A importância do cadastro de clientes

Um cadastro de clientes bem elaborado, que contenha as informações mais relevantes sobre a sua clientela e que esteja sempre atualizado, pode ser de extrema importância para a gestão do seu empreendimento. Afinal de contas, os clientes são sem dúvidas, o fator mais importante de qualquer negócio. Quer saber mais sobre a importância do cadastro de clientes e algumas dicas para a elaboração de um cadastro eficiente? Então este artigo é para você. Esperamos que goste da leitura!

Afinal, qual a importância do cadastro de clientes?

Um cadastro de clientes bem feito possibilita uma série de vantagens para as empresas, como uma maior facilidade de controle das compras realizadas por cada um deles, controle de contas a receber, registro de meios para contato, dentre muitas outras. O cadastro de clientes pode servir como um grande auxílio e facilitador no processo de negociação com a sua clientela. Vamos falar especificamente sobre outras vantagens que um cadastro de clientes bem executado pode trazer para o seu negócio:

Otimização de processos

Um cadastro de clientes completo e com informações precisas, permite uma maior agilidade da sua equipe de profissionais nos mais diversos processos: negociação de vendas, cobranças, divulgação de campanhas de marketing e estratégias de fidelização, dentre outros. Com o acesso as mais variadas informações da sua clientela, sua equipe pode economizar tempo e focar especificamente nas questões operacionais do negócio.

Sem um cadastro atualizado de clientes, sua empresa pode passar por algumas situações desagradáveis,  como por exemplo: a realização de ligações para um número de telefone que não é mais utilizado por aquele cliente, ou então a sua equipe de logística se dirigir a um endereço antigo do cliente, seja para entregar um produto ou então para realizar um serviço de manutenção, dentre outras situações.

Com um cadastro bem estruturado, que contenha informações relevantes, e principalmente, atuais, todos esses imprevistos podem ser facilmente evitados. 

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Conhecimento do seu público

Armazenando informações das mais diversas sobre a sua rede de clientes, é possível realizar um amplo estudo e entender de fato quais as características gerais do seu público e traçar um certo padrão de consumo. A partir disso, é possível identificar os clientes que mais compram, e quais os produtos que possuem uma maior demanda.

Esse processo de conhecimento e estudo do seu público, ajuda na elaboração de novas estratégias de marketing, que serão produzidas e direcionadas de acordo com as características analisadas. Um bom cadastro de clientes torna essa tarefa muito mais facilitada. 

Aumenta as chances de fidelização

Você com certeza deve saber que o processo de venda vai muito além do momento em que o cliente realizou o ato da compra. É preciso que a sua equipe de vendas mantenha contato com o cliente e realize um bom atendimento pós vendas. Esse trabalho pode ser feito por um departamento específico de pós vendas ou então pelos vendedores propriamente. Tão importante quanto conseguir novos clientes, é manter os seus atuais.

A importância do cadastro de clientes no atendimento pós vendas e no processo de fidelização do seu público é muito grande. Com as informações de contato, sua equipe responsável pelo pós vendas tem mais facilidade para estreitar a relação com o cliente e procurar saber se o produto conseguiu satisfazer a sua necessidade.

Com os endereços de e-mail e características gerais dos clientes, é possível pensar na produção e envio de newsletters, de forma a manter os seus clientes informados sobre os seus produtos, e atualizados com conteúdos que sejam de seu interesse. Outra ação relativamente simples, mas que também pode ajudar na relação com o cliente é enviar mensagens em datas comemorativas, especialmente em aniversários. Tendo essas informações no cadastro de clientes, essa relação se torna muito mais simplificada.

Controle da inadimplência

Com o registro dos negócios realizados com cada um de seus clientes e o gerenciamento de prazos e formas de pagamento de cada um deles, é possível ficar atento a possíveis situações de inadimplência e projetar as movimentações de entrada em seu caixa. Com um bom cadastro de clientes, você pode observar com precisão a situação de cada um deles, quais possuem negócios pendentes com a sua empresa e quais as datas esperadas para os respectivos pagamentos.

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Como fazer um bom cadastro de clientes?

Agora que já falamos a respeito do quanto um bom cadastro de clientes pode ser útil para a sua empresa para otimizar os seus processos, selecionamos algumas dicas de como elaborar um cadastro organizado e completo, com as informações mais relevantes sobre a sua rede de clientes:

Registre informações pessoais e meios de contato

O primeiro passo para a elaboração de um cadastro de clientes eficiente é o armazenamento de informações básicas. Nome do cliente, e-mail, telefone, endereço, data de nascimento, profissão, sexo e CPF são dados imprescindíveis em qualquer tipo de cadastro.

Com essas informações, você terá a identificação e meio de contato de seus clientes. Outra boa alternativa é registrar os perfis de seus clientes nas redes sociais, que são ferramentas cada vez mais utilizadas para o contato entre empresas e o público e possuem um número cada vez maior de usuários.

Deseja se aprofundar? Registre o histórico de consumo de cada cliente

Se você deseja um cadastro mais detalhado, procure registrar todos os negócios realizados por cada cliente que envolveram a sua empresa. Gerencie a frequência de consumo e quais os produtos que são mais procurados por cada um deles. Como falamos anteriormente neste artigo, essas informações ajudam na identificação de um certo padrão de consumo dos seus clientes, e mostram quais são os principais interesses do público em seu negócio.

Este processo além de ajudar na definição de estratégias de marketing voltadas para os principais interesses do seu público, também proporciona um maior direcionamento e prioridade a alguns produtos em detrimento de outros na compra com fornecedores. Procure identificar gostos pessoais dos clientes, Hobbies e também entender de que forma eles ficaram sabendo e chegaram até o seu produto antes do processo de compra. Isso pode servir como mensuração das suas estratégias de marketing.

Faça um cadastro informatizado

Você pode fazer o cadastro de seus clientes em uma planilha do excel ou até mesmo em uma agenda. Mas é evidente que esses processos irão tomar muito tempo de você e de sua equipe de funcionários. Por isso, a dica é utilizar um bom sistema de gestão empresarial com cadastro de clientes, como o eGestor, por exemplo, que é totalmente online e pode ser operado em qualquer local.

Realizando o processo de cadastro de clientes através do sistema, você possui uma visão mais clara de todas as informações, e pode fazer um balanço entre as informações cadastradas, através do relatório ABC de vendas por cliente, que mostra de uma forma automatizada os clientes mais ativos e com maior volume de compra em sua empresa.

Além dessas possibilidades, o recurso de controle de contas a pagar e a receber do sistema permite com que você registre quais os clientes que ainda estão com pagamentos pendentes. Tudo isso de uma forma extremamente simples e automatizada! Ficou interessado? Os primeiros 15 dias de testes são totalmente gratuitos, basta acessar o site!

Por Gabriel Pfeifer, em 11/10/2017

Escrito por eGestor

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