fbpx

Ticket médio: entenda a importância deste indicador!

Calcular e analisar o ticket médio da sua empresa é de extrema importância. Ele serve para que você possa planejar as suas vendas de uma forma mais eficiente. E também para aumentar a lucratividade de sua empresa. Essa métrica também é importante para avaliar o perfil e preferências de consumo de seus clientes. Afinal, o que leva um cliente a gerar um ticket maior se comparado a outro? Como criar estratégias para aumentar o ticket de um determinado cliente?

Quer saber de fato o que é o ticket médio e como calcular este indicador financeiro, além de saber como aplicar este conceito no seu negócio? É o que vamos falar a partir de agora neste texto!

O que é ticket médio e como calcular? 

Ticket médio nada mais é do que o valor médio que cada cliente compra em sua empresa. O cálculo é feito de uma forma bastante simplificada. O volume de vendas realizadas dentro de um determinado dia dividido pelo número de clientes que efetuaram essas compras.

Ticket médio = Valor total das vendas / Número de clientes que compraram

Para ficar mais claro, vamos mostrar um exemplo prático de ticket médio:

Vamos supor que em um determinado dia, sua empresa totalizou R$ 4.000.00 em vendas, que representa o valor gasto pelas compras de 20 clientes. Sendo assim, o ticket médio do dia em questão foi de R$ 200,00.

Ticket médio = 4.000,00 / 20

Ticket médio = 200

A forma para calcular o ticket médio mensal, diário ou de qualquer outro período é sempre a mesma.

Também é possível calcular pelo faturamento bruto e volume de vendas:

Ticket médio = faturamento bruto / volume de vendas

Como aumentar o ticket médio de sua empresa?

Criar estratégias de fidelização e gerar novos negócio com a sua base atual de clientes, é certamente uma grande alternativa para impulsionar essas novas compras e assim, aumentar o ticket da empresa.

Oferecer mais diversidade de produtos

Oferecendo uma gama maior de produtos de acordo com o interesse da sua clientela, também é uma forma de gerar um faturamento ainda maior para a sua empresa no que diz respeito às vendas. Por já conhecerem os seus produtos, seus atuais clientes devem receber total atenção em suas estratégias pós vendas. Já que posteriormente poderão vir a precisar de soluções com custos mais altos e assim aumentar o seu ticket médio.

Outros métodos de incentivar a venda

O ticket médio é certamente uma das principais métricas financeiras para qualquer negócio. Afinal, de nada adianta um significativo volume de vendas se a empresa não estiver obtendo o faturamento previsto para um determinado período. Muitas lojas, na busca de atrair uma maior atenção de seu público e incentivar um aumento de consumo, também oferecem fretes grátis ou outros benefícios. Como a aquisição de um produto adicional na compra de determinados valores em produtos, para aumentar o seu ticket médio. Como em promoções de compre 1 leve 2, ou outros parecidos. 

Induza seu cliente a levar algo a mais. Tenha uma grande variedade de produtos e marcas. Tente dispor seus produtos de forma que eles fiquem perto de outros parecidos, influenciando sua clientela a levar algo que normalmente não levaria. Além disso, não deixe seu cliente esquecer o que foi comprar. Há, inclusive aplicativos para a ajudá-lo com a sua lista. Incentive seu cliente a usar ou pense em algo que o auxilie.

Prover treinamentos aos vendedores

Procure informações e dicas para conhecer melhor seu cliente e aumentar a fidelidade. Ofereça cursos e garanta que seus funcionários tenham treinamento suficiente para poder responder as dúvidas de seus fregueses e instigar a venda de outros produtos.

Com que frequência monitorar o ticket médio de sua empresa?

Citamos o exemplo de como se calcular o ticket médio em relação a um determinado dia de vendas da empresa. Entretanto, o ticket pode ser aplicado de uma forma mensal. Geralmente é após o fim do mês que os empresários realizam a mensuração dos resultados de seus negócios e é também neste período em que possuem uma quantidade maior de dados para embasar as suas decisões e avaliarem os resultados de suas estratégias. Porém podem ser medidos no período de tempo que o responsável achar necessário.

O eGestor é um sistema de gestão empresarial totalmente online, que possibilita a análise dos mais variados indicadores referentes ao seu negócio, como controle de estoque, controle financeiro, emissão de nota fiscal, e outros, por meio de relatórios gerenciais totalmente automatizados.

Início 9 Sistema de Gestão 9 Controle Financeiro 9 Ticket médio: entenda a importância deste indicador!
Escrito em: 13/05/20
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

NFC-e (Nota fiscal do consumidor eletrônica) [Atualizado]

A NFC-e é uma nota fiscal utilizada para registrar vendas de produtos. Ela é emitida diretamente para o consumidor final. Para emitir a NFC-e deve ser utilizado um sistema emissor de notas fiscais. Emitir NFC-e Todo produto ou serviço...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro empresarial Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o dinheiro que a empresa recebeu em um período, que mostra se ele foi bom ou não. Acompanhar o faturamento se sabe quanto a empresa pode gerar de capital. Ele também é...

Guia do MEI: Tudo sobre o Microempreendedor Individual

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...