fbpx

Marketing viral: o que é e como funciona?

Popularizar, criar engajamento, e simplesmente grudar na cabeça do público. Estes são os principais objetivos do chamado marketing viral. Quer saber mais sobre este conceito, qual a sua importância para as empresas, e ficar por dentro de algumas dicas para fazer as suas estratégias de marketing realmente viralizarem? Então fique com a gente neste artigo!

O que é marketing viral?

Se uma determinada estratégia de marketing produzida por uma empresa conseguiu se expandir rapidamente e ganhar uma repercussão extremamente positiva na internet, atingindo a um grande público e um período de tempo relativamente curto, podemos dizer que foi uma estratégia que viralizou, ou seja, foi um marketing viral. Como o próprio nome diz, esse tipo de campanha de marketing vai se espalhando a um número cada vez maior de pessoas, da mesma forma como ocorre com um vírus.

Mas para acertar em cheio na sua estratégia, e de fato conseguir atingir um público abrangente, de fato não é nada fácil. É preciso um alto conhecimento a respeito das características de seu público alvo, de forma a pensar de que forma esse público sentiria-se realmente engajado com a sua marca. Além disso, é claro, é imprescindível que você possua uma equipe de marketing altamente capacitada e criativa, que pense “fora da caixa”, mas que ao mesmo tempo tenha sensibilidade que determinada estratégia seja realmente inteligente, inovadora, e que não seja ofensiva.

Apesar de obviamente necessitar de criatividade e da busca pela fuga do senso comum, um bom marketing viral precisa despertar a emoção das pessoas, de forma que elas se sintam envolvidas, ser divertido e bem humorado, identificar certa necessidade do seu público e procurar soluciona-la. Estes são os requisitos básicos para fazer o seu marketing realmente viralizar e deixar o seu público totalmente identificado não só com a sua campanha, mas com a sua marca de uma forma geral.

Por que fazer marketing viral?

Uma estratégia de marketing que se viralize perante o público, certamente será uma grande vantagem competitiva de sua empresa em relação aos concorrentes, e será um fator que tornará a sua marca muito mais facilmente lembrada em detrimento de outra, que também pode ter um produto ou serviço muito bom, mas não conseguiu a mesma empatia e identificação com o público.

Portanto se você tem de fato um bom produto, ou presta um bom serviço, e consegue espalhar a sua marca a um público ainda maior por meio de um marketing viral, as chances de sua empresa se tornar referência e dominar o mercado, pelo menos por um certo período, são grandes.

Com o passar do tempo, cada vez mais estratégias de marketing acabam viralizando. Por isso, um bom marketing viral não é garantia de sucesso eterno para a sua empresa, pois novas campanhas de sucesso surgirão. Seu marketing viral terá uma grande repercussão por um certo período de tempo e atingirá um grande número de pessoas.

Após isso, cabe a sua empresa saber transformar este sucesso em um real aumento de clientes, e a partir de então saber fidelizar o público oriundo de seu marketing viral.

Como fazer marketing viral?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o conceito de marketing viral, e o quão importante esse tipo de estratégia pode ser para tornar a sua marca totalmente conhecida no mercado, é hora de botar a mão na massa e tentar fazer com que suas estratégias de marketing se tornem de fato, virais. Para isso, selecionamos algumas dicas que podem ser importantes neste processo:

1- Faça algo de fácil entendimento pelo público

É importante deixar claro que o intuito de uma campanha de marketing viral não é ganhar leads por meio de formulários. Por isso, o ideal é que o seu conteúdo seja de fácil entendimento e acessibilidade, sem links e sem cadastros, de forma a despertar o interesse e ser visto pelo maior número de pessoas possíveis.

Para isso, é recomendável apostar em conteúdos audiovisuais, que são mais atrativos e tem mais facilidade para prender a atenção das pessoas do que uma campanha impressa, por exemplo. Outra vantagem do audiovisual, é que o conteúdo pode ser veiculado tanto na internet, quanto na TV, e o áudio propriamente, pode servir para a campanha no rádio, o que proporciona uma circulação muito maior.

2- Publique em seu canal no youtube

As chances de fazer o seu conteúdo viralizar utilizando o youtube, é muito maior. Isso porque esta plataforma voltada exclusivamente para a publicação de conteúdo audiovisual, é extremamente acessada no mundo inteiro. Além disso, o youtube permite o compartilhamento nas demais mídias sociais como Facebook, Twitter, Linkedin, dentre outras. Portanto, esta mídia social também pode ser muito importante se você está pensando em ampliar o alcance de sua marca. Lembre-se de avaliar um editor de vídeo para garantir a qualidade e assertividade do seu conteúdo no YouTube.

3- Conheça o seu público

Nada garante que a sua campanha de marketing vai de fato, se tornar viral. Mas conhecendo a fundo quem é o seu público e quais as suas características, é muito mais fácil pensar em um conteúdo que se encaixe com os seus interesses específicos, de forma que o emocione e crie identificação.

4- Não tenha o produto ou serviço como prioridade

Ao contrário de uma campanha de marketing tradicional, uma campanha de marketing viral não tem como foco o produto ou serviço em si, mas sim envolver e chamar a atenção do público, para somente depois de estar completamente impactado com o seu conteúdo, ele perceber que se trata de fato de um produto ou serviço, e a partir de então, seu comercial será visto de uma forma positiva e natural, sem o objetivo de forçar a compra a todo custo!

Início 9 Marketing 9 Marketing viral: o que é e como funciona?
Escrito em: 03/10/17
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o dinheiro que a empresa recebeu em um período, que mostra se ele foi bom ou não. Acompanhar o faturamento se sabe quanto a empresa pode gerar de capital. Ele também é...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Guia do MEI: Tudo sobre o Microempreendedor Individual

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro empresarial Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

NFC-e (Nota fiscal do consumidor eletrônica) [Atualizado]

A NFC-e é uma nota fiscal utilizada para registrar vendas de produtos. Ela é emitida diretamente para o consumidor final. Para emitir a NFC-e deve ser utilizado um sistema emissor de notas fiscais. Emitir NFC-e Todo produto ou serviço...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...