fbpx

Conserto de relógios: Como montar um serviço

Ainda há a grande parcela dos que preferem o bom e velho relógio de pulso. Afinal, ele não deixa ninguém na mão e a bateria é muito maior. Além disso, o relógio é um acessório que agrega charme e sofisticação. Antigamente, o mercado de conserto de relógios atendia, em especial, as pessoas que queriam fazer limpeza, manutenção ou trocar a bateria de suas joias. Hoje, a coisa é diferente.

Com a globalização, os relógios mais vendidos são os mais baratos e que, basicamente, não são de grande qualidade. Os relógios que são verdadeiras joias e os modelos mais caros de grandes marcas continuam sendo produzidos. Porém, é inegável que apenas uma pequena parcela da população tem acesso a esse luxo. Para os relógios mais caros, é comum que o fabricante ofereça assistência técnica. Por isso, podemos dizer que hoje o serviço de conserto de relógio se dedica aos produtos de qualidade intermediária.

Restam poucos profissionais que ainda trabalham no sistema antigo. Isso acontece porque a ampla maioria visa atender os serviços de relógios de qualidade intermediária. Ou ainda, preferem realizar o conserto especializado de relógios de uma determinada marca. Ou seja, ainda existe um mercado receptivo para quem pretende ter um novo negócio nesse ramo. Porém, é essencial saber como montar o serviço da forma correta.

Quer saber como montar um serviço de conserto de relógios lucrativo? Acompanhe as dicas e informações que temos para você abaixo! Veja:

Como montar um serviço de conserto de relógio

Como começar um negócio de conserto de relógios?

Como dito anteriormente nesse artigo, a maioria das pessoas compra relógios de baixo valor. Devido a essa característica, é comum que elas prefiram comprar outro quando o relógio estraga, pois o valor de conserto pode não valer a pena. No entanto, há muitas pessoas que buscam por profissionais que consertam relógios de uma determinada marca. Ou, ainda, há quem prefira ter uma assistência técnica “não autorizada” porque a marca não existe mais ou porque estão com pressa.

Portanto, para começar o negócio, você pode definir se pretende atuar consertando relógios de uma determinada marca. Ou direcionar o atendimento para consertos de relógios de qualidade intermediária, que também são os mais comprados. Nesse sentido, é importante que você tenha os conhecimentos e as ferramentas necessárias ao exercício da profissão para poder oferecer serviços de qualidade aos clientes.

Conserto de relógios pode ser MEI?

Sim, um conserto de relógios com CNAE 9529-1/03 – Reparação de relógios, pode ser MEI.

Onde oferecer os serviços de conserto de relógios

A localização do seu negócio é crucial quando falamos de conserto de relógios. Muitos optam por fazer o serviço na própria casa. Porém, recorrer a residência será um problema se o seu objetivo for alcançar um público maior e obter boa lucratividade. Por isso mesmo, o ideal é que você abra uma empresa e atue em um ponto comercial favorável. Ou seja, você deve estar onde os seus potenciais clientes possam te encontrar com facilidade.

Ter um ponto comercial nas ruas mais movimentadas da sua cidade, em galerias ou em shopping será um diferencial entre você e os seus concorrentes. Daí vem a importância da localização da sua empresa. No entanto, é essencial levar em conta o preço do aluguel do imóvel, o conforto proporcionado ao cliente e a visibilidade que oferece. Faça uma análise real da sua situação e, dessa forma, saberá onde é o ponto comercial mais adequado para oferecer seus serviços.

Como montar um serviço de conserto de relógio

Como conquistar clientes

Para ter clientes em seu negócio, em primeiro lugar, é necessário que esse público conheça o seu estabelecimento. Para isso, vale a pena contar com a ajuda das redes sociais, que permitem fazer o anúncio gratuito dos seus serviços, como é o caso do Facebook e do Instagram. Outro modo de fazer marketing dos seus serviços sem gastar muito é deixando suas informações de contato em sites buscadores e, caso necessário, contratar anúncios em pequenos jornais do bairro e/ou rádio da comunidade, que cobram pouco.

Para fidelizar os clientes e, com isso, também levar outras pessoas ao seu negócio, é essencial prestar um serviço de alta qualidade aliado a preços competitivos. Isso significa que você deve investir em baterias, pulseiras e outros elementos de relógio de boa qualidade a fim de proporcionar satisfação aos clientes. Para estabelecer o valor do serviço prestado, você deverá levar em conta o tempo de trabalho para consertar o relógio e mais o preço das peças que foram trocadas.

💡 Você também pode gostar: Como abrir uma prestadora de serviços

Qual é a importância da boa gestão no conserto de relógios?

Não apenas no serviço de conserto de relógios, mas em todos os tipos de negócio, é fundamental cuidar da gestão e da administração da empresa se o objetivo é não perder dinheiro e ter uma excelente lucratividade. Ou seja, é essencial que o seu negócio seja organizado e planejado, a fim de evitar desperdícios e gastos desnecessários com burocracias. Atualmente, a maior parte dos pequenos negócios fecha as suas portas devido a má gestão.

Mas, como conciliar o trabalho de consertar relógios com o atendimento ao cliente, o controle de estoque e a emissão de relatórios, tudo ao mesmo tempo? Para isso, você pode – e deve – investir em um bom sistema de gestão, que automatiza o setor financeiro e administrativo da sua empresa, proporcionando muito mais tempo para você trabalhar com o que realmente precisa: a venda dos seus serviços e a satisfação do cliente.

Com o eGestor – ERP Online, você tem um software que foi feito exclusivamente para a gestão de pequenos negócios, como o serviço de conserto de relógios. Assim, enquanto você cuida das vendas dos seus serviços, você pode dispor de um sistema 100% online que oferece funcionalidades como: controle financeiro, fluxo de caixa, controle de vendas de produtos e serviços, controle de estoque, Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e emissão de relatórios.

Afinal, sem uma gestão equilibrada, é impossível ter um bom retorno. Teste gratuitamente o eGestor através do site oficial do software e conheça tudo que ele pode fazer pelo seu negócio!

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Conserto de relógios: Como montar um serviço
Escrito em: 02/02/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...