fbpx

Como montar uma empresa de manutenção de elevadores?

A Manutenção de Elevadores é um serviço amplamente procurado. Sobretudo nas grandes cidades do país, que são as que têm maior número de prédios e condomínios que utilizam os elevadores. Isto é, montar um negócio nesse setor pode ser uma excelente oportunidade para ganhar dinheiro, haja vista que há grande demanda por esses serviços. Basicamente, a Manutenção de Elevadores consiste no conserto e reparos do equipamento de transporte.

Na maioria dos casos, os profissionais de Manutenção de Elevador são representantes de alguma marca específica. Isto é, trata-se de um serviço feito por técnicos que estão certificados para fazer reparos, consertos e atualizações em equipamentos de um determinado fabricante. Dessa forma, um dos primeiros passos é procurar pelas marcas de elevadores que oferecem a capacitação técnica para quem pretende montar uma empresa de manutenção.

Os prédios, normalmente, contam com 4 elevadores, que precisam todo mês de manutenção, segundo as regras de fiscalização. Afinal, o serviço de reparo e conserto é fundamental para evitar transtornos e acidentes, como pessoas presas dentro do elevador ou, nos casos mais graves, até mesmo as quedas. Portanto, é possível dizer que sempre há trabalho e demanda de serviços para os empreendedores que pretendem investir nesse tipo de negócio.

No entanto, muitos ainda ficam em dúvida sobre como abrir uma empresa de manutenção de elevadores realmente lucrativa. Esse é o seu caso? Confira nesse artigo todas as informações e dicas que temos para você!

Como abrir um negócio de Manutenção de Elevadores?

Ter uma empresa especializada na Manutenção de Elevadores significa ter um negócio que irá atuar no setor de eletrodomésticos. Dessa forma, como dito anteriormente nesse artigo, o primeiro passo é obter os certificados que permitirão ao seu empreendimento poder atuar de forma regular no mercado de elevadores. Ou seja, você precisará, também, de uma equipe de profissionais técnicos habilitados para oferecer esse tipo de serviço, que precisa atender exigências e normas de segurança e prevenção de acidentes.

Portanto, pesquise pelas principais marcas de elevadores, como a Atlas Schindler, a Otis e a Thyssenkrupp Elevadores, entre diversas outras. Feito esta pesquisa, defina para qual desses fabricantes a sua empresa realizará os serviços de manutenção. Entre em contato com a marca escolhida e se informe sobre como funciona para ser um técnico certificado e realizar o conserto e reparo de seus equipamentos. Normalmente, o próprio fabricante oferece o curso de manutenção para os técnicos que serão responsáveis pelo serviço.

No começo de um negócio como uma empresa de Manutenção de Elevadores, é necessário ter, pelo menos, 4 ou 5 técnicos habilitados para os reparos e manutenções preventivas. Em relação ao espaço da empresa, será preciso ter um imóvel com tamanho suficiente, cerca de 100 m², para guardar as peças e equipamentos, além de ambiente para a administração, recepção e oficina. A localização também é importante para que o público alvo consiga ter fácil acesso ao seu negócio.

Outro ponto que vale lembrar é a importância de ter um carro para esse tipo de empresa, pois será preciso que os técnicos tenham veículos para poder ir até os prédios, condomínios, hospitais, escolas, shoppings e comércios, entre outros locais com elevadores que podem apresentar problemas a qualquer momento. O carro é preciso porque os funcionários, além de ter um meio para chegar rapidamente até o local, precisam ter um veículo para transportar equipamentos como, por exemplo, uma porta de elevador.

Manutenção de elevadores pode ser MEI?

Sim, uma empresa de manutenção de elevadores com CNAE 4329-1/03 – Instalação, manutenção e reparação de elevadores, escadas e esteiras rolantes, pode ser MEI.

💡 Você também pode gostar: Como abrir uma prestadora de serviços

Como funciona o processo de abertura de uma empresa de Manutenção de Elevadores?

Como não é segredo para ninguém, abrir uma empresa, em qualquer que seja o segmento, é um processo burocrático, que envolve diversas exigências que precisam ser atendidas para que o negócio atue de forma regular no mercado. Dessa forma, será preciso ir até a Junta Comercial de sua cidade e escolher um nome (que não é utilizado por outra empresa) para o seu empreendimento. Nas etapas seguintes, é necessário registrar o CNPJ da empresa e correr atrás do Alvará de Funcionamento, na Prefeitura.

Além de todas essas burocracias, também será preciso ter os certificados das marcas de elevadores para os quais você proporcionará os serviços de manutenção e reparo. Isto é, será essencial apresentar os documentos que comprovam que o seu negócio está habilitado para atuar no setor e que você dispõe da autorização e treinamento do fabricante. Daí vem a importância da preocupação em escolher as principais marcas de elevadores para oferecer os seus serviços aos condomínios, prédios, shoppings e demais lugares que usam o equipamento.

Quais são os equipamentos necessários para abrir uma empresa de Manutenção de Elevadores?

Além dos móveis, como cadeiras, mesas, computadores e telefones para o escritório da empresa, lembre-se que será preciso, também, investir nos equipamentos para o conserto, reparo e manutenção de elevadores. Isto é, comprar maletas de ferramentas específicas para este tipo de equipamento de transporte, bem como mesa para o conserto de peças, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e maquinário utilizado para as funções dos profissionais técnicos.

Principalmente no que se refere aos EPIs, é preciso ter um cuidado especial. Esses equipamentos são obrigatórios em empresas de Manutenção de Elevadores e constam na legislação específica, responsáveis por garantir a segurança de seus técnicos que irão atuar realizando os serviços. Ou seja, será essencial investir em equipamentos com garantia de alta qualidade para garantir a prevenção de acidentes e a qualidade de vida de seus colaboradores.

Profissionais e Colaboradores

Um negócio de Manutenção de Elevadores precisa contar com, pelo menos, um especialista de Engenharia Mecânica, além de 3 ou 4 técnicos habilitados para prestar esse tipo de serviço. Dessa forma, será de extrema importância que você procure por profissionais capacitados para fazer parte do seu negócio. Sobretudo, busque por técnicos que apresentam certificados na Manutenção de Elevador e profissionais que possuem o diploma de Engenheiro Mecânico.

Vale dizer que o serviço de Manutenção de Elevadores nunca pode ser prestado de maneira informal. A cada visita dos técnicos em um edifício, prédio comercial ou escola, entre outros locais com elevadores, é preciso que esses funcionários estejam uniformizados e tenham as devidas etiquetas que são coladas no equipamento sempre que ele recebe uma manutenção. Por isso é necessário que seja realizado o treinamento oferecido pelo fabricante. Pois também é obrigatório que a sua empresa tenha os devidos selos.

Qual é a situação do mercado de Manutenção de Elevadores no Brasil?

Existem diversas empresas que atuam nesse setor em nosso país. Por isso, é essencial que você análise a concorrência e veja se a sua empresa realmente tem chances de ser um negócio lucrativo no mercado de elevadores. Como existe uma grande demanda pelos serviços, principalmente nas grandes metrópoles, o indicado é que você trabalhe em parceria com os principais fabricantes do equipamento de transporte presentes nos prédios e condomínios, entre outros locais.

Dessa forma, é possível dizer que o mercado se encontra aquecido e aberto para os novos empreendedores que pretendem investir no setor de Manutenção de Elevador no Brasil. Entretanto, é essencial escolher a localização ideal e verificar a demanda de tal região, pois, como a demanda é grande, pode ser que já existam muitas empresas que atuam na mesma região. Nesse caso, vale a pena pensar em outra região para proporcionar os seus serviços.

Marketing e Localização

Mais uma vez nesse artigo, vamos ressaltar a importância da localização do seu negócio. O indicado é que a sua empresa esteja em um local movimentado da cidade e próximo aos prédios, onde possa ser vista com facilidade pelo seu público alvo e permita o fácil acesso. Por isso, em muitos casos vale a pena investir no aluguel de um ponto em centros comerciais, que já são populares por oferecer esse tipo de serviço aos clientes.

Outro aspecto importante para o sucesso e lucratividade da sua empresa de Manutenção de Elevadores é tornar o seu negócio “encontrável” para os seus clientes. Ou seja, é recomendável adotar estratégias de marketing para que o seu empreendimento esteja presente em sites de buscas e classificados, como o Google e o Bing, entre outros. Afinal, a maioria das pessoas, atualmente, busca por esses serviços através da internet.

Uma estratégia que tem sido bastante eficiente para as empresas de Manutenção de Elevador é investir em anúncios pagos, para que os clientes consigam encontrá-la facilmente na rede. Para isso, será necessário investir em plataformas de anúncio pago, como é o caso do Google Adwords. Com essa solução, assim que as pessoas digitam palavras-chave, como “empresa de manutenção de elevador” ou “reparos de elevadores”, por exemplo, é possível colocar os anúncios do seu negócio em destaque.

Como abrir um negócio estável e lucrativo para Manutenção de Elevadores?

Ainda hoje, o maior problema das empresas de todos os portes é em relação à gestão administrativa e financeira do negócio. Daí vem a importância de você fazer extensas pesquisas de mercado antes de abrir um negócio desses. Portanto, avalie se já não há empresas o suficiente para a Manutenção de Elevadores na região em que você pretende atender e, principalmente, se você possui capital de giro para sustentar o seu negócio, em aspectos financeiros, nos primeiros meses.

O prazo de retorno do investimento para uma empresa de Manutenção de Elevadores é de, no mínimo, seis meses. Dessa forma, até obter o capital inicial, isto é, o dinheiro que foi investido para abrir o negócio, será preciso ter reservas para pagar arcar com algumas despesas: o aluguel do ponto comercial, o salário dos técnicos e engenheiros, as peças que precisarão ser compradas, bem como os equipamentos, as ferramentas e o maquinário utilizado por empresas que trabalham com reparos e manutenções para elevador.

A organização e o planejamento são primordiais para a lucratividade e sucesso da sua empresa no mercado em que ela se propõe atuar. Isso significa que você deve adotar uma estratégia de gestão que permita ter o controle financeiro e, também, informações como situação do caixa e controle de estoque de peças e equipamentos, entre outros. Atuar de forma responsável no setor de Manutenção de Elevadores, afinal, ainda é o melhor jeito de ter um negócio que realmente será lucrativo.

Como evitar prejuízos e desperdício de recursos em uma empresa de Manutenção de Elevador?

Os prejuízos e desperdícios no que se refere às empresas que prestam serviços de Manutenção de Elevador, muitas vezes, têm a ver a gestão e política do negócio. Nesse sentido, vale ressaltar que, além de organizado e planejado em relação à gestão financeira e administrativa, o seu negócio deve adotar uma política de redução de custos, ao mesmo tempo em que trabalha com profissionais certificados e equipamentos de qualidade.

É comum que muitos prefiram investir em equipamentos e máquinas usadas no começo de um negócio como forma de economizar. Porém, se você pensa em fazer isso, tenha a certeza de que será necessário avaliar se essas ferramentas estão em bom estado e se, principalmente, os Equipamentos de Proteção Individual atendem às exigências dos órgãos de fiscalização. Isso porque um acidente com um funcionário, por exemplo, pode causar prejuízos imensos a uma empresa de Manutenção de Elevadores.

Sistema de gestão para empresa de Manutenção de Elevador

O gestor de um negócio de Manutenção de Elevadores é um profissional que precisa lidar com uma série de atividades ao mesmo tempo, haja vista que é o responsável por cuidar das finanças e, ao mesmo tempo, realizar uma série de funções. Verificar o desempenho dos técnicos, checar a quantidade de estoques e correr atrás de certificados para a empresa, além de atender aos clientes. Tudo isso é trabalho do gestor. Por isso mesmo, é primordial contar com um sistema de gestão que permita ter todas essas informações de forma rápida e simples.

Desenvolvido para oferecer qualidade na gestão de empresas, como negócios de Manutenção de Elevador, o eGestor é um programa totalmente online, que dispõe de recursos como Controle Financeiro, Fluxo de Caixa, Controle de Vendas de Produtos e Serviços, Controle de Estoque e muito mais para a sua empresa. Para conferir todas as funcionalidades e benefícios do eGestor ERP Online, basta fazer um teste gratuito através do site e verificar quais são os benefícios do programa para a sua empresa.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Como montar uma empresa de manutenção de elevadores?
Escrito em: 31/03/17
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

7 Comentários

  1. rafael

    Ola boa tarde
    Gostei muito do texto ajudando muito;

    Responder
    • Rafael dos santos

      Boa tarde gostei muito do texto ajudou bastante obrigado

      Responder
  2. fabio coelho

    Goistei de algumas partes, outras são tendenciosas para as empresas montadoras.

    Responder
    • eGestor

      Não foi nossa intenção, Fabio.
      Gostaria de complementar as informações de outro ponto de vista? Estamos abertos para melhoria do texto!

      Responder
  3. Daniel Vasconcellos de Melo

    Boa noite tenho uma empresa em São Gonçalo, Niterói mas não consigo legar nenhum cliente, eu trabalho a anos como técnico e supervisor nesse ramo mais não tenho estratégias para conquistar um cliente vcs pode me ajudar?

    Responder
  4. Luciana

    Boa tarde!
    Gostaria de saber qual legislação que devo seguir para montagem do negócio de elevadores, obrigada

    Responder
    • eGestor

      Olá, Luciana! Tudo bem?
      A legislação para montagem do negócio de elevadores é definida por cada município. Assim, você pode procurar a o decreto especifico da sua cidade.
      Abraços

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o dinheiro que a empresa recebeu em um período, que mostra se ele foi bom ou não. Acompanhar o faturamento se sabe quanto a empresa pode gerar de capital. Ele também é...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

NFC-e (Nota fiscal do consumidor eletrônica) [Atualizado]

A NFC-e é uma nota fiscal utilizada para registrar vendas de produtos. Ela é emitida diretamente para o consumidor final. Para emitir a NFC-e deve ser utilizado um sistema emissor de notas fiscais. Emitir NFC-e Todo produto ou serviço...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro empresarial Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Guia do MEI: Tudo sobre o Microempreendedor Individual

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...