As startups unicórnios são empresas de tecnologia que alcançaram a marca de 1 bilhão de dólares antes mesmo de suas ações estarem disponíveis na Bolsa de Valores. O Brasil, apesar de ser jovem nessa área, tem apresentado empresas promissoras, com grandes nomes como Nubank e Ifood, por exemplo.
Deseja conhecer mais sobre as startups unicórnios e conhecer as principais do Brasil? Então acompanhe a leitura, que você está no lugar certo!
O que são startups unicórnios?
Segundo o Sebrae, startup é “um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza”. Por esta definição, observa-se que esse tipo de empresa é incerto, porém, precisa ter um produto que possa ser entregue infinitas vezes sem mudança de qualidade e, por isso, possui capacidade de gerar altos lucros e crescer disruptivamente.
Dessa forma, ao falar de startups unicórnios, nos referimos a uma empresa que, antes de estar disponível para IPO (Initial Public Offering), na Bolsa de Valores, alcançou a super marca de 1 bilhão de dólares.
Elas são chamadas de unicórnios devido à sua raridade. Assim, se já é difícil sobreviver como uma startup, o que a própria definição de seu nome deixa claro, imagine alcançar um valor tão alto em investimentos. Não é fácil, porém também não é impossível e, no Brasil, já possuímos alguns grandes nomes de startups unicórnios, que você, com certeza, já ouviu falar.
Quais as principais startups unicórnios do Brasil?
Segundo a StartupBase, o Brasil possui atualmente mais de 13.000 startups ativas. O país tem um alto potencial com essas empresas e está em um período crescente, apresentando boas estatísticas e um número expressivo de startups unicórnios. Dentre elas, as principais são:
Nubank
As fintechs, startups de finanças, estão em alta em todo o mundo, a Nubank é uma delas. Por meio de funcionalidades como conta corrente e cartão de crédito, ela é caracterizada por inovar o sistema financeiro e ficou conhecida pela qualidade de seus serviços (que são feitos online) e pelo excelente atendimento ao consumidor.
Criada em 2013, ela foi logo aceita no mercado, tornando-se uma startup unicórnio no começo do ano de 2018 e, hoje, vale mais de 10 bilhões de dólares.
Ifood
Responsável por inovar o setor alimentício, o Ifood é uma empresa que trabalha com o delivery de comidas e, atualmente, expandiu seus horizontes, alcançando também a entrega de produtos de mercado.
Fundada no ano de 2011, foi comprada pela startup Movile em 2014, recebendo investimento e chegando ao título de startup unicórnio.
PagSeguro
Fintech do grupo UOL, o PagSeguro trabalha com o envio e recebimento de pagamentos. Criada em 2006, alcançou então a marca de startup unicórnio em 2018.
Stone
A Stone é uma empresa de meios de pagamentos parceira de empresas como Cappta e Pagar.me. Foi criada em 2012 e ultrapassou o valor de 1 bilhão de dólares em 2018, tornando-se mais um unicórnio no mercado brasileiro.
99
Concorrente da Uber, a 99 é uma empresa de transportes gerenciados por aplicativo. Criada em 2012, foi comprada pela empresa DiDi em 2018, que ampliou suas funcionalidades e alcançou o título de startup unicórnio.
Que lições que podem ser tiradas do desenvolvimento de startups unicórnios?
As startups unicórnios precisaram passar por muitos obstáculos até conseguir chegar a esse título. Com base em suas características, confira os ensinamentos que podem ser tirados de seus trajetos de desenvolvimento:
Inovação
No mundo, são muitas startups que investem em diversos setores de variadas formas. Muitas dessas empresas acabam falindo ainda no começo e não conseguem alcançar o valor de 1 bilhão de dólares e, com isso, se tornar uma startup unicórnio. Sabe o que o diferencial das demais? Seu grau de inovação.
Com tantas empresas, um ponto essencial que fará um empreendimento chegar no sucesso é a inovação. Um negócio inovador está a vários passos à frente de outros negócios e, com isso, garante bons investimentos e maior segurança.
Portanto, a primeira lição que as startups unicórnios traz é: invista em inovação.
Foco em tecnologia
Diante da ascensão da internet, da inteligência artificial, da robótica e de outras fontes tecnológicas, investir em tecnologia é um fator fundamental para o sucesso de um negócio. As startups unicórnios perceberam isso e investiram certeiramente com foco em tecnologia.
Se você deseja montar um empreendimento de sucesso ou fazer a sua empresa deslanchar, seguir a lição das startups unicórnios e investir em tecnologia garantirá excelentes resultados.
Rapidez e eficiência para se adaptar às mudanças
Com o crescimento da tecnologia, as mudanças vêm ocorrendo cada vez mais rapidamente. Assim, um outro ponto presente na construção do sucesso dos unicórnios é a agilidade em se adaptar quando a situação exige.
Além disso, as startups unicórnios possuem uma visão futura para se adiantar na resolução de possíveis e potenciais problemas.
Dessa maneira, outro ensinamento trazido por essas empresas de sucesso é a necessidade de ter rapidez e eficiência para se adaptar a mudanças.
Experiência do cliente
Uma outra característica das startups unicórnios é o trabalho no que é chamado de customer experience, em português, Experiência do Cliente.
Trabalhar bem esse ponto garante às empresas um excelente relacionamento com o público de interesse. Logo, isso é capaz de gerar clientes fiéis, além de advogados para a marca.
Segundo a NewVoice Media, 69% dos clientes que estão satisfeitos com uma marca indicariam ela a um amigo ou conhecido. Em contrapartida, 58% dos consumidores insatisfeitos não retornariam a comprar de uma negócio em que foi mal atendido.
Diante disso, fica clara a essencialidade de um trabalho árduo envolvendo a experiência do cliente. Um excelente exemplo de startup unicórnio que investe alto nesse quesito é o Nubank. Essa fintech é reconhecida por seu atendimento personalizado e eficiente, sendo sempre citada em publicações em Redes Sociais por clientes satisfeitíssimos com o que chamam carinhosamente de “roxinho”.
Dessa maneira, seguindo o padrão das startup unicórnios, é preciso ter um projeto bem elaborado e bem executado de customer experience, visto que este é capaz de alavancar resultados por meio do relacionamento com o cliente.
Portanto, conhecendo o conceito de startup unicórnio, além de alguns exemplos que foram fundados no Brasil, você já pode utilizar as lições aprendidas para fazer seu negócio alavancar disruptivamente.
0 comentários