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Dia dos namorados: como se preparar para a data ❤️

O dia dos namorados é realizado no dia 12 de junho. A data foi criada com o intuito de comemorar o amor entre casais. E por consequência disso, a compra de presentes sobem muito nessa época do ano. 

Datas como essa são esperadas o ano todo pelos lojistas devido ao grande aumento das vendas. Dessa forma, a melhor estratégia para ser alvo de muitas vendas é preparar sua loja com antecedência.

Além disso, os diversos setores precisam estar capacitados para essa data, como, estoque, logística, vendas, marketing, atendimento ao cliente, entre outros.

Portanto, está na hora de você preparar a sua loja para essa data. Diante disso, nesse texto vamos citar as melhores dicas para você organizar sua loja para essa época romântica do ano.

A imagem mostra um coração vermelho desenhado em uma superfície de vidro, possivelmente uma janela. Através do vidro transparente, é possível ver um fundo desfocado com o que parece ser equipamento de academia. O coração está centralizado e é o ponto focal claro da imagem.

Conheça o seu público alvo 

O público alvo é o grupo de consumidores que têm interesse em comum em determinado produto ou serviço. Ou seja, são para eles que a empresa direciona suas estratégias e campanhas.

Dessa forma, um passo importante na hora preparar suas estratégias e campanhas é conhecer o público alvo. Ou seja, quem conhece seus consumidores, tem grande vantagem no mercado.

Apesar do dia dos namorados ser uma data que alguns produtos têm mais procura, como, chocolates, livros, perfumes, eletrodomésticos, entre outros. Ainda sim, quase todos os nichos possuem grandes vantagens nessa data.

Dessa forma, esse passo é importante para definir estratégias necessárias para atrair seu público a atingi-los de forma positiva.

Também é um ponto crucial para que você encontre oportunidades e entenda quais são as necessidades que seus clientes desejam suprir.

Em resumo, para conhecer seu público alvo, você deve levar em consideração algumas características, como:

  • Faixa etária;
  • Objetivos e necessidades;
  • Gênero;
  • Localização geográfica;
  • Estado civil;
  • Gostos pessoais;
  • Formação/Profissão;

Análise as tendências de vendas

Tendências de vendas costumam se atualizar com frequência. Ou seja, é importante se manter ativo e atualizado em tudo que está sendo consumido.

Dessa forma, é essencial entender e acompanhar a origem de cada tendência é crucial na hora de realizar o planejamento de vendas. Além do mais, se adaptar às tendências faz com que você alcance uma diversidade de novos públicos. 

Portanto, realizar pesquisas sobre o que mais está vendendo no seu nicho é uma ótima alternativa. Assim, estudar o que o seu nicho costuma consumir com frequência é outro ponto importante para se manter atualizado. 

Para complementar, segue algumas dicas do que você pode fazer para analisar as tendências de vendas:

  • Acompanhe as redes sociais;
  • Leia artigos sobre negócios (relacionados ao seu nicho ou não);
  • Ouça seus clientes;
  • Monitore os padrões de consumo;
  • Utilize sites e ferramentas para otimizar sua pesquisa;
A imagem apresenta a palavra “SALE” em letras grandes, ousadas e amarelas, que estão proeminentemente exibidas no primeiro plano. O fundo está desfocado, mas mostra uma cena urbana com prédios, alguns pedestres.

Utilize sistemas de gestão de estoque

Em um período como esse, a grande quantidade de mercadorias é evidente. Assim, muitos donos de negócios acabam por não realizar um controle eficaz do seu estoque conforme realizam suas vendas.

Dessa forma, a falta de controle de estoque pode gerar diversos problemas como:

  • Ausência de estoque no momento da venda;
  • Excesso de produtos com baixa demanda;
  • Falta de planejamento;

Portanto, fazer um controle de estoque é fundamental para trazer benefícios a longo prazo para o seu negócio. Ou seja, tanto no dia a dia quanto em períodos com grande fluxo de vendas. 

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Organize sua logística 

Ter uma boa logística ao realizar a entrega dos produtos para os consumidores é um ponto marcante para destacar sua loja. Ou seja, manter um fluxo organizado na entrega dos produtos leva a uma maior confiança e satisfação para quem compra na sua loja.

Dessa forma, quando você realiza a entrega do produto no prazo estimado e sem transtornos, sua loja ganha pontos com o cliente.

Portanto, para manter sua logística organizada existem alguns passos. Abaixo citamos alguns que consideramos essenciais.

  • Decida por uma logística própria ou contratada; 
  • Utilize a tecnologia ao seu favor;
  • Otimize seu estoque;
  • Certifique-se de cumprir sempre os prazos de entrega;
  • Mantenha seus clientes informados;
  • Escolha bons fornecedores;
  • Monitore os resultados; 
 A imagem apresenta uma pessoa em um corredor de armazém segurando uma caixa de papelão. A cabeça da pessoa está obscurecida por um quadrado marrom, impedindo a identificação. O armazém possui prateleiras altas dos dois lados, preenchidas com vários itens e caixas.

Invista em uma plataforma de e-commerce

Por que realizar suas vendas apenas de forma presencial se você pode atrair cada vez mais clientes através do comércio eletrônico?

Essa é uma pergunta muito importante quando estamos falando de e-commerce, ainda mais em uma data como o dia dos namorados.

Atualmente, muitos usuários preferem realizar compras pela internet do que presencialmente, tendo em vista a facilidade e o custo benefício..

Além disso, o e-commerce é uma grande oportunidade para inserir fotos, vídeos e descrições sobre seus produtos.

Segundo o portal Exame, no ano de 2023 o comércio online teve um papel de grande destaque no dia dos namorados. O faturamento dos pequenos e médios lojistas chegou a R$ 194 milhões no online, número 20% superior ao de 2022 (R$161,5 milhões).

Portanto, adaptar seus produtos para o ambiente virtual é uma ótima opção para ampliar suas vendas. Além disso, alcançar mais clientes, melhorar o seu posicionamento no mercado, entre outros benefícios. 

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Crie parceria com outras empresas e fornecedores

Para melhorar as ideias de presentes na sua loja, ter parcerias com outras empresas e fornecedores é uma boa alternativa para combinar produtos.

Assim, empresas ou fornecedores de rosas, chocolates, perfumaria, joias e livros, são uma ótima escolha de parceria nessa data.

Dessa forma, você pode montar kits especiais, combinando os diferentes artigos em um só presente. Além disso, já falamos aqui que você pode ser incluído em qualquer nicho e ainda sim obter muitas vendas nessa época do ano.

Crie uma vitrine atrativa

Para lojas físicas, a vitrine costuma ser um fator essencial para que clientes tenham interesse em obter os produtos. Tendo em vista que, quanto mais bem executada e atrativa sua vitrine for, mais ela chamará a atenção.

Assim, o dia dos namorados já possui um padrão muito conhecido que pode te ajudar a decorar a sua loja. Além do mais, não é muito difícil encontrar inspirações em sites da internet e até mesmo nas redes sociais.

Desse modo, decorações com, balões de coração, pétalas de rosa, corações vermelhos, cupidos, entre outras coisas são essenciais na sua vitrine nesta data.

Em conclusão, uma organização bem feita pode ser o suficiente para sua loja se descansar no meio de muitas. 

A imagem apresenta uma cena noturna de rua com neve no chão. Há uma loja com grandes vitrines de vidro, iluminadas por letreiros de neon. Um dos letreiros de neon tem a forma de um coração e brilha em vermelho, enquanto outro letreiro, que parece estar dentro da loja, brilha em verde e se assemelha a uma cruz médica. A iluminação desses letreiros projeta reflexos coloridos na calçada coberta de neve. A cena sugere que pode ser uma farmácia devido à presença do letreiro verde com a cruz, que é comumente associada a farmácias em muitos países.

Elabore estratégias de marketing

De nada adianta pensar em mil formas do seu produto ser mais atraente se você não promover ele o quanto deveria. Isso é, estratégias de marketing fazem toda a diferença em datas comemorativas como o dia dos namorados. 

Muitas empresas possuem uma ótima estrutura e produtos de ótima qualidade, entretanto, não promovem eles o quanto deveriam.

As estratégias de Marketing podem variar de anúncios, campanhas nas redes, e-mails e promoções exclusivas. Além disso, se você deseja ir mais longe, algumas lojas realizam de propagandas na TV até a entrega de panfletos.

Uma das formas mais utilizadas atualmente são estratégias de marketing digital. Isso é, a promoção da empresa ou da marca através da publicação de conteúdos nas mídias sociais.

Dessa forma, para definir suas estratégias de marketing digital devem estar definidos os seguintes tópicos:

  • As metas e objetivos das suas empresas;
  • O público alvo;
  • Canais que serão utilizados;
  • Ferramentas que serão utilizadas;
  • Plano de ação;
  • Principais indicadores do seu negócio;
A imagem mostra uma vista aérea de três pessoas sentadas lado a lado. A pessoa à esquerda está usando um casaco amarelo e tênis brancos, com uma perna cruzada sobre a outra. A pessoa do meio usa um casaco preto com desenho de plantas em branco e está com um laptop aberto no colo. A tela exibe o que parece ser uma página da web ou conteúdo digital com várias cores e blocos de texto ou gráficos. O indivíduo à direita está escrevendo em um caderno com uma caneta.

Divulgue promoções 

Quem não gosta de uma boa promoção, né? 

O dia dos namorados é o momento perfeito para desenvolver promoções atrativas para os seus clientes.

Dessa forma, elaborar ofertas especiais, descontos, brindes na compra e kits especiais é uma ótima maneira de vender mais de uma forma inovadora. 

Além de que, promoções são uma ótima opção para quem deseja presentear a pessoa amada, mas sem gastar muito.

Também é uma ótima alternativa para girar produtos parados no estoque que não estavam trazendo lucro. Ou seja, você irá atrair mais consumidores para sua loja e irá se livrar de produtos que estavam parados.

Faça campanhas criativas

Uma boa forma de provocar a atenção dos consumidores e o desejo de compra nessa data é promover campanhas específicas.

Você já se deparou com campanhas, como “os presentes mais comprados para o dia dos namorados” ou “presentes por até 50 reais”. Campanhas como essa são uma ótima oportunidade para conquistar consumidores que estão procurando uma melhor alternativa de compra.

Além disso, é importante criar uma campanha com um tema que represente a sua loja e esteja relacionado ao dia dos namorados.

Abaixo separamos alguns exemplos de marcas que aproveitaram essa data para fazerem campanhas criativas:

O Boticário: Amor é Amor – 2021

Nessa campanha, a temática, além de reforçar o posicionamento da marca, também tem o objetivo de celebrar o amor entre casais.

Nela, O Boticário expressa a ideia que amor é sempre amor. A propaganda apresenta uma série de histórias de casais reais, demonstrando que o amor não tem explicação.

Campanha de Dia dos Namorados - O Boticário: Amor é Amor - 2021

Natura: #AmorComHumor – 2020

Nessa campanha de 2020, o grande destaque foi ela ser gravada totalmente por smartphones. A campanha da Natura foi feita dessa forma por ser no período da pandemia.

Desse modo, o grande foco era estimular a diversão entre casais. A intenção era mostrar que mesmo em um momento tão difícil os casais podiam passar por momentos alegres juntos.

Campanha de Dia dos Namorados - Natura: #AmorComHumor  - 2020

C&A: Dia dos Namorados e NãoMorados – 2019

No ano de 2019, a C&A lançou a campanha de dia dos namorados celebrando o amor entre os casais. A campanha mostrava que o dia é para todos, namorando ou não, a data é para comemorar.

Campanha de Dia dos Namorados - C&A: Dia dos Namorados e NãoMorados - 2019

Starbucks: Valentine’s Cups – 2012

No ano de 2012, a Starbucks aproveitou o aumento do uso de smartphones para sua campanha de Dia dos Namorados.

Ao comprar um café, o cliente recebia um copo com um coração desenhado. No aplicativo da Starbucks ele poderia enviar uma mensagem para qualquer contato. Ao visualizar a mensagem, pétalas de coração animadas subiam na tela do celular, por meio da realidade aumentada.

A campanha teve um resultado melhor que o esperado, além de ampliar as vendas de café, aumentou os downloads do app da Starbucks.

Invista em atendimento personalizado

É comum ficar na dúvida sobre qual é o melhor presente para a sua pessoa amada. Dessa forma, clientes confusos podem acabar desistindo de comprar em lojas que não oferecem o suporte necessário.

Recomendamos um método de atendimento que atenda às necessidades dos clientes sem sobrecarregá-los com muita informação.

Além disso, fornecer uma boa experiência de compra fideliza clientes e pode tornar sua loja cada vez mais relevante para o seu público.

Não se esqueça de quem irá comprar de última hora

É muito normal algumas pessoas esquecerem de comprar os presentes ou deixar para comprar de última hora. 

Dessa forma, sua loja pode aproveitar essa oportunidade para ajudar o cliente a decidir a melhor opção de presente em pouco tempo.

Você pode lembrar os consumidores sobre o dia dos namorados usando redes sociais ou e-mail, adaptando estratégias para isso. Ou seja, mostrar a eles que mesmo que o tempo esteja apertado, eles podem encontrar as melhores opções de presentes na sua loja. 

As pessoas também perguntam

Quando é comemorado o Dia dos Namorados?

No Brasil o dia dos namorados é comemorado no dia 12 de junho.

O que vender no Dia dos Namorados? 

O dia dos namorados é uma data que exige alguns presentes padrões como, flores, chocolates, ursinhos, entre outros. Por outro lado, é um momento que pode se vender de tudo, tendo em vista a grande variedade de gostos pessoais.

Dessa forma, abaixo está uma lista do que recomendamos você vender nessa época.

  • Vestuário e acessórios;
  • Joias e acessórios;
  • Cestas de café da manhã;
  • Itens personalizados (canecas, porta retratos, acessórios, roupas);
  • Cestas de vinho e queijo;
  • Kit de cosméticos;
  • Livros;
  • Chocolates; 
Início 9 Empreendedorismo 9 Dia dos namorados: como se preparar para a data ❤️
Escrito em: 04/06/24
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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