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Venda consignada: Entenda as suas vantagens

Nos últimos anos, um tipo específico de comércio tem ganhado bastante visibilidade devido a suas inúmeras vantagens. A venda consignada é a melhor opção encontrada hoje para driblar crises e retenções. Veja mais sobre o assunto neste texto!

O que é venda consignada

A venda consignada é uma opção de venda onde o produtor permite a um terceiro a venda dos seus produtos em troca de uma comissão, e caso não sejam vendidos, eles poderão ser devolvidos.

Assim, a venda consignada é uma alternativa interessante e bastante viável para ambos os lados de uma relação comercial.

Caracterizado como o procedimento em que a empresa deixa seus produtos para serem vendidos em outro comércio, ou até mesmo com pessoas físicas, a venda consignada é bastante comum e disseminada fortemente em alguns setores.

Devido às recentes retrações econômicas no país, o modelo tem alcançado uma maior visibilidade. E assim não é mais uma opção exclusivamente apenas para segmentos como venda de joias e semijoias, que foram as primeiras áreas a investir neste tipo de relação comercial.

O que é a consignação?

Consignação é definida no dicionário como:

entrega ou depósito de mercadorias a comerciante, para que este as venda ou lhes dê outro destino, de acordo com a disposição do consignador.

Como é feita a venda por consignação

Um pequeno espaço em uma loja física em troca de uma atrativa porcentagem. Basicamente, esta frase define exatamente a relação criada entre empresas e lojas que optam pela consignação.

Muitos lojistas procuram, inclusive, por tais propostas para incrementar o ambiente interno. Fazendo isso, oferecem mais opções de artigos sem ter que, por outro lado, se comprometer com o pagamento de novos boletos.

É o caso, por exemplo, de lojas de roupas femininas que aceitam receber acessórios como brincos, colares e pulseiras para incrementar os visuais criados. Possibilitando assim o aumento de suas vendas, mas sem ter o compromisso firmado com o fornecedor.

Também tem sido comum que indústrias de cosméticos invistam neste tipo de relacionamento, firmando parcerias atrativas para alavancar seus números e possibilitar o crescimento da marca.

E no caso do autônomo?

Representantes comerciais, os antigos biscates que vendiam de tudo de porta em porta, foram os primeiros precursores deste modelo de relação empresa x vendedor.

Após inúmeros anos de sucesso neste tipo de parceria, o sistema de venda consignada cresceu e hoje vai muito além deste público que, vale destacar, continua firme e representa uma boa porcentagem deste mercado.

As mercadorias mais comuns da consignação para autônomos são as joias, semijoias e bijuterias, assim como lingeries e outras roupas íntimas como camisolas e cuecas.

Como a venda consignada pode ajudar seu negócio

Em meio à crise, fugir de altíssimos investimentos é o pontapé inicial para quem deseja manter seu negócio ativo, portanto, neste contexto a opção pela venda consignada mostra-se como amplamente viável, conquistando novos adeptos.

O funcionamento é bastante simples e, de modo resumido, é válido destacar que é bastante benéfico para ambas as partes envolvidas.

O fabricante disponibiliza a venda consignada para empresas e autônomos oferecendo-lhe uma comissão por valor recebido. Os produtos que não são comercializados podem ser devolvidos, extinguindo-se, portanto, o pagamento antecipado pela mercadoria.

Para o revendedor, o negócio é interessante devido à possibilidade de obter uma renda sem correr nenhum tipo de risco. Afinal, ele não precisa investir em estoques que poderão ficar “empacados”.

A venda consignada é uma alternativa comercial com inúmeras vantagens para todos!

Como emitir nota de venda em consignação

Existem duas notas que podem ser emitidas a partir da consignação: a de saída de mercadoria à título de consignação e a de venda de mercadoria à título de consignação.

Para emitir uma nota fiscal de saída para venda por consignação basta realizar o mesmo processo já utilizado para emitir uma nota fiscal. A única diferença é que a natureza da operação será “Remessa em consignação”.

Já a nota fiscal de venda por consignação utiliza a natureza da operação “Venda de mercadoria recebida em consignação”.

Lembre-se de definir os valores do ICMS e do IPI corretamente.

Por que vender consignado

Pode-se dizer que a venda consignada favorece todos os envolvidos. Mas mais que isso, ela gera mais oportunidades de crescimento para a empresa, empregabilidade e mais oportunidades em geral.

Assim, ao contrário de ter uma loja vendendo apenas o seu produto, gerando mais preocupação com o financeiro, o produtor pode ter o seu produto em vários locais, alcançando outro público. Já o vendedor terá uma nova fonte de renda sem se preocupar com a produção e todos os processos que envolvem ela. Ou seja, uma parceria onde todos ganham.

6 principais vantagens da venda consignada

1. Proporciona uma maior visibilidade para a marca

Criar parcerias através da venda consignada é muito mais fácil do que fomentar uma lista de clientes que o considerem como fornecedor.

Por não existir a obrigatoriedade no pagamento dos produtos que não foram vendidos, mais empresas e profissionais ficam interessados e pegam os seus produtos para comercializá-los.

Cada novo representante é uma nova vitrine que aumentará a visibilidade da mercadoria e da marca que ela representa.

2. Abrange um mercado maior que o local

Complementando o tópico anterior, cada novo representante também será responsável por apresentar o seu produto para um diferente público, em um diferente lugar.

Imagine que sua mercadoria possui parcerias em 10 cidades diferentes. Concorda que o tamanho do mercado da sua marca foi, desta forma, potencialmente expandido?

Assim, quanto mais lugares, mais possíveis clientes e maiores as chances de venda!

3. Redução dos custos gerais com a compra do produto

Para quem opta por fornecer essas mercadorias, firmando parcerias estratégicas de venda consignada, as vantagens começam com a perceptível redução dos custos visto que o processamento de uma venda dessas é diferenciado das demais.

Por não existir o compromisso do pagamento pelos produtos que não forem vendidos, a empresa se sente mais segura em encarar esses modelos e concorda mais facilmente em fechar essas negociações.

É uma excelente alternativa, ainda, para o estabelecimento atrair novos públicos ou para oferecer novidades para seus clientes fidelizados.

4. Menos trabalho com manutenção de estoque

Outra grande vantagem para o lojista é a praticidade que não exige conferência e trabalhos mais detalhados com estoque.

É claro que o controle das mercadorias que estão sendo vendidas deve ser mantido para evitar possíveis dores de cabeça, entretanto, não é necessário ficar fazendo recálculos dos valores, reajustes para cobrir o que foi gasto e assim por diante.

De modo simples, o fornecedor sempre trocará os produtos e prestará auxílio no que diz respeito à marcação de preço e assim por diante.

5. Maior variedade de mercadorias

Como já foi citado, para o comerciante uma das grandes vantagens é poder investir em variedade de mercadorias e peças sem que, contudo, tenha que investir rios de dinheiro na aquisição de estoques satisfatórios.

Este tipo de parceria contribui também ao agregar valor aos produtos da própria empresa.

Por isso, o ideal é que de alguma forma essas mercadorias estejam sempre bem interligadas.

6. Oportunidade de aumentar o faturamento de ambos

Por fim, a maior e mais indiscutível vantagem em trabalhar com a venda consignada é a gigantesca oportunidade de aumentar os recebimentos mensais das partes.

Para quem vende as mercadorias deixadas em consignação, é o recebimento da comissão por um esforço menor, algo agregado, uma renda extra. Para a empresa que fornece os produtos é a chance perfeita de não estagnar e continuar a crescer no mercado.

Esse tipo de relação tem absolutamente tudo para dar certo, levando-se essas informações em conta. É claro, recomenda-se ainda que toda parceria de venda consignada seja devidamente formalizada e assinada para evitar problemas posteriores.

Venda consignada

Desvantagens da venda consignada

Para tudo há vantagens e desvantagens, e a venda consignada não seria diferente. Mas, é possível dizer que, comparado a quantidade de benefícios, as desvantagens são mínimas.

Quando falamos do produtor, a principal desvantagem é se o produto for perecível. Nesse caso, ele tem um período de validade, que deve ter muita atenção. Dessa forma, se o prazo de validade chegar e o mesmo não tiver saída, ele não tem mais uso e deve ser substituído por um novo, gerando mais prejuízo.

Em relação ao vendedor, a principal desvantagem é depender da produção de terceiros. Se a produção for pequena, por exemplo, e todos os produtos estiverem vendidos, deve-se esperar até que novos fiquem prontos. Também, em função disso, não é possível alterar o produto ou definir algumas questões pertinentes, ficando a mercê do produtor.

Cuidados da venda consignada

A venda consignada só traz benefícios quando é feita de forma correta. Assim, existem alguns pontos que precisam de muita atenção.

Como escolher um produtor

Falando como um vendedor: você será responsável por vender o produto de outra pessoa, e isso requer muita atenção na escolha.

Tenha em mente que como vendedor você pode dar conselhos e solicitar mais produtos ou produtos diferentes, entretanto, o produtor não precisa atender aos seus pedidos. Ainda, é a sua reputação em jogo. Se o produto escolhido não for de qualidade, quem será reconhecido por isso será o vendedor.

Mas talvez a parte mais importante é a rentabilidade, estude bem o produto e entenda se a margem de lucro será favorável. Assim como o produtor, você está nessa buscando lucro. Portanto, verifique se a comissão será realmente rentável.

Como escolher um vendedor

Falando como um produtor: a pessoa escolhida será a responsável por vender o seu produto, e isso precisa de muita atenção.

Os seus produtos ficarão com o vendedor até serem vendidos, portanto, tenha conhecimento da reputação dessa pessoa e, acima de tudo, confiança. Juntamente com isso, entenda qual o ambiente que o produto será vendido. Por exemplo, se você produz jóias e o seu vendedor vende alimentos, essa pode não ser uma parceria muito benéfica.

Também, procure saber se o vendedor já possui experiência com vendas e saberá fazer a propaganda do seu produto.

Dicas de venda consignada

  • Conheça o seu estoque: ter o controle sobre seus produtos é essencial. Dessa forma você sabe quando vende mais, quando as vendas não são tão boas e qual produto tem mais saída em qual momento. Além disso, também é possível calcular melhor o financeiro do seu negócio.
  • Controle seu financeiro: se você paga comissão aos seus vendedores consignados, e até se não, você precisa controlar o financeiro. É com ele que você entende o que é faturamento, lucro e receita e quanto você realmente pode investir.
  • Confira as entradas e saídas: o fluxo de caixa é tão importante quanto o controle de estoque e financeiro. É ele que indica os valores que você tem a receber e os que tem a pagar. Esse dado é importante porque você consegue controlar melhor o que seus vendedores devem entregar, por exemplo.
  • Conheça as necessidades de seus clientes: como dissemos anteriormente, o vendedor não tem controle sobre a produção, mas isso não quer dizer que o produtor não pode ouvir o que ele repassa dos seus clientes. De nada adianta produzir um produto bonito e de qualidade se ninguém busca por ele.
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Escrito em: 29/03/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

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1 Comentário

  1. Eliana

    Olá. Estou a procura de um software para gestão de produtos artesanais consignados. Por favor, poderia me indicar algum ?

    Responder

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