No Brasil, muitos negócios abrem e fecham suas portas quase com a mesma velocidade. E os dois primeiros anos são sempre os mais críticos. Mas por quais razões isso acontece? Pois leia este post e descubra exatamente por que as empresas vão à falência, além de aprender algumas dicas para fugir desses problemas e aumentar as chances de o seu negócio se tornar um sucesso no mercado! Então vamos lá?
Por que as empresas vão à falência?
Existem muitos fatores que levam à mortalidade prematura de empresas no país, sendo bem impressionante como os mesmos problemas são recorrentes na maioria dos casos, sobretudo quando olhamos para os pequenos e médios negócios.
A falta de conhecimento administrativo e a negligência na fase do planejamento prévio são duas das principais razões por que as empresas quebram. Muitos empreendedores desconhecem, por exemplo, a quantidade mínima de clientes para manter o negócio, os hábitos de consumo dos seus consumidores ou o capital de giro necessário para começar a se aventurar no mercado.
Em seguida aparece a pouca habilidade com liderança e a falta de traquejo com o empreendedorismo em geral, que podem fazer com que uma excelente ideia simplesmente não dê certo na prática. Os erros no controle do fluxo de caixa e a má avaliação do cenário econômico também podem levar o gestor a erros graves em suas tomadas de decisão.
Como evitar essas falhas?
A primeira coisa a se fazer é elaborar um bom plano de negócios e ter uma estratégia antes mesmo de o processo de abertura da empresa começar a andar. Porém, se você pulou essas etapas e sua companhia já está operando, faça-o o quanto antes! Assim você entenderá quem é seu público-alvo, como lidar com sua concorrência e a melhor maneira de realizar qualquer ação ou investimento.
É essencial ainda separar bem as finanças pessoais das finanças da empresa, além de potencializar o controle financeiro do negócio. Gestores que costumam achar que sabem de tudo e tomam suas decisões sozinhos também podem ser uma explicação para por que as empresas vão à falência. E nem pense que ter a assessoria de um contador ou agente financeiro é jogar dinheiro fora, viu?
Em que detalhes devo prestar atenção?
É preciso organizar metas e prazos para todos os colaboradores da empresa e checar se esses resultados foram devidamente alcançados. O gestor nunca deve tomar decisões quando tem poucos dados e informações para fundamentá-las. Por isso, vale a pena analisar os cenários futuros a partir de simulações e conversar com outras pessoas que tenham conhecimentos extras.
Evite contratar familiares ou pessoas próximas para ocupar cargos importantes a não ser que elas realmente tenham aptidão e cumpram os pré-requisitos para a função. Tenha atenção com os gastos da empresa, mas também com as datas e os volumes de entradas de recursos, a fim de entender se haverá equilíbrio financeiro.
Como descobrir se minha empresa não vai bem?
Os sinais de que as coisas estão indo de mal a pior variam de acordo com a natureza do negócio, mas alguns indícios valem para todas as empresas. Assim, se você sente que está perdendo o comando e o respeito da sua equipe, por exemplo, pode ser que seu time não confie mais na recuperação da organização, o que torna o processo de restabelecimento muito mais complicado.
E se as contas não estão batendo com os fluxos que você pensa serem os corretos, é imprescindível fazer uma ótima revisão de seus lançamentos financeiros ou uma auditoria na companhia antes que seja tarde demais. Viu como é só ficar atento aos sinais?
5 dicas do Sebrae para o pequeno negócio não quebrar
Agora que você já sabe por que as empresas vão à falência, organize-se para garantir seu sucesso no mercado! Quer mais informações sobre temas parecidos com esse? Então assine nossa newsletter e receba atualizações constantes! E aproveite para aprender a fazer um planejamento financeiro campeão!
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