Dia 15 de setembro é o dia do cliente, uma das datas que mais movimenta o comércio de todo o país. É por isso que consumidores e lojistas esperam ansiosos por este dia. Afinal, é uma ocasião ideal para fechar mais vendas e adquirir produtos com preços atrativos. Mas, você sabe qual é a origem dessa data? Sabe como aproveitar o dia do cliente para aumentar as vendas e fidelizar clientes? Será que vale a pena investir nesse evento? Tire todas as suas dúvidas a seguir:
Por que e quando foi criado o dia do cliente
O dia do cliente, comemorado em 15 de setembro, foi criado em 2003 por um empresário da área de marketing chamado João Carlos Rego. João tinha dois objetivos claros:
- Aumentar as vendas do comércio em uma época conhecida pelo baixo consumo;
- Valorizar e homenagear o consumidor, tão importante para a movimentação do comércio em geral.
Logo, a data foi aprovada e instituída pelos lojistas. Ao longo do tempo, ganhou popularidade e caiu no gosto também dos consumidores, ávidos por promoções e outros atrativos.
Atualmente o dia do cliente é um dos mais esperados e divulgados por todos os tipos de comércio e indústrias, além de ser bastante explorado pela mídia também.
Por que aproveitar o dia do cliente?
Se você ainda não incluiu o dia do cliente no seu calendário comercial é porque ainda não se convenceu dos benefícios dessa data. A seguir, as principais razões pelas quais vale a pena apostar nesse evento:
Mais fidelidade
O dia do cliente é uma ótima oportunidade para fortalecer os laços com o seu público. Assim, descontos de verdade, brindes, ótimo atendimento e excelente pós-venda são estratégias que fazem com que o seu cliente se sinta valorizado e queira voltar outras vezes.
Mais vendas
Não é à toa que o dia do cliente vem se fortalecendo a cada dia. Isso acontece porque quando bem organizada, essa data pode aquecer as vendas de qualquer negócio, sendo uma ocasião também para lançar produtos, fazer o estoque girar e fidelizar os clientes.
Homenagear seus clientes
Aproveite esse dia tão especial para mostrar aos seus clientes que eles são muito importantes para a sua empresa. Afinal, lojista e consumidor são parceiros dentro dessa relação de compra e venda.
Você pode fazer isso com um atendimento de qualidade e boas ofertas. Assim, aproveite também para realizar promoções exclusivas para aqueles que já são os seus clientes fiéis, que já vestiram a camisa da empresa em outros momentos.
Como vender mais no dia do cliente
O dia do cliente é ideal para inovar, investir em ações diferentes, reforçar aquelas estratégias que dão certo e se destacar da concorrência. Portanto, veja a seguir como atrair o seu público do jeito certo:
Campanhas específicas para essa data
Desenvolva campanhas voltadas diretamente para o dia do cliente. Assim, pense em algo atrativo, que realmente estimule as compras e mostre ao seu público que vale a pena esperar e investir naquela ação.
Utilize os seus canais de comunicação
Adapte a sua campanha para que ela seja divulgada em todos os seus canais de comunicação, como panfletos, redes sociais, whatsapp, televisão, etc. Quanto mais pessoas receberem seus informes, maiores serão as suas chances de aumentar as vendas.
Faça um bom atendimento
Lembre-se que o dia do cliente é uma data usada também para homenagear o seu consumidor e não apenas para alavancar vendas. Portanto, treine a sua equipe para que ela faça um excelente atendimento sempre. Essa é uma prática que nunca falha quando o assunto é fidelizar clientes.
Ofereça brindes especiais
Todo cliente gosta de ser mimado e lembrado com carinho. Então, aproveite a data para oferecer brindes exclusivos, realmente úteis, que despertem o desejo e a satisfação do seu consumidor.
Você pode apostar em garrafas de água, canetas, pen drives, cadernetas, copos personalizados, kits de higiene e beleza,etc. Adapte o brinde de acordo com o nicho do seu negócio para ficar ainda mais personalizado.
Amostras grátis também são boas alternativas e ainda oferecem ao seu cliente a oportunidade de ele conhecer outros produtos da sua loja e voltar para comprá-los.
Dê descontos progressivos
O desconto progressivo funciona da seguinte forma: você aumenta o valor do desconto à medida que o cliente adquire mais produtos. Por exemplo: a loja oferece 10% de desconto na compra de um produto x, 15% se o cliente levar também um produto y e assim por diante.
Cuidados para se ter com a promoção no dia do cliente
Antes de formular e pôr em prática as promoções para o dia do cliente, é preciso ter um bom planejamento e organização de todos os setores. As ofertas devem ser atraentes, sim, mas a sua loja também deve ter faturamento. Por isso, é necessário estudar a sua empresa e o seu público para não jogar dinheiro fora.
Organizar estoque
O primeiro passo é analisar o seu estoque. Faça uma avaliação prévia dos itens armazenados, pensando em maneiras de fazer esse estoque girar. Ainda, aproveite para pôr em promoção aqueles produtos parados há mais tempo ou que têm pouca rotatividade.
Veja se há estoque disponível para a promoção que você deseja fazer. Não é interessante gerar muita expectativa em cima de algo que não tem viabilidade, pois o cliente se sentirá lesado e insatisfeito. Isso vale para quantidade de produtos e para qualidade também.
Assim, quando o seu cliente vê uma oferta imperdível no encarte, vai até à loja bem cedo e, ao chegar lá, ouve do vendedor que já acabou tudo, dificilmente ele acreditará que aquilo não foi propaganda enganosa. Tenha cuidado em relação a isso e mantenha o controle de estoque organizado sempre!
Organizar o financeiro
Esteja com todo o setor financeiro dominado para saber, com clareza, até onde você pode ir com descontos, ofertas e promoções. Lembre-se de que o seu negócio sempre deve ter uma margem de lucro, ainda que menor do que nas outras datas.
Ou seja, você tem que definir os valores dos seus produtos ou serviços com preço de promoção. Isso significa que você vai diminuir o seu lucro sobre o produto. Então, esse cálculo deve ser feito com muita atenção, com uma planilha de preço de venda e promoção, por exemplo.
Ainda, esteja seguro que você dará esses valores então definidos como desconto. É preciso ter um planejamento de caixa e um controle de fluxo de caixa preciso. E, além disso, ter um controle financeiro geral do negócio.
Entender o público
Nada mais frustrante do que não ter retorno de uma oferta planejada e organizada há meses. Geralmente, isso acontece quando o público não tem suas características estudadas e as promoções são lançadas “às cegas” em relação a isso.
Crie as ofertas, campanhas e divulgações de acordo com as necessidades e os hábitos de consumo do seu público. Para isso, estude o seu consumidor ao longo do ano para saber o que oferecer a ele no mês de setembro.
Conclusão
O dia do cliente é uma data comemorativa importante e não deve passar batido durante o planejamento das estratégias do seu negócio. Então, pense nessa data de forma antecipada, organize suas finanças e seu estoque, treine sua equipe e faça o melhor para deixar o seu cliente satisfeito nesse dia que é todo dedicado a ele.
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