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Dicas de como montar uma loja de colchões em 2024

O sono é uma das partes mais sagradas da vida de uma pessoa. Uma boa noite de sono é primordial para manter a saúde e a qualidade de vida. E diversos fatores entram em ação para garantir esse descanso. Um desses fatores é o colchão utilizado. É recomendado que os colchões sejam trocados a cada quatro anos. Ou seja: o mercado dos colchões, além de rentável, é estável. Por isso daremos de como montar uma loja de colchões.

Para quem considera começar um negócio novo nesse setor, é bom ficar atento a algumas dicas. Isso para não errar a mão e acabar investindo mal. Como toda empresa, é preciso atenção em alguns cuidados básicos nos setores financeiros, administrativos e de marketing, por exemplo. Nesse ramo, também há necessidade de priorizar o conhecimento das especificações sobre o produto vendido. 

Selecionamos algumas orientações importantes para quem quer saber como montar uma loja de colchões.

Conheça o seu colchão

Como abrir sua loja de colchões

Mesmo que você não pretenda atuar diretamente nas vendas, é fundamental que você saiba o produto que está vendendo em sua loja. Um dos maiores erros empresariais é supor que tudo que o empresário precisa está no escritório. Quando na realidade está, em sua maioria, na loja. Afinal, o consumidor quer saber o que está comprando, e cabe a sua loja dar a orientação correta.

O ramo possui infinitas variedades. Aprenda sobre os múltiplos tipos de colchões, a diferença de densidade, tamanhos, superfícies, entre outras características do produto. Procure conhecer a história e a evolução, principalmente tecnológica. Decida com quais tipos você irá trabalhar, assim, garantindo que exista uma boa variedade em sua loja. 

Se informe sobre o mercado

Um estudo de como andam as coisas na área não faz mal nenhum. A produção e o consumo de colchões não deixaram de crescer nos últimos anos. Mas é claro que algumas empresas prosperaram mais do que outras. É importante que sua loja trabalhe com diversas marcas. Assim podendo oferecer desde os produtos mais simples até os mais complexos e atuais. A indústria brasileira de colchões hoje é grande.

Há também a possibilidade de expandir o seu negócio. Quem compra um colchão precisa de acessórios também. Travesseiros, almofadas, roupas de cama e outros relacionados. Depois de aprender a como montar uma loja de colchões, existe a possibilidade de montar uma loja de acessórios e/ou para colchões como uma filial. Isso se os seus negócios expandirem como seu planejamento. Faça com que o seu cliente possa comprar tudo que procura em uma só loja. 

Também existe a decisão de quais os fornecedores que mais se encaixam com o conceito da sua empresa. Pesquise bem com quem você irá trabalhar.

Além de empresas maiores, há empresas menores. Inclusive algumas que não possuem loja própria e vão até sua casa. Faça questão de conhecer a empresa e seus vendedores para ter entendimento da concorrência. Avalie os colaboradores com quem você irá trabalhar, cheque sua credibilidade (tanto como fornecedores como com os clientes finais) e não cometa erros de juízo.

Algumas das principais franquias

A Ortobom, por exemplo, é uma das maiores franquias. No ramo desde 1975, possui 17 fábricas em todo o Brasil. Começou no ramo metalúrgico e com o intuito de ampliar a empresa, iniciaram a fabricação de colchões. Hoje fabrica sua própria matéria-prima. A empresa acredita que ao fazer a sua parte e mostrar a seus parceiros as praticas de responsabilidade social implantadas na empresa, podem fazer a diferença, contribuindo para o bem estar das pessoas. Tem parceria em diversos projetos de responsabilidade social.

O interior de São Paulo também nos apresentou uma dessas empresas, a Castor. Começando com uma pequena fábrica de colchões de capim cortado na beira de uma rodovia, hoje é uma das empresas que mais trouxe evoluções tecnológicas da indústria dos colchões no Brasil. A empresa patrocina diversos projetos, do esporte, a dança. É também uma empresa solidária da APAE em Ourinhos. Possui em parceria com o Senai, um curso de capacitação para empregados, facilitando a inserção no mercado de trabalho.

Muito conhecida dentro do ramo de móveis e estofados, a Herval, empresa do sul do Brasil, possui diversas linhas de colchões para se adaptar a todos os gostos. Traz um design diferenciado em relação ao visual do colchão, dos mais sofisticados aos mais comuns. Além da busca pelo conforto, sempre trazendo novas tecnologias, é uma marca que tem uma preocupação com a natureza, prezando a sustentabilidade.

A empresa que viu uma oportunidade na crise foi a Gazin, começando com uma loja que vendia de alimentos a móveis. Se expandiram cada vez mais e hoje há fábricas em todo o país. As tecnologias implantadas dão a loja um grande acervo de opções de molas, espumas e outros.

Escolha um bom local para abrir uma loja de colchões

Como qualquer empreendimento, o lugar onde a loja será instalada é vital para a sobrevivência da mesma. Bairros comerciais, especialmente em centros de cidades, são mais visíveis e onde as pessoas costumam ir para fazer grandes compras.

Em alguns casos, principalmente em cidades pequenas, a loja pode funcionar em bairros menores e residenciais. Mas para isso é preciso ter certeza de que não exista uma forte concorrência. Já que nesses locais é comum que os consumidores sejam fidelizados aos comércios já existentes. 

Escolha um lugar que se encaixe nessas dicas de como montar uma loja de colchões. Assim ela terá uma melhor visualização e mais reconhecimento da marca. 

Tenha uma boa estrutura

Não esqueça que colchões ocupam bastante espaço: escolha um lugar que não passe a sensação de aperto, nem para os clientes, nem para os funcionários. A sua loja pode ser dividida em ambientes de exposição de produtos, áreas administrativas, estoque, banheiros, áreas de descanso para os empregados, ou outros que se encaixem com o perfil da sua empresa. Escolha como montar uma loja de colchões de forma que eles estejam próximos. Isso, para que o deslocamento entre um produto semelhante e outro não seja muito grande.

É imprescindível a presença de extintores no local. Afinal colchões possuem diversos produtos químicos e inflamáveis, além da espuma. 

Cuide das questões legais

Algumas medidas são realmente importantes de serem tomadas, outras podem parecer perda de tempo, mas para evitar complicações e dor de cabeça futura, é bom ter certeza de que sua loja está a par de todas as questões legais necessárias. Você precisará de documentos como um alvará de funcionamento, licença ambiental, licença dos bombeiros, um CNPJ, entre outros documentos. Visitas de fiscalização da prefeitura, de agências sanitárias e dos bombeiros também acontecerão. Tente procurar um administrador e um contador para que alguém possa indicar outras questões que algumas vezes passam despercebidas. 

Calcule o valor do seu colchão. Fique atento a situação tributária e os impostos pagos em produtos diferentes. A proposta de como montar uma loja de colchões é parecida com as de como montar outros tipos de loja, basta ficar atento as necessidades do seu produto.

Loja de colchões pode ser MEI?

Sim, uma loja de colchões de CNAE 4754-7/02 – Comércio varejista de artigos de colchoaria pode ser MEI.

A loja de colchões que opta por ser MEI se enquadra no Simples Nacional, Anexo I, sendo suas alíquotas de imposto entre 4% e 19%.

Funcionários

Você não consegue fazer tudo sozinho. É claro que sua equipe não será grande no início das atividades, mas você precisará de vendedores, operador de caixa, auxiliar de limpeza e os que mais achar necessário. Também é melhor que você tenha ajuda de um gerente e contador, para que você possa realmente focar nas funções administrativas. É preciso também calcular o custo que o funcionário ou servidor gera a empresa, com horas extras e outros benefícios, para não haver surpresas no fim do mês. Seu funcionário também terá que fazer treinamentos, cursos, pesquisas, o que for útil para auxiliar na venda, afinal, como citado anteriormente, o ramo de colchões é amplo.

Tecnologia e gestão da sua loja de colchões

Com tantas coisas a serem decididas e lideradas sobre como montar uma loja de colchões, é fácil se perder, especialmente se essa for sua primeira viagem como empresário ou se estiver trabalhando sozinho. Mesmo que você já tenha experiência ou ajuda de um sócio, ainda assim é essencial a utilização de um software de gestão empresarial para manter tudo em ordem. Um bom exemplo é o eGestor, que oferece funções como controle financeiro, fluxo de caixa, controle de vendas, controle de estoque, emissão de nota fiscal eletrônica e emissão de relatórios. Dessa forma, você não perde o manejo de cada setor da empresa e acompanha, de onde quiser e em tempo real, o progresso da sua loja.

Possua um plano de negócios

A ideia de apenas crescer exponencialmente a cada semestre parece maravilhosa, mas não se engane: crescer muito de uma vez pode ser tão perigoso quanto ficar estagnado. Se não houver planejamento de como montar uma loja de colchões, ela pode acabar sem capacidade para atender a demanda. Tenha noção do quanto você pode receber e entregar, e faça com que seu empreendimento fique maior de acordo com o que for possível. Outra espécie de planejamento é a de marketing. Sua empresa precisa de propaganda e reconhecimento para crescer e se consolidar no mercado.

Interação virtual

Não há empresa física nos dias de hoje que não exista também na internet. Crie um website, páginas em redes sociais, preencha-os com todas as informações que seus clientes possam precisar (incluindo descrições de produtos, preços, telefones de contato e endereço) e tenha certeza de fazer com que sua presença virtual esteja visualmente agradável. O logo, slogan e toda a identidade visual que você escolher para sua loja estará atrelada a ela em todo lugar, então garanta que ela seja bem feita. Mas não tente estar em todas as redes sociais e mídias se a sua empresa não comporta esse tipo de marketing. Estar em apenas uma delas e fazer um trabalho ideal é muito melhor e mais importante que estar em todos os tipos de mídias e não conseguir atualizar e manter elas como se espera. 

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Escrito em: 14/09/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

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2 Comentários

  1. Enizete Fonseca

    bom dia todos estou em estudo preliminar sobre mudar de ramo no meu comércio hoje trabalho com venda e locação de multifuncional para órgãos publico estaduais e federais

    mas pretendo ter outro ramo fora do que trabalho hoje

    Responder
  2. Sérgio Oliveira Lacerda

    Dicas muito boas e importantes, já tenho uma empresa do ramo de reforma de móveis e estofados porém estou iniciando no ramo de vendas de colchões e agregados, espero que dê certo. Vou me atentar a todas essas dicas.

    Responder

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