Toda vez que o fim do ano e o Natal se aproximam, o comércio começa a pensar nas promoções e futuras vendas. Algo que ajuda nas vendas e nas campanhas é a Black Friday. Que é uma das maiores promoções da época. Portanto, daremos algumas dicas de como anunciar na Black Friday. Além de como vender sem ter prejuízos.
O que é a Black Friday
Traduzido, literalmente, como ‘sexta-feira negra’, é um vento que leva multidões de pessoas às ruas todo ano. Apesar das diversas teorias de como surgiu a Black Friday, não se pode afirmar com certeza como ela começou. Tampouco como levou este nome. É um evento que gera grande espera aos donos de empresas e comércios. Já que é uma das datas mais agitadas.
Ela acontece sempre na quarta sexta-feira do mês de novembro. Logo após o Dia de Ação de Graças, celebrado nos Estados Unidos. As teorias sobre o início deste evento envolvem o fato do dia após a celebração ser o dia em que a população inicia suas compras para o Natal. Já que é a próxima data comemorativa.
A origem do nome pode ter surgido com relação aos tumultos e grande volume de carros e pessoas na rua. Chamando assim, o dia de ‘sexta-feira negra’. Criando, assim, a teoria de que os comerciantes, se aproveitando da quantidade de pessoas, criavam promoções imperdíveis para se destacar de seus concorrentes.
Como vender na Black Friday
Por ser uma data apropriada pelo nosso país, muitas pessoas têm dificuldade de entrar nessa promoção. Às vezes por não entender completamente seu conceito; e às vezes por não ter conhecimento suficiente de como realizar promoções deste porte.
Portanto, alguns itens devem ser levados em conta sobre como vender nesse evento.
Descontos reais
Um dos principais motivos da Black Friday não ter tanto sucesso no Brasil (e por vezes ser motivo de chacota) é que por vezes, os descontos não são reais. Ou seja, o famoso ‘metade do dobro’. Sendo assim, busque dar um desconto que seja real. Para que seu cliente de fato faça uma boa compra. Mas lembre-se que você não deve perder dinheiro!
Faça todos os cálculos necessários para que você não tenha nenhum prejuízo, mas que seu cliente também tenha alguma vantagem. Isso, porque, outro item a ser levado em conta quando pensar em como vender na Black Friday, é que você quer fidelizar clientes. Mostrando, a partir da promoção, sua loja e seus produtos.
Logística
Caso seu negócio tenha produtos grandes, que normalmente não podem ser levados na hora da compra, verifique se há um modo para entregá-lo. Um sistema de frete interno, ou até terceirizado. Mas que seja eficiente e de qualidade.
Lembrando que se você quer fidelizar clientes, não cometa nenhum confusão ou deslize na hora da entrega. Produtos danificados ou extraviados podem trazer uma fama ruim.
Caso sua loja seja e-commerce, certifique-se que seu site ou plataforma suporte a grande quantidade de pessoa que buscam realizar a compra. Já que, caso o site não aguente e saia fora do ar, algumas pessoas podem desistir da compra. Outros casos que podem acontecer são os de valores não serem relativos ou a página mostrar uma quantidade em estoque diferente da real. Por isso, esteja seguro que seu site tenha uma sistematização excelente.
Estoque
Fornecer um serviço de qualidade é sempre algo que sua empresa deve priorizar. Portanto, tenha certeza que você possui um estoque de todos os produtos que irá colocar em promoção. Ninguém quer passar pela situação de ter que contar ao cliente que já não há no estoque o produto que ele busca comprar.
Com valores menores, seu estoque irá girar mais. Consequentemente, mais produtos saíram. Fique atento a esta área e tenha total controle do seu estoque.
Mercadorias
Você pode aproveitar o momento para fazer a promoção de produtos que não tinham uma saída tão grande. Mas também, não coloque apenas eles a venda. Para assim, aproveitar a grande movimentação e vendê-los.
Com um sistema de controle financeiro, de fluxo de caixa e de estoque, é possível saber quais produtos são mais vendidos. Seja por um software de gestão ou de forma mais simples, por planilhas, por exemplo.
Assim, diminua o preço de venda de alguns (sempre lembrando de não ter prejuízo), para gerar a venda dos produtos menos procurados.
Marketing
Lembre sempre de fazer a divulgação da sua promoção. Assim como da sua marca e dos seus produtos. Afinal, sem uma propaganda, ninguém conhecerá sua marca, seus produtos ou serviços, e muito menos sua promoção.
Mas, para tal, é preciso definir alguns pontos. Assim, explicaremos melhor a seguir:
Como anunciar na Black Friday
Uma das bases da venda na Black Friday é a divulgação das promoções. O que muitas empresas não conseguem fazer. Para ter uma divulgação ampla e que gere resultados, é preciso seguir alguns passos:
Para quem anunciar
Esse é um dos pontos que deve estar no planejamento inicial da sua empresa, não apenas na Black Friday.
Assim, a partir da sua persona e público-alvo defina para quem serão feitas suas promoções. Tenha atenção também aos produtos que quer vender e se eles se encaixam nesse conceito. Afinal, é necessário haver uma relação entre seus produtos e sua persona.
Como anunciar
Os métodos de marketing utilizados pela sua empresa funcionam? Se sim, siga nesse caminho. Utilize essas técnicas para criar propagandas que irão chamar a atenção do seu público alvo. Quando utilizar o marketing digital, utilize meios que chamem a atenção do usuário, como cores, pop-up, e outros. E também inclua valores de descontos, como porcentagem.
Caso sua empresa não utilize nenhum método de marketing, invista nessa área. Para a Black Friday, procure fazer propagandas em redes sociais, através de blogs, e-mails, anúncios e outros. E de forma offline também, como cartazes, folders, flyers e outros.
Independente de já ter um método de marketing, faça propagandas coerentes com seu ramo e que chamem atenção da sua persona. Além disso, procure fazer essa publicidade de forma padrão. Para que seu público, ao ver o anúncio, faça a associação com a sua empresa.
Produtos pensados na sua persona
Após analisar sua persona, seus produtos e como fazer o marketing, é hora de juntar todos eles. Faça a propaganda de acordo com o produto escolhido para sua persona.
Foque em fazer o marketing voltado aos produtos que têm mais desconto ou que mais chamem a atenção da sua persona. Assim, é mais fácil desenvolver o estilo de propaganda e seu método de divulgação.
Considerações finais
A Black Friday é uma ótima forma de realizar vendas e fazer que sua empresa seja notada. Não é algo tão difícil quanto parece. Basta seguir alguns passos citados aqui e ter um controle de suas vendas e dados. Procure não se perder na gestão dessas informações e não ultrapassar seu planejamento. Assim, sempre verificando se não está tendo prejuízo; e sim ganhos.
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