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Como definir as metas de vendas da sua empresa?

Qual empresa não quer alcançar sucesso nas suas vendas? Muitas vezes, faz-se necessário pensar em estratégias e modelos de se fazer negócio para alcançar bons resultados, dentre os processos incluem uma boa administração, funcionários comprometidos, estratégias efetivas de vendas, bom relacionamento com os clientes, entre tantos outros fatores. Porém, estabelecer as metas destaca-se como um dos mais importantes deveres dentro de uma companhia. Mas por que estabelecer objetos pode ser tão significativo? Nesse artigo, nós vamos destacar esse assunto para que você possa adotá-lo dentro da sua empresa.

As metas são imprescindíveis não apenas para as empresas, mas também na vida de qualquer pessoa. Isso porquê ao você traçar um objetivo trabalhará com um esforço mútuo para que ele seja alcançado. Nesse caso, nós estamos falando das metas de vendas. Essas metas são importantes para qualquer tipo de empresa, seja ela de grande, pequeno ou médio porte.

O crescimento da sua empresa está diretamente vinculado com a sua capacidade de vendas, certo? E para isso, obviamente, faz-se necessário que ela aumente o posicionamento de mercado para poder alcançar um público maior. Mas para isso o planejamento é algo essencial e tem que ser levado em consideração na hora de estabelecer planos de metas de vendas. Assim, facilita para que a sua equipe saiba qual é o resultado que deve ser cumprido e incentivará para eles superem a margem estabelecida.

Mas como fazer esse planejamento? Primeiramente, você precisa saber qual é o valor real da sua meta. Até onde você quer chegar? Dizer que apensas almeja crescer no mercado é muito genérico. Você deve-se perguntar o quanto quer crescer: 10%, 15%, 20%? Assim, fica mais claro para que você possa enxergar o caminho a ser traçado. Com isso, você saberá realizar os ajustes necessários. O importante é manter os pés no chão e ser realista com suas metas de vendas.

Por isso, sempre procure mensurar as suas vendas e capacidade produtiva. Muitas vezes não adianta querer dar o passo onde a perna não alcança. Conheça bem o seu mercado e a estrutura da sua empresa antes de estabelecer qualquer tipo de metas.

Faça análise dos produtos ofertados e realize planejamentos constantes. Crie situações e cenários com as suas vendas a mais. Por exemplo: quanto minha empresa cresceria se arrecadasse X% em vendas ao dia? Isso permite que você ajuste as suas metas dentro das possibilidades que o cenário de mercado oferece. Bem como, fica mais fácil para que você compreenda quanto é necessário que cada funcionário venda para alcançar o valor de crescimento desejado. Realizando essas práticas com frequência você terá um maior sucesso da sua empresa.

Traçar metas trata-se muito mais do que apenas buscar boas vendas, significa planejar um futuro para a sua companhia. Porém, a dedicação não deve provir apenas de você, o essencial é que haja um engajamento de toda a equipe. Quanto mais engajamento e envolvimento de diversos setores haver, melhor será para alcançar as metas. Mas como fazer isso? Convencendo seus funcionários a “vestir a camisa” da empresa.

Qual importância de pedir que meus funcionários estabeleçam metas próprias

Ao estabelecer metas aos seus funcionários, você estará garantindo um caminho para alcançar propósitos dos seus negócios, podendo assim aumentar grandes possibilidades de sucesso, sejam elas de curto ou longo prazo. O importante é que as metas não sejam aplicadas em conjunto para que haja uma motivação pela equipe.

Mas por que estabelecer metas aos funcionários? Simplesmente porque eles são as melhores fontes de informação sobre a influência das metas na obtenção de resultados, aumento de produtividade e na receptividade. Todo o envolvimento dos funcionários no estabelecimento de metas pode ser uma prática efetiva para um melhor desempenho sobre aquilo que você almeja alcançar.

Ao adotar essa medida, você estará fazendo com que seus objetivos sejam alcançados de uma maneira mais simples. Lembre-se que a sua empresa é um conjunto e funciona apenas com participação de toda a equipe. Por isso, seus funcionários devem estar integrados aos objetivos que você pretende alcançar. Mas para funcionar de uma maneira eficiente, as metas devem ser traçadas com solidez. Não adianta querer exigir metas muito acima da média possível dos seus funcionários. Você precisa ter um ideal atingível. Para facilitar esse processo vamos listar algumas dicas.

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Estabelecer metas realistas

Primeiramente, você precisa definir metas que estejam de acordo com o comprometimento dos funcionários e o sucesso da sua empresa. Por isso, tenha muita cautela na hora de defini-las. Conduza avaliações para certificar que estejam coerentes com a atual situação da sua empresa. Além disso, é importante que você tenha a garantia que as metas possam ser batidas pelos funcionários.

Esse é um erro muito comum que alguns empresários comentem e precisa ser reavaliado. O que acontece é que muitas vezes, as pessoas tendem a definir metas extremamente altas que são inacessíveis para a empresa e para os próprios funcionários. Isso pode resultar em frustração, infelicidade e falta de motivação entre os seus funcionários no ambiente de trabalho. No demais, isso pode ter consequências mais graves, como uma menor produtividade. Portanto, o ideal é que as metas estabelecidas sejam realistas e concretas.

Além disso, lembra quando nós falamos de você estabelecer objetivos sólidos? Então, procure realizar uma reavaliação mensal desses ideais para garantir que as metas permaneçam relevantes e que os funcionários estejam no caminho certo. Para isso, você precisa ser perseverante. Sendo assim, definir metas diferentes para funcionários que possuem uma mesma responsabilidade. Esse fato pode gerar insatisfação por conta de alguns funcionários.

Porém, ao mesmo tempo mantenha em equilíbrio para que não haja uma rivalidade entre eles. O verdadeiro papel dos funcionários é combater a concorrência e não uns aos outros. Competições mal elaboradas podem gerar uma má conduta de alguns. Esse estímulo a competição parte de outros pressupostos que iremos discutir mais à frente. O ideal mesmo é que você incentive a sua equipe durante um período de tempo e estabeleça recompensas quando as metas forem bem-sucedidas. Assim, você incentivará um compartilhamento de informações interno e uma maior cooperação entre eles. Partindo desse pressuposto, no próximo tópico desse artigo, você entenderá sobre como manter os funcionários motivados para alcançar as metas e qual a importância desse processo.

A importância de recompensar o funcionário

Quando nos referimos a atingir metas, um ponto muito importante a ser debatido nessa questão é o de recompensar os seus funcionários pelo trabalho realizado. Não podemos negar que caso você tenha atingido o seu objetivo, grande parte desse feito deve-se a sua equipe que se esforçou para cumprir a proposta. Por isso, faz-se de extrema relevância gerar benefícios aos seus colaboradores. Muitas organizações recompensam a partir de um bônus nos salários e premiações como folgas, aparelhos eletrônicos, viagens, entre outros.

Esse processo de recompensar as pessoas pode ser fundamental para movimentar o incentivo e motivação de toda a sua equipe. O ato de recompensar significa que você reconhece a atuação e trabalho dos envolvidos. Isso pode fazer com que os funcionários obtenham uma maior autoestima no ambiente de trabalho e como consequência gera uma maior produtividade.

Mas não basta renumerar as pessoas pelo seu tempo dedicação a empresa. Claro que esse procedimento é necessário, porém, muitas vezes insuficiente. Deve haver um incentivo contínuo para que as pessoas busquem os melhores resultados possíveis, podendo assim ultrapassar o desempenho atual e buscar resultados que sejam desafiantes para o futuro. Os incentivos são a grande base de alcanço de objetivos e entrega de resultados concretos.

A recompensa por ter esse papel de gratificação faz com que as pessoas foquem no seu trabalho. Eles sentem-se estimulados a querer integrar junto a empresa, por isso, tornam-se grandes parceiros que contribuem com dedicação, esforço, tempo e outros recursos pessoais. Além disso, esse é um dos melhores métodos que você pode utilizar para descobrir quais funcionários estão realmente dedicados a cumprir o seu papel dentro da companhia.

Apostar em modelos de recompensa inovadores

Logicamente que as recompensas visam incentivar as pessoas para atingir os objetivos de lucratividade, porém deve haver um controle e organização do modelo de recompensa que você irá ofertar. Algumas empresas oferecem um enorme modelo de recompensas, porém faz-se importante pensar em modelos mais sofisticado para motivar as pessoas. É preciso abrir mão de alguns moldes genéricos e tradicionais. Mas também, é fundamental manter um equilíbrio. Por isso, vamos listar algumas dicas de como você pode recompensar os seus funcionários.

O primeiro passo é alinhar o programa de reconhecimento e recompensas com os valores. Isso significa que você deva organizar propostas que estejam de acordo com os valores da empresa. Depois você deve ser criativo com os incentivos. Se a sua empresa por exemplo, está com um orçamento enxuto, você pode levar o seu funcionário como “funcionário do mês” ou até mesmo convidá-lo para participar de uma conferência com líderes. Essas pequenas medidas podem fazer com que ele se sinta ainda mais reconhecido.

Além disso, o mais importante de tudo é que você seja sempre completo e justo. Cabe ao patrão reconhecer quando realmente o seu funcionário conseguiu se destacar nas vendas. O que queremos dizer com isso, é que o primordial além das recompensas é saber elogiar e reconhecer o trabalho realizado. Toda pessoa se sente motivada quando obtém um mérito dentro da empresa.

Estimule a competição entre os funcionários

Esse pode ser um grande ponto chave para que seus funcionários consigam abater as metas. Sabemos que dentro das organizações as competições são práticas comuns. Elas estimulam o ambiente para querer alcançar quais objetivos sejam. Ainda mais em uma equipe de vendas.

Realizar competições pode ser algo extremamente saudável desde que aplicado da maneira correta. Uma competição pode aumentar a probabilidade de crescimentos nos resultados. Mas o importante que a competição seja realizada apenas para as metas. Quando há uma disputa para uma promoção, por exemplo, a situação pode ficar altamente desagradável dentro do ambiente proporcionando um clima negativo entre os colaboradores que pode ser refletido nos clientes.

Importante ressaltar que dentro de um ambiente competitivo, as regras devem ser bem definidas e de acordos em comum para que ela seja proveitosa para a empresa e para os colaboradores. Um erro muito comum entre as empresas é estabelecer critérios competitivos sem que haja um acordo entre todas as partes interessadas. A competição deve ser realizada livre dos critérios meritocráticos, ou seja, sistema onde o mérito pessoal determina a hierarquia.

Cuidado para a competição não gerar conflitos

É essencial é que as competições para abater as metas sejam passageiras. Deixar que ela se tornem rotina podem atrair consequências negativas que dificilmente serão revertidas no futuro. Os grupos podem e devem competir entre si. Porém, o trabalho em equipe e a cooperação de todos ainda são as medidas primordiais para se alcançar o êxito de qualquer empresa. Principalmente nos dias atuais onde há um cenário acirrado do mercado.

Conviver com a competição pode ser estimulante a todos, pois sabemos que ela se faz presente em muitas situações, sejam elas na vida profissional ou até mesmo pessoal. Essa motivação pode ser trabalhada na sua empresa desde que ela seja realizada de uma maneira saudável entre as pessoas. No final essa medida pode trazer os resultados que você tanto almejou e pode ser benéfica a todas, seja a empresa ou até mesmo aos funcionários.

Obviamente que essa medida deve ser realizada pelo gestor, pois ele tem o papel decisivo dentro da empresa. Por isso, o líder deve administrar essa questão com pulso firme. Dependendo do modo de gerenciamento do administrador, essa competição pode levar a uma rivalidade que não trará bons frutos a ninguém.

Algumas medidas que demonstram essa má gestão são aquelas que criam situações de conflito e desprendem-se de alguns valores para um destaque em meio a competição. Essa não é a melhor maneira de se conquistar alguma coisa. Por isso, ressaltamos que cada um deve disputar por meio dos seus próprios méritos.

Mais importante ainda é que todos os funcionários saibam lidar com situações de resultados negativos. Um profissional deve se destacar pelas suas competências técnicas e interpessoais. Por isso, é importante que o funcionário esteja sempre disposto a aprender. Assim, ele tentará fazer melhor da próxima vez a fim de conseguir atingir um bom resultado.

Os prejuízos que a projeção de uma meta irrealista pode trazer para a sua empresa

Depois te ter discutido todos esses itens, nós precisamos voltar a um dos pontos mais importantes desse artigo. A todo o tempo, persistimos que implantar metas difíceis de serem alcançadas pode ser muito prejudicial para a sua empresa. Mas por que? Bem, existem uma série de fatores.

Primeiramente, porque você deve saber que existe um limite de vendas que pode ser realizada por dia ou mês. Mais uma vez, repetimos que não é possível procurar estabelecer parâmetros altos se a sua empresa ainda não possui a capacidade de atingi-los. Você deve avaliar as suas condições e situações antes de estabelecer qualquer meta.

Além do mais, não adianta querer cobrar demais dos funcionários. Primeiramente observe a capacidade produtiva do seu time de vendas. Analise o quanto eles seriam capazes de fechar vendas. Treine-os e convença-os a querer fazer melhor. Incentive-os.

Outro ponto importante que você deve fazer é examinar se o seu estabelecimento recebe uma visita numerosa de clientes com frequência. O que queremos dizer é que não adianta querer que os funcionários atinjam as metas se não há pessoas que visitem ou procurem pelo local.

Investir em propaganda

Para obter um sucesso concreto na sua empresa não adianta apenas querer estabelecer metas de vendas. É preciso pensar em demais alternativas que possam acrescentar um crescimento da sua empresa. As vezes o que o seu negócio precisa é de uma estratégia de marketing, publicidade, melhor gestão e outros fatores administrativos. A primeira atitude é garantir que o seu empreendimento esteja pronto para adotar o estabelecimento de metas.

Quando efetivamente implementar as metas é importante que você avalie o mercado que está inserido. Analise as atuais condições das suas empresas concorrentes. Verifique se elas tiveram expansão no último tempo ou se apenas tiveram quedas? Com isso você pode avaliar qual a taxa de crescimento que você pretende atingir.

E não se esqueça claro de examinar as suas próprias condições. Você sabe o quanto a sua empresa é capaz de crescer? A sua demanda de produtos consegue dar conta de atingir as metas? Você tem funcionários suficientes para isso? Verifique qual é o índice de crescimento e faturamento da sua companhia nos últimos meses anos. Você realmente acha que o crescimento está acima do mercado? Sua empresa está conseguindo acompanhar o ritmo?

Essa é uma tarefa essencial que deve realizar não apenas no início de estabelecer as metas, mas sim com determinada frequência. Lembre-se que o mercado passa por transformações constantemente, assim como a sua empresa também pode enfrentar adversidades ao longo do caminho.

Conclusão

No demais, podemos concluir esse artigo dizendo que as metas efetivamente são estratégias extremamente benéficas para a sua empresa. Mas antes de tudo analise o mercado e as suas condições. Procure estimular a sua equipe com as metas, faça com que eles atinjam metas próprias. Essa medida a longo ou curto prazo pode trazer diferenciais de resultados para a sua organização.

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Escrito em: 24/03/17
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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