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Segurança da informação: Porque devo investir?

Pensamos sempre na segurança dos bens materiais da empresa. Por isso a instalação de alarmes e grades de segurança. Mas é importante pensar na segurança da informação.

Adotar medidas e estratégias para proteger os dados e as informações sobre os seus negócios é essencial. Pois, com a dependência cada vez maior desses recursos, essa é uma realidade bem presente no interior de diversas companhias.

Vírus, trojans, worms e outros vários tipos de malware: todos eles podem representar enorme perigo para o bem de sua corporação.

E, se você pretende se proteger desses malefícios, realizar o backup de seus dados e utilizar ferramentas que possam prevenir de maiores danos são ótimas estratégias para os seus negócios.

Quer saber mais sobre como realizar essas ações dentro de sua empresa? Então confira esse guia que vai orientá-lo como lidar melhor com esse problema da atualidade e declarar-se livre desses males da informática!

O que é a segurança da informação

Trata-se de uma série de medidas que podem ser tomadas para proteger dados, informações e sistemas contra qualquer tipo de ameaça. Essas ameaças podem ser um ataque hacker ou até mesmo o uso inadequado dos recursos eletrônicos.

Basicamente, a segurança da informação atua na preservação de três aspectos básicos. Esses são a confidencialidade, a autenticidade e a integridade da informação.

Seu foco está em garantir que apenas as pessoas autorizadas tenham acesso às informações seguras, além de validar o emissor dessas informações e assegurar que suas características originais sejam preservadas. Tudo isso em plena conformidade com as exigências legais.

Saiba os motivos que fazem com que esse tipo de investimento seja necessário mesmo em tempos de crise.

Para evitar a perda completa dos dados

Uma forma de ataque virtual que costuma comprometer significativamente as empresas ao redor do mundo é o sequestro de dados.

Quando ele acontece, os hackers invadem a rede e os servidores da organização e criptografam os arquivos de maneira que a quebra dessa criptografia se torna impossível. Resultado: se os arquivos forem realmente importantes, os hackers podem cobrar um preço alto para devolverem o acesso a eles.

Em casos em que os ataques atingem empresas menores, que não têm condições para arcar com o prejuízo, essa ação pode representar o fim da organização. Sendo assim, vale pensar em segurança da informação como um investimento necessário, não como gasto.

Guia de Otimização de Processos

Para evitar o vazamento de informações

Sua empresa precisa mostrar aos clientes e potenciais clientes que eles podem confiar nela diante de qualquer eventualidade. Isso faz toda a diferença no que diz respeito a garantir credibilidade ao empreendimento.

No ambiente online, ataques de hackers não são raridade. Somente no ano de 2016, o Brasil foi o sexto país do mundo que mais sofreu com ofensivas, chegando a vitimar 42,4 milhões de pessoas. Ataques assim, quando invadem organizações, podem atingir bancos de dados, contas de e-mails e relatórios que precisariam ficar sob absoluto sigilo.

Isso representa, no mínimo, um risco grande em termos de mercado, pois diante de um cenário tão competitivo quanto o atual, o vazamento de informações pode fazer com que estratégias sejam reveladas e ações elaboradas como decisivas para a companhia acabem sendo desperdiçadas.

Ter suas ações estratégicas disponibilizadas para qualquer pessoa na rede mundial de computadores pode torná-las completamente inviáveis. É por isso que sua empresa precisa procurar por soluções para blindar essas informações.

Para impedir que as atividades sejam suspensas

Imagine o que aconteceria se a sua empresa fosse vítima de um ataque que simplesmente congelasse todos os seus computadores?

Pois saiba que foi exatamente isso o que aconteceu no primeiro semestre de 2017 quando um vírus criado para explorar uma falha do Windows realizou um ataque sem precedentes: o WannaCry atingiu nada menos do que 125 mil pessoas numa sexta-feira, criptografando todos os dados dos usuários e impedindo o acesso aos sistemas.

Parece amedrontador? O fato é que esse risco é real. Agora, pense no prejuízo que você teria caso, de uma hora para outra, simplesmente não tivesse mais acesso aos dados de uso do dia a dia?

Sem os sistemas de informação, você não consegue realizar uma série de atividades, como gerar notas fiscais, por exemplo. Além disso, sua empresa se vê impedida de realizar vendas, fazer o cadastro de clientes e fornecedores, bem como o controle de estoque e a execução de uma série de outras ações.

Imagine ver todo o seu processo produtivo inteiramente paralisado, o que poderá causar custos como na perda de matéria-prima, por exemplo. Se ter o acesso à internet indisponível parece um pesadelo, então você tem um bom motivo para investir na segurança de dados na sua empresa.

Para preservar a credibilidade da empresa no mercado

Se sua empresa tem diversos clientes, certamente ela conta com inúmeros dados relativos a eles. Entre esses dados estão suas informações cadastrais e bancárias. Uma vez que esses dados caem em mãos erradas, isso pode representar um prejuízo grande para os clientes.

Do ponto de vista financeiro, você pode ter que arcar com os valores perdidos diante de qualquer fraude, algo que, de certa forma, pode ser recuperado mais cedo ou mais tarde.

Entretanto, do ponto de vista da credibilidade, a situação é muito mais grave. Além de perder o cliente para sempre, sua empresa terá que lidar com os impactos que essa rejeição trará, algo que poderá levá-la até mesmo à falência caso as portas do mercado se fechem completamente.

Evite isso para seu empreendimento. Invista em soluções para garantir a máxima proteção possível para seus clientes e administre seu negócio com maior tranquilidade.

Para se recuperar diante de eventualidades

Com a segurança de dados você pode ter um plano para se recuperar de desastres, de maneira a reduzir os impactos deles até mesmo diante de ataques mais sofisticados.

É bom lembrar que, num primeiro momento, a segurança da informação procura criar procedimentos para impedir que esses ataques aconteçam, tomando medidas preventivas a eles. Mas ainda assim é preciso saber como lidar com as consequências de um ataque sofrido.

Por isso, a segurança da informação estabelece alternativas para que, mesmo que os incidentes ocorram, sua empresa tenha condições de se recuperar da melhor maneira possível. Isso evita prejuízos maiores.

Utilizando o sistema eGestor você transfere toda a responsabilidade sobre a segurança dos dados para a nossa empresa, que possui experiência e qualificação para esse tipo de trabalho.

Realizamos o backup dos arquivos de 30 em 30 minutos, o que garante que até mesmo os dados mais recentes estejam seguros. Além disso, com a transferência em HTTPS, a criptografia protege a comunicação com os nossos servidores, que recebem uma auditoria completa a cada mês, testando todas as possibilidades de invasão, para oferecer a proteção máxima possível para nossos clientes.

Backup: copiar para proteger

Essa é a solução mais comum entre as empresas para proteger os seus dados e informações. O backup se constitui, basicamente, em copiar dados e informações e armazená-los em outras mídias ou discos. Para ter eficácia nesse processo, recomenda-se que essas cópias sejam salvas em dispositivos que estejam no exterior das instalações de empresas. Assim se pode evitar que desastres possam comprometer todo o trabalho.

Além disso, para realizar bem o seu backup, é necessário que você crie um calendário especial para esse processo. Por exemplo, se a sua empresa recebe quantidades enormes de dados diariamente, é possível agendar, a cada dois dias, um backup desses arquivos para que eles sejam copiados e armazenados nos discos rígidos disponíveis para essa operação. Ou, se os dados não são criados com tanta frequência em seus sistemas, você pode determinar um intervalo maior para guardar esses arquivos.

É importante conhecer as necessidades de sua empresa e, assim, elaborar uma rotina para que o backup seja realizado com mais eficiência, evitando que o menor número de dados e informações se percam e que o seu negócio seja prejudicado com isso.

Nuvem: como inovar em seu backup

Se você pretende tornar o processo de backup mais inovador, uma dica é contar com a tecnologia em nuvem, ou o cloud storage. Atualmente, é possível encontrar no mercado diversas empresas que oferecem o serviço de armazenar os dados copiados em um servidor onde você pode acessá-los online.

Com o cloud storage é possível, por exemplo, utilizar os dados copiados a partir de qualquer máquina com acesso à internet e ter um melhor gerenciamento de todos eles. Além disso, ela confere outros benefícios, tais como:

Backups automáticos

A tecnologia em nuvem permite que os seus backups possam ser programados e não exige que você perca tempo com ações de rotina. Essa é uma medida que pode, além de poupar tempo, permitir mais segurança nos processos de cópia e armazenamento, além de garantir que os seus dados sejam sempre salvos.

Dispensa estruturas e mídias

Quando se realiza o backup a partir de ferramentas cloud storage, não há a necessidade de criar estruturas e mídias – como HDs externos, cds ou dvds. As empresas responsáveis por esses serviços oferecem servidores que dispensam o uso desses dispositivos e permitem que os seus dados possam ser acessados diretamente por qualquer máquina que esteja conectada à rede.

Livre de perdas e danos

Muitas vezes os dados salvos em dispositivos como HDs e outras mídias podem se perder ou serem danificados com o tempo. Com o cloud storage, é possível superar esses problemas. Ao salvar os arquivos em um servidor, a sua empresa não precisa se preocupar em conservar esses itens e, ainda, tem a vantagem de ter a segurança e o acesso livre de todas as cópias realizadas.

Proteger os dados de uma empresa é essencial. E se você não quer correr o risco de perder recursos valiosíssimos para a gestão de seus negócios, estruturar backups e executar rotinas de cópia e armazenamento podem salvá-los de malefícios que estão presentes na rede. Além disso, contar com ferramentas como o cloud storage permite que você possa inovar nesses processos de backups de sua organização. Por isso, não hesite em contratar algum desses serviços e ficar livre desses problemas.

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Escrito em: 11/07/17
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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