimos resultados.
As melhores dicas e estratégias de marketing para micro e pequenas empresas
O mais importante ao desenvolver um plano de marketing para a sua organização é a adaptação dos conceitos e ferramentas para a realidade da empresa. Muitas vezes, as ações e investimentos que funcionam bem para uma grande corporação, além de serem extremamente dispendiosas, tendem a não trazer resultados efetivos para PMEs.
Isso acontece porque as necessidades são completamente diferentes, bem como o perfil de clientes e concorrentes. Sendo assim, é importante adotar estratégias que sejam direcionadas para o perfil e para as demandas específicas da sua empresa, entendendo quais são os seus principais objetivos e metas, a curto e longo prazo.
Nem sempre os projetos mais caros são aqueles que vão trazer melhores resultados para a sua marca. Nesse contexto, vamos avaliar sete dicas e estratégias fundamentais que devem ser consideradas no momento de se trabalhar o marketing para micro e pequenas empresas.
Acompanhe as informações e perceba como cada uma delas pode ser adaptada à sua realidade. Lembre-se sempre que o foco principal do marketing deve ser tornar a marca mais conhecida por meio do fortalecimento de relações com os clientes e da divulgação de seus diferenciais e principais qualidades para o público geral.
Conheça o seu cliente
Antes de mais nada, para utilizar estratégias de marketing em favor do crescimento da sua empresa, é fundamental conhecer o seu cliente. Afinal, ele é o responsável final pelos resultados de vendas, pela imagem positiva da organização e até mesmo pela divulgação boca a boca, que continua sendo uma das ferramentas mais importantes para toda marca.
Para desenvolver um plano de marketing e comunicação que seja eficiente, é muito importante saber quem é o seu interlocutor: quais são as expectativas e demandas do cliente, o que ele espera com o seu produto ou serviço, quais são as características mais valorizadas por ele?
Ter conhecimento dessas informações é muito importante para direcionar as suas escolhas de marketing. Além disso, é importante conhecer dados práticos sobre o seu público principal: qual a faixa etária? Qual a classe social? Os clientes utilizam a internet com frequência?
Tudo isso é fundamental para que você defina quais as melhores estratégias de abordagem, garantindo que a mensagem seja relevante para o seu público e que chegue até ele de forma adequada.
Conheça a concorrência
Além de conhecer a fundo os seus clientes, é fundamental observar e avaliar o que a concorrência tem feito no mercado. Afinal, até mesmo os mínimos detalhes podem ser responsáveis por direcionar a escolha de um cliente para uma marca em detrimento da outra.
Tendo isso em vista, antes de elaborar uma estratégia de marketing para a sua empresa é recomendável que você realize uma ampla pesquisa da concorrência. Você deve buscar quem são os seus principais competidores do mercado, quais são os pontos fortes deles, quais os diferenciais da sua empresa e o que influencia a escolha dos clientes.
Uma boa pesquisa de qualidade pode ser muito útil nesse momento, mas procure também conhecer o trabalho das outras empresas: visite os seus estabelecimentos, navegue nos sites de cada uma delas, entenda em que ponto vocês são parecidos e onde se diferem. Todas essas informações serão importantes no momento de traçar a sua estratégia de marketing.
Lembre-se que você pode e deve se inspirar em outras empresas, aproveitando para si o que eles realizam de melhor. Essa prática é conhecida como benchmarking e é extremamente comum no mercado. O importante é ter ética e atenção para não perder a essência de sua marca.
Crie um plano de marketing
O marketing, para funcionar de forma adequada aos objetivos da empresa, demanda uma etapa fundamental, que é o planejamento. Realizar ações isoladas, sem um pensamento sistêmico de quais são os objetivos e as metas da empresa pode trazer resultados decepcionantes.
Por isso, agora que você já sabe da importância de investir em marketing para aumentar a visibilidade e a força da sua empresa, recomendamos que dedique algum tempo para desenvolver um planejamento estratégico completo, um plano de marketing que cubra todos os aspectos essenciais.
Trace os objetivos da empresa a curto, médio e longo prazo, determinando como o marketing pode auxiliar na conquista de cada um. Pense em como a comunicação com o seu público deve ser feita, defina prazos para as ações e escolha indicadores que possam ser medidos durante e após o processo — isso assegura que os resultados sejam cada vez melhores.
Não se esqueça de trabalhar com um time de especialistas que seja qualificado e bem preparado para o desafio. Bons profissionais de marketing podem fazer toda a diferença em sua campanha, otimizando os investimentos e ajudando na conquista de índices surpreendentes.
Acompanhe o calendário festivo
Uma boa dica para micro e pequenas empresas que querem investir em marketing é acompanhar o calendário festivo, utilizando as datas mais importantes para marcar campanhas e ações específicas.
No varejo, é praticamente impossível não participar de campanhas de datas comemorativas, como Dia das Mães, dos Pais e dos Namorados, Páscoa e Natal. Entretanto, o calendário festivo pode ser útil para todo tipo de empresa, sendo uma forma simples e direta de organizar a comunicação com o público.
Como você já sabe da importância de conhecer o seu cliente, vai saber como utilizar as informações principais do seu perfil a favor do marketing e comunicação, não é mesmo? Ao início de cada ano procure conhecer as principais datas do ano seguinte, tanto as gerais como aquelas que se relacionam com o seu negócio e a rotina de seus clientes.
Por exemplo, se você tem uma livraria, o Dia do Estudante tem um significado todo especial e pode ser um gancho excelente para uma campanha de descontos. Lembre-se de adotar estratégias que vão surpreender e aproximar o seu público, transformando você em referência no setor.
Invista na comunicação visual
A visão é um dos sentidos que mais influenciam nas decisões de compra do consumidor. Uma boa imagem, que seja atrativa, única e coerente com os valores da empresa, tem o poder de atrair a atenção e até mesmo de conquistar a boa vontade do cliente.
Pensando nisso, é muito importante cuidar da comunicação visual do seu ponto de venda e de todas as outras interfaces que a marca tem com o cliente, como o site ou outras peças de divulgação.
Por isso, não se esqueça de incluir um bom designer em sua equipe de marketing. Esse profissional vai ser o responsável por traduzir os conceitos, valores e diferenciais da empresa em peças que podem encher os olhos dos clientes — uma linda vitrine, uma embalagem impecável, ou mesmo a organização de todos os produtos dentro da loja.
Quando o assunto é comunicação visual, os detalhes são muito importantes: é preciso ter cuidado e atenção para passar mensagens coerentes nos mais diversos meios, fazendo com que o cliente consiga reconhecer a sua marca por alguns elementos particulares — como o logotipo, as cores, os estilos de ilustração.
A boa utilização desses elementos faz com que a marca fique cada vez mais sólida diante de seu público. Nesse sentido, vale dedicar atenção especial ao ponto de venda: cuide para oferecer uma experiência única ao seu cliente, fazendo com que ele se sinta confortável e confiante ali.
Considerando que a grande maioria das decisões de compra é tomada no ponto de venda, é fundamental oferecer sempre o melhor. E isso vale também para quem tem um e-commerce: nesse caso, o aspecto visual e funcional do site deve ser impecável!
Construa sua presença na internet
Hoje em dia é seguro dizer que quem não está na internet não existe. Os avanços tecnológicos e as facilidades de comunicação têm feito com que a internet se torne uma das plataformas mais eficientes e interessantes para que os gestores apresentem e fortaleçam a sua marca.
É muito comum e frequente que os consumidores realizem pesquisas e buscas na internet antes de fechar uma compra. Assim, eles podem saber como a marca se apresenta e se posiciona e como os outros clientes avaliam os produtos e serviços. Isso significa que é extremamente necessário cuidar da imagem e da visibilidade da sua empresa online.
Uma das maiores vantagens da internet é o seu baixo custo. É possível ter um bom site, um blog e marcar presença nas redes sociais sem que seja necessário investir altos valores nisso. A internet também é um grande facilitador do contato entre empresa e clientes.
Utilize as mídias sociais para ouvir as demandas e opiniões do seu público e, com base nessas informações, efetue transformações positivas na empresa. Um bom plano de marketing deve, necessariamente, contemplar a internet.
São diversas as possibilidades e opções, sendo que uma das mais utilizadas é o marketing de conteúdo, uma excelente opção para micro e pequenas empresas. Discutiremos os conceitos e alternativas relacionados ao marketing de conteúdo no próximo tópico.
Veja aqui um texto explicando como divulgar sua empresa na internet.
Calcule o ROI
A sigla ROI vem do inglês “Return on Investment” e quer dizer retorno sobre o investimento. O conceito está relacionado à necessidade de medir os resultados alcançados com cada um dos investimentos da empresa.
Isso significa que os recursos da organização podem ser mais bem empregados, a partir da percepção do que tem trazido os melhores resultados. O ROI pode e deve ser aplicado nos mais diversos setores e ações: treinamento de pessoal, compra de maquinário e, claro, no marketing.
Após a realização de uma campanha de marketing, não deixe de avaliar os resultados, buscando compreender quantas vezes o valor investido foi recuperado e transformado em rendimento para a empresa. São vários os indicadores e fórmulas que podem ser usados nesse cálculo, a depender do tipo de ação e da necessidade da empresa.
Depois disso, procure trabalhar com um plano de marketing coerente e contínuo, que priorize as ações com os melhores resultados. Não deixe de fazer as medições constantemente para se certificar de que a sua gestão e as escolhas de marketing seguem no caminho certo.
Marketing de conteúdo para micro e pequenas empresas
Como já mencionamos, o marketing de conteúdo é uma das principais tendências de marketing da atualidade, que serve muito bem para as necessidades de micro e pequenas empresas.
As facilidades e inúmeras possibilidades da internet fazem com que trabalhar para oferecer conteúdo relevante aos clientes seja um excelente caminho para o fortalecimento da marca. De forma simplificada, marketing de conteúdo é a parte da comunicação que se dedica a produzir e publicar conteúdo relevante e exclusivo.
Sua empresa pode ter, por exemplo, um blog, onde faz postagens periódicas sobre assuntos de interesse do seu cliente. O marketing de conteúdo é, sem dúvida, uma grande revolução no processo de comunicação, na medida em que deixa de ser uma divulgação simples de um produto, serviço ou marca e passa a ser um serviço realmente útil para o cliente.
É claro que nesse processo a sua marca só tem a ganhar: ao oferecer informações relevantes para o seu cliente, é uma questão de tempo até que você seja percebido como referência no seu setor de atuação.
Por isso, um bom plano de marketing deve contemplar, de alguma forma, a produção de conteúdo. Um blog, uma mala direta, uma revista eletrônica, são só algumas das possibilidades para quem quer se consolidar no mercado.
O mais importante é cuidar para que as informações sejam realmente pertinentes e que as atualizações sejam feitas com constância, para que o seu cliente (e todos os futuros clientes) saibam que podem contar com a sua marca. Observe como essa mudança dará origem a relacionamentos muito mais duradouros com os seus diversos públicos!
Vantagens e benefícios
O marketing é, sem dúvidas, um aspecto muito importante do planejamento estratégico de uma empresa. Para entender quais são os principais impactos positivos de ações bem trabalhadas, vamos avaliar aqui os principais benefícios e vantagens.
Lembre-se que os resultados, assim como os processos, variam de empresa para empresa, tendo relação com uma série de fatores, como perfil do público, porte da organização, verba disponível, entre outros.
Consolidação do posicionamento e fortalecimento da marca
O mercado cada vez mais competitivo exige um posicionamento bem definido das empresas. É preciso que seu público tenha acesso e saiba perceber quais são os seus principais diferenciais e as características que transformam a sua empresa na melhor opção de compra ou contratação.
Pensando assim, o marketing é indispensável. Afinal, é por meio de um plano de divulgação e relacionamento eficiente e coerente que o público terá contato com os valores e a essência da organização. Uma empresa que investe em marketing tem, sem dúvidas, uma presença de mercado muito maior.
Todos sabemos que a força da marca é um grande definidor no momento de compra, não é mesmo? Aqueles que são facilmente reconhecidos e constantemente lembrados costumam ser a primeira escolha do público, que já conhece a marca e sabe o que ela tem a oferecer.
Relacionamento com o cliente
Os clientes são um dos principais valores de uma organização. Afinal, são as compras e contratações realizadas por eles que garantem o sucesso da empresa, certo? Por isso, não é exagero dizer que manter um bom relacionamento com os clientes é, mais do que uma estratégia, uma necessidade.
Relacionar-se com o cliente requer diálogo e troca de informações: a empresa deve estar disposta a ouvir o que o seu público tem a dizer. O marketing é uma excelente ponte para isso, na medida em que mostra a empresa e dá início a processos de melhorias e transformações. Uma empresa próxima do cliente é, sem dúvidas, melhor e mais completa.
Melhorias constantes
Geralmente, as ações de marketing são o começo de grandes transformações na empresa. Elas permitem, ao iniciar um diálogo com os consumidores, que a gestão tenha acesso às insatisfações, necessidades e demandas dos clientes.
A partir disso, é mais fácil operar mudanças e melhorias, que tendem a deixar o público cada vez mais satisfeito e surpreendido. Justamente por isso, é muito importante acompanhar as estratégias e os resultados, garantindo que a empresa se adapte a partir dos feedbacks obtidos.
É indiscutível que o marketing seja, atualmente, umas das ferramentas mais importantes, estratégicas e indispensáveis para um gestor que busca melhores resultados, com grandes impactos no sucesso da organização.
Ações pensadas para apresentar a essência e os diferenciais da empresa e oferecer conteúdo relevante e de interesse para o público — fazendo com que a marca esteja sempre em evidência — são ótimas para estreitar os relacionamentos, fortalecer vínculos e tornar a empresa cada vez mais forte em um mercado extremamente competitivo e exigente.
Agora que você compreende os conceitos e principais aplicações do marketing para micro e pequenas empresas, é só colocar todas essas mudanças e estratégias em prática no seu contexto. Experimente e observe como os resultados para a organização serão extremamente positivos e surpreendentes.
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