fbpx

Margem de lucro: O que é e como calcular + tipos

O sucesso de um negócio não pode ser medido apenas pelo dinheiro, é claro. No entanto, a margem de lucro é um ótimo caminho para compreender como anda a saúde da sua organização.

Caso você queira conduzir um negócio de sucesso, é primordial estar atento às margens de lucro. Por isso, neste artigo, vamos explicar o que você precisa saber para avaliar o êxito da sua empresa.

O que é margem de lucro

A margem de lucro mede a lucratividade de uma empresa. Ela calcula o que a empresa ganha de lucro com algum produto ou mercadoria.

Ou seja, ela é o restante, que fica para a empresa, após a venda. São descontadas despesas para produção ou compra do produto ou do serviço, despesas operacionais, aluguéis, água e outros e, por fim, tem-se um valor que “sobra”, esse é o lucro.

Para chegar nesse consenso, as organizações utilizam três métricas essenciais: margem de lucro bruto, margem de lucro líquido e margem de lucro operacional. Inclusive, vamos abordá-las ao longo do artigo.

margem de lucro

Quais são os diferentes tipos de margem de lucro?

Você sabia que nem todos os tipos de lucros são criados com o mesmo propósito ou refletem da mesma forma na lucratividade da organização?

Por isso, vamos abordar rapidamente os principais tipos de margem de lucro e o objetivo de cada um deles.

Margem de lucro bruto

O lucro bruto diz respeito ao ganho obtido após abater os custos relacionados ao produto e/ou serviço.

Vale lembrar que o lucro bruto não significa a totalidade da lucratividade da sua empresa. Portanto, é uma parte do conjunto.

Por exemplo: se um produto custa R$ 35 a empresa vende por R$ 50, significa que a margem bruta é de 30%. Ou seja:

Margem de Lucro = Lucro Bruto / receita x 100

ML = 15 / 50 x 100

30%

Margem de lucro líquida

A margem líquida representa sempre um desafio, especialmente para empreendedores novos. O motivo? Ela é a margem mais difícil de rastrear, mas a que fornece a melhor perspectiva dos resultados.

A margem de lucro líquida contempla todas as despesas, como:

  • Folhas de pagamento;
  • Aluguel;
  • Impostos;
  • Material de escritório;
  • Taxas de cartão de crédito;
  • Entre outros itens.

Como calcular a margem de lucro? Você pode tomar como base a seguinte fórmula:

Lucro Líquido = Receita – CPV (Custo por Produto) – Despesas Operacionais – Juros e Impostos

Você já deve estar familiarizado com o CPV, no entanto, para compreender melhor os itens da fórmula, é preciso entender o que são as despesas operacionais e os juros e impostos.

Podemos definir como despesas operacionais como folhas de pagamento, aluguel e, no geral, todas as despesas mensais, trimestrais ou anuais.

Já os juros e impostos englobam impostos federais, estaduais e juros, devido a dívidas comerciais, como um empréstimo, por exemplo.

Após ter o resultado do lucro líquido, é possível calcular a margem de lucro líquida:

Margem líquida = lucro líquido / receita x 100

Margem de lucro operacional

Essa é a hora de elencar custos administrativos, custos operacionais e despesas de vendas.

Por exemplo: mão de obra, custo dos produtos vendidos. Vale lembrar que a margem de lucro operacional não inclui despesas de qualquer setor que não esteja diretamente relacionado às operações comerciais.

Para calcular a margem operacional, basta dividir sua receita operacional pela receita líquida de vendas. Ou seja:

Margem de Lucro Operacional = Lucro Operacional / Receita Líquida

Como se calcula a margem de lucro

A margem de lucro é calculada dividindo o valor do lucro bruto pela receita e multiplicando o resultado por 100. Assim, para calcular a margem de lucro bruta usa-se a seguinte fórmula:

Margem bruta = lucro bruto/receita x 100

A receita é a soma de todo o valor que foi recebido pelo negócio e o lucro bruto é calculado pela diferença do faturamento e os custos variáveis da empresa.

Entretanto, para fazer o cálculo da margem de lucro líquida, temos outra fórmula:

Margem líquida = lucro líquido/receita x 100

Para calcular o lucro líquido é necessário diminuir os custos e despesas da receita total.

Qual deve ser a margem de lucro de um produto?

Existe uma margem de lucro ideal para cada empresa, mas, ela depende do tipo de negócio. Veja:

  • Comércio: entre 15% e 20%
  • Indústria: entre 8% e 12%
  • Serviços: entre 20% e 30%

Porém, ter um lucro no que se considera ideal não necessariamente significa que está tudo bem. É preciso analisar a saúde financeira como um todo. Não adianta nada ter uma margem alta enquanto o resto não está bem.

margem de lucro

Como aumentar a margem de lucro?

Agora que você compreendeu melhor o conceito como um todo, está na hora de saber como ampliar sua margem de lucro. Acompanhe!

Eleve o valor da sua mercadoria

Não, isso não tem nada a ver com aumentar preços. É sobre criar conexões pessoais e emocionais com seus clientes. Quer um grande exemplo disso? O mercado de cosméticos.

Cada categoria do mundo dos cosméticos cria uma conexão pessoal com seus clientes, diferentemente da grande maioria dos bens de consumo. Os cosméticos elevam a autoestima e promovem a lealdade com a marca.

Portanto, se você almeja aumentar sua margem de lucro, está na hora de investir no gerenciamento da sua marca. Portanto, aprenda a ter um posicionamento diferente dos seus concorrentes.

Contenha os desperdícios de estoque

Pense em novas formas de planejar e prever seu inventário com mais eficiência. Muitas organizações utilizam equipes específicas para esse setor e/ou softwares de gerenciamento.

Dessa forma, é possível evitar o desperdício de estoque e dinheiro, custos de deterioração e até furtos. A regra é clara: quanto melhor for o controle de estoque, mais produtos estarão disponíveis para venda.

Simplifique as operações

Uma boa forma de reduzir as despesas operacionais é se concentrar em simplificar as operações.

Por exemplo: reduza o número de horas extras, minimize os custos de alguns suprimentos, como excesso de embalagem.

Além disso, uma ótima forma de alcançar esse objetivo é automatizar tarefas específicas. Ao dispor desse recurso, sua organização otimiza o tempo, mão de obra e as despesas operacionais.

Portanto, questione-se sobre quais atividades consomem mais tempo no dia a dia da empresa e como essas questões podem ser solucionadas de forma mais eficiente.

💡 Você também pode gostar: Margem de contribuição: Como aumentar e as categorias de custos

Práticas de compras mais inteligentes

Não importa se você tem um molde estabelecido para comprar novos produtos e/ou acordos com seus fornecedores, pois a busca para reduzir custos deve ser uma parte contínua do negócio.

Uma ótima forma de fazer isso é refletir sobre o custo final do produto. Por exemplo: considere o custo do atacado, impostos, frete entre outros itens. Então, questione-se, você pagaria por isso? O seu público pagaria por isso?

Se a resposta for não, então, está na hora de encontrar novas maneiras de reduzir os custos.

Uma boa maneira de reduzir os gastos é solicitando descontos e/ou ofertas dos fornecedores, como frete grátis, lançamento de produtos extras de graça e assim por diante.

Aliás, esse conceito funciona muito bem quando você compra produtos em grande quantidade.

Para que serve a margem de lucro?

O cálculo da margem influencia em diversos aspectos do controle financeiro da organização. Ela também evidencia problemas que devem ser corrigidos para assegurar a saúde da empresa.

Esse é um cenário complexo e dinâmico, uma vez que a margem de lucro está sujeita a diversas mudanças.

Uma margem de lucro baixa, por exemplo, pode envolver uma série de fatores, como problemas de preços que prejudicam o fluxo de caixa.

É importante lembrar que a margem varia conforme as organizações e setores. Portanto, é fundamental compreender qual o contexto que a organização está inserida, para realizar as comparações corretas.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Margem de lucro: O que é e como calcular + tipos
Escrito em: 09/01/20
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...