6 dicas de marketing digital para pequenas empresas

Nos últimos anos, um tipo específico de comércio tem ganhado bastante visibilidade devido a suas inúmeras vantagens. A venda consignada é a melhor opção encontrada hoje para driblar crises e retenções. Veja mais sobre o assunto neste texto!

O que é venda consignada?

Venda consignada é uma alternativa interessante e bastante viável para ambos os lados de uma relação comercial.

Caracterizado como o procedimento em que a empresa deixa seus produtos para serem vendidos em outro comércio, ou até mesmo com pessoas físicas. A venda consignada é bastante comum e disseminada fortemente em alguns setores.

Devido as recentes retrações econômicas no país, o modelo tem alcançado uma maior visibilidade. Não é mais uma opção viável exclusivamente  apenas para segmentos como venda de joias e semijoias, primeiras áreas a investir neste tipo de relação comercial.

Venda consignada é a solução para aumentar as vendas?

Em meio à crise, fugir de altíssimos investimentos é o pontapé inicial para quem deseja manter seu negócio ativo, portanto, neste contexto a opção pela venda consignada mostra-se como amplamente viável, conquistando novos adeptos.

O funcionamento é bastante simples e, de modo resumido, é válido destacar que é bastante benéfico para ambas as partes envolvidas.

O fabricante disponibiliza a venda consignada para empresas e autônomos oferecendo-lhe uma comissão por valor recebido. Os produtos que não são comercializados podem ser devolvidos, extinguindo-se, portanto, o pagamento antecipado pela mercadoria.

Para o revendedor, o negócio é interessante devido à possibilidade de obter uma renda sem correr nenhum tipo de risco. Afinal, ele não precisa investir em estoques que poderão ficar “empacados”.

A venda consignada é uma alternativa comercial com inúmeras vantagens para todos!

Como ocorre a venda consignada em lojas físicas?

Um pequeno espaço em uma loja física em troca de uma atrativa porcentagem. Basicamente, esta frase define exatamente a relação criada entre empresas e lojas que optam pela consignação.

Muitos lojistas procuram, inclusive, por tais propostas para incrementar o ambiente interno. Fazendo isso, oferecem mais opções de artigos sem ter que, por outro lado, se comprometer com o pagamento de novos boletos.

É o caso, por exemplo, de lojas de roupas femininas que aceitam receber acessórios como brincos, colares e pulseiras para incrementar os visuais criados. Possibilitando assim o aumento de suas vendas, mas sem ter o compromisso firmado com o fornecedor.

Também tem sido comum que indústrias de cosméticos invistam neste tipo de relacionamento, firmando parcerias atrativas para alavancar seus números e possibilitar o crescimento da marca.

Ebook Crescimento Empresarial

E no caso do autônomo?

Representantes comerciais, os antigos biscates que vendiam de tudo de porta em porta, foram os primeiros precursores deste modelo de relação empresa x vendedor.

Após inúmeros anos de sucesso neste tipo de parceria, o sistema de venda consignada cresceu e hoje vai muito além deste público que, vale destacar, continua firme e representa uma boa porcentagem deste mercado.

As mercadorias mais comuns da consignação para autônomos são as joias, semijoias e bijuterias. Assim como lingeries e outras roupas íntimas como camisolas e cuecas.

Veja as principais vantagens em fornecer e em vender produtos consignados a seguir.

6 principais vantagens da venda consignada

1. Proporciona uma maior visibilidade para a marca

Criar parcerias através da venda consignada é muito mais fácil do que fomentar uma lista de clientes que o considerem como fornecedor.

Por não existir a obrigatoriedade no pagamento dos produtos que não foram vendidos, mais empresas e profissionais ficam interessados e pegam os seus produtos para comercializá-los.

Cada novo representante é uma nova vitrine que aumentará a visibilidade da mercadoria e da marca que ela representa.

2. Abrange um mercado maior que o local

Complementando o tópico anterior, cada novo representante também será responsável por apresentar o seu produto para um diferente público, em um diferente lugar.

Imagine que sua mercadoria possui parcerias em 10 cidades diferentes. Concorda que o tamanho do mercado da sua marca foi, desta forma, potencialmente expandido?

Quanto mais lugares, mais possíveis clientes e maiores as chances de venda!

3. Redução dos custos gerais com a compra do produto

Para quem opta por fornecer essas mercadorias, firmando parcerias estratégicas de venda consignada, as vantagens começam com a perceptível redução dos custos visto que o processamento de uma venda dessas é diferenciado das demais.

Por não existir o compromisso do pagamento pelos produtos que não forem vendidos, a empresa se sente mais segura em encarar esses modelos e concorda mais facilmente em fechar essas negociações.

É uma excelente alternativa, ainda, para o estabelecimento atrair novos públicos ou para oferecer novidades para seus clientes fidelizados.

4. Menos trabalho com manutenção de estoque

Outra grande vantagem para o lojista é a praticidade que não exige conferência e trabalhos mais detalhados com estoque.

É claro que o controle das mercadorias que estão sendo vendidas deve ser mantido para evitar possíveis dores de cabeça, entretanto, não é necessário ficar fazendo recálculos dos valores, reajustes para cobrir o que foi gasto e assim por diante.

De modo simples, o fornecedor sempre trocará os produtos e prestará auxílio o que diz respeito à marcação de preço e assim por diante.

5. Maior variedade de mercadorias

Como já foi citado, para o comerciante uma das grandes vantagens é poder investir em variedade de mercadorias e peças sem que, contudo, tenha que investir rios de dinheiro na aquisição de estoques satisfatórios.

Este tipo de parceria contribui também ao agregar valor aos produtos da própria empresa.

Por isso, o ideal é que de alguma forma essas mercadorias estejam sempre bem interligadas.

6. Oportunidade de aumentar o faturamento de ambos

Por fim, a maior e mais indiscutível vantagem em trabalhar com a venda consignada é a gigantesca oportunidade de aumentar os recebimentos mensais das partes.

Para quem vende as mercadorias deixadas em consignação, é o recebimento da comissão por um esforço menor, algo agregado, uma renda extra. Para a empresa que fornece os produtos é a chance perfeita de não estagnar e continuar a crescer no mercado.

Esse tipo de relação tem absolutamente tudo para dar certo, levando-se essas informações em conta. É claro, recomenda-se ainda que toda parceria de venda consignada seja devidamente formalizada e assinada para evitar problemas posteriores.

Gostou do texto? Deixe um comentário!

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br