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Marketing pessoal: o que é e como fazer de uma forma eficiente?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o conceito de marketing pessoal, não é mesmo? Mas afinal o que realmente significa este conceito? Como aplica-lo na prática? Como ele pode ser importante no ambiente empresarial? É o que nós vamos responder neste blog post!

O que é Marketing Pessoal?

Antes de falar sobre o assunto, é preciso entender de fato o que é marketing pessoal. Entende-se por marketing pessoal uma série de estrategias voltadas exclusivamente para criar ou então melhorar a sua imagem pessoal, ou seja, significa realizar ações que tornem a sua imagem valorizada e que busquem com que você seja notado positivamente tanto no mercado de uma forma geral, quanto na empresa em que você trabalha.

No marketing pessoal, você é a sua própria marca, e sendo assim deve zelar pela sua imagem de forma a passar credibilidade para as pessoas para conquistar algum objetivo futuramente seja ele uma promoção ou efetivação dentro de uma empresa, conseguir um novo emprego ou até mesmo conquistar mais seguidores nas redes sociais, ou trazer mais leitores para o seu blog.

Como aplicar o Marketing Pessoal na prática?

Trabalhar o conceito de marketing pessoal na prática é fundamental para obter sucesso devido a diversos aspectos que estas estratégias podem contribuir. De nada adianta você ser competente naquilo que faz se você não divulgar e expandir a sua ideia, o seu trabalho. As pessoas precisam conhecer você, saber quais são as suas qualidades e ter em mente que você é realmente um profissional qualificado.

Mas tenha cuidado! Não confunda divulgar e expor a sua imagem com ser invasivo. Não tente se promover de uma maneira forçada e arrogante perante outras pessoas. É preciso ter equilíbrio ao falar de suas virtudes e se auto-promover de uma forma cautelosa. Disponha tempo para ouvir e reconhecer também as qualidades das outras pessoas.

Mas fazer este processo de uma forma sutil e equilibrada nem sempre é fácil, é preciso seguir algumas regras e tomar diversos cuidados para não prejudicar a sua imagem. Veja algumas dicas que selecionamos para você:

Vista-se adequadamente

Uma boa aparência não é tudo, mas é essencial para causar uma boa primeira impressão e passar credibilidade, já que é o seu cartão de visitas. Por isso vista-se formalmente, de acordo com o padrão e as exigências do ambiente que frequentar, seja em seu trabalho, em eventos, ou em uma entrevista de emprego, por exemplo.

Se você quer passar uma imagem séria e profissional, vista-se como tal. Não se esqueça, você deve vestir-se conforme a imagem que quer passar. Se vestir bem inspira confiança, não só em você, mas nas pessoas que estão ao seu redor.

Tenha uma boa comunicação

Uma linguagem formal, um português correto, um discurso claro e bem desenvolvido, além de expressões com as mãos são alguns aspectos fundamentais para uma boa comunicação, além de é claro, um bom conteúdo. Você precisa ter total conhecimento do que está falando. 

Tudo isto pode ser desenvolvido. Se você ainda tem algumas dificuldades de se expressar, existem cursos de oratória que melhoram a sua dicção e a sua desenvoltura para falar em público. Procure estudar e ficar por dentro dos mais variados assuntos, isso ampliará o seu conhecimento e deixará você preparado para falar com uma grande quantidade de pessoas, com os mais variados interesses e opiniões, aumentando assim a sua reputação.

Uma boa comunicação é a chave para passar as suas ideias e realizar um marketing pessoal de qualidade. Mas não se esqueça, tão importante quanto se expressar adequadamente é saber ouvir. Se mostre atento e interessado naquilo que as outras pessoas estão falando. Isso mostrará que você é uma pessoa receptiva a ouvir outras opiniões e a respeitar diferentes pontos de vista nas mais variadas situações.

Seja um líder

O perfil de liderança sem dúvidas é uma das características mais valorizadas no mercado. Pois ser um bom líder, significa servir de exemplo e inspiração para outras pessoas. Liderar não quer dizer necessariamente ser um gerente ou proprietário de uma empresa, mas tem a ver com as suas atitudes.

Uma pessoa com um perfil de liderança não é acomodada, busca fugir do senso comum, tenta propor ideias inovadoras e é uma pessoa pró-ativa, vai atrás de seus objetivos por si só, a partir de suas iniciativas. Um líder não só percebe um erro ou algum problema, como também se prontifica a encontrar soluções.

Outra característica importante de um líder é o interesse coletivo, isto é, não se fechar exclusivamente a sua função dentro de uma empresa, mas também demonstrar interesse pelo trabalho de seus demais colegas, procurar saber o que fazem, e entender a importância de cada funcionário para o bom funcionamento da empresa.

Busque satisfazer uma necessidade

De nada adianta você se vangloriar, citar inúmeras qualidades que você possui, se muitas delas não é o que a empresa está buscando. Seja mais específico, estude o perfil da empresa e tente identificar o que ela espera de você. Com isso será mais fácil saber onde as suas qualidades podem se encaixar com o interesse da empresa.

Se você está buscando uma promoção dentro do empreendimento em que você trabalha, esta dica também deve ser aplicada. Saia da zona de conforto e busque uma ideia inovadora que cause um impacto positivo na empresa. Quem faz mais do que somente o que é lhe pedido se diferencia dos demais.

Amplie a sua visibilidade e busque capacitação

Ir ao máximo de eventos possíveis relacionados a sua área de atuação como cursos, palestras e congressos, dentre outros, é essencial tanto para se tornar conhecido, ampliar a sua rede de contatos para que as pessoas saibam o que você faz, além de demonstrar o quanto você está interessado em buscar cada vez mais aperfeiçoamento, conhecimento e crescimento profissional.

Por que você está trabalhando o seu marketing pessoal?

Se vestir adequadamente, desenvolver liderança, participar de eventos que ampliem a sua notoriedade, ser pró-ativo… Todas estas ações precisam ser destinadas a realizar um objetivo final. De nada adianta você desenvolver inúmeras estratégias de marketing pessoal sem saber aonde exatamente se quer chegar. 

É preciso ter um foco, todas as suas ações voltadas para a sua imagem devem girar em torno do objetivo estabelecido, seja ele de crescimento dentro de uma empresa, de atingir determinada reputação social, de conseguir um novo emprego, dentre outros. Diferentes objetivos exigem ações específicas para cada um deles.

Como as redes sociais podem contribuir para o seu marketing pessoal?

As redes sociais são ferramentas imprescindíveis atualmente tanto para empresas quanto para as pessoas que buscam ampliar o seu mercado e divulgar os seus produtos, quanto para melhorar a sua imagem. É impossível falar em estratégias de marketing pessoal sem citar a importância de fazer um uso adequado das redes sociais. 

Afinal, estas ferramentas apresentam diversas informações sobre você, como os seus interesses, suas preferências e até o seu estilo de vida. Atualmente as pessoas estão sendo cada vez mais observadas o tempo todo por suas ações nas redes sociais, que podem influenciar positiva ou negativamente as suas imagens pessoais. 

Portanto se você quer ter uma boa imagem pessoal, use a rede social de uma forma correta e aproveite as possibilidades proporcionadas por cada uma delas, seja Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, dentre outras. Veja algumas dicas de como se portar nas redes sociais de forma a aumentar a sua credibilidade:

  • Coloque nas suas redes sociais postagens, informações e fotos que estejam completamente relacionadas com a imagem que você deseja passar em seu marketing pessoal. Se você deseja passar uma imagem de formalidade e de profissionalismo, evite postar piadas, fotos em baladas consumindo bebidas alcóolicas, palavras de baixo calão, etc…
  • Outro aspecto importante que deve ser levado em conta nas redes sociais é em relação as pessoas que você segue nela. Isso pode dizer muito sobre o que você procura nas redes sociais, que tipo de assunto deseja ficar por dentro, etc… Por isso a dica é seguir pessoas que possuam uma boa imagem e tenha uma boa influência, até para que você possa se espelhar no tipo de conteúdo divulgado por estas pessoas para aplicar nas suas redes sociais.
  •  Não é suficiente apenas seguir estas estratégias sem pensar para qual público você quer direcionar o seu conteúdo e a quem você deseja influenciar e passar uma imagem positiva. Tento isso em mente você pode estudar o perfil dessas pessoas e a partir dai analisar de que forma elas se sentiriam engajadas com o seu conteúdo produzido na rede, seja ele qual for: fotos, postagens, dentre outras ações.
  • Outra dica importante para aplicar em suas redes sociais é preencher todas as suas informações pessoais e profissionais, como os lugares que você já trabalhou e quais as suas capacitações. Se você deseja passar uma boa imagem, nada melhor do expor todas as suas qualidades e suas experiências profissionais.
  • Mantenha a mesma foto em suas diferentes redes sociais: Isso fará com que você seja mais facilmente reconhecido pelo público e possua uma identidade nas redes sociais.
  • Interação: procure conversar, compartilhar e comentar diversos conteúdos de pessoas que possuam os mesmos interesses que você e falem sobre o mesmo assunto. Isto vai aumentar a sua rede de contatos e se torne mais conhecido.
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Escrito em: 26/07/17
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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