Pessoa jurídica: Quais as diferenças para pessoa física?

Escrito em: 03/09/20
Início 9 Empreendedorismo 9 Pessoa jurídica: Quais as diferenças para pessoa física?

Segundo Francisco Amaral, renomado doutrinador do Direito Civil Brasileiro, “a Pessoa Jurídica é um conjunto de pessoas ou bens, dotado de personalidade jurídica”. Ademais, essa entidade dá forma a inúmeras organizações, como, por exemplo, estados estrangeiros, a União e empresas privadas.

Quem deseja abrir um negócio, precisará entender bem essa persona, pois necessitará de uma para, então, poder empreender. Se você está lendo este texto, são grandes as chances de que esteja nessa situação. Isto é, deseja abrir uma empresa, mas não tem as informações necessárias sobre a tão necessária PJ.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo explicando tudo o que você precisa saber sobre Pessoa Jurídica: o que é, quais são suas classificações e, para complementar e também não confundir, algumas informações sobre a Pessoa Física. Então, continue a leitura e bom aprendizado!

O que é uma pessoa jurídica?

A Pessoa Jurídica, muito conhecida pela sigla PJ, é uma entidade abstrata formada por uma ou mais Pessoas Físicas, que visam a formação de uma organização. Ela é dotada de personalidade jurídica, ou seja, é reconhecida pelo Estado e, portanto, é capaz de adquirir direitos e deveres perante a Lei.

É importante dizer: ainda que a PJ seja gerida por Pessoas Físicas, os direitos e obrigações dos sócios da instituição são separados dos direitos e deveres da organização. Isso acontece pois as personalidades jurídicas são individuais e autônomas. Dessa maneira, cada um responde por si, exceto em raros casos, em que os sócios podem ser responsabilizados por atividades da Pessoa Jurídica.

Existem inúmeras possibilidades de PJ, algumas delas são:

  • Igrejas;
  • Organizações não governamentais;
  • União;
  • Estados;
  • Municípios;
  • Fundações;
  • Empresas;
  • Além de muitas outras.

Dessa forma, é possível perceber como as pessoas jurídicas estão presentes ao nosso redor. Dito isso, fica claro que essa é uma figura essencial para o bom funcionamento do Estado. No entanto, ainda não foi especificado o porquê.

A principal funcionalidade da PJ é possibilitar à Receita Federal um instrumento de fiscalização das instituições. É por meio dela que essa organização governamental fiscaliza se impostos estão sendo pagos e se uma empresa está dentro da Lei, por exemplo.

Ebook manual de como abrir uma empresa

Tipos de Pessoa Jurídica

O conceito de Pessoa Jurídica é muito importante para o Estado. Por conta disso, o Direito Civil se comprometeu a legislar sobre essa personalidade jurídica e suas características.

Nesse trabalho, foram criadas três possíveis classificações, às quais as pessoas jurídicas se encaixam. Confira quais são elas:

Pessoa jurídica de direito público interno

A Pessoa Jurídica de Direito Público interno diz respeito a entidades criadas por Lei. Isto é, tem relação com organizações instituídas por intermédio do Estado.

Segundo o Código civil Brasileiro de 2002, em seu artigo 41, são pessoas jurídicas de direito público interno:

  • A União;
  • Os Estados, o Distrito Federal e os Territórios;
  • Os Municípios;
  • As autarquias, inclusive as associações públicas;
  • As demais entidades de caráter público criadas por lei.

Pessoa jurídica de direito público externo

Ao falar sobre pessoa jurídica de direito público externo, nos referimos a organizações de direito público regidas pelas normas do Direito Internacional Público. Ou seja, são entidades como os Estados estrangeiros, organizações, como a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Mercado Comum do Sul (Mercosul).

Pessoa jurídica de direito privado

A Pessoa Jurídica de direito privado é criada por pessoas físicas que possuem um interesse em comum, seja ele comercial ou qualquer outro (não proibido por Lei). Elas também têm contribuição do Poder Público.

Conforme o Código Civil, são pessoas jurídicas de direito privado:

  • Associações;
  • Sociedades;
  • Fundações.
  • Organizações religiosas;
  • Partidos políticos;
  • Empresas individuais de responsabilidade limitada.

Para criar uma pessoa jurídica de direito privado, será necessário descobrir primeiramente qual a demanda de trabalho e a movimentação monetária que sua empresa fará. Após isso, será possível decidir por um dos portes de empresa disponíveis, como Microempreendedor Individual ou Microempresa, por exemplo.

Após isso, será necessário pensar informações como o regime tributário e a natureza jurídica da Instituição, além de dados básicos como local de sede e responsáveis pela guarda dos documentos contábeis, por exemplo. Feito isso, será possível elaborar o Contrato Social, documento que sela a abertura de um negócio, após a assinatura de todos os sócios.

Depois de fazer o Contrato, será preciso registrá-lo na Junta Comercial. Com ele, será preciso levar alguns outros documentos, são estes:

  • Carteira de Habilitação ou RG e CPF (original e cópia);
  • Comprovante de residência;
  • Carnê do IPTU do local sede da empresa;
  • Comprovante de pagamento das taxas DARE e DARF.

Após esses passos, já é possível fazer o registro da empresa. Para tanto, será necessário acessar o site da Receita Federal ou ir presencialmente até uma de suas sedes para registrar-se no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Sobre isso, o artigo 45 do CC dispõe sobre a criação da Pessoa Jurídica de direito privado, dizendo:

O que é uma pessoa física?

Enquanto a PJ é uma entidade abstrata, que precisa ser criada, a PF é um sujeito concreto que, assegurado pela Legislação, possui direitos e deveres simplesmente pela sua existência.

Como dito, a personalidade jurídica da Pessoa Física é nata, ou seja, não se institui somente após um registro. No entanto, para que a Receita Federal identifique em seus dados uma pessoa civil e, assim, possa fiscalizá-la, ela precisará estar registrada no Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Dessa maneira, a Pessoa Jurídica e a Pessoa Física se aproximam em funcionalidade, visto que ambas têm a função de facilitar a fiscalização pela Receita.

Qual a diferença entre pessoa física e pessoa jurídica?

As Pessoas Jurídicas e as Pessoas Físicas são muito importantes para o bom funcionamento do Estado. Apesar de possuírem nomes semelhantes, essas personalidades são muito diferentes.

As distinções entre as duas acontecem, pois a primeira trata-se de todas as pessoas que possuem um CPF. São sujeitos concretos que possuem personalidades natas. Enquanto isso, a segunda refere-se sempre a entidades abstratas e depende de criação para que possam existir.

eGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas - Pessoa jurídica
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha financeira Excel: Download Grátis – Atualizada 2022

Download Grátis Uma planilha financeira pode melhorar o resultado de sua empresa? É de conhecimento geral que toda empresa precisa de um plano de contas, controle de gastos, controle de estoque e de um controle de fluxo de caixa. Empresas...

Planilha de Cadastro de Clientes em Excel [Download grátis]

Download Grátis Todos os dias passam por uma empresa diversos dados. Acontece que, independente do tamanho dela e da quantidade de dados, estes devem ser registrados. Essa organização pode trazer grandes benefícios para a empresa tanto no...

Planilha de Curva ABC: Download Grátis

Download Grátis A Curva ABC é uma técnica para entender o grau de importância de um produto dentro da empresa. Esse processo define quais produtos trazem mais retorno, os que trazem um retorno médio e os que trazem retorno baixo. Mas para...

Planilha de custo de funcionário: Como realizar o cálculo

Download Grátis Quando decide contratar um funcionário, o empreendedor costuma pensar no salário que terá que pagar todos os meses, mas nem sempre se dá conta do custo total deste colaborador para a empresa. Você também é assim? Pois...

Planilha de Frente de Caixa: Baixe o modelo grátis agora!

Download Grátis Você sabe o que é frente de caixa e por que ela é importante para o seu negócio? Apesar de muitos gestores não darem atenção a esse setor da empresa, a verdade é que a frente de caixa é um dos pontos principais da...

Planilha de Custo Médio: Download Grátis

Download Grátis Quando falamos em gestão eficiente de empresas, não podemos deixar de falar em controle de estoque. Quem entende que um bom gerenciamento de produtos armazenados é fundamental para o sucesso, está no caminho certo. Afinal,...

Planilha de Ordem de Serviço: Download do Modelo Grátis!

Download Grátis A planilha de ordem de serviço é um dos documentos mais comuns entre as empresas prestadoras de serviço. Ela é uma forma de organizar e distribuir os pedidos recebidos pelo setor comercial da organização, repassando-os...

Planilha de Análise SWOT: Baixe agora! [Download Grátis]

Download Grátis Em algum momento da sua vida como empreendedor você já deve ter ouvido falar em análise SWOT. Principalmente se for para falar em como ela é importante para tirar os projetos do papel e fazê-los dar certo. Mas, você sabe...

Planilha de Produtos: Baixe agora [Download Grátis]

Download Grátis Sempre se fala na importância de se ter um controle de estoque e de ele ser organizado. E realmente, esse controle é imprescindível. Acontece que há algo que pode facilitar um pouco mais esse controle e trazer ainda mais...

Planilha de preço de venda [Download Grátis]

Download Grátis Se você é empreendedor e está começando um novo negócio, já sabe que inúmeros desafios te esperam. Assim, uma das dúvidas mais frequentes de novos empresários é em relação aos lucros.  Vários fatores influenciam no...

1 Comentário

  1. LAERTE ANTONIO FRANCISCO NUNESP

    Um ” CONDOMÍNIO ” que não respeitou o artigo 8º. inciso a da Lei nº 4,591/64 e por isso

    não possui uma ASSOCIAÇÃO pode ser uma PESSOA JURÍDICA DE DIREITO PRIVADO ?

    Esse empreendimento está registrado em C.R.I. do interior de SP,como LOTEAMENTO e a

    AGI (Assembreia Geral de Instalação) que elaborou “CONVENÇÃO” e R.I. em SP capital.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido.