fbpx

Modelo de recibo: O que é + Download grátis

Os recibos são documentos importantes que dão mais segurança ao prestador de serviço e ao contratante a respeito do serviço negociado entre as duas partes. É a garantia de que determinada dívida foi realmente paga e impede cobranças indevidas futuramente, além de outras vantagens. Vamos falar mais sobre o modelo de recibo e sua importância a seguir.

Modelos de recibo

Há diferentes tipos de recibos de acordo com o tipo de transação realizada. Veja a seguir os modelos de recibo mais comuns no mercado.

Exemplo de Modelo de Recibo

Faça o download do Modelo de Recibo Simples

Recibo simples

É o recibo mais usado para negociações simples. O documento deve conter nome e CPF das partes envolvidas, o valor que está sendo pago em números e por extenso, a identificação do pagamento, a data do documento, nome e assinatura do recebedor.

Faça o download do Modelo de Recibo

Recibo de pagamento complementar

Pagamento complementar é aquele acrescido a um valor anteriormente acordado. Além de todas as informações do recibo simples, este modelo deve conter a especificação do pagamento que está sendo feito que, no caso, é um acréscimo.

Faça o download do Modelo de Recibo de Pagamento Complementar

Recibo de aluguel

Como o nome já diz, o modelo de recibo diz respeito à locação de imóveis ou equipamentos. Além das informações pessoais, também é preciso relatar o endereço do imóvel ou características do equipamento alugado.

Faça o download do Modelo de Recibo de Aluguel

Recibo de entrada

Nesse caso, o pagamento faz referência à parte do pagamento total, que chamamos de entrada. Geralmente é usado para serviços parcelados e que exigem uma entrada para o prosseguimento da transação.

Faça o download do Modelo de Recibo de Entrada

Recibo de quitação da dívida

Esse tipo de documento deixa claro que parte de uma dívida ou a sua totalidade foi quitada com aquele valor. Para isso, é preciso listar no recibo todas as informações importantes como dados pessoais dos interessados, valor da dívida e definição do pagamento total ou parcial.

Faça o download do Modelo de Recibo de Quitação de Dívida

Recibo para pagamento de mão de obra

Outro modelo de recibo muito comum é o que determina o pagamento pela contratação de mão de obra na execução de alguma atividade.

Faça o download do Modelo de Recibo de Pagamento de Mão de Obra

Outros modelos de recibo

Além desses modelos de recibo, existem outros que são utilizados para casos específicos.

RPS – Recibo Provisório de Serviços

O Recibo Provisório de Serviços é um tipo de recibo que pode substituir a NFS-e, em alguns casos, atestando a prestação de um serviço. Assim como a nota, ele é emitido pela prefeitura do município que o serviço foi prestado.

RPA – Recibo de Pagamento Autônomo

O Recibo de Pagamento Autônomo é um modelo de recibo utilizado por profissionais autônomos para comprovar a prestação de um serviço. Uma vez que um profissional autônomo não possui um CNPJ ou inscrição municipal, e em alguns momentos é necessário comprovar a prestação de serviço, ele pode emitir o RPA.

Para emitir um RPA você pode se basear em modelos prontos, como o que disponibilizamos aqui.

Exemplo de modelo de recibo RPA

O que é um modelo de recibo

O modelo de recibo é uma demonstração de como deve ser feito o pagamento de determinado serviço negociado. Como o próprio nome diz, o modelo de recibo é uma sugestão com informações básicas, mas que podem variar de acordo com o tipo da transação. Conheça alguns modelos no final deste artigo.

Os recibos devem ser emitidos sempre em duas vias. Uma via fica com o prestador de serviço enquanto a outra via deve ficar com o contratante.

Como emitir um recibo

Os recibos são muito comuns, afinal, eles atestam um tipo de pagamento realizado. 

Eles podem ser feitos tanto à mão, se necessário, mas também podem ser gerados automaticamente em um sistema de gestão.

Importância do modelo de recibo nas empresas

Os modelos de recibo são fundamentais para comprovar o pagamento de um trabalho executado. Além disso, o recibo também é uma maneira de manter o controle das finanças, principalmente quando há muitas negociações com prestadores de serviços.

Outro motivo pelo qual é importante fazer um recibo de pagamento é o apoio que a empresa terá caso tenha que exigir algum reparo ou resultado do serviço recebido. Imagine que a empresa X contrata o serviço de um pedreiro, faz o pagamento e tudo é registrado mediante o recibo.

Mas o profissional não concluiu o serviço como deveria. Usando o documento que confirma o pagamento, a empresa terá todo o respaldo necessário para exigir que o combinado seja executado, já que ela tem provas do que foi acordado.

Diferença entre recibo e nota fiscal

Muitas pessoas acreditam que os dois documentos são a mesma coisa, mas não é verdade. A principal diferença entre o recibo e a nota fiscal é a finalidade. O recibo registra o pagamento de um serviço que pode ser um trabalho executado, um aluguel, uma doação ou até mesmo um empréstimo.

Já a nota fiscal registra a transferência de um produto de uma empresa para outra ou de uma empresa para uma pessoa física.

Outra diferença está na emissão dos documentos. Apenas os profissionais liberais ou autônomos é que podem emitir o recibo para registrar que estão recebendo um determinado valor pelos serviços que estão prestando. No caso da nota fiscal, quem emite é uma empresa.

Mais uma diferença entre nota fiscal e recibo é o recolhimento de impostos. Ao emitir uma nota fiscal, imediatamente a empresa estará pagando os impostos devidos aos órgãos fiscalizadores, o que é uma obrigação sujeita a sanções se não for cumprida.

Já com relação ao recibo, não há essa cobrança automática. O que existe é a obrigatoriedade do autônomo de pagar seus impostos ao governo por exercer atividade remunerada e os recibos ajudam a comprovar essa atuação no mercado.

Quando é preciso emitir recibo ou nota fiscal

Sempre que um profissional autônomo prestar qualquer tipo de serviço para uma empresa ou para uma pessoa física, deve emitir o seu recibo confirmando que recebeu determinado valor para executar sua atividade.

A nota fiscal deve ser emitida quando uma empresa vende um produto para outra empresa ou para o consumidor comum. A nota confirma a nova propriedade do produto a partir daquele momento.

Por que é importante guardar seus recibos

Como dissemos, o recibo é de extrema importância para as empresas e também para os profissionais liberais. O documento é uma prova de que o indivíduo está exercendo uma atividade remunerada e será muito útil quando requisitar benefícios sociais do Governo.

Além disso, os recibos livram ambas as partes de cobranças indevidas, seja por esquecimento ou má fé de algum envolvido na transação.

Outra razão pela qual é importante guardar seus recibos é para que haja um controle maior sobre as finanças do profissional autônomo. Com esses documentos em mãos, é possível perceber se o valor cobrado está de acordo com o mercado ou está ultrapassado, por exemplo.

Também é uma maneira de perceber como esse profissional está sendo remunerado pelo trabalho que exerce, fazendo com que ele perceba se está ganhando bem, se os rendimentos são satisfatórios, se precisa se empenhar mais ou dar um destino melhor ao que ganha etc.

Considerações finais

O modelo de recibo é um documento valioso para quem presta um serviço e também para quem contrata. É uma maneira não só de controlar negociações, mas também de gerenciar as finanças, especialmente dos profissionais liberais. Os recibos atendem às diferentes necessidades e, para que cumpram todo o seu papel, devem ser sempre bem guardados.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Sistema de Gestão 9 Controle Financeiro 9 Modelo de recibo: O que é + Download grátis
Escrito em: 14/08/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

4 Comentários

  1. Rafaelo

    Eu precisava de um recibo para utilizar na minha loja de materiais de construção. Me ajudou muito, obrigado.

    Responder
  2. Lílian Araújo Barbosa

    Eu precisei de um recibo referente a serviço de retirada de equipamentos e esses modelos foram de muitas utilidades para que eu pudesse concluir.
    Obrigada.

    Responder
  3. Lucas Macedo

    Não consegui fazer o download modelo para mão de obra, poderia enviar por e-mail?

    Responder
    • eGestor

      Para fazer o download do modelo basta clicar no link abaixo do mesmo, Lucas.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...