fbpx

Marketing viral: o que é e como funciona?

Escrito em: 03/10/17

Popularizar, criar engajamento, e simplesmente grudar na cabeça do público. Estes são os principais objetivos do chamado marketing viral. Quer saber mais sobre este conceito, qual a sua importância para as empresas, e ficar por dentro de algumas dicas para fazer as suas estratégias de marketing realmente viralizarem? Então fique com a gente neste artigo!

O que é marketing viral?

Se uma determinada estratégia de marketing produzida por uma empresa conseguiu se expandir rapidamente e ganhar uma repercussão extremamente positiva na internet, atingindo a um grande público e um período de tempo relativamente curto, podemos dizer que foi uma estratégia que viralizou, ou seja, foi um marketing viral. Como o próprio nome diz, esse tipo de campanha de marketing vai se espalhando a um número cada vez maior de pessoas, da mesma forma como ocorre com um vírus.

Mas para acertar em cheio na sua estratégia, e de fato conseguir atingir um público abrangente, de fato não é nada fácil. É preciso um alto conhecimento a respeito das características de seu público alvo, de forma a pensar de que forma esse público sentiria-se realmente engajado com a sua marca. Além disso, é claro, é imprescindível que você possua uma equipe de marketing altamente capacitada e criativa, que pense “fora da caixa”, mas que ao mesmo tempo tenha sensibilidade que determinada estratégia seja realmente inteligente, inovadora, e que não seja ofensiva.

Apesar de obviamente necessitar de criatividade e da busca pela fuga do senso comum, um bom marketing viral precisa despertar a emoção das pessoas, de forma que elas se sintam envolvidas, ser divertido e bem humorado, identificar certa necessidade do seu público e procurar soluciona-la. Estes são os requisitos básicos para fazer o seu marketing realmente viralizar e deixar o seu público totalmente identificado não só com a sua campanha, mas com a sua marca de uma forma geral.

Por que fazer marketing viral?

Uma estratégia de marketing que se viralize perante o público, certamente será uma grande vantagem competitiva de sua empresa em relação aos concorrentes, e será um fator que tornará a sua marca muito mais facilmente lembrada em detrimento de outra, que também pode ter um produto ou serviço muito bom, mas não conseguiu a mesma empatia e identificação com o público.

Portanto se você tem de fato um bom produto, ou presta um bom serviço, e consegue espalhar a sua marca a um público ainda maior por meio de um marketing viral, as chances de sua empresa se tornar referência e dominar o mercado, pelo menos por um certo período, são grandes.

Com o passar do tempo, cada vez mais estratégias de marketing acabam viralizando. Por isso, um bom marketing viral não é garantia de sucesso eterno para a sua empresa, pois novas campanhas de sucesso surgirão. Seu marketing viral terá uma grande repercussão por um certo período de tempo e atingirá um grande número de pessoas.

Após isso, cabe a sua empresa saber transformar este sucesso em um real aumento de clientes, e a partir de então saber fidelizar o público oriundo de seu marketing viral.

Guia de Gestão Estratégia

Como fazer marketing viral?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o conceito de marketing viral, e o quão importante esse tipo de estratégia pode ser para tornar a sua marca totalmente conhecida no mercado, é hora de botar a mão na massa e tentar fazer com que suas estratégias de marketing se tornem de fato, virais. Para isso, selecionamos algumas dicas que podem ser importantes neste processo:

1- Faça algo de fácil entendimento pelo público

É importante deixar claro que o intuito de uma campanha de marketing viral não é ganhar leads por meio de formulários. Por isso, o ideal é que o seu conteúdo seja de fácil entendimento e acessibilidade, sem links e sem cadastros, de forma a despertar o interesse e ser visto pelo maior número de pessoas possíveis.

Para isso, é recomendável apostar em conteúdos audiovisuais, que são mais atrativos e tem mais facilidade para prender a atenção das pessoas do que uma campanha impressa, por exemplo. Outra vantagem do audiovisual, é que o conteúdo pode ser veiculado tanto na internet, quanto na TV, e o áudio propriamente, pode servir para a campanha no rádio, o que proporciona uma circulação muito maior.

2- Publique em seu canal no youtube

As chances de fazer o seu conteúdo viralizar utilizando o youtube, é muito maior. Isso porque esta plataforma voltada exclusivamente para a publicação de conteúdo audiovisual, é extremamente acessada no mundo inteiro. Além disso, o youtube permite o compartilhamento nas demais mídias sociais como Facebook, Twitter, Linkedin, dentre outras. Portanto, esta mídia social também pode ser muito importante se você está pensando em ampliar o alcance de sua marca. Lembre-se de avaliar um editor de vídeo para garantir a qualidade e assertividade do seu conteúdo no YouTube.

3- Conheça o seu público

Nada garante que a sua campanha de marketing vai de fato, se tornar viral. Mas conhecendo a fundo quem é o seu público e quais as suas características, é muito mais fácil pensar em um conteúdo que se encaixe com os seus interesses específicos, de forma que o emocione e crie identificação.

4- Não tenha o produto ou serviço como prioridade

Ao contrário de uma campanha de marketing tradicional, uma campanha de marketing viral não tem como foco o produto ou serviço em si, mas sim envolver e chamar a atenção do público, para somente depois de estar completamente impactado com o seu conteúdo, ele perceber que se trata de fato de um produto ou serviço, e a partir de então, seu comercial será visto de uma forma positiva e natural, sem o objetivo de forçar a compra a todo custo!

Exemplos de marketing viral

Agora, vamos entender um pouco deste processo na prática. Veja alguns exemplos de campanhas bem sucedidas de marketing viral, e quais foram as estratégias utilizadas por cada uma delas!

1- Bebê sem papel

O banco Itaú incentivou os clientes a pararem de usar estratos de papel, e começassem a usar extratos digitais. E isso de uma forma extremamente leve, engraçada, e envolvente, com um bebê dando gargalhadas pelo simples fato de o seu pai estar rasgando papéis!

2- A DRAMATIC SURPRISE ON A QUIET SQUARE – TNT

“Aperte no botão para adicionar drama”. Esta ação totalmente inovadora criada pelo canal TNT, que desperta a curiosidade das pessoas que estão passando na rua e deixa todos perplexos com o que acontece ao apertar o botão, teve mais de 3 milhões de compartilhamentos em uma semana, sendo um grande exemplo de marketing viral. É uma ação envolvente, e que divulga a sua marca somente na parte final, de uma forma natural e surpreendente!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de estoque mínimo: Como calcular [Download Grátis]

Download Grátis O estoque mínimo também é conhecido como estoque de reserva, estoque de segurança e estoque de proteção. Mas, todos esses conceitos se referem ao mesmo indicador e têm o mesmo objetivo: evitar que a empresa perca cliente...

Planilha de Margem de Contribuição: Download Grátis

Download Grátis A planilha de margem de contribuição é considerada uma das ferramentas mais importantes dentro de um processo de gestão de empresas. Com ela, é possível fazer o cálculo exato do quanto a empresa tem disponível depois de...

Planilha de custo de funcionário: Como realizar o cálculo

Download Grátis Quando decide contratar um funcionário, o empreendedor costuma pensar no salário que terá que pagar todos os meses, mas nem sempre se dá conta do custo total deste colaborador para a empresa. Você também é assim? Pois...

Planilha de controle de estoque Excel: Download grátis

Download Grátis O controle de estoque é fundamental para a sobrevivência de uma micro ou pequena empresa, afinal, é com ele que você conhece sobre a reserva de produtos do negócio. Assim, uma boa gestão de estoque permite identificar o...

Planilha de Preço de Venda e Promoção: Calcule grátis

Download Grátis Definir o preço de venda e promoção de um produto até parece ser uma tarefa fácil, mas quem é empreendedor sabe que é uma responsabilidade enorme. Isso porque um cálculo errado pode atrapalhar os lucros do negócio, mesmo...

Planilha de DRE: Modelo para download [Grátis]

Download Grátis A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) faz parte da gestão financeira de empresas e empreendedores. A sigla é bastante conhecida em escritórios de contabilidade por ajudar a manter um controle periódico de todas as...

Planilha financeira Excel: Download Grátis – Atualizada 2021

Download Grátis Uma planilha financeira pode melhorar o resultado de sua empresa? É de conhecimento geral que toda empresa precisa de um plano de contas, controle de gastos, controle de estoque e de um controle de fluxo de caixa.....

Planilha de contas a pagar e receber – Download gratuito 2021

Download Grátis A planilha de contas a pagar e receber do Excel, é de suma importância para planejar o orçamento de sua empresa, de forma que seu caixa esteja preparado para lidar com as despesas, assim como projetar a realização de novos...

Planilha de Análise SWOT: Baixe agora! [Download Grátis]

Download Grátis Em algum momento da sua vida como empreendedor você já deve ter ouvido falar em análise SWOT. Principalmente se for para falar em como ela é importante para tirar os projetos do papel e fazê-los dar certo. Mas, você sabe...

Planilha de Ordem de Serviço: Download do Modelo Grátis!

Download Grátis A planilha de ordem de serviço é um dos documentos mais comuns entre as empresas prestadoras de serviço. Ela é uma forma de organizar e distribuir os pedidos recebidos pelo setor comercial da organização, repassando-os...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *