fbpx

A importância de coletar depoimentos dos clientes

Estabelecer credibilidade é um dos fatores mais importantes nos dias de hoje. Esse aspecto é relevante tanto para profissionais quanto para empresas e marcas. Transmitir confiança é fundamental para a realização de negócios. Para isso, existem alguns recursos que podem ser utilizados para legitimar e dar credibilidade para as marcas.

Prestar um serviço ou oferecer um produto, nos dias de hoje, é tarefa cada vez mais complexa. Existem diversos obstáculos que se colocam entre o cliente final e a empresa. Ter uma marca que inspira confiança e credibilidade exige tempo, um conjunto de ações estratégicas e dedicação. O mais importante é que, uma vez adquirida a confiança do cliente, ela ainda precisa ser mantida para que ele se torne fiel e leal.

Para conseguir esses valores para sua empresa, algumas medidas podem ser tomadas. Ações e estratégias fazem com que uma marca seja reconhecida. É preciso vigilância e trabalho constantes para que o sucesso nesses aspectos seja alcançado.

Realize ações estratégicas e conquiste mais credibilidade

Algumas ações podem auxiliar um negócio a obter mais confiança e credibilidade. Quando há um planejamento estratégico e essas ações são pensadas, existe muito mais chance de que tragam bons resultados. Confira alguns fatores que podem ser utilizados para buscar mais credibilidade para sua empresa ou carreira:

Saiba entregar valor para seu cliente

Mais do que um produto ou serviço, qualquer empresa ou profissional, precisa entregar valores para seu público. O benefício que algo traz para quem compra precisa ser muito mais importante do que o objeto ou serviço em si. É preciso que a empresa saiba apresentar as vantagens que ela oferece para que o cliente perceba que faz a diferença contratá-la ao invés da concorrente.) Honestidade e sinceridade precisam estar no DNA

Uma empresa que trata seu cliente com verdade desde o primeiro contato ganha sua confiança muito mais facilmente. Lidar com as necessidades do cliente e saber oferecer o que ele realmente procura é fundamental. Prometer e cumprir também está na lista das necessidades principais para que o cliente veja credibilidade na empresa.

Posicione-se de maneira profissional no seu mercado de atuação

Respeito aos concorrentes também é muito importante. Saber se comunicar de forma madura ao lidar com as dúvidas do cliente ou as comparações feitas por ele pode consolidar uma imagem positiva e profissional do seu negócio para aquela pessoa. Atacar ou menosprezar a concorrência gera desconfiança e pode fazer o cliente duvidar que você acredite no potencial da sua empresa.

Invista em parcerias de sucesso

Estabelecer relações com outras empresas e profissionais que agreguem para a sua empresa é fundamental na busca por credibilidade. Nenhum negócio vai dominar todas as áreas necessárias para alcançar o sucesso. Então, saber escolher quem serão seus parceiros pode fazer a diferença na hora de estabelecer uma imagem forte.

Depoimentos como instrumentos fundamentais para transmitir credibilidade

Nos últimos anos, uma prática que foi se consolidando como primordial para estabelecer a confiança do cliente em um profissional ou negócio foi a de captar e expor depoimentos de outros clientes. Ao mostrar o que outras pessoas com problemas semelhantes ao do cliente atual tem a dizer sobre o seu trabalho, automaticamente, agrega-se credibilidade para a sua marca.

Um corretor de imóveis trabalha com um mercado complexo e que exige que o cliente esteja muito confiante na hora da compra. Ao coletar depoimentos de casos de sucesso de suas negociações ele está criando valor e dando credibilidade ao seu trabalho. O sistema para imobiliária Jetimob, por exemplo, disponibiliza a possibilidade de que esses profissionais coloquem depoimentos em seus sites imobiliários de maneira rápida e simples.

Ao ter contato com a vivência de outras pessoas há uma tendência de identificação. O cliente passa a confiar mais naquele profissional ou empresa quando sabe que outras pessoas já tiveram boas experiências. Para coletar bons depoimentos é preciso que todo o processo e relacionamento com o cliente tenha sido realizado de maneira impecável. Dessa forma, ele se sentirá à vontade para falar do seu trabalho.

Esse recurso é um dos mais utilizados nos dias atuais e tende a trazer ótimos resultados. Estar ciente de que outras pessoas ficaram satisfeitas faz com que se crie uma expectativa boa. Um comentário negativo nas redes sociais coloca sua imagem em risco, já diversos testemunhos e relatos positivos de outros clientes favorecem sua imagem.

Cuidado com as mídias sociais

As plataformas digitais exigem um atendimento cada vez mais instantâneo e ágil. Estar presente nas mídias sociais é fundamental, mas qualquer pequena falha pode prejudicar a credibilidade do seu negócio. É preciso cautela e profissionalismo para tratar essas questões. Quando um cliente faz uma visita ao seu estabelecimento e recebe um atendimento ruim pode imediatamente ir para a sua página no Facebook deixar um comentário negativo.

A partir dali não importa mais se a falha foi pequena ou se o atendimento realmente foi ruim. É preciso lidar com aquele cliente de maneira respeitosa e compreender a reclamação dele. Aceitar críticas e saber contorná-las é fundamental para formar uma imagem sólida nessa plataformas. Mesmo que existam reclamações, o que foi feito com elas e como foram respondidas vai dizer muito da sua empresa para quem mais acessar aquele espaço.

Guia de Gestão de Equipes

Opte por uma comunicação clara e coerente 

Trabalhar a comunicação da sua empresa é fundamental para alcançar credibilidade. Ser assertivo no que se diz vai ser muito importante para a imagem que os clientes terão da sua marca. Para isso, a comunicação precisa estar alinhada em todas as plataformas de atuação da empresa.

A credibilidade está muito ligada ao que a empresa comunica e também na forma como realiza isso. Tartar essa área de maneira profissional é fundamental. Anúncios, redes sociais, visual, atendimento e todos os fatores que se enquadram de alguma forma na comunicação precisam ter uma identidade única.

Consolidar a comunicação de uma marca faz com que o cliente consiga identificá-la de maneira fácil. Dessa maneira, automaticamente agrega-se credibilidade para essa empresa. Saber como ela se relaciona com os clientes e enxergar marcas da identidade delas nas diferentes mídias e meios é um fator que transmite confiança para o cliente.

Garanta que está gerando credibilidade

Estabeleça relacionamentos de confiança com parceiros e clientes. Para isso, mantenha sempre a ética e a honestidade. Seja uma parceria de sucesso para atrair empresas que também tenham esse intuito. Saiba colocar limites e se posicionar de maneira profissional. É preciso saber quando dizer não.

Nem todos os negócios vão se encaixar na metodologia e nos valores da sua empresa. Aprenda a reconhecer quando uma parceria não será promissora ou quando um cliente não está interessado no seu produto ou serviço. Às vezes pode ser até melhor abrir mão de fechar uma negociação.

Isso pode acontecer quando você perceber que a necessidade do cliente não está alinhada com o que você tem para oferecer. De nada adianta fazer com que ele adquira um produto que vai fazer com que ele se arrependa ou sinta-se insatisfeito mais tarde. Essa negociação pode gerar comentários e repercussão negativos, pois o cliente pode se sentir enganado.

O que de fato você precisa fazer é encantar seus clientes. Desde o primeiro contato que eles tenham com a sua marca até o pós-venda. Para isso é preciso planejar ações permanentes. Não apenas campanhas promocionais ou periódicas, é preciso um trabalho constante. Diagnostique problemas e busque soluções reais.

Reconhecer as falhas do seu negócio para que possam ser solucionadas é fundamental. Sempre há o que pode ser melhorado. A evolução precisa ser constante para que você se mantenha competitivo.Saiba quando pedir ajuda e também admita seus erros. Quando se trabalha muito tempo em um ramo, os empresários costumam pensar que dominam aquela área.

Isso pode fazer com que não peçam auxílio de outros profissionais capacitados em diferentes áreas. Valorize cada cliente como se fosse único. Para que sua empresa tenha uma boa reputação e credibilidade, você precisa de pessoas que acreditem e confiem nela. Um cliente satisfeito pode recomendar e espalhar sua mensagem para muitas outras pessoas. Nunca deixe de valorizar cada cliente, pois ele é quem faz a história de sua marca.

Monitore opiniões e resultados

Todas as ações que você realizar precisam ser medidas. Suas campanhas nas redes sociais, seus anúncios e até mesmo alguma visita feita pelos clientes no seu estabelecimento podem trazer respostas e soluções para problemas que você tenha. Não esqueça de estar em constante vigilância.

Saber o que é dito sobre seu negócio ajuda você a melhorar. Além disso, entender quais as necessidades do seu cliente pode fazer com que você consiga gerar mais vendas e resultados. Quando se está alerta para as próprias ações, é possível corrigir possíveis falhas mais rapidamente. Dessa maneira, os resultados positivos chegam mais rápido.

Também é importante considerar o que está sendo feito no seu mercado de atuação. As tendências não necessariamente vão se encaixar com a identidade de sua empresa, mas podem trazer inspiração para inovar e criar. O aprendizado precisa ser constante e permanente.

5 ações que podem melhorar a credibilidade do seu negócio:

  • Apresentar depoimentos de clientes em seu site;
  • Prezar pelo bom relacionamento com os clientes;
  • Investir em um pós-venda excelente;
  • Cumprir tudo o que promete;
  • Manter uma comunicação alinhada e eficaz.

Gostou do texto? Deixe um comentário!

Início 9 Marketing 9 A importância de coletar depoimentos dos clientes
Escrito em: 19/05/17
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...