O tripé missão, visão e valores de uma empresa é fundamental para qualquer empresa. Com esses conceitos definidos, se faz o planejamento estratégico, a orientação de funcionários e a criação de uma relação com o cliente. Mas, é comum que líderes não saibam dizer a diferença entre essas três definições.
O post a seguir mostra a aplicação desses conceitos na prática. Assim, você pode descobrir o porquê da existência de tudo isso, para que serve e como é possível aplicar esses conceitos.
O que é missão, visão e valores?
Missão, visão e valores definem, identificam e guiam seu propósito e estratégia. Assim, a empresa utiliza esse tripé para demonstrar sua identidade e definir sua cultura empresarial.
- Missão: A missão é o que define uma empresa, o principal motivo dela existir. Ou seja, a missão guia todas as decisões e a criação dos objetivos e metas.
- Visão: A visão é onde o negócio busca chegar. Com a visão definida, é possível pensar em todas as estratégias para alcançar o objetivo. Dessa forma, toda decisão tomada deve levar em consideração a visão da empresa para o futuro.
- Valores: Os valores da empresa são os princípios pelos quais ela é norteada. Assim, eles ditam como a empresa pensará sua visão e missão, com base no que se acredita para ela.
Cada um possui sua definição, sua estrutura e sua importância particular, mas, em conjunto, eles demonstram a identidade da empresa. Em conjunto, a empresa utiliza o tripé missão, visão e valores para definir questões importantes da administração da empresa.
Qual a diferença entre missão, visão e valores?
A missão é o propósito, a visão é onde se quer chegar e os valores são os princípios.
Apesar de serem conceitos diferentes, consideramos missão, visão e valores um tripé, pois eles caminham juntos e proporcionam uma melhor análise da empresa.
Exemplos de missão, visão e valores
- Lupo:
- Missão: ser um time obstinado em prever e atender as necessidades dos clientes e consumidores sempre agregando valores;
- Visão: ser marca líder e inspirar paixão em quem produz e em quem usa;
- Valores: honestidade, respeito e dedicação.
- Adidas:Missão: ser a marca líder mundial em artigos de esportes;
- Visão: nossa paixão por esportes faz do mundo um lugar melhor;
- Valores: apaixonados; autênticos; comprometidos; honestos; inovadores e inspiradores.
- Microsoft:
- Missão: ajudar as pessoas e empresas em todo o mundo a concretizarem todo o seu potencial;
- Visão: disponibilizar às pessoas software de excelente qualidade – a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer dispositivo;
- Valores: Integridade e Honestidade; Abertura e Respeito; Vontade de Abraçar Grandes Desafios; Atitude Crítica; Dever; Paixão por Tecnologia, Parceiros e Clientes.
O que é a missão de uma empresa
A missão de uma empresa é o propósito, o motivo pela qual ela existe. Portanto, é a partir desse conceito que os funcionários ganham direção, foco, significado e realização na empresa.
Segundo Peter Drucker,
uma empresa não é definida pelo seu nome ou produto, mas sim, pela sua missão.
No mundo dos negócios, a missão de uma empresa está conectada ao seu lucro e ao seu objetivo social. Dessa forma, isso indica que a missão também vai orientar os objetivos financeiros, humanos e sociais.
Toda empresa tem uma estratégia de negócio que serve de suporte para colocar em prática sua missão. Assim, algumas perguntas que podem ajudar a identificar isso são:
- O que a empresa deve fazer?
- Por que ela deve fazer?
- Para quem ela deve fazer
- Onde ela deve fazer?
Então, a missão deve identificar a empresa, que precisa se adequar às mudanças do mercado e da sociedade, para reforçar sua marca.
Inclusive, é interessante consultar os funcionários para saber a opinião dos colaboradores. É possível que aconteçam rejeições e sugestões, mas essas também são muito importantes para avaliar a capacidade da missão.
Como definir a missão
Existem alguns pontos que podem ajudar a empresa a definir a sua missão, que deve:
- Ser inspiradora e desafiadora
- Engajar os colaboradores e parceiros
- Ser curta para ser lembrada com mais facilidade
- Propor desafio
Mas, o principal ponto da missão é ser a razão pela qual a empresa existe, o seu propósito. Além disso, podemos levar em conta alguns aspectos na hora de criar a missão. Entender porque o que a empresa entrega é um benefício e saber como a empresa se diferencia da concorrência são exemplos.
Exemplos de missão
Bancos podem definir sua missão como “ajudar no crescimento de organizações e pessoas”. Ou, então, “contribuir para o desenvolvimento do Estado” e “fazer de nosso cliente um parceiro”.
Uma empresa de alimentação pode “servir alimentos de qualidade” e tornar seus funcionários parceiros desse objetivo para que eles cumpram tudo à risca.
Exemplos de empresas grandes:
- Walmart: “Nós economizamos o dinheiro das pessoas para que elas possam viver melhor”
- Google: “Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal”
- Mercedes-Benz: “Aperfeiçoar o nosso negócio de automóveis, fornecendo veículos de alta performance e credibilidade”.
O que é a visão de uma empresa
A visão é a forma como a empresa caminha, sua direção e trajetória. É a imagem do futuro que se deseja alcançar, através da missão, do foco e do trabalho. Assim, também é onde a empresa quer chegar.
Ela tem um objetivo genérico de como a empresa quer ser ver. Mas, não devemos confundir a missão com os objetivos e metas. A visão pensa na empresa como um todo, sem se fixar a apenas um tema específico.
É ela que guia todas as ações e projetos em qualquer setor, porque é o guia para o futuro.
A visão é o primeiro passo das estratégias da empresa. E ela vem acompanhada de algumas perguntas que podemos responder para auxiliar na criação da visão.
Perguntas que você pode fazer para montar a visão da sua empresa são:
- Como a organização se vê a longo prazo?
- Onde a organização pretende estar, quem atender e que tipo de produto oferecer?
- Como a organização deseja ser vista pelos seus clientes?
- Essa visão é possível de ser alcançada?
Seu conceito é curto, claro e objetivo:
- abranger toda a organização
- ter fácil assimilação para qualquer pessoa
- ser desafiadora e mobilizadora
- apresentar um propósito nobre, ético, inspirador e de valor.
As lideranças devem entender a visão e passar para os funcionários. Dessa forma, a comunicação se torna transparente e todos podem ajudar a colocar essa visão em prática.
Como definir a visão da empresa
A empresa pode explicar sua visão como a visão de futuro, ou seja, o que ela espera atingir com suas atividades. Dessa forma, alguns passos importantes aqui são:
- Defina metas e indicadores
- Não prometer o que não pode cumprir, então, seja realista
- Entenda todo o entorno da empresa
Exemplos de visão
As empresas poderão definir sua visão como:
- “ser empresa de referência e reconhecida como a melhor opção para os clientes”
- “melhorar os aspectos ambientais e sociais da comunidade”
- “manter inovador espírito de liderança”
- “ser reconhecida pela sua excelência no mercado”
Cada uma dessas referências acompanha seu nicho de mercado.
- Fiat: “Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos”
- Duratex: “Ser empresa de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela qualidade de nossos produtos, serviços e relação”
- Tele Eletrobras S.A: “Ser uma empresa reconhecida pela sua excelência de desempenho, comprometida com a melhoria da qualidade de vida da população, gerando uma energia limpa, a partir de um combustível abundante no País e mantendo-se sempre na vanguarda tecnológica”
- Kopenhagen: “Ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas únicas”.
O que são os valores de uma empresa
Os valores são as motivações da empresa. Ou seja, é tudo que faz com que ela esteja ativa e mantenha o foco para seus objetivos.
Então, os valores são sua filosofia, as atitudes e as crenças que compõem um conjunto de princípios, ou guias para os funcionários. Os valores devem basear-se em resultados positivos, o que também chamamos de ética.
Diferente dos objetivos e metas a serem cumpridos, os valores destacam a importância do produto ou serviço oferecido. Dessa forma, uma empresa pode ter:
- como missão “oferecer alimentos saudáveis”
- como visão “para ser reconhecida pela qualidade de seus serviços”
- e como valor “cuidar da qualidade de vida da sociedade e prezando pelo desenvolvimento sustentável”.
É a partir desses valores que os funcionários entendem as diretrizes, como ser proativo, informar bem o cliente, respeitar o ambiente de trabalho. Ou seja, são os valores que guiam a tomada de decisão.
Os valores são definidos depois de ser feita uma avaliação de opiniões morais e éticas. Assim, definimos qual comportamento os funcionários precisam ter e como a empresa contribui para a sociedade.
Portanto, os valores buscam identificar se os funcionários agem de acordo com o que é definido pela empresa.
Sem uma definição estabelecida de valores, uma empresa dificilmente terá resultados positivos em longo prazo. Assim, se a missão é a direção, a visão é o projeto de futuro e os valores sua personalidade.
Como definir os valores da empresa
Para pessoas, valores não são definidos a partir de uma conversa e análise, mas no caso de uma empresa, sim. Os valores são muito importantes para os colaboradores, uma vez que eles devem ser o norte de todas as ações realizadas pela empresa.
Exemplos de valores
- HSBC: “Nossa conduta deve refletir os mais altos padrões de ética; Nossa comunicação deve ser clara e precisa; Nosso gerenciamento deve ser em equipe; consistente e focado; Nossa relação com clientes e colaboradores deve ser transparente e baseado na confiança entre as partes”
- Avon: “Confiança; Respeito; Crença; Humildade; Integridade”
- Gerdau: “Ter a preferência do cliente; Segurança das pessoas acima de tudo; Pessoas respeitadas, comprometidas e realizadas; Excelência com simplicidade; Foco em resultados; Integridade com todos os públicos; Sustentabilidade econômica, social e ambiental”
- Banco Itaú: “Só é bom para a gente, se for bom para o cliente; Simples. Sempre; Fanáticos por performance; Pensamos e agimos como donos; Gente é tudo para gente; Ética é inegociável; O melhor argumento é o que vale”
Adorei!! Me ajudou muito a entender os conceitos e a montar uma apresentação para meu primeiro cliente, muito agradecida!!
Muito obrigada pelo artigo. Obrigada por compartilhar o seu conhecimento de forma clara e objetiva!
Perfeito! ♡
Muito bom. É importante observar que a missão e a visão partem da alta direção da organização. Já os valores estão mais atrelados aos colaboradores. Desse modo, o tripé (missão, visão e valores ) deve surgir como resultado da união de todos.
Muti bom, me ajudou muito!! Parabéns!!
Obrigado pelo conteúdo de valor.
Se não souber estruturar os 03 pilares realmente a confusão poderá surgir.
Excelente artigo! Parabéns pelo conteúdo, claro e objetivo.
Muito bom o artigo. Muitas empresas tratam a Missão, Visão e Valores como um simples clichê, quando na verdade estes três componentes representam um compromisso da organização para com a sociedade. Portanto, muito cuidado ao estabelecer a Missão, Visão e Valores.
Obrigado 🙏
Excelente! Me surpreendeu o conteúdo da matéria; tão pratica e didática que nem precisei procurar em outro lugar. Parabéns!
Gratidão 🙏🏻
Foi muito útil para mim.
Eu amei assim, ja não farei confusão acerca dos conceitos.
Muito bom! Gratidão!
Muito bom!Com todas essas informações consegui montar minha apresentação!!!
Muito bom o texto, esclarecedor e motivador. Muito nobre.
tenho minha empresa há dois anos e não havia feito essa definição de forma concreta.
E parabéns pelo conteúdo, de todos blogs que li, sem sombras de dúvidas o seu foi o melhor!
Gostei muito de ter encontrado esse blog, explicações claras e concisas. parabéns!
Magnifico, foi muito útil essas informações.
Gostei muito mesmo das definições e dicas! Muito útil!!!
Obrigada!!!
gostei muito das explicações e definições.
Realmente, minha vida foi marcada por mudanças. Mas, sabendo se programar e contratando uma boa empresa, tudo sai bem. Parabéns pelo post..
Muito bom o texto, parabéns! Os exemplos práticos foram muito bem selecionados e as explicações são rápidas e precisas. Parabéns!
maravilhoso o conteúdo me ajudou muito.
Obrigada por esse conteúdo, me ajudou muito a entender o conceito do tripé (missão, visão e valores… Será de muita utilidade pra mim fazer o meu trabalho do curso e me sair bem nas avaliações …
Pode, comecer mas sobre missão visão valores, dentro de uma empresa, pq sei esses três pilares a sua empresa vai longe.
Muito bom!
Parabéns pela noticia
Me ajudou muito a entender e a compreender tenho muito interesse por este assunto
Muito bom, tem um excelente conteúdo com uma explicação clara sobre os assuntos.
Muito bom, tenho bastante interesse a esse assunto
Muito obrigado por esse aprendizado, sei que será muito importante para meu futuro, desejo repassar meu conhecimento para outras pessoas e assim adiante.
Muito bom
Obrigada por esse conteúdo, me ajudou muito.
Gostei muito, muito interessante e importante me fez ter uma nova perspectiva sobre as empresas e negócios.
Boa noite
Me chamo João Marcos
Gostei muito
Pois diferencia muito bem os conceitos
E assim também abre a mente para um entendente maior excelente gostei muito
muito bom! me ajudou muito
Muito explicativo para estudar sobre os conceitos da empresa
Gostei muito , explicação ótima
Gostei muito do aprender um pouco sobre esse assunto!
Adorei o conteúdo, maravilhosa explicação
Missão, visão e valor foi bom saber um pouco mais sobre esse tema
O texto está muito bem escrito e contém uma mensagem bem objetiva e clara. Parabéns adorei a leitura e me fez fixar os conceitos de uma melhor forma. Antes eu os confundia um pouco.
Excelente conteúdo! claro, objetivo, simples sem ser simplista e elucidado
Texto muito explícito bom ter conhecimento sobre estes temas
Ótimo post! Aclarou muito sobre como missão, visão e valores podem impactar a cultura organizacional. Já estou pensando em como aplicar essas ideias na minha equipe!