Calcular e analisar o ticket médio da sua empresa é de extrema importância. Ele serve para que você possa planejar as suas vendas de uma forma mais eficiente. E também para aumentar a lucratividade de sua empresa. Essa métrica também é importante para avaliar o perfil e preferências de consumo de seus clientes. Afinal, o que leva um cliente a gerar um ticket maior se comparado a outro? Como criar estratégias para aumentar o ticket de um determinado cliente?
Quer saber de fato o que é o ticket médio e como calcular este indicador financeiro, além de saber como aplicar este conceito no seu negócio? É o que vamos falar a partir de agora neste texto!
O que é ticket médio e como calcular?
Ticket médio nada mais é do que o valor médio que cada cliente compra em sua empresa. O cálculo é feito de uma forma bastante simplificada. O volume de vendas realizadas dentro de um determinado dia dividido pelo número de clientes que efetuaram essas compras.
Ticket médio = Valor total das vendas / Número de clientes que compraram
Para ficar mais claro, vamos mostrar um exemplo prático de ticket médio:
Vamos supor que em um determinado dia, sua empresa totalizou R$ 4.000.00 em vendas, que representa o valor gasto pelas compras de 20 clientes. Sendo assim, o ticket médio do dia em questão foi de R$ 200,00.
Ticket médio = 4.000,00 / 20
Ticket médio = 200
A forma para calcular o ticket médio mensal, diário ou de qualquer outro período é sempre a mesma.
Também é possível calcular pelo faturamento bruto e volume de vendas:
Ticket médio = faturamento bruto / volume de vendas
Como aumentar o ticket médio de sua empresa?
Criar estratégias de fidelização e gerar novos negócio com a sua base atual de clientes, é certamente uma grande alternativa para impulsionar essas novas compras e assim, aumentar o ticket da empresa.
Oferecer mais diversidade de produtos
Oferecendo uma gama maior de produtos de acordo com o interesse da sua clientela, também é uma forma de gerar um faturamento ainda maior para a sua empresa no que diz respeito às vendas. Por já conhecerem os seus produtos, seus atuais clientes devem receber total atenção em suas estratégias pós vendas. Já que posteriormente poderão vir a precisar de soluções com custos mais altos e assim aumentar o seu ticket médio.
Outros métodos de incentivar a venda
O ticket médio é certamente uma das principais métricas financeiras para qualquer negócio. Afinal, de nada adianta um significativo volume de vendas se a empresa não estiver obtendo o faturamento previsto para um determinado período. Muitas lojas, na busca de atrair uma maior atenção de seu público e incentivar um aumento de consumo, também oferecem fretes grátis ou outros benefícios. Como a aquisição de um produto adicional na compra de determinados valores em produtos, para aumentar o seu ticket médio. Como em promoções de compre 1 leve 2, ou outros parecidos.
Induza seu cliente a levar algo a mais. Tenha uma grande variedade de produtos e marcas. Tente dispor seus produtos de forma que eles fiquem perto de outros parecidos, influenciando sua clientela a levar algo que normalmente não levaria. Além disso, não deixe seu cliente esquecer o que foi comprar. Há, inclusive aplicativos para a ajudá-lo com a sua lista. Incentive seu cliente a usar ou pense em algo que o auxilie.
Prover treinamentos aos vendedores
Procure informações e dicas para conhecer melhor seu cliente e aumentar a fidelidade. Ofereça cursos e garanta que seus funcionários tenham treinamento suficiente para poder responder as dúvidas de seus fregueses e instigar a venda de outros produtos.
Com que frequência monitorar o ticket médio de sua empresa?
Citamos o exemplo de como se calcular o ticket médio em relação a um determinado dia de vendas da empresa. Entretanto, o ticket pode ser aplicado de uma forma mensal. Geralmente é após o fim do mês que os empresários realizam a mensuração dos resultados de seus negócios e é também neste período em que possuem uma quantidade maior de dados para embasar as suas decisões e avaliarem os resultados de suas estratégias. Porém podem ser medidos no período de tempo que o responsável achar necessário.
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