fbpx

Roupas de surf e skate: Como montar uma confecção

A moda para surfistas e skatistas apresenta crescimento interessante no mercado. Por isso, a área da produção têxtil em si é uma boa para se investir. Assim, aqui você terá mais detalhes técnicos e específicos sobre como montar uma confecção de roupas de surf e skate.

O mercado de roupas de surf e skate

Com um litoral gigantesco, o Brasil possui forte apelo para o uso de surfwear e skatewear, as modas praia e urbana. Afinal, os praticantes de surf e skate possuem um estilo único e gostam de usar roupas características. Normalmente estão na faixa etária de 15 e 30 anos, mas os clientes estão mais diversificados. Por isso, apoie em uma multiplicidade de tamanhos, estilos e tecidos em suas confecções para compreender um público maior e obter mais sucesso nas vendas.

De acordo com a Associação Brasileira de Indústria Têxtil, o faturamento da moda de roupas de surf e skate gira em torno de R$ 2,5 bilhões anuais. Um quarto da população brasileira possui a idade entre 12 e 35 anos, portanto estamos considerando como público potencial cerca de 33 milhões de pessoas. Levamos em conta que nem todo mundo utiliza este tipo de roupa, mas ainda assim são números bastante expressivos.

O setor têxtil no Brasil possui uma concorrência bastante acirrada, e no setor das modas praia e urbana não é diferente. A estimativa é de que existam cerca de 20.000 pontos de venda desde estilo no país, dos quais 13.000 são surfshops. Existe ainda outra dificuldade: as marcas estrangeiras destas vestimentas são bastante conceituadas e oferecem uma feroz concorrência aos produtos naturais, portanto, aposte em inovação e qualidade.

O setor têxtil no Brasil em si já é considerado forte, com grande geração de emprego e altos rendimentos. Assim, este é um negócio que não exige um investimento inicial muito alto. O maior público consumidor deste tipo de moda são jovens de ambos os sexos.

Nunca deixe de estudar muito bem cada passo dado em seu novo empreendimento e realizar sempre análises comerciais e econômicas da região onde você investe. Um bom planejamento pode ser a chave para o êxito nos negócios.

roupas de surf e skate

A estrutura da sua confecção de roupas de surf e skate

Estude também sobre o imóvel que pretende utilizar. Leve em conta os custos que ele trará ao seu negócio para estabelecer a rentabilidade. Pense sobre o preço do aluguel ou da propriedade, caso invista na aquisição da mesma. Com relação à localização, lembre-se que seus produtos não serão vendidos exatamente no mesmo lugar onde realiza a produção, pois você fornecerá seus produtos a shoppings, lojas e centros comerciais.

Isso faz com que não haja a necessidade de a confecção estar próxima a grandes centros de comércio ou com grande fluxo de pessoas. No entanto, a proximidade com os pontos de venda facilita o transporte e a entrega, podendo agilizar e otimizar o processo de giro de produtos e capital.

Se for possível aliar mais fatores favoráveis, busque se instalar próximo ao local de onde vêm os insumos. Como um local com abundância de água e possibilidade de contratação de mão de obra qualificada para a realização dos serviços, por exemplo. Preferencialmente  próximo a vias efetivas para o deslocamento das mercadorias.

Para a sua confecção, utilize os seguintes equipamentos:

  • máquinas de costura overloque;
  • máquinas de costura reta;
  • cosiderias;
  • galoneiras.

No comercial/administrativo, computadores, impressoras, telefones e demais móveis de escritório. Tenha à disposição das costureiras mesa para medida e corte, tábuas de passar e demais ferramentas de costura.

Aluguel de roupas de surf e skate

Assim como surfistas fazem a compra de roupas para realizar o esporte, quem está aprendendo ou quer fazer apenas uma aula, pode não querer comprar a roupa. Dessa forma, considere um serviço de aluguel de roupas.

💡 Você também pode gostar: Como abrir uma loja de roupas? Veja 7 passos!

Burocracia e espaço físico

Na hora de instalar sua empresa, atente às obrigações legais e burocráticas. Dentre elas, consultar o zoneamento do Plano Diretor de sua cidade, defina o tipo de sociedade e se cadastre nos seguintes órgãos: junta comercial, Receita Federal (CNPJ), Receita Estadual, entidade sindical patronal, alvará de funcionamento junto à Prefeitura, INSS/FGTS. Para atividades no setor têxtil não existem legislações específicas.

Com relação às instalações físicas, tudo vai depender da projeção de produção de roupas de surf e skate que você pretende para seu empreendimento. Recomenda-se, para início das atividades, uma área de 500 m², divididos em:

  • recepção de insumos e estocagem;
  • área de fabricação de roupas;
  • área financeira;
  • vestiários e banheiros para os colaboradores;
  • espaço para venda e mostruário.

É importante que tudo seja posicionado em apenas um galpão, para facilitar todo o processo de logística.

Com relação ao pessoal, o número de colaboradores também varia de acordo com o tamanho do negócio. Para o empreendimento que estamos descrevendo aqui, 15 funcionários em média é um número indicado. Dentre eles, 10 empregados para a área de corte, costura e arremate, enquanto outros dois cuidam do estoque, recepção e expedição, um auxiliar de serviços gerais, um vendedor e um responsável pelas atividades administrativas.

Confecção de roupas de surf e skate pode ser MEI?

Sim, uma confecção de roupas de surf e skate com CNAE 4763-6/02 – Comércio varejista de artigos esportivos, pode ser MEI.

Gestão do negócio

O mais importante na sua empresa depois de pronta é a gestão. Ou seja, como você fará o controle de dados da mesma. Esse pode ser feito através de planilhas para lojas de roupas. Essas são um ótimo custo beneficio para a empresa, mas não significa que estarão livres de erros.

Em contrapartida, é indicado o uso de um bom software de gestão para otimizar e agilizar os resultados de sua empresa. Utilize o eGestor. Completamente online, o programa não congestiona suas máquinas e auxilia o trabalho em todo o processo de gerenciamento.

Para este tipo de negócio, é altamente recomendável que se faça uma boa gestão do estoque. Fazer este gerenciamento significa buscar um constante equilíbrio entre a entrada dos insumos, a produção das peças e a saída dos lotes, fazendo com que as mercadorias saiam em grande número, mas sempre sobre produtos em estoque para capital de giro.

Em uma confecção de roupas, é necessário o contato dos distribuidores e vendedores para que as mercadorias possam ser comercializadas. Busque se relacionar com bastantes pontos de venda, e prefira fazer a expedição de um grande número de mercadorias, a preço de atacado. Mesmo que possua proximidade com o comércio de uma determinada região, busque ampliar seus focos de negócios, para ampliar cada vez mais o rendimento e a abrangência de seu empreendimento.

Conclusão

Sabemos então que o principal público alvo de uma loja confecção de roupas de surf e skate, é o público jovem. É um público que apresenta um elevado índice de consumo. O que é um fator muito importante de analisar para abrir o seu empreendimento de surfwear e skatewear. Com um amplo estudo de mercado e de concorrência, a montagem de um espaço físico adequado e em uma localização apropriada e com  a escolha de funcionários que estejam em sintonia com o seu público alvo, é possível obter um negócio altamente lucrativo.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Roupas de surf e skate: Como montar uma confecção
Escrito em: 20/10/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o dinheiro que a empresa recebeu em um período, que mostra se ele foi bom ou não. Acompanhar o faturamento se sabe quanto a empresa pode gerar de capital. Ele também é...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

NFC-e (Nota fiscal do consumidor eletrônica) [Atualizado]

A NFC-e é uma nota fiscal utilizada para registrar vendas de produtos. Ela é emitida diretamente para o consumidor final. Para emitir a NFC-e deve ser utilizado um sistema emissor de notas fiscais. Emitir NFC-e Todo produto ou serviço...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro empresarial Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Guia do MEI: Tudo sobre o Microempreendedor Individual

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...