Dentro do mercado varejista existe uma variedade de tipos de vendas que podem ser aplicadas a sua modalidade de negócio.
Dessa forma é de extrema importância realizar a escolha de um tipo de venda para aperfeiçoar seu negócio e consequentemente atrair mais clientes interessados no seu modo de vender.
Nesse texto iremos te apresentar os principais tipos de vendas, suas estratégias e especificações.
Dentre elas estão:
- Venda consultiva
- Venda direta
- Venda consignada
- Venda corporativa
- Venda casada
- Dropshipping
Dentro do mercado existem diferentes tipos de vendas que podem ser utilizadas. Desse modo, entender sobre elas facilitará o seu processo e o alinhamento do relacionamento com seus clientes.
Atualmente, a maioria dos vendedores procuram se especializar no tipo de venda que desejam atuar, visto que um bom vendedor faz total diferença para uma empresa.
Assim, todas as empresas almejam funcionários que sejam ótimos vendedores. Desse modo, para desenvolver bons vendedores é necessário que eles tenham conhecimento sobre os tipos de vendas.
Qual é o público alvo das suas vendas?
Primeiramente, para que seja possível identificar o seu tipo de venda, é de extrema importância avaliar qual o público alvo sua empresa deseja atingir.
Possuir conhecimento do seu público alvo é essencial para que seja possível o desenvolvimento de técnicas específicas para criar um bom relacionamento com os clientes.
Esse bom relacionamento trará frutos para o seu negócio, fazendo com que sua empresa transmita confiança para realização de futuras compras.
Portanto, é essencial que seja realizada uma pesquisa minuciosa para entender detalhadamente sobre como atingir esses clientes de forma positiva. Assim, levando em consideração fatores, como:
- Conhecer o seu produto.
- Conhecer o mercado que ele está inserido.
- Levar em consideração informações como idade, profissão, gênero e interesses pessoais.
- Entender se seu produto é destinado a empresas ou clientes.
Outra vantagem de conhecer seu público alvo é poder estabelecer estratégias de marketing que irão se alinhar aos objetivos da organização.
Quantos e quais são os tipos de vendas?
1 – Venda consultiva
A venda consultiva consiste em um tipo de venda em que o vendedor atua como um consultor, fornecendo produtos que irão suprir as necessidades do cliente. Dessa forma, um produto não é empurrado para um cliente de forma abusiva e desconfortável, e sim, será oferecido o que realmente vai lhe beneficiar.
A aplicação da venda consultiva facilita a relação com o consumidor, pois se torna uma experiência mais confortável, trazendo segurança para realizar a compra.
Um vendedor que possui a habilidade de entender o que um cliente precisa e trata ele como o centro das atenções possui um grande diferencial.
Essa estratégia se chama Customer Centric (Centrado no Cliente), uma modalidade que coloca o cliente no centro das decisões.
2 – Venda direta
A venda direta comparada aos outros tipos de vendas é a mais comum, tendo em vista que não é necessário um local físico, sendo mais fácil conseguir realizar vendas e obter um lucro a partir delas.
A venda direta é realizada por vendedores autônomos, que realizam a compra de um produto fornecido por uma marca com o objetivo de revender.
Uma das vantagens da realização dessas vendas é a margem de lucro que esses comerciantes autônomos recebem, pois é elaborado um contrato entre empresa e revendedor, que dividirá as suas porcentagens de lucro.
As empresas oferecem esses produtos com o objetivo de cada vez mais reconhecerem sua marca, visto que quanto mais produtos são revendidos mais a marca obterá lucro.
Dentre as vendas diretas estão:
- Vendas por catálogo.
- Vendas no site.
- Vendas realizadas de porta em porta.
3 – Venda consignada
A venda consignada é um tipo de venda que o fornecedor realiza a distribuição de uma determinada quantidade de produtos a um empresário, com o objetivo dele realizar a venda desses produtos de forma mais acessível. Assim, é determinada uma data para esse fornecedor retornar para levar os produtos que não foram vendidos e realizar o acerto da sua margem de comissão.
Ou seja, o vendedor só irá se preocupar em utilizar estratégias de marketing para vender esses produtos. Assim, sendo muito mais fácil do que o gerenciamento de estabelecimentos com custos altos de manutenção.
Uma das vantagens desse tipo de venda é fornecer a liberdade de estoque para os vendedores, também oportunizando a devolução de produtos no caso da não realização da venda.
Portanto, a elaboração de um contrato é a forma utilizada para decidir as porcentagens de lucro da empresa e do revendedor. Assim, tornando essa relação de venda benéfica para ambas as partes.
Pode se dizer que o tipo de venda consignada está dentro de diversos comércios varejistas, pois é um modo de empreender sem precisar de um alto investimento, visto que não é necessário uma loja física para ser possível a realização das vendas.
Modalidades como venda consignada possibilitam o alcance dos produtos de uma marca específica de forma acessível. Desse modo, para os fornecedores é uma boa opção para aumentar a viabilidade dos seus produtos e evitar um grande esforço no encontro com os clientes.
Outro ponto é que o vendedor não precisará se preocupar com o custo de produção, pois os produtos são todos entregues prontos para a venda.
4 – Venda corporativa ou Venda modelo Business to Business
Esse tipo de venda, diferentemente do método de vendedor para cliente, consiste em vendas feitas de empresa para empresa, realizada no formato B2B (Business to Business).
O modelo B2B possui uma maior exigência, levando em consideração outras modalidades tradicionais. Isso porque o vendedor necessita ter um profundo conhecimento relacionado ao mercado que está inserido e dos objetivos da empresa.
Outro ponto importante é visar que as propostas oferecidas pelo vendedor irão passar por uma hierarquia de decisões e avaliações. Assim, um maior conhecimento e estudo relacionado ao perfil das pessoas que irão realizar as decisões é essencial.
Portanto, as tomadas de decisão são mais racionais, visto que envolvem duas empresas que possuem o objetivo de evoluírem juntas.
Dentro das vendas corporativas estão:
- Empresas de Saas.
- Fornecedores de matéria prima.
- Agências de publicidade.
5 – Venda casada
A venda casada, mesmo sendo um tipo de venda que é considerado uma prática ilegal, ainda existe em alguns comércios.
Basicamente, a venda casada é a prática que a loja só realiza a venda de um produto caso o consumidor realize a compra de outro que não é do seu interesse.
Segundo o artigo 39 do código de defesa do consumidor:
“I – condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;“
Além de poder trazer complicações relacionadas ao código penal, pode levar a um resultado negativo relacionado à experiência dos clientes na loja.
Assim, podemos citar alguns exemplos, como:
- Oferecimento de uma oferta de plano de internet com a condição que também seja realizada a contratação de canais de TV a cabo e telefone.
- Estabelecer uma consumação mínima em lugares como bares, restaurantes e boates.
- Proibir a entrada em cinemas pessoas que estejam com alimentos comprados em outros estabelecimentos.
- Garantia estendida sem a autorização do consumidor.
- Aluguel de espaço com buffet específico.
6 – Dropshipping
O dropshipping é um modelo de e-commerce que o vendedor não precisa necessariamente manter um estoque para vender seus produtos.
Assim, após a solicitação e pagamento do produto, o fornecedor é comunicado para realizar a entrega.
Desse modo, o varejista atua como um pavimentador de caminho entre o fornecedor e o cliente, visto que após o pagamento a responsabilidade de entrega do produto é destinada ao fornecedor.
Esse tipo de venda é extremamente vantajoso para lojistas que não possuem tantos recursos para realizar a compra de um grande estoque de produtos, pois ele possui uma exigência de capital baixa.
A vantagem desse tipo de venda é possuir um baixo risco para os vendedores, já que possui uma baixa exigência de capital. Ele evita situações como a perda de valor de estoque ou prejuízo por vendas não contempladas.
Desse modo, é possível que o varejista possa trabalhar apenas em home office, uma vez que se trata de um comércio digital.
Modelos de vendas
Dentro dos tipos de vendas cada vendedor tem um processo a seguir, isso está diretamente ligado com os objetivos da empresa e o seu planejamento de alcance dos clientes.
Assim, trouxemos alguns modelos de venda para ampliar seu conhecimento e possibilitar o posterior desenvolvimento das suas vendas.
Service Sales
No modelo de Service Sales não é necessário que a empresa possua vendedores para auxiliar na venda. Nesse modelo o objetivo é fornecer autonomia ao cliente para que ele possa avaliar fatores do produto, como preços, qualidade e se há necessidade de compra.
Assim, como os vendedores não são necessários, é utilizado estratégias de marketing para levar esses produtos até o alcance dos possíveis clientes.
Essas estratégias possuem o objetivo de demonstrar ao consumidor a necessidade de obter aquele produto, sendo o mais sugestivo possível para alcançar a atenção e o interesse do cliente.
Dentre essas estratégias estão:
- Email marketing.
- Publicidades em redes sociais promovendo os produtos da empresa.
- Anúncios pagos e links dentro de plataformas.
Field Sales
No modelo Field Sales as vendas são de forma presencial. Desse modo, o vendedor vai de encontro ao cliente para realizar a apresentação de propostas, benefícios e fechar a venda.
Assim, esse tipo de modelo é mais comum em empresas que realizam vendas complexas. Dito isso, os vendedores que realizarem esse tipo de serviço precisam ter pleno conhecimento sobre o que está vendendo.
Um ponto importante é o vendedor possuir uma boa comunicação com o cliente, visto que vendas presenciais exigem uma relação de confiança entre o comerciante e o cliente.
Inside Sales
O modelo de venda Inside Sales acontece de maneira remota com a intervenção do vendedor. Diferentemente do modelo Service Sales que o cliente realiza a compra de forma autônoma.
Assim, através de recursos tecnológicos são realizados mecanismos que façam o cliente conhecer o produto ou serviço.
Após o lead demonstrar interesse no produto, são realizadas algumas etapas de comunicação até a venda. Como:
- Entrar em contato com o cliente para oferecer algumas alternativas de comunicação.
- Realizar a apresentação de produtos através de chamadas e videoconferências.
- Solucionar dúvidas.
- Oferecer propostas de pagamento
- Realizar a venda.
Portanto, esse sistema é extremamente vantajoso, pois mesmo de dentro da empresa o vendedor consegue auxiliar o cliente, tirando dúvidas e oferecendo informações relacionadas ao produto.
Canais de vendas
Atualmente, existem inúmeros canais de vendas dentro e fora do espaço digital que podem auxiliar o processo de comercialização das suas mercadorias e produtos.
Os canais de vendas irão depender do seu tipo de venda e do público alvo que deseja atingir. Essas informações são essenciais para escolher quais mecanismos irão alavancar o seu comércio.
Um ponto importante é visar que a decisão dos canais de vendas auxilia na divulgação do comércio, pois através deles que serão ofertados e vendidos os produtos.
Assim, é possível fazer uma análise profunda de quais canais de vendas irão se encaixar no seu negócio.
Esses canais podem ser de vendas online ou de vendas de forma física. Assim, sendo adaptável a cada tipo de negócio.
Modelo físico:
- Vendedores: Através dos vendedores é possível realizar a venda diretamente para os clientes. Dessa forma, é possível nutrir um relacionamento com esses consumidores para futuramente realizar mais vendas.
- Publicidade: Propagandas de televisão ou rádio, Outdoor, materiais impressos, eventos promocionais da empresa e ofertas de produtos.
- Loja presencial: A loja presencial oportuniza que os clientes possam ir fisicamente no local e realizar suas compras. Assim, é possível conhecer o local mais de perto, podendo efetivar uma boa impressão para os consumidores.
Modelo digital:
- Lojas online: Esse modelo oferece a mesma funcionalidade de uma loja física, mas com a comodidade e a facilidade de acesso que um portal digital oferece. Dessa forma.
- Redes sociais: As redes sociais são muito utilizadas como canais de vendas pois possuem a vantagem das ferramentas de marketplaces. Dessa forma, o cliente poderá acessar o produto de maneira muito mais fácil.
- Conteúdo promocional: Essa opção pode ajudar a empresa a acessar os clientes de forma mais fácil, através de algumas ferramentas que facilitam o relacionamento do cliente com a empresa, como por exemplo ebooks e e-mails interativos.
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