Ter um bom plano é o primeiro passo para construir um negócio bem-sucedido. Mas as ferramentas tradicionais tornam essa tarefa cansativa e demorada, coisa que nenhum empreendedor deseja. Assim, como forma de solucionar isso, surgiu o Business Model Canvas.
Essa é uma ferramenta cada vez mais usada, seja para a construção de novos modelos de negócios ou na expansão de empreendimentos que já existem, assim, tendo ganhado grande destaque, especialmente pela simplicidade e eficiência.
Quer saber exatamente o que é Business Model Canvas e como aplicar isso em seu empreendimento? Então continue lendo nosso post e fique por dentro do assunto. Boa leitura!
O que é Business Model Canvas (BMC)?
Você já deve ter visto ou mesmo criado um plano de negócios, que é um documento amplo e cheio de páginas que visa responder perguntas relacionadas ao mercado de atuação, público-alvo da empresa, estrutura de custos e muitas outras coisas. Então agora imagine esse plano de forma bastante resumida (o suficiente para caber em apenas um quadro) e visual. Esse é o Business Model Canvas!
O Business Model Canvas é uma ferramenta utilizada para criar um planejamento totalmente visual de um negócio. Ela basicamente consiste em um quadro dividido em nove principais blocos, os quais representam questões-chave para a criação de uma empresa.
Por meio de um layout direto e bem objetivo, o gestor consegue identificar os principais pontos de atenção em cada setor da empresa, de maneira a poder conectar todas as áreas e conferir se tudo está fazendo sentido ao mesmo tempo em que desenha o seu modelo comercial.
A ferramenta também conhecida como Quadro de Modelos de Negócios ou simplesmente Canvas, foi criada pelo suíço Alexander Osterwalder, que atualmente é professor e consultor de negócios. Assim, hoje algumas das maiores empresas do mundo, como 3M, General Electric, Microsoft e Intel fazem o uso da mesma.
Quais são os 9 componentes do Business Model Canvas
Os blocos permanecem sempre os mesmos, independentemente do segmento ou tamanho. Para que você possa preenchê-los com mais qualidade, é necessário conhecê-los profundamente. Veja:
Business Model Canvas: Parceiros-chave
Este bloco representa quem realiza as atividades-chave que a sua empresa não faz. Defina com clareza as companhias que você contratará como parceiras, pois elas serão essenciais para que você possa oferecer um produto ou serviço atraente.
Atividade-chave
Diz respeito ao que a empresa faz, ou melhor, às principais tarefas que serão exercidas para entregar o que foi combinado com o cliente. Uma escola, por exemplo, pode colocar: planejamento de aulas ou elaboração de provas.
Business Model Canvas: Recursos-chave
É tudo o que é preciso para entregar o que foi prometido ao cliente. Coisas como tecnologia, ferramentas de trabalho, equipes inovadoras, por exemplo.
Proposta de valor
A proposta de valor vai além do produto — é o que a empresa oferecerá de realmente valioso para seus clientes. Imagine uma universidade. Ela não oferece apenas um curso de 5 anos, mas a possibilidade de crescimento pessoal e profissional aos alunos.
Business Model Canvas: Canais
São as formas que você utiliza para oferecer ao seu cliente o que ele precisa. Assim, liste os meios que são utilizados e aproveite para conferir se eles são os ideais, se são os mais econômicos e eficientes. Mas veja também se existe alguma comunicação entre eles e se tudo está bem alinhado.
Segmento de clientes
Este bloco representa seu público-alvo. Para preenchê-lo, você deve buscar responder questões como: quem são seus clientes (pessoas físicas ou jurídicas), qual sua idade, classe social, onde eles estão, etc.
Business Model Canvas: Estrutura de custos
Representa todos os custos, diretos e indiretos, que serão necessários para manter o negócio ativo. Por exemplo mão de obra, aluguel do espaço e energia.
Fontes de receitas
É a forma pela qual você vai transformar sua proposta de valor em recursos financeiros para o empreendimento. Os exemplos mais comuns são: venda de recursos, licenciamento, aluguel e taxa de assinatura.
Business Model Canvas: Relacionamento
Neste campo você precisa apontar quais são as formas de interagir com o seu público. Assim, além de pensar nas vendas, considere também todo o contato que existe entre você e seus clientes e se essas formas de interação estão corretas. Lembre-se de que se você tiver mais de um perfil de cliente, talvez precise variar também as formas com que se relaciona com cada um deles.
Como usar o Business Model Canvas?
Agora que já sabe o que é e conhece os principais blocos que compõem essa ferramenta, veja como você pode utilizá-la para obter o máximo de resultados possível.
Imprima o quadro de modelo de negócios e utilize post-its
Para começar, você deve imprimir o Business Model Canvas. Quanto maior a folha, melhor para o preenchimento e visualização do projeto. Além disso, é indicado que se utilizem os post-its para cada um dos nove blocos, pois eles são mais fáceis de aplicar e, caso necessário, retirar.
Também existe a possibilidade de preencher o Canvas de forma online, por exemplo. A strategyzer é uma plataforma criada pelo próprio Alexander Osterwalder para isso. Nela, é possível imprimir o modelo desejado ou mesmo preenchê-lo pela internet.
Conheça minuciosamente o seu negócio
Apesar de ser uma técnica simples, não se deve subestimá-la e achar que é possível colocar a “mão na massa” sem conhecer profundamente seu negócio. Antes de preencher o Canvas, tire um tempo para estudar e estimule seus colegas a fazer o mesmo.
Os principais pontos que serão tratados precisam ser bem pensados. O que seus clientes esperam da empresa? Qual o melhor meio de relacionamento com o público-alvo? Quais custos fazem parte do negócio? Como é possível monetizar a proposta de valor?
Inspire-se em outras empresas do mesmo segmento
É possível aprender muito com as outras empresas do mercado, especialmente suas concorrentes. Essa é uma estratégia chamada benchmarking, e deve ser utilizada para otimizar o preenchimento do Business Model Canvas.
Monitore, por algum tempo, outras empresas. Veja como elas oferecem seus produtos e serviços, como se relacionam com seus clientes e investem em estratégias de fidelização. Essas informações poderão te ajudar bastante!
Envolva sua equipe no preenchimento do Business Model Canvas
Essa é uma ferramenta colaborativa, ou melhor, utilizada para ser preenchida em grupo, por isso, é indicado que equipe ou sócios sejam convidados para preencher o Canvas. Certamente, grandes ideias vão surgir, estude e estruture cada uma delas.
Uma ótima dica é a reunião de brainstorming — técnica de geração de ideias, muito indicada para quem deseja criar um modelo de negócios mais inovador. Para ter uma boa reunião de brainstorming, é indicado:
- contar com uma equipe de até 9 pessoas;
- ter um moderador (que será responsável por conduzir o encontro);
- utilizar os post-its para escrever as ideias;
- estimular a geração de ideias criativas;
- não falar mal das ideias dos outros participantes;
- ter um bom processo para filtrar e selecionar as melhores ideias.
Ao aplicar todas essas dicas, é possível usar o Canvas e obter o resultado desejado, criando, assim, um modelo de negócios diferenciado e extremamente atraente para os seus clientes.
Benefícios do Business Model Canvas
Ao criar o seu próprio Canvas, você vai perceber que ele possui uma série de vantagens e que elas devem ser utilizadas ao máximo.
Dentre elas, podemos destacar a simplicidade da criação do seu modelo de negócios, uma vez que tudo se encontra listado em somente um grande quadro de maneira direta e sem muita necessidade de se perder tempo com registros longos e demorados.
Além disso, ele também oferece grande agilidade e flexibilidade, pois tudo pode ser modificado a qualquer momento e sem ter que seguir necessariamente uma ordem.
A visão sistêmica é outro ponto de destaque, afinal, por ter uma organização visual bastante fácil de ser entendida, o sistema acaba se destacando pela sua intuitividade. Tudo isso torna o Canvas uma ferramenta fácil de ser utilizada e aprimorada, mas sem que se perca muito tempo com burocracias.
Uma última vantagem que deve ser destacada é que essa solução consegue produzir de maneira bastante homogênea um impacto positivo sobre todas as camadas do negócio.
É possível que você discuta sobre os profissionais que estão envolvidos, reveja se suas estratégias de gestão estão escolhidas da maneira mais adequada, se a organização interna está bem feita e também se o seu sistema de produção está trabalhando para gerar os melhores resultados possíveis.
Todos esses impactos positivos são produzidos por um olhar direto e simplificado, mas sem perder o aprofundamento do raciocínio que se deve ter a respeito de cada ponto abordado.
Agora você já sabe como criar o seu Business Model Canvas. Mas lembre-se sempre de conferir periodicamente se ele está atualizado ou se precisa de mais alguma modificação. Ainda, é importante entender se o melhor para sua empresa é o Business Model Canvas ou um plano de negócios tradicional.
Muito bom seu conteúdo!! Obrigada por compartilhar tantas informações de valor como essas. Vou lá colocar tudo em prática! Valeuu