Para evitar surpresas desagradáveis que podem impactar diretamente na saúde financeira do negócio, é preciso um controle financeiro eficiente. Afinal, só ele oferecerá um panorama realista e completo sobre as condições financeiras atuais da empresa. Isso dará poder de decisão sobre os investimentos da empresa e sobre os recursos usados para isso.
Saber o futuro da empresa é essencial para dar sentido e rumo às atividades e para iniciar planejamentos. Sem um controle financeiro eficiente, os planejamentos são infundados. Isso, pois é necessário ter bases de dados financeiros e previsões de ganhos e gastos para conseguir planejar e colocar em prática alguma ação.
O que é controle financeiro?
O controle financeiro baseia-se na avaliação da condição financeira da empresa e na coordenação das atividades para essa finalidade. É através de relatórios financeiros que esse controle é possível. Assim, baseia-se em dados patrimoniais e na situação do fluxo de caixa da empresa.
O processo de controle financeiro eficiente e do fluxo de caixa se baseia no registro de contas. Ou seja, das contas a pagar e a receber, registro de caixa das entradas e saídas, controle de estoque, controle bancário, entre outros. Além disso, a análise patrimonial também é realizada com a finalidade de comparar a situação financeira do negócio. Para isso, é preciso catalogar os bens da empresa, o capital de giro, as tendências de crescimento, endividamento e rentabilidade.
Em suma, esse controle tem diversas utilidades. Tais como:
- o controle de capital;
- a análise de viabilidade de projetos;
- identificar o volume de fundos;
- controlar eventuais desvios;
- prevê o excesso de fundos ou falta deles e
- auxilia no uso racional do dinheiro de acordo com a realidade e com os planos futuros da empresa.
A importância do controle financeiro para a empresa
Para que a empresa se mantenha sustentável, em meio a inúmeros gastos e oscilações de mercado, o controle financeiro eficiente é essencial. Além disso, para que novos rumos sejam traçados e novas conquistas sejam alcançadas, é preciso planejar o financeiro para tal.
Uma das principais ferramentas para o controle financeiro é o fluxo de caixa. É nele que todos os lançamentos diários estão descritos, o que permite a previsão de lançamentos futuros. Por conta disso, a utilização do fluxo de caixa é a base para qualquer controle das finanças empresariais.
Ao coordenar todas as atividades e processos, o controle financeiro pode ser aprimorado e atualizado constantemente. Isso, se contabilizados todos os gastos e ganhos que essas atividades e processos proporcionam. Para isso, os setores se utilizam de relatórios elaborados com essas informações. Elas devem ser atualizadas mês a mês e avaliadas pelos gestores sempre que necessário.
Através desses relatórios de gestão financeira, o empresário consegue ter ciência da sua atual situação. Isso também serve para que sua tomada de decisão seja mais assertiva a fim de se manter competitivo no mercado em que atua.
Entre os impactos de um bom controle financeiro na empresa, podemos destacar:
Maior visão global da empresa
O controle financeiro eficiente permite ao empresário e gestor, ter uma visão global da situação financeira da empresa e dos recursos monetários existentes e disponíveis no momento. Dessa forma, se existe algum desperdício ou falta de verba, o problema consegue ser diagnosticado mais rapidamente e resolvido. Isso também evita que outros problemas decorram.
Estruturar o orçamento
Estruturar o orçamento da empresa com qualidade, permite que o planejamento aconteça e que um controle seja feito. Isso terá um impacto positivo em todos os processos, desde a definição de rotinas corporativas até a realização de fiscalizações.
Melhorar a tomada de decisão
Possibilidade de avaliar a realidade financeira da empresa e os investimentos possíveis e estratégicos que podem ser colocados em prática. Através da visão global do financeiro da empresa, o gestor e o empresário conseguem tirar do papel planos de expansão ou de mudanças na empresa que envolvam investimentos necessários. Os relatórios permitem essa consulta e esse panorama.
Além disso, imprevistos que ocorram no dia a dia podem ser melhor resolvidos com a tomada de decisão se houver um controle financeiro e um fluxo de caixa positivos.
Identificar investimentos necessários e os com desperdícios
À medida que um problema ocorre por conta do financeiro da empresa, em que as metas não são atingidas, o gestor pode identificar a origem do problema para solucioná-lo.
Muitas vezes, os setores estão investindo em produtos ou serviços desnecessários, o que configura um desperdício de recursos. Enquanto outros precisam de reforços e mais investimentos.
Planejamento a longo prazo
O controle financeiro não é válido apenas para a administração e para o controle das finanças atuais da empresa, ou seja, apenas para os processos de curto prazo. Os de longo prazo também só são possíveis com um controle financeiro eficiente atual e futuro, planejando o que pode ser destinado para investimentos e o quanto será necessário para determinados objetivos da empresa.
Além disso, ter uma rotina de planejamento de médio a longo prazo, também dá à empresa a possibilidade de prever e evitar riscos, garantir o crescimento contínuo do negócio e ter melhores diretrizes comerciais e administrativas para a empresa.
Como realizar o controle financeiro empresarial?
Administrar as finanças da empresa parece uma tarefa bastante morosa e complicada, e de fato vai ser se for feita através de planilha de controle financeiro empresarial e de programas isolados de computador. São muitos os detalhes e movimentações financeiras para serem controladas ao mesmo tempo, como acompanhamento de caixa, bancos, estoques, clientes, fornecedores, entre outros.
Para deixar o processo mais ágil e mais fácil de ser visualizado, os softwares integrados são a melhor opção. É uma única plataforma que une e fornece os dados gerais da empresa, gerando relatórios completos.
Considerações finais
Uma das ferramentas que pode tornar todo esse processo mais simples é um sistema de gestão online. Isso porque ele pode controlar todo seu financeiro de forma totalmente integrada com todos os setores da sua empresa. Além disso, também é possível gerar relatórios automáticos e instantâneos.
A forma pela qual ele é totalmente integrado é porque o sistema gestão financeira possui também, o controle de outros setores, como de estoque, de produção e muito mais. Essa integração ocorre, inclusive, com os documentos fiscais, como as notas fiscais eletrônicas. Um desses sistemas é o eGestor.
0 comentários