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Marketing digital: Como reduzir custos operacionais com ele

Com as transformações digitais e um novo perfil de consumidor mais informado, as estratégias de venda tradicionais não são suficientes para garantir os lucros da sua empresa. Por isso, você pode investir no marketing digital para reduzir seus custos operacionais e aumentar a aquisição de clientes para o seu negócio.

Está começando a montar um e-commerce ou tem uma empresa e quer otimizar seu tempo e custos? Então confira as dicas do nosso artigo!

Como o marketing digital pode reduzir os custos na minha empresa?

Para empresas pequenas, a visibilidade sempre foi um desafio, até o surgimento da internet e o marketing digital surgirem. Com as novas tecnologias, um microempreendedor não precisa investir valores altíssimos para veicular um anúncio na TV ou rádio, pois já é possível adquirir e reter clientes com um custo muito baixo, através da internet.

Portanto, algumas das vantagens de trabalhar com o marketing digital são:

Canais de baixo custo

As plataformas que permitem divulgação na internet atualmente possuem um custo bem mais baixo que as mídias tradicionais, por isso, você pode veicular seus anúncios no Facebook, Google e Instagram, por exemplo, sem desembolsar valores muito altos.

Pagamento por resultado

Uma das maiores vantagens do marketing digital é a forma de cobrança das plataformas de publicidade online. Anunciando nas mídias sociais você recebe apenas por interação do usuário com sua peça.

Se, por exemplo, você veiculou um anúncio com o objetivo de que seu site seja acessado, a plataforma só vai realizar a cobrança por cada clique, ou seja, você não paga apenas por ter pessoas visualizando a peça.

Isso gera uma grande economia, já que nem todos que vêem seu anúncio serão convertidos em clientes.

Assim, você paga apenas por resultados.

Segmentação bem detalhada

Mesmo que um anunciante consiga definir qual público irá assistir seus anúncios veiculados entre os intervalos da novela das 19h, por exemplo, ele ainda tem uma margem de erro muito grande. Com as estratégias do marketing digital, pelo contrário, você pode segmentar seu público de forma muito mais específica, definindo por exemplo:

  • Faixa etária
  • Profissão
  • Cidade
  • Hobbies
  • Páginas que já interagiu
  • Músicas que escuta

Assim você tem maior garantia de que o público que está vendo seus anúncios é exatamente o que você deseja.

Ofertas personalizadas

Graças à segmentação bem detalhada, você pode criar anúncios personalizados por região ou produtos que um prospect já entrou em contato. Não é mais necessário gastar com anúncios genéricos, uma vez que você pode montar peças personalizadas para cada prospect, o que aumenta as chances das suas vendas.

Análise de métricas

Os gerenciadores de mídias sociais disponibilizam todas as métricas dos seus anúncios: quanto você investiu, qual anúncio está performando melhor, como as pessoas interagiram, quantos curtiram, compartilharam etc.

Com esses dados, você pode direcionar seu investimento onde vale mais à pena, reduzindo seus custos com anúncios que não dão retorno.

Feedback imediato

Considere um exemplo em que você veicula uma campanha na televisão. Certamente você não vai receber um feedback dos espectadores imediatamente, apenas em casos de anúncios que geram alguma polêmica.

Já com o marketing digital você pode acompanhar as respostas do seu público em tempo real, sabendo o que estão comentando e consequentemente entendendo os pontos fortes e fracos do seus anúncio.

Assim você pode reduzir suas falhas fazendo testes A/B e entregar exatamente o que seu público quer.

Alcance sem limites geográficos

Há alguns anos, ter uma marca reconhecida a nível nacional só era possível com grandes investimentos nas maiores mídias. Porém, atuar no marketing digital permite que sua empresa seja conhecida em todo o Brasil, uma vez que na internet não há limites geográficos.

Considerando que a última pesquisa do IBGE mostrou que já existem pelo menos 126,3 milhões de brasileiros com acesso à internet, você pode gerar autoridade com sua marca, competir diretamente com grandes concorrentes e atrair clientes de outros estados para o seu negócio.

Seu público vai até você

No marketing tradicional o vendedor precisa oferecer seu produto ao cliente, às vezes em momentos que ele não foi solicitado, gerando uma interação e imagem ruim da sua marca. Porém, trabalhando sua presença online no marketing digital, o cliente pode ir até você, reduzindo seus custos de aquisição e ainda criando uma interação em que ele te deu “permissão” para receber seus comunicados.

Cria um relacionamento com os clientes

Na estratégia de marketing de conteúdo, por exemplo, você investe em oferecer conteúdos relevantes para o seu público, seja criando tutoriais no Youtube ou artigos para um blog. Tirando as dúvidas dos usuários e oferecendo informações relevantes você cria um relacionamento com os clientes, aumenta sua autoridade no mercado e educa seus potenciais clientes sobre seus serviços.

Isso indiretamente reduz trocas, devoluções e gastos com atendimento, uma vez que o consumidor pode tirar as dúvidas indo ao seu canal de conteúdo, sem entrar em contato com sua empresa diretamente.

Acompanha a jornada de compra

Apesar de atualmente a jornada de compra do consumidor não ser mais linear e previsível, usando as estratégias certas de marketing digital você pode acompanhar todas as etapas de um prospect e influenciá-lo no momento exato para que a compra ocorra.

Gera resultados de longa duração

Quando se fala em marketing digital, logo se pensa nos anúncios pagos, mas investindo em conteúdos orgânicos você pode ter um retorno de longa duração. Ou seja, é possível pagar por um anúncio, mas você também pode produzir conteúdos para o seu blog que podem ficar por anos na primeira página do Google, desde que sejam relevantes, gerando acessos e conversões diariamente.

A dica para manter essa estratégia funcionando é apenas que você sempre atualize o conteúdo, escrevendo o que as pessoas buscam, pois ao longo do tempo as pesquisas mudam de acordo com a necessidade dos usuários.

Além de todos esses benefícios para a sua marca, é possível gerenciar suas campanhas de qualquer lugar que haja internet, de forma que você terá mais mobilidade para ver o desempenho dos seus anúncios, podendo ver até mesmo pelo celular.

Com o acesso a esses dados em tempo real, é possível reduzir as falhas no gerenciamento da imagem da sua marca e consequentemente aumentar seu ROI.

Por isso, chega de perder tempo e comece a investir no marketing digital para alavancar suas vendas.

Texto escrito pela equipe Upsites.

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Escrito em: 02/04/19
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

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1 Comentário

  1. Domingos

    post muito rico para todos aqueles que buscam melhores resultados com pouco investimento em marketing digital.

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