O sucesso de um negócio não pode ser medido apenas pelo dinheiro, é claro. No entanto, a margem de lucro é um ótimo caminho para compreender como anda a saúde da sua organização.
Caso você queira conduzir um negócio de sucesso, é primordial estar atento às margens de lucro. Por isso, neste artigo, vamos explicar o que você precisa saber para avaliar o êxito da sua empresa.
O que é margem de lucro
A margem de lucro mede a lucratividade de uma empresa. Ela calcula o que a empresa ganha de lucro com algum produto ou mercadoria.
Ou seja, ela é o restante, que fica para a empresa, após a venda. São descontadas despesas para produção ou compra do produto ou do serviço, despesas operacionais, aluguéis, água e outros e, por fim, tem-se um valor que “sobra”, esse é o lucro.
Para chegar nesse consenso, as organizações utilizam três métricas essenciais: margem de lucro bruto, margem de lucro líquido e margem de lucro operacional. Inclusive, vamos abordá-las ao longo do artigo.
Quais são os diferentes tipos de margem de lucro?
Você sabia que nem todos os tipos de lucros são criados com o mesmo propósito ou refletem da mesma forma na lucratividade da organização?
Por isso, vamos abordar rapidamente os principais tipos de margem de lucro e o objetivo de cada um deles.
Margem de lucro bruto
O lucro bruto diz respeito ao ganho obtido após abater os custos relacionados ao produto e/ou serviço.
Vale lembrar que o lucro bruto não significa a totalidade da lucratividade da sua empresa. Portanto, é uma parte do conjunto.
Por exemplo: se um produto custa R$ 35 a empresa vende por R$ 50, significa que a margem bruta é de 30%. Ou seja:
Margem de Lucro = Lucro Bruto / receita x 100
ML = 15 / 50 x 100
30%
Margem de lucro líquida
A margem líquida representa sempre um desafio, especialmente para empreendedores novos. O motivo? Ela é a margem mais difícil de rastrear, mas a que fornece a melhor perspectiva dos resultados.
A margem de lucro líquida contempla todas as despesas, como:
- Folhas de pagamento;
- Aluguel;
- Impostos;
- Material de escritório;
- Taxas de cartão de crédito;
- Entre outros itens.
Como calcular a margem de lucro? Você pode tomar como base a seguinte fórmula:
Lucro Líquido = Receita – CPV (Custo por Produto) – Despesas Operacionais – Juros e Impostos
Você já deve estar familiarizado com o CPV, no entanto, para compreender melhor os itens da fórmula, é preciso entender o que são as despesas operacionais e os juros e impostos.
Podemos definir como despesas operacionais como folhas de pagamento, aluguel e, no geral, todas as despesas mensais, trimestrais ou anuais.
Já os juros e impostos englobam impostos federais, estaduais e juros, devido a dívidas comerciais, como um empréstimo, por exemplo.
Após ter o resultado do lucro líquido, é possível calcular a margem de lucro líquida:
Margem líquida = lucro líquido / receita x 100
Margem de lucro operacional
Essa é a hora de elencar custos administrativos, custos operacionais e despesas de vendas.
Por exemplo: mão de obra, custo dos produtos vendidos. Vale lembrar que a margem de lucro operacional não inclui despesas de qualquer setor que não esteja diretamente relacionado às operações comerciais.
Para calcular a margem operacional, basta dividir sua receita operacional pela receita líquida de vendas. Ou seja:
Margem de Lucro Operacional = Lucro Operacional / Receita Líquida
Como se calcula a margem de lucro
A margem de lucro é calculada dividindo o valor do lucro bruto pela receita e multiplicando o resultado por 100. Assim, para calcular a margem de lucro bruta usa-se a seguinte fórmula:
Margem bruta = lucro bruto/receita x 100
A receita é a soma de todo o valor que foi recebido pelo negócio e o lucro bruto é calculado pela diferença do faturamento e os custos variáveis da empresa.
Entretanto, para fazer o cálculo da margem de lucro líquida, temos outra fórmula:
Margem líquida = lucro líquido/receita x 100
Para calcular o lucro líquido é necessário diminuir os custos e despesas da receita total.
Qual deve ser a margem de lucro de um produto?
Existe uma margem de lucro ideal para cada empresa, mas, ela depende do tipo de negócio. Veja:
- Comércio: entre 15% e 20%
- Indústria: entre 8% e 12%
- Serviços: entre 20% e 30%
Porém, ter um lucro no que se considera ideal não necessariamente significa que está tudo bem. É preciso analisar a saúde financeira como um todo. Não adianta nada ter uma margem alta enquanto o resto não está bem.
Como aumentar a margem de lucro?
Agora que você compreendeu melhor o conceito como um todo, está na hora de saber como ampliar sua margem de lucro. Acompanhe!
Eleve o valor da sua mercadoria
Não, isso não tem nada a ver com aumentar preços. É sobre criar conexões pessoais e emocionais com seus clientes. Quer um grande exemplo disso? O mercado de cosméticos.
Cada categoria do mundo dos cosméticos cria uma conexão pessoal com seus clientes, diferentemente da grande maioria dos bens de consumo. Os cosméticos elevam a autoestima e promovem a lealdade com a marca.
Portanto, se você almeja aumentar sua margem de lucro, está na hora de investir no gerenciamento da sua marca. Portanto, aprenda a ter um posicionamento diferente dos seus concorrentes.
Contenha os desperdícios de estoque
Pense em novas formas de planejar e prever seu inventário com mais eficiência. Muitas organizações utilizam equipes específicas para esse setor e/ou softwares de gerenciamento.
Dessa forma, é possível evitar o desperdício de estoque e dinheiro, custos de deterioração e até furtos. A regra é clara: quanto melhor for o controle de estoque, mais produtos estarão disponíveis para venda.
Simplifique as operações
Uma boa forma de reduzir as despesas operacionais é se concentrar em simplificar as operações.
Por exemplo: reduza o número de horas extras, minimize os custos de alguns suprimentos, como excesso de embalagem.
Além disso, uma ótima forma de alcançar esse objetivo é automatizar tarefas específicas. Ao dispor desse recurso, sua organização otimiza o tempo, mão de obra e as despesas operacionais.
Portanto, questione-se sobre quais atividades consomem mais tempo no dia a dia da empresa e como essas questões podem ser solucionadas de forma mais eficiente.
💡 Você também pode gostar: Margem de contribuição: Como aumentar e as categorias de custos
Práticas de compras mais inteligentes
Não importa se você tem um molde estabelecido para comprar novos produtos e/ou acordos com seus fornecedores, pois a busca para reduzir custos deve ser uma parte contínua do negócio.
Uma ótima forma de fazer isso é refletir sobre o custo final do produto. Por exemplo: considere o custo do atacado, impostos, frete entre outros itens. Então, questione-se, você pagaria por isso? O seu público pagaria por isso?
Se a resposta for não, então, está na hora de encontrar novas maneiras de reduzir os custos.
Uma boa maneira de reduzir os gastos é solicitando descontos e/ou ofertas dos fornecedores, como frete grátis, lançamento de produtos extras de graça e assim por diante.
Aliás, esse conceito funciona muito bem quando você compra produtos em grande quantidade.
Para que serve a margem de lucro?
O cálculo da margem influencia em diversos aspectos do controle financeiro da organização. Ela também evidencia problemas que devem ser corrigidos para assegurar a saúde da empresa.
Esse é um cenário complexo e dinâmico, uma vez que a margem de lucro está sujeita a diversas mudanças.
Uma margem de lucro baixa, por exemplo, pode envolver uma série de fatores, como problemas de preços que prejudicam o fluxo de caixa.
É importante lembrar que a margem varia conforme as organizações e setores. Portanto, é fundamental compreender qual o contexto que a organização está inserida, para realizar as comparações corretas.
0 comentários