fbpx

Planilha para lojas de variedades

Montar uma loja de variedades é uma boa opção para quem deseja empreender na área de vendas, mas não sabe ao certo que negócio abrir. Uma loja que vende produtos diversos consegue atender a uma demanda ampla de clientes e não exige que o proprietário foque em um nicho específico. Veja a seguir como começar a sua pequena empresa do início e conheça as planilhas para lojas de variedades, ferramentas essenciais para a gestão do seu negócio.

Como montar uma Loja de variedades

Uma loja de variedades é um estabelecimento que oferece ao cliente uma diversidade grande de produtos, incluindo artigos para presentes, materiais elétricos e eletrônicos, itens domésticos, papelaria e até calçados e roupas. A escolha do produto a ser vendido depende do gestor.

Estudo de mercado

Estudar o mercado é saber como está a necessidade das pessoas em relação ao que você vende. É ter uma noção dos preços praticados, de como é feita a aquisição das peças que serão revendidas e do lucro esperado.

Através de uma pesquisa de mercado, o empreendedor evita mergulhar no escuro e ser surpreendido de forma negativa futuramente.

Formalização

É muito comum que os pequenos negócios comecem na informalidade, principalmente porque o empreendedor ainda está inseguro em relação ao retorno financeiro da empresa.

Contudo, é a sua profissionalização que lhe dará mais ânimo para realizar investimentos arrojados e fazer com que tudo dê certo. Conheça os tipos de empresa disponíveis para você, como o MEI e a ME, por exemplo, e escolha aquela que se encaixa na sua realidade.

Público-alvo

Ponto importantíssimo no seu negócio é saber para quem você vai vender. Mesmo que a sua loja ofereça produtos diversos, tenha um carro-chefe, um ponto forte que garanta um bom faturamento.

Você pode focar em presentes criativos, itens de papelaria, informática ou de celular, objetos para casa, produtos artesanais etc.

Localização

Se possível, escolha um local de destaque para montar a sua loja de variedades. Por ser um estabelecimento com itens diversos, muitos deles com preços irrisórios, é necessário realizar um grande volume de vendas para garantir o faturamento.

E isso só é possível se a sua loja for acessível a todos. Ou, se a sua divulgação for boa o suficiente para atrair clientes de outros pontos da cidade. Nesse caso, é preciso investir no serviço de entrega.

Infraestrutura

A sua loja de variedades precisa de uma estrutura básica, como:

  • Setor de estoque
  • Banheiro para funcionários
  • Escritório para reuniões
  • Prateleiras para a exposição de produtos
  • Balcão de vendas
  • Telefone, computador e máquina de cartão de crédito
  • Boa iluminação para facilitar a escolha das peças
  • Embalagem de presentes

Plano de negócios e gestão

O plano de negócios é a ferramenta utilizada por todas as empresas, de pequeno, médio e grande porte, para tirar todas as ideias do papel e lançá-las em um espaço visível e que facilite a compreensão e execução de todas as etapas.

No plano de negócios você vai listar:

  • O objetivo da sua empresa;
  • O que você vai vender;
  • De quem você vai comprar;
  • Por quanto irá vender seus produtos;
  • Qual será o seu faturamento;
  • Quanto você vai investir em compra de material, aluguel, aquisição de estrutura etc;
  • Como fará a divulgação da sua loja;
  • Quais serviços deverá incluir, além da venda das peças e o que mais for pertinente.

Como fazer a gestão usando planilhas para loja de variedades

As planilhas são instrumentos de fácil uso, acessíveis, práticas, simples de entender e realmente eficazes. Com elas, você terá um domínio amplo e seguro de todas as etapas do seu negócio, como estoque, vendas, pessoal, financeiro e outros. Saiba mais a seguir:

Planilha de controle de estoque

Planilha essencial para que você conheça todo o seu estoque e saiba com clareza o que precisa ou não ser reposto, o que não tem circulação, o que vende mais, etc. São informações importantes para evitar que o seu dinheiro fique parado.

Planilha de controle financeiro

A planilha de controle financeiro facilita a compreensão das finanças da empresa, como orçamento e fluxo de caixa. É um item indispensável, principalmente porque as finanças são o ponto forte (ou fraco) de qualquer negócio.

Planilha de fluxo de caixa

A planilha de controle de caixa é específica para a criação e a manutenção do fluxo de caixa da sua loja. É por meio dela que você vai controlar o dinheiro que entra e o dinheiro que sai. Assim, tomará as melhores decisões para evitar o desequilíbrio financeiro, realizar investimentos ou conter as despesas.

Planilha de vendas

A planilha de vendas é uma ferramenta muito útil para organizar todas as vendas realizadas durante aquele mês. Nela, é possível incluir informações precisas sobre o produto vendido, quem fez a transação, valor utilizado e, assim, ter uma visão mais ampla e completa de todos esses processos.

Baixe agora o nosso modelo de planilha de vendas!

Planilha de cadastro de produtos

Planilha muito importante, especialmente no caso de um conjunto muito grande e diverso de itens, como é o caso de uma loja de variedades. Aqui, você vai elencar todas as peças à disposição no seu ponto comercial, incluindo descrição, utilidade, código e quantidade disponível.

Baixe agora a nossa planilha e faça o cadastro de produtos no Excel de maneira prática!

Planilha de cadastro de clientes

Como guardar todas as informações que você consegue dos clientes, como e-mail, telefone, WhatsApp e redes sociais, por exemplo? Simples, basta lançar todos esses dados na planilha de cadastro de clientes. Sempre que precisar de algum dado, ele estará à sua disposição.

Planilha de curva ABC

Uma loja de variedades oferece produtos com valores bastante diferentes. A planilha de curva ABC te ajuda a identificar aquele item com maior retorno financeiro e facilita a sua maneira de divulgar e trabalhar esse produto.

Planilha de custo médio

Quanto vale o seu estoque? Com essa planilha, é possível saber o valor médio de tudo que você armazena, uma informação preciosa para saber o poder da sua empresa.

Planilha de DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)

Será que a sua loja está dando lucro? Para sair das suposições, use a planilha de DRE e saiba com certeza se o seu investimento está dando frutos.

Planilha de folha de pagamento

A planilha de pagamento de funcionario é um nstrumento que facilita muito a vida do gestor quando o assunto é gerenciamento de funcionários e pagamento de salários, especialmente se a sua loja tiver muitos colaboradores.

Planilha de orçamento empresarial

Planilha específica para controlar e monitorar o orçamento da sua empresa. Te ajuda a fazer projeções, a pensar em investimentos e a identificar boas oportunidades futuras.

Planilha de ponto de equilíbrio

Quando a sua empresa começou a dar lucro após o retorno de tudo que você investiu? Não sabe dizer? Com essa Planilha de Ponto de Equilíbrio você tem essa informação rapidamente.

Planilha de cálculo do preço de venda

Um dos pontos cruciais de um negócio é a definição do preço de venda dos produtos. A planilha de preço de venda em questão ajuda você a fazer esse cálculo de forma segura e honesta.

Planilha 5W2H

Como tirar todos esses planos do papel? A planilha 5w2h permite que você esmiúce todas as etapas do seu projeto, ajudando a tornar tudo real e mais fácil de executar.

Considerações finais

E então, preparado para montar o seu negócio? Siga todas as nossas dicas e tenha mais segurança ao dar esse passo tão importante na sua vida. E, claro, não deixe de utilizar as ferramentas específicas para loja de variedades. Garanta mais planejamento, controle e organização e veja o seu negócio evoluir e crescer como você precisa.

eGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas - Planilhas para lojas de roupas
Início 9 Empreendedorismo 9 Planilha para lojas de variedades
Escrito em: 08/07/21
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....