Em algum momento da sua vida profissional, você talvez já tenha ouvido falar nessa palavrinha: CRMs. Mas afinal, você sabe o que eles são? Para que servem e quais os principais benefícios para o seu negócio? Então você está no lugar certo.
É aqui que vamos lhe contar como funciona, quais são as vantagens e ainda por que esse sistema chegou revolucionando a forma de uma empresa se relacionar com o cliente.
Um sistema de Customer Relationship Management ou Sistema para Gestão de Relacionamento com o Cliente, é uma ferramenta muito utilizada pelos setores comerciais e de marketing em um negócio.
Além de poder gerenciar o atendimento aos clientes, armazenando documentos e informações em uma única plataforma, os sistemas de CRM possibilitam com que você compare o rendimento das vendas e analise essas referências para aprimorar seu negócio.
O CRM prioriza o consumidor, colocando-o como foco dos processos de um negócio, antecipando-se e mapeando suas necessidades. Trouxemos alguns dados importantes para comprovar que o Sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente é uma boa pedida.
Segundo o relatório de inbound marketing do Brasil e sites como o SmallBizCRM, um sistema CRM aumenta em até 40% o rendimento das vendas por cada representante comercial. O CRM lhe auxilia a conquistar novos leads, mantendo a sua empresa com uma carteira de cliente renovada e segura. Através dele, você encontrará cerca de 30% mais clientes novos para o seu negócio.
Outro fator que também deve ser considerado: mais de um terço dos gerentes de vendas brasileiros afirmaram que os CRMs aumentaram seus resultados. É claro que esses acréscimos são frutos de um bom desempenho funcional perante os clientes. Você terá o CRM como um suporte e auxílio para o dia a dia.
Se unirmos a plataforma de gerenciamento com uma boa equipe de vendas, seus negócios irão fluir a todo vapor. Você ainda não está convencido de que o Customer Relationship Management irá otimizar o seu desempenho? Então veja os principais benefícios desse sistema para o seu empreendimento.
1- Praticidade no armazenamento de informações
Uma das principais vantagens do CRM e que já foi brevemente citada anteriormente, é a possibilidade de salvar todos os dados de clientes, profissionais, contatos e parceiros em um único local.
Entre essas informações, podem ser incluídas cópias de documentos, contratos, arquivos, dados pessoais e históricos de conversas, proporcionando ao seu negócio uma realidade mais prática e econômica.
Durante uma negociação para venda, você pode consultar se o cliente já esteve em contato com a empresa, se gostou do atendimento, e em casos de suporte, se já passou pelo mesmo problema.
Imagine que você estava conversando com um cliente pelo telefone e simultaneamente, anotando as informações em um bloco de notas. Após terminar a ligação você acaba perdendo esse bloco e junto com ele todos os dados importantes. O que poderá ser feito agora?
É nesse momento que todos os benefícios de armazenamento somam-se ao fato de que todas as informações estão seguras e salvas no sistema, facilitando muito o seu trabalho. Caso exista um número grande de profissionais atuando na área comercial, os mesmos podem compartilhar todas essas informações e ainda atualizar em tempo real, tornando seu negócio sincronizado.
2- Controle suas tarefas e atividades
Pense na seguinte hipótese, você descobre em cima da hora que marcou por engano duas reuniões importantes para o mesmo horário. Como você irá proceder? Como escolher entre as duas? Bom, é preciso frisar que com um sistema de CRM, casos assim não iriam acontecer.
A ferramenta permite com que os integrantes do negócio possam agendar tarefas e atividades, desenvolvendo uma programação e conseguindo controlar os andamentos das ações. Você pode estar por dentro dos compromissos da sua equipe de vendas, concentrando as atividades em um só lugar e otimizando seu dia a dia.
O serviço de agenda poderá auxiliar sua empresa a otimizar uma política organizacional de tarefas e controlar a produtividade, não deixando a equipe às cegas.
3- Foque nos clientes e nos processos de venda
Ao invés de perder muito tempo buscando informações sobre os clientes, referências e soluções, você poderá apenas acessar o sistema de CRM e consultar o banco de dados salvo. Essa ferramenta acaba auxiliando na aproximação entre o negociante e o cliente, pois ele terá acesso ao histórico de ligações e fatos dialogados.
Durante o atendimento é complicado para quem está dos dois lados da linha, quando é preciso repetir várias vezes a mesma informação. Isso causa confusão e insegurança no procedimento.
Com o CRM você terá em mãos uma espécie de guia para solucionar os problemas: é provável que algum outro cliente já tenha passado pelo mesmo dilema e ligado para a sua empresa pedindo auxílio.
4- Utilize estratégias de funil e fluxo de venda da sua empresa
Você provavelmente deve conhecer a jornada do seu cliente até realizar a compra, mas e essa informação é utilizada? Com base nos dados salvos no sistema de CRM, a plataforma poderá conduzir o funil de vendas e identificar o fluxo de compra do seu consumidor, lhe informando como está o atendimento.
Durante um contato para venda, a ordem dos fatores, o fluxo das suas ações e das ações do seu cliente irão definir o sucesso do negócio. Quando você estiver em uma encruzilhada e precisa tomar uma decisão difícil, a ferramenta dentro do CRM irá apontar Gostou do texto? Que tal começar a aplicar as nossas dicas no processo de atendimento aos clientes em sua empresa?a melhor saída.
Podemos citar aqui um exemplo de como as estratégias de funil de vendas podem afetar diretamente os resultados do seu negócio: o corretor de imóveis Luiz Antônio Feversani, utiliza o site para imobiliária com CRM integrado e potencializa o entendimento da jornada de compra do seu cliente.
5- Mantenha sua empresa organizada e o cliente satisfeito
Um dos pilares do sistema de CRM é o gerenciamento de clientes e informações. No momento em que uma empresa estiver na posse de uma plataforma voltada para o atendimento, tendo acesso a uma gama de possibilidades de otimizar a experiência do cliente, seu caráter como organização irá mudar consideravelmente.
É algo que transcende o digital e proporciona uma nova forma de observar a organização, colocando o cliente em primeiro lugar e estabelecendo um melhor relacionamento da equipe. Outro ponto positivo é a fidelização do cliente, por que no momento em que a empresa funciona de forma ordenada e com enfoque no consumidor, a satisfação do cliente será uma consequência.
E na maioria das situações: um cliente satisfeito está muito propenso a retornar. Pense nos benefícios de um sistema CRM e não espere muito para aplicá-los dentro da sua empresa. Os números e os mecanismos de auxílio só comprovam que a tecnologia está otimizando cada vez mais a realidade do mercado!
** Por Redator Jetimob, autor principal do blog do sistema imobiliário Jetimob, formado por uma equipe multidisciplinar que trabalha com temáticas relacionadas a carreira de corretor, tecnologias da atualidade, vendas imobiliárias, marketing para o seu negócio e estratégias financeiras.
Eu já usei dois CRMs muito bom, um que recomendo é o Agendor que é bom mais um pouco limitado, o que estou usando hoje é o Pipedrive que atende muito bem o que eu preciso.