fbpx

Como montar um serviço de chaveiro

Ser dono do próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, e o serviço de chaveiro pode ser uma excelente opção. O mercado para um chaveiro é muito dinâmico e envolve, além da fabricação de chaves, serviços como abrir e trocar fechaduras, tanto em residências como em estabelecimentos comerciais.

Por isso, é comum que um estabelecimento especializado no serviço de chaveiro funcione além das horas comerciais padrão, nos finais de semana e até feriados. É preciso ter isso em mente antes de abrir o negócio e estar preparado para atender os clientes quando eles mais precisam.

Mas além de muita disposição para o trabalho, o que mais é preciso para montar um serviço de chaveiro? Veja a seguir o passo a passo que preparamos para você.

1. Planeje tudo com cuidado

Além da mão de obra, um serviço de chaveiro precisa dos equipamentos necessários, tanto para a fabricação das chaves como para outros atendimentos. Por isso, planeje com cuidado qual é o orçamento que tem disponível para abrir seu negócio e encaixe o que vai oferecer aos seus clientes dentro desse valor.

Chaveiro pode ser MEI?

Sim, um chaveiro com CNAE 9529-1/02 – Chaveiros, pode ser MEI.

2. Escolha o mercado e o local para o ponto de venda

Lembre-se também que vai precisar definir que tipo de público deseja atender e que isso é essencial para a escolha do ponto de venda. Deseja atender mais empresas? Mais pessoas físicas? Quer facilitar o acesso de seu público a qualquer hora do dia?

A vantagem é que os estabelecimentos desta natureza não precisam ser muito espaçosos, então não será preciso investir muito em aluguel, a não ser que prefira estar dentro de um shopping ou supermercado. Esta, aliás, é uma estratégia muito inteligente para chamar a atenção das pessoas e ser sempre lembrado em momentos de necessidade.

Mas não se esqueça que, por mais importante que um bom ponto comercial seja, o seu custo não pode interferir na lucratividade de seu negócio. Coloque tudo na ponta do lápis, verificando o valor do aluguel, os impostos que devem ser pagos, as contas de água e luz e todos os custos que afetarão diretamente os preços que vai oferecer ao mercado e a sua lucratividade mensal.

💡 Você também pode gostar: Como abrir uma prestadora de serviços

3. Ofereça diferenciais

Uma boa forma de se destacar da concorrência é oferecer algo diferenciado. Ficar competindo somente através de um preço baixo pode ser perigoso demais e ainda comprometer a lucratividade do seu negócio.

Por isso, faça uma pesquisa e avalie o que os chaveiros que atendem o mesmo tipo de público que você quer atingir estão fazendo. Passe por um consumidor e veja como fazem o atendimento, se resolvem as questões com rapidez, que tipo de formas de pagamento oferecem e muito mais.

Isso vai ajudar você a definir o que seu negócio pode fazer para garantir a atenção dos clientes e a fidelização, que é essencial para qualquer tipo de empresa, mas ainda mais para prestadores de serviço como o de chaveiro.

4. Invista em publicidade

Não é à toa que a sabedoria popular fala que propaganda é a alma do negócio. Seus consumidores não têm como saber da existência de seu estabelecimento de chaveiro sem que você divulgue seus serviços, o número de telefone e outras formas de contato, endereço e horário de atendimento.

As formas tradicionais de mídia são sempre bem-vindas, como, por exemplo, a impressão de filipetas, anúncios em rádio e parcerias com jornais locais, por exemplo. Mas todos os consumidores buscam a internet para decidir quem contratar para qualquer tipo de necessidade.

Ou seja, apostar em publicidade online pode ser o melhor caminho. A vantagem é que este tipo de investimento pode ser até mais barato do que qualquer outra estratégia tradicional e os resultados aparecem muito mais rápido do que você imagina. Aposte em anúncios de links patrocinados nos buscadores, como o Google, por exemplo, e veja seu negócio decolar.

5. Aumente o ticket médio

Aumentar o valor gasto em cada compra, também chamado de ticket médio, é uma excelente forma de aumentar a lucratividade de um serviço de chaveiro. E uma boa forma de conseguir isso, é oferecer produtos que façam parte do universo do seu cliente como, por exemplo, chaveiros para as chaves, capachos e cadeados.

6. Ofereça um atendimento superior

Os serviços de chaveiro são conhecidos por serem essenciais, mas não por terem um bom atendimento. Na maioria das vezes, os profissionais não prezam pela cortesia, pelo bom atendimento e pela atenção com o cliente. Portanto, se você oferecer cordialidade e eficiência, a probabilidade de seu cliente contratar seus serviços novamente aumenta de forma significativa.

7. De olho nas finanças o tempo todo

O maior segredo de empreendedores de sucesso está em uma boa gestão financeira. Você precisa ter um olhar sempre atento a todo e qualquer centavo que gastar, investir ou receber em seu negócio. E isso vale para compra de insumos, pagamento de aluguel ou compra de equipamentos, combustível gasto nas visitas de emergência, aluguel do ponto comercial, salários de funcionários e comissões e muito mais.

Não se esqueça que até o seu salário deve ser computado no balanço mensal e o quanto vai guardar para investir novamente no seu próprio negócio, seja com modernização ou publicidade.

O problema é que cuidar de tudo isso somente com uma caneta e um papel fica impossível e nem sempre apostar em planilhas pode ser a melhor solução. O que fazer? O ideal é apostar em um bom sistema de gestão, como eGestor, por exemplo.

Conheça o eGestor

O eGestor é um ERP super versátil, que possibilita uma visão macro da área financeira, vendas, estoque e muito mais. Assim, você vai ficar muito mais tranquilo sabendo que tudo está de acordo com o que deveria. O eGestor ainda está otimizado para oferecer notas fiscais eletrônicas, o que aumenta a probabilidade de conseguir serviços maiores, voltados a empresas e outros estabelecimentos.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Como montar um serviço de chaveiro
Escrito em: 30/01/17
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

1 Comentário

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

NFC-e (Nota fiscal do consumidor eletrônica) [Atualizado]

A NFC-e é uma nota fiscal utilizada para registrar vendas de produtos. Ela é emitida diretamente para o consumidor final. Para emitir a NFC-e deve ser utilizado um sistema emissor de notas fiscais. Emitir NFC-e Todo produto ou serviço...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro empresarial Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Guia do MEI: Tudo sobre o Microempreendedor Individual

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o dinheiro que a empresa recebeu em um período, que mostra se ele foi bom ou não. Acompanhar o faturamento se sabe quanto a empresa pode gerar de capital. Ele também é...