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Como montar uma loja de armarinho e aviamentos

Escrito em: 29/03/17

Você já ouviu falar em lojas de armarinhos e aviamentos, não é mesmo? É uma atividade comercial antiga, mas que resistiu às transformações do mercado. Portanto, se você pensa em ter o próprio negócio, este ramo é uma boa alternativa. Neste artigo, apresentamos informações gerais sobre como montar uma loja de armarinhos e aviamentos.

Antigamente, as pessoas costumavam fazer suas roupas sob medida em pequenas confecções. As costureiras e os alfaiates reinavam absolutos neste ramo de negócio. Ajustes e consertos mais simples de roupas eram feitos em casa mesmo. Em geral por mulheres da família, com habilidade para fazer barras, pregar botões, trocar zíperes e reformar determinadas peças do guarda-roupa.

Com a evolução da indústria de confecções, as pessoas passaram a comprar roupas prontas. Em consequência disso, a clientela de costureiras e alfaiates diminuiu. O comércio de armarinhos e aviamentos, naturalmente, sentiu os reflexos da produção em larga escala. Porém, esta atividade comercial resistiu ao tempo e encontrou na diversificação de produtos a saída para manter-se no mercado. Além disso, roupas prontas, muitas vezes, necessitam de ajustes e, com o passar do tempo, alguns serviços de manutenção como a troca de zíper, botões, elásticos, barra, entre outros.

Mercado de armarinhos e aviamentos

Em épocas de crise, a maioria das pessoas não renova o guarda-roupa, mas procura reformar as peças que possui para economizar. Isto garante o fluxo de consumidores em lojas de armarinho e aviamentos. Em quase todas as cidades do Brasil, há cursos de corte e costura incluídos em programas de geração de emprego e renda.

O crescimento do artesanato também deu impulso às lojas de armarinhos e aviamentos. Patchwork, customização de roupas, bordado, crochê, tricô, bijuterias, decoração e diversos outros tipos de artesanato contribuem para o movimento nesses comércios. Outro fator positivo é que as pequenas confecções e as cooperativas de costureiras voltaram-se para o mercado de uniformes e personalização de peças através do bordado eletrônico.

Corte, costura, bordado, tricô, crochê, pintura e artesanato são um hobby para muita gente. Hoje em dia, com a oferta de crédito fácil, ficou mais acessível investir em eletrodomésticos como as máquinas de costura e de bordado, por exemplo.
Por estas e outras razões, o comércio de armarinhos e aviamentos continua firme. É uma boa opção para quem deseja montar o próprio negócio.

Investimento inicial

O investimento inicial varia conforme o porte e a localização da empresa. Para dimensionar os custos, é necessário fazer o plano de negócios, com todas as planilhas de gastos que serão necessários. Na internet é possível pesquisar em fontes confiáveis informações sobre a estrutura do plano de negócios. Inclusive, há cursos online que capacitam empreendedores.

O capital a ser investido tem que suportar a atividade comercial, pelo menos nos dois primeiros anos. Outro aspecto importante é o capital de giro, que corresponde aos recursos financeiros necessários para manter as atividades operacionais da empresa.

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Conheça o mercado de armarinhos e aviamentos

O negócio de armarinhos e aviamentos não é complicado. No entanto, para fazer tudo certo desde o início, é importante obter o máximo de informações sobre o setor. O mercado editorial tem um portfólio de revistas sobre moda e artesanato. Conhecimento abrangente sobre o assunto é vital para o marketing e para o atendimento de qualidade.

A pesquisa de mercado é necessária para avaliar as oportunidades no município onde você reside. Leve em conta a concorrência estabelecida, a existência de cursos de corte, costura e artesanato, e, claro, a existência de pequenas confecções.

A importância da localização do ponto de venda

A localização do ponto de venda é um fator importante para o sucesso do negócio. É importante escolher o local adequado ao padrão do comércio e ao perfil do público desejado. Se a ideia é atender o mercado mais popular, não adianta instalar a loja em um shopping sofisticado, pagando uma fortuna de aluguel, não é mesmo?

O ponto de venda deve estar localizado em área de fácil acesso, com estacionamento, espaço para carga e descarga, na rota do serviço público de transporte e com visibilidade para quem passa de carro e pedestres. Informe-se sobre ocorrências de enchentes e analise o tipo de comércio vizinho.

A planta da loja deve ser adequada ao modelo de negócio. Não adianta escolher um local porque o aluguel é mais barato se ele não tiver o espaço adequado para as instalações. A loja precisa ter espaço para administração, estoque, vitrine, balcões, prateleiras e área de atendimento.

Verifique, junto aos órgãos públicos, a legislação quanto à localização, funcionamento de atividades comerciais e as normas para publicidade exterior em toldos, painéis e placas, por exemplo. As condições estruturais do prédio devem ser observadas para reduzir transtornos futuros devido a possíveis problemas com instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. A prefeitura poderá confirmar se o prédio possui planta aprovada, Habite-se e se o pagamento de impostos está em dia.

Formalização e gestão financeira

A formalização da empresa é necessária. Antes de abrir o negócio, informe-se sobre a legislação e, principalmente, quanto à carga tributária. Um profissional de contabilidade está habilitado a dar as orientações necessárias para a abertura da empresa e sobre os compromissos mensais que o empreendedor terá.

O plano de negócio deve conter todas as informações sobre custos e despesas fixas e variáveis. Caso não tenha conhecimentos sobre gestão financeira, contrate um profissional com formação e experiência em administração de empresas. Muitas empresas fecham as portas antes de completar dois anos devido à má gestão financeira do negócio. Muitos empreendedores fracassam por não saber separar o caixa da firma do orçamento pessoal.

Estrutura da loja

O layout da loja é um item importante. O ambiente de trabalho deve ser organizado, funcional e agradável tanto para quem trabalho como para os clientes. Visite algumas lojas de armarinhos e aviamentos, busque informações na internet e, se possível, contrate os serviços de um profissional especializado (arquiteto ou designer). Se a primeira impressão é a que fica, então invista na estrutura da loja para causa impacto positivo na inauguração.

Lembre-se que o comportamento de compra também é influenciado pelo ambiente do estabelecimento. Quando o cliente se sente bem e é bem atendido, ele retornará para as próximas compras, além de indicar a loja a outras pessoas. A propaganda espontânea é muito positiva para os negócios!

Gestão de compras e estoques

A gestão de compras e estoque é essencial para o negócio. É vital manter um ponto de equilíbrio entre o estoque e a demanda. A falta de mercadorias pode afastar a clientela, e o excesso de estoque é dinheiro parado. Já ouviu falar em giro de estoque? O giro de estoque indica quantas vezes o capital investido em estoque retorna através da venda dos produtos.

A baixa rotação de estoques indica que o volume de vendas é pequeno, comprometendo o futuro do negócio, ou que a compra foi maior que a demanda da loja. Daí a importância de administrar bem o estoque da loja, principalmente quanto aos produtos com maior saída.

Preste atenção aos fornecedores e à qualidade das matérias primas. Quem conhece bem o ramo de armarinhos e aviamentos certamente terá melhores condições para selecionar os fornecedores e as mercadorias, considerando a qualidade, as tendências do mercado, preços, condições de pagamento e prazos de entrega.

Software de Gestão Empresarial

Investir em automação comercial não é um privilégio de empresas de médio e grande porte. O mercado também oferece diversas soluções para micro e pequenas empresas, com funções e preços compatíveis ao perfil do negócio.
Por que fazer registros manuais, quando há softwares de gestão empresarial que facilitam o controle do caixa, estoque, pagamentos e recebimentos, emissões de notas fiscais e muitas outras operações?

É muito mais seguro investir em tecnologias de informação e comunicação que facilitam e agilizam a gestão da empresa. Além disso, os dados, armazenados em nuvem, podem ser acessados à distância, quando o empresário não está no local de trabalho.
O eGestor, por exemplo, é uma plataforma com diversas funcionalidades para a gestão empresarial – controle financeiro, emissão de nota fiscal eletrônica, balancetes contábeis, estoque, banco de dados de fornecedores e clientes, entre outras.

Planejamento de marketing

A loja física é o principal canal de distribuição do comércio de armarinhos e aviamentos. Mas é possível alcançar um número maior de consumidores se o empreendedor tiver condições para oferecer os produtos em loja virtual e através da venda por telefone aos clientes cadastrados. Dependendo do porte da empresa, representantes de vendas podem visitar pequenas confecções para apresentar o portfólio da empresa.

O plano de marketing bem estruturado também é vital para o crescimento do negócio. Há várias formas para divulgar a empresa – distribuição de panfletos, publicidade em jornais e rádios locais, realização e/ou patrocínio de cursos, ações promocionais como o sorteio de brindes. Datas especiais devem ser aproveitadas para divulgar a marca e promover as vendas. Natal, Carnaval e Festas Juninas, por exemplo, são períodos que podem gerar bons negócios à loja de armarinhos e aviamentos.

Marketing digital

A internet é um campo fértil para os negócios; basta saber investir em marketing digital. Sem amadorismo, claro. Contrate uma agência especializada para criar as campanhas certas para os objetivos do negócio. O site profissional e o perfil da empresa em mídias sociais são quesitos prioritários para o marketing digital.

Porém, profissionais de marketing conhecem melhor os mecanismos que dão mais visibilidade à empresa na internet, como e onde encontrar o público desejado, como transformar os visitantes em clientes, quais os melhores momentos para fazer a publicidade e a propaganda da empresa na web e como incentivar o visitante a fornecer dados pessoais (e-mail, por exemplo) que poderão ser úteis às estratégias de marketing.

Diferencial do empreendimento: supere a concorrência

Para superar a concorrência, o empreendedor tem que buscar o diferencial do negócio, mesmo que a loja esteja localizada em uma área com baixa concorrência. Produtos de qualidade, excelência no atendimento e ofertas especiais ao cliente VIP são caminhos percorridos pela maioria dos negócios que compreendem a importância de satisfazer as necessidades e desejos do consumidor.

Também é possível agregar valor ao negócio, tornando-se representante exclusivo de marcas de produtos específicos para armarinhos e aviamentos, decoração e eletrodomésticos como máquinas de costura, tecelagem e bordado eletrônico. Não é necessário desviar da atividade fim da loja de armarinhos e aviamentos, mas é possível oferecer algo a mais para diversificar.

O ponto de venda também pode ser um canal de marketing para fabricantes desse tipo de eletrodoméstico, que podem divulgar o portfólio através de catálogos e banners. E a loja ainda pode faturar com a venda de espaço publicitário ou negociar algum benefício em contrapartida à divulgação do eletrodoméstico.

Atendimento de qualidade vende mais

O atendimento é um diferencial importantíssimo para os negócios. Você pode ter uma loja bem estruturada, com mercadorias de qualidade e as melhores condições de pagamento, mas se o cliente não for bem atendido, com certeza buscará outras opções para suas compras.

O pessoal de vendas não pode trabalhar de forma mecanizada, limitando-se a apresentar o que foi solicitado pelo cliente. Devem atuar como consultores de venda, compreender o que o cliente deseja, apresentar os produtos destacando as funcionalidades e qualidades, e demonstrar outras soluções, caso a loja não disponha, no momento, do produto que o consumidor procura. A equipe de vendas tem que demonstrar interesse em conhecer o mercado e disposição para atender bem a clientela.

Por isso, é importante que o proprietário fique atento à qualidade do atendimento e, sempre que possível, realize cursos de treinamento para ter em sua loja vendedores especializados na área de armarinhos e aviamentos. A qualidade do atendimento é mais um diferencial do negócio!

O comércio de armarinhos e aviamentos é uma oportunidade de negócio para quem deseja enveredar pelo mundo do empreendedorismo. Porém, é fundamental ter conhecimento, pesquisar o mercado, vendas e, principalmente, preocupar-se, desde o plano de negócios, com a gestão administrativa e financeira do empreendimento.

Cursos de capacitação e orientação profissional são essenciais para gerenciar a empresa com sucesso. Investir em tecnologias de informação e gestão é primordial. Os softwares de gestão conferem mais controle e segurança ao banco de dados e agilidade aos processos gerenciais. Faça tudo certo desde o início do negócio e alcance o sucesso e o lucro esperado!

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Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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19 Comentários

  1. Antonia Amorim

    quero colocar um armarinho e tudo de avimentos,pois ja tenho uma loja de tecidos e os clientes me procuram quando vou colocar eu armarinho agora decidir, me dê mais informaçao quanto devo investir so em mercadoria.

    Responder
    • eGestor

      Bom dia, Antonia!
      O investimento em mercadoria pode variar muito de acordo com o mercado já desenvolvido em sua região, quantidade de possíveis clientes, precificação, entre diversos outros fatores. Neste tipo de situação, para analisar a viabilidade do negócio e valores mais precisos de investimento é recomendado realizar uma pesquisa de mercado através de um business plan.

      Responder
  2. Tânia Ribeiro

    Estou pesquisando para investir em reparos e complementando com aviamentos. Mais desejo aviamentos mais sofisticados para customizar roupas. Gostaria que os parte de aviamentos contemplasse uma linha de botoes, linhas, bordados,rendas etc diferenciados. Onde encontrar fornecedores?

    Responder
    • eGestor

      Bom dia, Tânia.
      Infelizmente não possuímos esta informação a respeito de fornecedores.
      Att,

      Responder
  3. jose carlos rodrigues

    Bom dia, gostaria de solicitar algumas informações sobre o que se refere à estrutura da loja, pretendo montar uma pequena loja de armarinhos em minha própria casa e quero saber as prefeituras exigem banheiro pra liberar o alvará de funcionamento. Grato pela atenção.

    Responder
  4. Simone Moreira Mello

    Boa noite tenho interesse de montar uma loja de armarinhos como que funciona os fornecedores eles passam com valores de atacado

    Responder
  5. Amélia

    Estou me aposestado e quero colocar uma loja de armarinho

    Responder
  6. Edi

    Já administro uma loja de aviamentos, lãs e linhas,e agora quero criar uma loja virtual dela também. Não sei nem como começar ! Socorro !

    Responder
  7. Carla

    É possível abrir uma loja de armarinho como MEI (Microempreendedor Individual)?

    Responder
  8. Lucinéa Carvalho

    Muito boa a dica de vcs , estou pra abrir uma loja de aviamentos e armarinho , quero muito conciliar minhas vendas na loja com vendas online , como posso proceder?

    Responder
    • eGestor

      Bom dia, Lucinéa. Tudo bem?
      O eGestor atende sua necessidade de controle. Entraremos em contato com você por e-mail.

      Responder
  9. Elayne Zarife Rodrigues da Silva

    Para mim foi muito gratificante encontrar está orientação, sou tecnóloga em gerenciamento, mas tenho duvidas e sinto um pouco de medo no meu novo empreendimento, já estava angustiada e me sentindo só no meu novo negócio, e já vinha tentando encontrar alguma orientação por aqui, mas eu não encontrava nada que me deixasse segura, até encontrar este aqui, muito obrigada, estou muito feliz e mas confiante, pois é muito difícil abrir um negócio, mesmo sendo de pequeno ou médio porte sozinha!
    Obrigada mesmo, e continuem fazendo o bem e DEUS vos dará sempre em dobro!

    Responder
    • eGestor

      Olá, Elayne!

      Ficamos muito contentes em poder ajudar!

      Responder
  10. Maria Elisa dos Santos Oliveira

    Muito esclarecedor esse artigo. Pretendo abrir uma loja de armarinho e aviamentos e me foram tiradas muitas duvidas. Estão de parabens . Que DEUS possa continuar abençoando vocês. Me ajudaram a ter a certeza de concretizar meu desejo. PARABÉNS.

    Responder
  11. Hilka Neves

    Óla!
    Sou coordenadora de escola e pretendo abrir um negócio totalmente fora de meu ramo.
    Estou pesquisando sobre armarinho e aviamentos, cujo, me identifico também, pois gosto de costuras e minha mãe foi costureira e professora.
    Já encontrei o espaço físico e quero também abrir para vendas no instagran com entregas e whatsapp. Quero estudar um pouco mais a respeito vc tem alguma sugestão de como posso fazer isto?

    Responder
  12. Elizangela

    Gostei muito desse artigo, foi muito esclarecedor. parabéns !

    Responder
  13. Daniela Ferreira Costa

    Eu quero abrir um armarinho, mas não sei como ter acesso a um fornecedor, não sei como adquirir meus produtos para revenda sou de Aparecida de Goiânia -Go

    Responder
    • Days

      Oi Daniela! Vc conseguiu? Estou no mesmo impasse que vc.

      Responder
  14. Sirlene Rosario

    Bom dia! Gostaria muito de investir nesta área de aviamentos e armarinhos, focada no artesanato de crochê e tricô, quero trabalhar em casa com vendas online começando pelo Instagram mas não sei como começar, onde encontrar os fornecedores, poderiam me orientar por favor. Obrigada

    Responder

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