fbpx

Missão, visão e valores: O que são e como aplicar

O tripé missão, visão e valores de uma empresa é fundamental para qualquer empresa. Com esses conceitos definidos, se faz o planejamento estratégico, a orientação de funcionários e a criação de uma relação com o cliente. Mas, é comum que líderes não saibam dizer a diferença entre essas três definições.

O post a seguir mostra a aplicação desses conceitos na prática. Assim, você pode descobrir o porquê da existência de tudo isso, para que serve e como é possível aplicar esses conceitos.

O que é missão, visão e valores?

Missão, visão e valores definem, identificam e guiam seu propósito e estratégia. Assim, a empresa utiliza esse tripé para demonstrar sua identidade e definir sua cultura empresarial.

  • Missão: A missão é o que define uma empresa, o principal motivo dela existir. Ou seja, a missão guia todas as decisões e a criação dos objetivos e metas.
  • Visão: A visão é onde o negócio busca chegar. Com a visão definida, é possível pensar em todas as estratégias para alcançar o objetivo. Dessa forma, toda decisão tomada deve levar em consideração a visão da empresa para o futuro.
  • Valores: Os valores da empresa são os princípios pelos quais ela é norteada. Assim, eles ditam como a empresa pensará sua visão e missão, com base no que se acredita para ela.

Cada um possui sua definição, sua estrutura e sua importância particular, mas, em conjunto, eles demonstram a identidade da empresa. Em conjunto, a empresa utiliza o tripé missão, visão e valores para definir questões importantes da administração da empresa.

Qual a diferença entre missão, visão e valores?

A missão é o propósito, a visão é onde se quer chegar e os valores são os princípios.

Apesar de serem conceitos diferentes, consideramos missão, visão e valores um tripé, pois eles caminham juntos e proporcionam uma melhor análise da empresa.

Sala de aula ou conferência com várias pessoas sentadas, atentas a uma apresentação. O apresentador está de pé à frente da sala, ao lado de um projetor que exibe informações em uma tela grande. Representa a definição de missão, visão e valores.

Exemplos de missão, visão e valores

  • Lupo:
    • Missão: ser um time obstinado em prever e atender as necessidades dos clientes e consumidores sempre agregando valores;
    • Visão: ser marca líder e inspirar paixão em quem produz e em quem usa;
    • Valores: honestidade, respeito e dedicação.
  • Adidas:Missão: ser a marca líder mundial em artigos de esportes;
    • Visão: nossa paixão por esportes faz do mundo um lugar melhor;
    • Valores: apaixonados; autênticos; comprometidos; honestos; inovadores e inspiradores.
  • Microsoft:
    • Missão: ajudar as pessoas e empresas em todo o mundo a concretizarem todo o seu potencial;
    • Visão: disponibilizar às pessoas software de excelente qualidade – a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer dispositivo;
    • Valores: Integridade e Honestidade; Abertura e Respeito; Vontade de Abraçar Grandes Desafios; Atitude Crítica; Dever; Paixão por Tecnologia, Parceiros e Clientes.

O que é a missão de uma empresa

A missão de uma empresa é o propósito, o motivo pela qual ela existe. Portanto, é a partir desse conceito que os funcionários ganham direção, foco, significado e realização na empresa.

Segundo Peter Drucker,

uma empresa não é definida pelo seu nome ou produto, mas sim, pela sua missão.

No mundo dos negócios, a missão de uma empresa está conectada ao seu lucro e ao seu objetivo social. Dessa forma, isso indica que a missão também vai orientar os objetivos financeiros, humanos e sociais.

Toda empresa tem uma estratégia de negócio que serve de suporte para colocar em prática sua missão. Assim, algumas perguntas que podem ajudar a identificar isso são:

  • O que a empresa deve fazer?
  • Por que ela deve fazer?
  • Para quem ela deve fazer
  • Onde ela deve fazer?

Então, a missão deve identificar a empresa, que precisa se adequar às mudanças do mercado e da sociedade, para reforçar sua marca.

Inclusive, é interessante consultar os funcionários para saber a opinião dos colaboradores. É possível que aconteçam rejeições e sugestões, mas essas também são muito importantes para avaliar a capacidade da missão.

Como definir a missão

Existem alguns pontos que podem ajudar a empresa a definir a sua missão, que deve:

  • Ser inspiradora e desafiadora
  • Engajar os colaboradores e parceiros
  • Ser curta para ser lembrada com mais facilidade
  • Propor desafio

Mas, o principal ponto da missão é ser a razão pela qual a empresa existe, o seu propósito. Além disso, podemos levar em conta alguns aspectos na hora de criar a missão. Entender porque o que a empresa entrega é um benefício e saber como a empresa se diferencia da concorrência são exemplos.

Momento colaborativo em um ambiente de escritório moderno. Quatro pessoas estão interagindo e trabalhando juntas em laptops, com os rostos obscurecidos para proteger sua identidade. O foco está na equipe e no engajamento em um ambiente profissional. Representa a definição de missão, visão e valores.

Exemplos de missão

Bancos podem definir sua missão como “ajudar no crescimento de organizações e pessoas”. Ou, então, “contribuir para o desenvolvimento do Estado” e “fazer de nosso cliente um parceiro”.

Uma empresa de alimentação pode “servir alimentos de qualidade” e tornar seus funcionários parceiros desse objetivo para que eles cumpram tudo à risca.

Exemplos de empresas grandes:

  • Walmart: “Nós economizamos o dinheiro das pessoas para que elas possam viver melhor”
  • Google: “Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal”
  • Mercedes-Benz: “Aperfeiçoar o nosso negócio de automóveis, fornecendo veículos de alta performance e credibilidade”.

O que é a visão de uma empresa

A visão é a forma como a empresa caminha, sua direção e trajetória. É a imagem do futuro que se deseja alcançar, através da missão, do foco e do trabalho. Assim, também é onde a empresa quer chegar.

Ela tem um objetivo genérico de como a empresa quer ser ver. Mas, não devemos confundir a missão com os objetivos e metas. A visão pensa na empresa como um todo, sem se fixar a apenas um tema específico.

É ela que guia todas as ações e projetos em qualquer setor, porque é o guia para o futuro.

A visão é o primeiro passo das estratégias da empresa. E ela vem acompanhada de algumas perguntas que podemos responder para auxiliar na criação da visão.

Perguntas que você pode fazer para montar a visão da sua empresa são:

  • Como a organização se vê a longo prazo?
  • Onde a organização pretende estar, quem atender e que tipo de produto oferecer?
  • Como a organização deseja ser vista pelos seus clientes?
  • Essa visão é possível de ser alcançada?

Seu conceito é curto, claro e objetivo:

  • abranger toda a organização
  • ter fácil assimilação para qualquer pessoa
  • ser desafiadora e mobilizadora
  • apresentar um propósito nobre, ético, inspirador e de valor.

As lideranças devem entender a visão e passar para os funcionários. Dessa forma, a comunicação se torna transparente e todos podem ajudar a colocar essa visão em prática.

Várias pessoas trabalhando juntas em uma mesa, cercadas por equipamentos de escritório e materiais de papelaria. O ambiente é dinâmico e interativo, refletindo uma colaboração ativa entre os indivíduos. Representa a definição de missão, visão e valores.

Como definir a visão da empresa

A empresa pode explicar sua visão como a visão de futuro, ou seja, o que ela espera atingir com suas atividades. Dessa forma, alguns passos importantes aqui são:

  • Defina metas e indicadores
  • Não prometer o que não pode cumprir, então, seja realista
  • Entenda todo o entorno da empresa

Exemplos de visão

As empresas poderão definir sua visão como:

  • “ser empresa de referência e reconhecida como a melhor opção para os clientes”
  • “melhorar os aspectos ambientais e sociais da comunidade”
  • “manter inovador espírito de liderança”
  • “ser reconhecida pela sua excelência no mercado”

Cada uma dessas referências acompanha seu nicho de mercado.

  • Fiat: “Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos”
  • Duratex: “Ser empresa de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela qualidade de nossos produtos, serviços e relação”
  • Tele Eletrobras S.A: “Ser uma empresa reconhecida pela sua excelência de desempenho, comprometida com a melhoria da qualidade de vida da população, gerando uma energia limpa, a partir de um combustível abundante no País e mantendo-se sempre na vanguarda tecnológica”
  • Kopenhagen: “Ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas únicas”.
Cinco pessoas em uma reunião de negócios, sentadas ao redor de uma mesa de madeira, interagindo e compartilhando informações. O ambiente é dinâmico e interativo, refletindo uma colaboração ativa entre os indivíduos.

O que são os valores de uma empresa

Os valores são as motivações da empresa. Ou seja, é tudo que faz com que ela esteja ativa e mantenha o foco para seus objetivos.

Então, os valores são sua filosofia, as atitudes e as crenças que compõem um conjunto de princípios, ou guias para os funcionários. Os valores devem basear-se em resultados positivos, o que também chamamos de ética.

Diferente dos objetivos e metas a serem cumpridos, os valores destacam a importância do produto ou serviço oferecido. Dessa forma, uma empresa pode ter:

  • como missão “oferecer alimentos saudáveis”
  • como visão “para ser reconhecida pela qualidade de seus serviços”
  • e como valor “cuidar da qualidade de vida da sociedade e prezando pelo desenvolvimento sustentável”.

É a partir desses valores que os funcionários entendem as diretrizes, como ser proativo, informar bem o cliente, respeitar o ambiente de trabalho. Ou seja, são os valores que guiam a tomada de decisão.

Os valores são definidos depois de ser feita uma avaliação de opiniões morais e éticas. Assim, definimos qual comportamento os funcionários precisam ter e como a empresa contribui para a sociedade.

Portanto, os valores buscam identificar se os funcionários agem de acordo com o que é definido pela empresa.

Sem uma definição estabelecida de valores, uma empresa dificilmente terá resultados positivos em longo prazo. Assim, se a missão é a direção, a visão é o projeto de futuro e os valores sua personalidade.

Como definir os valores da empresa

Para pessoas, valores não são definidos a partir de uma conversa e análise, mas no caso de uma empresa, sim. Os valores são muito importantes para os colaboradores, uma vez que eles devem ser o norte de todas as ações realizadas pela empresa. 

Duas pessoas de terno apertando as mãos em um corredor iluminado, simbolizando um acordo ou parceria profissional.

Exemplos de valores

  • HSBC: “Nossa conduta deve refletir os mais altos padrões de ética; Nossa comunicação deve ser clara e precisa; Nosso gerenciamento deve ser em equipe; consistente e focado; Nossa relação com clientes e colaboradores deve ser transparente e baseado na confiança entre as partes”
  • Avon: “Confiança; Respeito; Crença; Humildade; Integridade”
  • Gerdau: “Ter a preferência do cliente; Segurança das pessoas acima de tudo; Pessoas respeitadas, comprometidas e realizadas; Excelência com simplicidade; Foco em resultados; Integridade com todos os públicos; Sustentabilidade econômica, social e ambiental”
  • Banco Itaú: “Só é bom para a gente, se for bom para o cliente; Simples. Sempre; Fanáticos por performance; Pensamos e agimos como donos; Gente é tudo para gente; Ética é inegociável; O melhor argumento é o que vale”
Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Missão, visão e valores: O que são e como aplicar
Escrito em: 11/05/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

45 Comentários

  1. Martha

    Adorei!! Me ajudou muito a entender os conceitos e a montar uma apresentação para meu primeiro cliente, muito agradecida!!

    Responder
  2. Catarina

    Muito obrigada pelo artigo. Obrigada por compartilhar o seu conhecimento de forma clara e objetiva!

    Responder
    • Livia Karlla

      Perfeito! ♡

      Responder
  3. José Maria Lopes

    Muito bom. É importante observar que a missão e a visão partem da alta direção da organização. Já os valores estão mais atrelados aos colaboradores. Desse modo, o tripé (missão, visão e valores ) deve surgir como resultado da união de todos.

    Responder
  4. Maria M S Toledo

    Muti bom, me ajudou muito!! Parabéns!!

    Responder
  5. Jonas Reis

    Obrigado pelo conteúdo de valor.
    Se não souber estruturar os 03 pilares realmente a confusão poderá surgir.

    Responder
  6. Rodrigo

    Excelente artigo! Parabéns pelo conteúdo, claro e objetivo.

    Responder
  7. LAURO KLUBER JUNIOR

    Muito bom o artigo. Muitas empresas tratam a Missão, Visão e Valores como um simples clichê, quando na verdade estes três componentes representam um compromisso da organização para com a sociedade. Portanto, muito cuidado ao estabelecer a Missão, Visão e Valores.

    Responder
  8. Tchesco

    Obrigado 🙏

    Responder
  9. Guina

    Excelente! Me surpreendeu o conteúdo da matéria; tão pratica e didática que nem precisei procurar em outro lugar. Parabéns!

    Responder
  10. Jussara

    Gratidão 🙏🏻
    Foi muito útil para mim.

    Responder
  11. Gedeão Buanga

    Eu amei assim, ja não farei confusão acerca dos conceitos.

    Responder
  12. Camila

    Muito bom! Gratidão!

    Responder
  13. Alessandro

    Muito bom!Com todas essas informações consegui montar minha apresentação!!!

    Responder
  14. Ricardo Angélico

    Muito bom o texto, esclarecedor e motivador. Muito nobre.

    Responder
  15. Zé

    tenho minha empresa há dois anos e não havia feito essa definição de forma concreta.

    E parabéns pelo conteúdo, de todos blogs que li, sem sombras de dúvidas o seu foi o melhor!

    Responder
  16. Loreta da S. Sousa Pereira

    Gostei muito de ter encontrado esse blog, explicações claras e concisas. parabéns!

    Responder
  17. Sam Marques

    Magnifico, foi muito útil essas informações.

    Responder
  18. Marcela Holanda Saretta de Santana

    Gostei muito mesmo das definições e dicas! Muito útil!!!

    Obrigada!!!

    Responder
  19. Fatima

    gostei muito das explicações e definições.

    Responder
  20. mudancas rj

    Realmente, minha vida foi marcada por mudanças. Mas, sabendo se programar e contratando uma boa empresa, tudo sai bem. Parabéns pelo post..

    Responder
  21. 1o TABELIONATO DE PROTESTO DE TÍTULOS DE OURO BRANCO

    Muito bom o texto, parabéns! Os exemplos práticos foram muito bem selecionados e as explicações são rápidas e precisas. Parabéns!

    Responder
  22. ADRIANA MARTINS DE ANDRADE

    maravilhoso o conteúdo me ajudou muito.

    Responder
  23. Francielly

    Obrigada por esse conteúdo, me ajudou muito a entender o conceito do tripé (missão, visão e valores… Será de muita utilidade pra mim fazer o meu trabalho do curso e me sair bem nas avaliações …

    Responder
  24. Talia cross

    Pode, comecer mas sobre missão visão valores, dentro de uma empresa, pq sei esses três pilares a sua empresa vai longe.

    Responder
  25. Mariana

    Muito bom!

    Responder
  26. Leonardo C.

    Parabéns pela noticia

    Responder
  27. Gabriel Killian

    Me ajudou muito a entender e a compreender tenho muito interesse por este assunto

    Responder
  28. Guilherme Gabriel Custodio

    Muito bom, tem um excelente conteúdo com uma explicação clara sobre os assuntos.

    Responder
  29. Maria Eduarda Pires Teixeira

    Muito bom, tenho bastante interesse a esse assunto

    Responder
  30. Diego Figueredo dos santos

    Muito obrigado por esse aprendizado, sei que será muito importante para meu futuro, desejo repassar meu conhecimento para outras pessoas e assim adiante.

    Responder
  31. Camila linero dias

    Muito bom

    Responder
  32. Lucas

    Obrigada por esse conteúdo, me ajudou muito.

    Responder
  33. Leticia Fontoura da Silva

    Gostei muito, muito interessante e importante me fez ter uma nova perspectiva sobre as empresas e negócios.

    Responder
  34. João Marcos Rocha da rosa

    Boa noite
    Me chamo João Marcos
    Gostei muito
    Pois diferencia muito bem os conceitos
    E assim também abre a mente para um entendente maior excelente gostei muito

    Responder
  35. Stephany de oliveira matias

    muito bom! me ajudou muito

    Responder
  36. Saymon

    Muito explicativo para estudar sobre os conceitos da empresa

    Responder
  37. Mayara honorio

    Gostei muito , explicação ótima

    Responder
  38. Felipe Schulze

    Gostei muito do aprender um pouco sobre esse assunto!

    Responder
  39. Conserto de Aparelho Auditivo

    Adorei o conteúdo, maravilhosa explicação

    Responder
  40. Maria Aparecida Alves Dos Santos

    Missão, visão e valor foi bom saber um pouco mais sobre esse tema

    Responder
  41. Célia Câmara

    O texto está muito bem escrito e contém uma mensagem bem objetiva e clara. Parabéns adorei a leitura e me fez fixar os conceitos de uma melhor forma. Antes eu os confundia um pouco.

    Responder
  42. Victor Carneiro

    Excelente conteúdo! claro, objetivo, simples sem ser simplista e elucidado

    Responder
  43. Ariel

    Texto muito explícito bom ter conhecimento sobre estes temas

    Responder
  44. 91 Club

    Ótimo post! Aclarou muito sobre como missão, visão e valores podem impactar a cultura organizacional. Já estou pensando em como aplicar essas ideias na minha equipe!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

NFC-e (Nota fiscal do consumidor eletrônica) [Atualizado]

A NFC-e é uma nota fiscal utilizada para registrar vendas de produtos. Ela é emitida diretamente para o consumidor final. Para emitir a NFC-e deve ser utilizado um sistema emissor de notas fiscais. Emitir NFC-e Todo produto ou serviço...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o dinheiro que a empresa recebeu em um período, que mostra se ele foi bom ou não. Acompanhar o faturamento se sabe quanto a empresa pode gerar de capital. Ele também é...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Guia do MEI: Tudo sobre o Microempreendedor Individual

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro empresarial Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...