Um dos ramos que está crescendo hoje em dia é o mercado de Pet Shop. Mesmo em meio à crise, muitas pessoas ainda procuram os serviços deste tipo de mercado para prestar os cuidados com os seus animais de estimação, principalmente em se tratando de cães e gatos.
Para se ter uma noção, o mercado de pet shop cresce mais que 20% por ano. Tudo isso porque a população felina e canina do Brasil é a segunda maior do mundo, ou seja, o número de cães e gatos é enorme e tende a crescer a cada dia mais. Só se tratando de gatos e cachorros, o número chega a 15 milhões de gatos e 30 milhões de cachorros. Isso indica que a proporção de habitantes de animais cresce na mesma proporção que o número de habitantes humanos.
Tendo esses conhecimentos, não restam dúvidas de que investir no mercado de Pet Shop é uma ótima opção para quem está procurando por algo realmente lucrativo. Por mais que já existam centenas de Pets Shops em todo o país, as chances de se conseguir sobreviver desse tipo de estabelecimento são bem maiores e aumentam na mesma proporção em que se aumenta o número de habitantes caninos e felinos.
No entanto, é preciso prestar atenção a alguns cuidados e seguir algumas recomendações para que o seu Pet Shop, que está prestes a ser montado, dê certo e gere bons lucros para você. Para isso, montamos um guia com as principais dicas para você seguir antes de abrir o seu Pet Shop. Então confira 7 dias para quem quer montar um Pet Shop:
- 1. Pense quais serão os tipos de serviço seu Pet Shop oferecerá
- 2. Gostar de animais
- 3. Especialize-se
- 4. Escolha do local do seu Pet Shop
- 5. Registro e formalização do seu Pet Shop
- 6. Escolher bem os fornecedores
- 7. Ofereça um atendimento satisfatório
1. Pense quais serão os tipos de serviço seu Pet Shop oferecerá
Um Pet Shop costuma ser um estabelecimento que oferece, além de serviços de banho e tosa, venda de medicamentos e produtos de uso de animais e veterinário em geral. No entanto, é importante prestar atenção na legislação. Por exemplo, se você pretende abrir um Pet Shop na cidade de São Paulo, deve saber que nessa região não é permitida a venda de medicamentos. Portanto, preste atenção a todas as leis que dizem respeito a esse tipo de estabelecimento para evitar problemas futuros com a Justiça.
Além disso, é importante pensar em quais serviços pretende oferecer para começar a planejar também o espaço que precisará para criar o seu Pet Shop. Se você pretende vender produtos, já deverá pensar que o espaço precisa ser um pouco maior do que se for oferecer apenas banho e tosa, por exemplo.
Além desses serviços mais comuns, alguns Pets Shops disponibilizam cães e gatos para venda ou para adoção. Se essa for uma de suas intenções, deverá pensar que o espaço físico deverá ser ainda maior.
2. Gostar de animais
Por mais que essa dica pareça um pouco óbvia, gostar de animais é um detalhe que faz toda a diferença para o sucesso do seu Pet Shop. Isso porque se você trabalhar com algo que não gosta, você será infeliz e se sentirá cada vez menos motivado a inovar em seu estabelecimento. Um proprietário de Pet Shop tem contato direto com os animais, portanto, gostar desse tipo de relação é fundamental.
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3. Especialize-se
Mesmo que você goste de cães e gatos e já tenha uma prática para cuidar dos bichinhos, antes de abrir um Pet Shop é importante realizar cursos para se especializar e aprimorar suas técnicas para cuidar da forma correta. Se pretende colocar mais gente para trabalhar com você (o que, com certeza, precisará), pense também na especialização destes funcionários. É importante que todos possuam conhecimento e técnicas para que o andamento dos serviços não seja prejudicado pela falta de prática.
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4. Escolha do local do seu Pet Shop
Outro ponto importante na hora de abrir um Pet Shop é escolher o melhor lugar. É preciso que o seu estabelecimento esteja localizado em um ponto estratégico, que seja de fácil localização, permita uma boa visibilidade e que esteja em meio a um alto fluxo de pessoas. É importante prestar atenção também na vizinhança e verificar se os seus vizinhos podem ser seus futuros clientes.
Também, atente-se aos seus concorrentes, fazer uma pesquisa de mercado é imprescindível para decidir diversos fatores dentro da sua empresa.
Além da localização, você deve prestar atenção nas capacidades do local escolhido. Verifique se o espaço comportará todas as instalações que você precisa fazer. Não há nada mais desconfortável do que trabalhar em um ambiente pequeno e apertado.
Ainda sobre o lugar, é essencial também pesquisar os preços de aluguel. Veja se o valor dessa taxa é adequado para o seu bolso.
5. Registro e formalização do seu Pet Shop
Depois de planejar todos os detalhes e escolher o local no qual será instalado o seu Pet Shop, você deverá registrar o seu estabelecimento. Diante disso, procure os órgãos de fiscalização e providencie todos os papéis e documentos necessários. É importante deixar tudo certo e regularizado desde o começo para evitar que o seu estabelecimento seja interditado e fechado depois de um tempo de funcionamento.
Alguns documentos necessários para abrir uma empresa são:
- Três cópias do Contrato social;
- Requerimento Padrão (Capa da Junta Comercial, uma via);
- Cópia do RG e CPF do empreendedor e dos sócios;
- FCN (Ficha de Cadastro Nacional), com os dois modelos;
- Pagamento das taxas e do Guia de Recolhimento (JC) e do DARF (CNE).
Também é necessário decidir qual será o regime tributário do seu Pet Shop, se será Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro presumido.
Petshop pode ser MEI?
Sim, um pet shop com CNAE 4789-0/04 – Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação, pode ser MEI.
6. Escolher bem os fornecedores
Se você pretende vender produtos e medicamentos, deverá escolher bem os seus fornecedores. Veja se os produtos são de qualidade e confiáveis, pois isso evitará futuros problemas com seus clientes. Oferecer produtos de qualidade é fundamental para conquistar uma boa clientela.
7. Ofereça um atendimento satisfatório
Por fim, muitos clientes, senão todos eles, são conquistados pelo atendimento. Atenda aos seus clientes e futuros clientes de forma atenciosa, dando dicas sempre que possível. Ser simpático e paciente pode parecer um detalhe, mas chama a atenção e faz com que os consumidores saiam satisfeitos, afinal, ninguém gosta de ser mal tratado.
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