Como montar uma loja de armarinho e aviamentos

Você já ouviu falar em lojas de armarinhos e aviamentos, não é mesmo? É uma atividade comercial antiga, mas que resistiu às transformações do mercado. Portanto, se você pensa em ter o próprio negócio, este ramo é uma boa alternativa. Neste artigo, apresentamos informações gerais sobre como montar uma loja de armarinhos e aviamentos.

Antigamente, as pessoas costumavam fazer suas roupas sob medida em pequenas confecções. As costureiras e os alfaiates reinavam absolutos neste ramo de negócio. Ajustes e consertos mais simples de roupas eram feitos em casa mesmo. Em geral por mulheres da família, com habilidade para fazer barras, pregar botões, trocar zíperes e reformar determinadas peças do guarda-roupa.

Com a evolução da indústria de confecções, as pessoas passaram a comprar roupas prontas. Em consequência disso, a clientela de costureiras e alfaiates diminuiu. O comércio de armarinhos e aviamentos, naturalmente, sentiu os reflexos da produção em larga escala. Porém, esta atividade comercial resistiu ao tempo e encontrou na diversificação de produtos a saída para manter-se no mercado. Além disso, roupas prontas, muitas vezes, necessitam de ajustes e, com o passar do tempo, alguns serviços de manutenção como a troca de zíper, botões, elásticos, barra, entre outros.

Mercado de armarinhos e aviamentos

Em épocas de crise, a maioria das pessoas não renova o guarda-roupa, mas procura reformar as peças que possui para economizar. Isto garante o fluxo de consumidores em lojas de armarinho e aviamentos. Em quase todas as cidades do Brasil, há cursos de corte e costura incluídos em programas de geração de emprego e renda.

O crescimento do artesanato também deu impulso às lojas de armarinhos e aviamentos. Patchwork, customização de roupas, bordado, crochê, tricô, bijuterias, decoração e diversos outros tipos de artesanato contribuem para o movimento nesses comércios. Outro fator positivo é que as pequenas confecções e as cooperativas de costureiras voltaram-se para o mercado de uniformes e personalização de peças através do bordado eletrônico.

Corte, costura, bordado, tricô, crochê, pintura e artesanato são um hobby para muita gente. Hoje em dia, com a oferta de crédito fácil, ficou mais acessível investir em eletrodomésticos como as máquinas de costura e de bordado, por exemplo.
Por estas e outras razões, o comércio de armarinhos e aviamentos continua firme. É uma boa opção para quem deseja montar o próprio negócio.

Investimento inicial

O investimento inicial varia conforme o porte e a localização da empresa. Para dimensionar os custos, é necessário fazer o plano de negócios, com todas as planilhas de gastos que serão necessários. Na internet é possível pesquisar em fontes confiáveis informações sobre a estrutura do plano de negócios. Inclusive, há cursos online que capacitam empreendedores.

O capital a ser investido tem que suportar a atividade comercial, pelo menos nos dois primeiros anos. Outro aspecto importante é o capital de giro, que corresponde aos recursos financeiros necessários para manter as atividades operacionais da empresa.

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Conheça o mercado de armarinhos e aviamentos

O negócio de armarinhos e aviamentos não é complicado. No entanto, para fazer tudo certo desde o início, é importante obter o máximo de informações sobre o setor. O mercado editorial tem um portfólio de revistas sobre moda e artesanato. Conhecimento abrangente sobre o assunto é vital para o marketing e para o atendimento de qualidade.

A pesquisa de mercado é necessária para avaliar as oportunidades no município onde você reside. Leve em conta a concorrência estabelecida, a existência de cursos de corte, costura e artesanato, e, claro, a existência de pequenas confecções.

A importância da localização do ponto de venda

A localização do ponto de venda é um fator importante para o sucesso do negócio. É importante escolher o local adequado ao padrão do comércio e ao perfil do público desejado. Se a ideia é atender o mercado mais popular, não adianta instalar a loja em um shopping sofisticado, pagando uma fortuna de aluguel, não é mesmo?

O ponto de venda deve estar localizado em área de fácil acesso, com estacionamento, espaço para carga e descarga, na rota do serviço público de transporte e com visibilidade para quem passa de carro e pedestres. Informe-se sobre ocorrências de enchentes e analise o tipo de comércio vizinho.

A planta da loja deve ser adequada ao modelo de negócio. Não adianta escolher um local porque o aluguel é mais barato se ele não tiver o espaço adequado para as instalações. A loja precisa ter espaço para administração, estoque, vitrine, balcões, prateleiras e área de atendimento.

Verifique, junto aos órgãos públicos, a legislação quanto à localização, funcionamento de atividades comerciais e as normas para publicidade exterior em toldos, painéis e placas, por exemplo. As condições estruturais do prédio devem ser observadas para reduzir transtornos futuros devido a possíveis problemas com instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. A prefeitura poderá confirmar se o prédio possui planta aprovada, Habite-se e se o pagamento de impostos está em dia. 

Formalização e gestão financeira

A formalização da empresa é necessária. Antes de abrir o negócio, informe-se sobre a legislação e, principalmente, quanto à carga tributária. Um profissional de contabilidade está habilitado a dar as orientações necessárias para a abertura da empresa e sobre os compromissos mensais que o empreendedor terá.

O plano de negócio deve conter todas as informações sobre custos e despesas fixas e variáveis. Caso não tenha conhecimentos sobre gestão financeira, contrate um profissional com formação e experiência em administração de empresas. Muitas empresas fecham as portas antes de completar dois anos devido à má gestão financeira do negócio. Muitos empreendedores fracassam por não saber separar o caixa da firma do orçamento pessoal.

Estrutura da loja

O layout da loja é um item importante. O ambiente de trabalho deve ser organizado, funcional e agradável tanto para quem trabalho como para os clientes. Visite algumas lojas de armarinhos e aviamentos, busque informações na internet e, se possível, contrate os serviços de um profissional especializado (arquiteto ou designer). Se a primeira impressão é a que fica, então invista na estrutura da loja para causa impacto positivo na inauguração.

Lembre-se que o comportamento de compra também é influenciado pelo ambiente do estabelecimento. Quando o cliente se sente bem e é bem atendido, ele retornará para as próximas compras, além de indicar a loja a outras pessoas. A propaganda espontânea é muito positiva para os negócios! 

Gestão de compras e estoques

A gestão de compras e estoque é essencial para o negócio. É vital manter um ponto de equilíbrio entre o estoque e a demanda. A falta de mercadorias pode afastar a clientela, e o excesso de estoque é dinheiro parado. Já ouviu falar em giro de estoque? O giro de estoque indica quantas vezes o capital investido em estoque retorna através da venda dos produtos.

A baixa rotação de estoques indica que o volume de vendas é pequeno, comprometendo o futuro do negócio, ou que a compra foi maior que a demanda da loja. Daí a importância de administrar bem o estoque da loja, principalmente quanto aos produtos com maior saída.

Preste atenção aos fornecedores e à qualidade das matérias primas. Quem conhece bem o ramo de armarinhos e aviamentos certamente terá melhores condições para selecionar os fornecedores e as mercadorias, considerando a qualidade, as tendências do mercado, preços, condições de pagamento e prazos de entrega.

Software de Gestão Empresarial

Investir em automação comercial não é um privilégio de empresas de médio e grande porte. O mercado também oferece diversas soluções para micro e pequenas empresas, com funções e preços compatíveis ao perfil do negócio.
Por que fazer registros manuais, quando há softwares de gestão empresarial que facilitam o controle do caixa, estoque, pagamentos e recebimentos, emissões de notas fiscais e muitas outras operações?

É muito mais seguro investir em tecnologias de informação e comunicação que facilitam e agilizam a gestão da empresa. Além disso, os dados, armazenados em nuvem, podem ser acessados à distância, quando o empresário não está no local de trabalho.
O eGestor, por exemplo, é uma plataforma com diversas funcionalidades para a gestão empresarial – controle financeiro, emissão de nota fiscal eletrônica, balancetes contábeis, estoque, banco de dados de fornecedores e clientes, entre outras.

Planejamento de marketing

A loja física é o principal canal de distribuição do comércio de armarinhos e aviamentos. Mas é possível alcançar um número maior de consumidores se o empreendedor tiver condições para oferecer os produtos em loja virtual e através da venda por telefone aos clientes cadastrados. Dependendo do porte da empresa, representantes de vendas podem visitar pequenas confecções para apresentar o portfólio da empresa.

O plano de marketing bem estruturado também é vital para o crescimento do negócio. Há várias formas para divulgar a empresa – distribuição de panfletos, publicidade em jornais e rádios locais, realização e/ou patrocínio de cursos, ações promocionais como o sorteio de brindes. Datas especiais devem ser aproveitadas para divulgar a marca e promover as vendas. Natal, Carnaval e Festas Juninas, por exemplo, são períodos que podem gerar bons negócios à loja de armarinhos e aviamentos.

Marketing digital

A internet é um campo fértil para os negócios; basta saber investir em marketing digital. Sem amadorismo, claro. Contrate uma agência especializada para criar as campanhas certas para os objetivos do negócio. O site profissional e o perfil da empresa em mídias sociais são quesitos prioritários para o marketing digital.

Porém, profissionais de marketing conhecem melhor os mecanismos que dão mais visibilidade à empresa na internet, como e onde encontrar o público desejado, como transformar os visitantes em clientes, quais os melhores momentos para fazer a publicidade e a propaganda da empresa na web e como incentivar o visitante a fornecer dados pessoais (e-mail, por exemplo) que poderão ser úteis às estratégias de marketing.

Diferencial do empreendimento: supere a concorrência

Para superar a concorrência, o empreendedor tem que buscar o diferencial do negócio, mesmo que a loja esteja localizada em uma área com baixa concorrência. Produtos de qualidade, excelência no atendimento e ofertas especiais ao cliente VIP são caminhos percorridos pela maioria dos negócios que compreendem a importância de satisfazer as necessidades e desejos do consumidor.

Também é possível agregar valor ao negócio, tornando-se representante exclusivo de marcas de produtos específicos para armarinhos e aviamentos, decoração e eletrodomésticos como máquinas de costura, tecelagem e bordado eletrônico. Não é necessário desviar da atividade fim da loja de armarinhos e aviamentos, mas é possível oferecer algo a mais para diversificar.

O ponto de venda também pode ser um canal de marketing para fabricantes desse tipo de eletrodoméstico, que podem divulgar o portfólio através de catálogos e banners. E a loja ainda pode faturar com a venda de espaço publicitário ou negociar algum benefício em contrapartida à divulgação do eletrodoméstico.

Atendimento de qualidade vende mais

O atendimento é um diferencial importantíssimo para os negócios. Você pode ter uma loja bem estruturada, com mercadorias de qualidade e as melhores condições de pagamento, mas se o cliente não for bem atendido, com certeza buscará outras opções para suas compras.

O pessoal de vendas não pode trabalhar de forma mecanizada, limitando-se a apresentar o que foi solicitado pelo cliente. Devem atuar como consultores de venda, compreender o que o cliente deseja, apresentar os produtos destacando as funcionalidades e qualidades, e demonstrar outras soluções, caso a loja não disponha, no momento, do produto que o consumidor procura. A equipe de vendas tem que demonstrar interesse em conhecer o mercado e disposição para atender bem a clientela.

Por isso, é importante que o proprietário fique atento à qualidade do atendimento e, sempre que possível, realize cursos de treinamento para ter em sua loja vendedores especializados na área de armarinhos e aviamentos. A qualidade do atendimento é mais um diferencial do negócio!

O comércio de armarinhos e aviamentos é uma oportunidade de negócio para quem deseja enveredar pelo mundo do empreendedorismo. Porém, é fundamental ter conhecimento, pesquisar o mercado, vendas e, principalmente, preocupar-se, desde o plano de negócios, com a gestão administrativa e financeira do empreendimento.

Cursos de capacitação e orientação profissional são essenciais para gerenciar a empresa com sucesso. Investir em tecnologias de informação e gestão é primordial. Os softwares de gestão conferem mais controle e segurança ao banco de dados e agilidade aos processos gerenciais. Faça tudo certo desde o início do negócio e alcance o sucesso e o lucro esperado!

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Escrito por eGestor
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