Marketing Viral

Popularizar, criar engajamento, e simplesmente grudar na cabeça do público. Estes são os principais objetivos do chamado marketing viral. Quer saber mais sobre este conceito, qual a sua importância para as empresas, e ficar por dentro de algumas dicas para fazer as suas estratégias de marketing realmente viralizarem? Então fique com a gente neste artigo!

O que é marketing viral?

Se uma determinada estratégia de marketing produzida por uma empresa conseguiu se expandir rapidamente e ganhar uma repercussão extremamente positiva na internet, atingindo a um grande público e um período de tempo relativamente curto, podemos dizer que foi uma estratégia que viralizou, ou seja, foi um marketing viral. Como o próprio nome diz, esse tipo de campanha de marketing vai se espalhando a um número cada vez maior de pessoas, da mesma forma como ocorre com um vírus.

Mas para acertar em cheio na sua estratégia, e de fato conseguir atingir um público abrangente, de fato não é nada fácil. É preciso um alto conhecimento a respeito das características de seu público alvo, de forma a pensar de que forma esse público sentiria-se realmente engajado com a sua marca. Além disso, é claro, é imprescindível que você possua uma equipe de marketing altamente capacitada e criativa, que pense “fora da caixa”, mas que ao mesmo tempo tenha sensibilidade que determinada estratégia seja realmente inteligente, inovadora, e que não seja ofensiva.

Apesar de obviamente necessitar de criatividade e da busca pela fuga do senso comum, um bom marketing viral precisa despertar a emoção das pessoas, de forma que elas se sintam envolvidas, ser divertido e bem humorado, identificar certa necessidade do seu público e procurar soluciona-la. Estes são os requisitos básicos para fazer o seu marketing realmente viralizar e deixar o seu público totalmente identificado não só com a sua campanha, mas com a sua marca de uma forma geral.

Por que fazer marketing viral?

Uma estratégia de marketing que se viralize perante o público, certamente será uma grande vantagem competitiva de sua empresa em relação aos concorrentes, e será um fator que tornará a sua marca muito mais facilmente lembrada em detrimento de outra, que também pode ter um produto ou serviço muito bom, mas não conseguiu a mesma empatia e identificação com o público.

Portanto se você tem de fato um bom produto, ou presta um bom serviço, e consegue espalhar a sua marca a um público ainda maior por meio de um marketing viral, as chances de sua empresa se tornar referência e dominar o mercado, pelo menos por um certo período, são grandes.

Com o passar do tempo, cada vez mais estratégias de marketing acabam viralizando. Por isso, um bom marketing viral não é garantia de sucesso eterno para a sua empresa, pois novas campanhas de sucesso surgirão. Seu marketing viral terá uma grande repercussão por um certo período de tempo e atingirá um grande número de pessoas.

Após isso, cabe a sua empresa saber transformar este sucesso em um real aumento de clientes, e a partir de então saber fidelizar o público oriundo de seu marketing viral.

Guia de Gestão Estratégia

Como fazer marketing viral? 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o conceito de marketing viral, e o quão importante esse tipo de estratégia pode ser para tornar a sua marca totalmente conhecida no mercado, é hora de botar a mão na massa e tentar fazer com que suas estratégias de marketing se tornem de fato, virais. Para isso, selecionamos algumas dicas que podem ser importantes neste processo:

1- Faça algo de fácil entendimento pelo público

É importante deixar claro que o intuito de uma campanha de marketing viral não é ganhar leads por meio de formulários. Por isso, o ideal é que o seu conteúdo seja de fácil entendimento e acessibilidade, sem links e sem cadastros, de forma a despertar o interesse e ser visto pelo maior número de pessoas possíveis.

Para isso, é recomendável apostar em conteúdos audiovisuais, que são mais atrativos e tem mais facilidade para prender a atenção das pessoas do que uma campanha impressa, por exemplo. Outra vantagem do audiovisual, é que o conteúdo pode ser veiculado tanto na internet, quanto na TV, e o áudio propriamente, pode servir para a campanha no rádio, o que proporciona uma circulação muito maior.

2- Publique em seu canal no youtube

As chances de fazer o seu conteúdo viralizar utilizando o youtube, é muito maior. Isso porque esta plataforma voltada exclusivamente para a publicação de conteúdo audiovisual, é extremamente acessada no mundo inteiro. Além disso, o youtube permite o compartilhamento nas demais mídias sociais como Facebook, Twitter, Linkedin, dentre outras. Portanto, esta mídia social também pode ser muito importante se você está pensando em ampliar o alcance de sua marca.

3- Conheça o seu público

Nada garante que a sua campanha de marketing vai de fato, se tornar viral. Mas conhecendo a fundo quem é o seu público e quais as suas características, é muito mais fácil pensar em um conteúdo que se encaixe com os seus interesses específicos, de forma que o emocione e crie identificação.

4- Não tenha o produto ou serviço como prioridade

Ao contrário de uma campanha de marketing tradicional, uma campanha de marketing viral não tem como foco o produto ou serviço em si, mas sim envolver e chamar a atenção do público, para somente depois de estar completamente impactado com o seu conteúdo, ele perceber que se trata de fato de um produto ou serviço, e a partir de então, seu comercial será visto de uma forma positiva e natural, sem o objetivo de forçar a compra a todo custo!

Exemplos de marketing viral

Agora, vamos entender um pouco deste processo na prática. Veja alguns exemplos de campanhas bem sucedidas de marketing viral, e quais foram as estratégias utilizadas por cada uma delas!

1- Bebê sem papel

O banco Itaú incentivou os clientes a pararem de usar estratos de papel, e começassem a usar extratos digitais. E isso de uma forma extremamente leve, engraçada, e envolvente, com um bebê dando gargalhadas pelo simples fato de o seu pai estar rasgando papéis!

2- A DRAMATIC SURPRISE ON A QUIET SQUARE – TNT

“Aperte no botão para adicionar drama”. Esta ação totalmente inovadora criada pelo canal TNT, que desperta a curiosidade das pessoas que estão passando na rua e deixa todos perplexos com o que acontece ao apertar o botão, teve mais de 3 milhões de compartilhamentos em uma semana, sendo um grande exemplo de marketing viral. É uma ação envolvente, e que divulga a sua marca somente na parte final, de uma forma natural e surpreendente!

Por Gabriel Pfeifer, em 21/09/2017

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor

O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas.
Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br