Como administrar uma empresa + características dos administradores

Com administrar uma empresa

Administrar uma empresa é uma tarefa que exige muito compromisso, planejamento e envolvimento com o seu negócio. O número de empreendedores formais cresceu muito nos últimos tempos, segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Economia em 2020.

Enquanto isso a quantidade de empresas que fecharam as portas caiu bastante. Ainda assim, os motivos que levam um empreendedor a desistir seguem relacionados a erros primários. Veja a seguir dicas importantes de como gerenciar o seu negócio corretamente. E confira também quais são as habilidades esperadas em um bom administrador.

Estude

Jamais contente-se com o que você sabe, principalmente quando se trata da sua empresa. O mercado muda muito facilmente.

Se você não estiver bem informado sobre tudo que interfere direta ou indiretamente no seu negócio, corre sérios riscos de ficar ultrapassado, o que é muito prejudicial para a empresa.

Faça o planejamento estratégico de sua empresa e defina metas

Defina o objetivo principal do seu negócio e depois crie as estratégias necessárias para alcançar o que deseja. Estabeleça metas reais e honestas, que realmente possam ser cumpridas. Defina o que você quer, como e quando vai fazer. Depois, avalie os resultados, recalcule a rota, se necessário, corrija os erros e continue.

Dedique-se à gestão financeira

As finanças determinam a saúde do seu negócio. Por isso, dê o real valor a essa tarefa. Tenha um orçamento bem definido, crie e alimente o seu fluxo de caixa com frequência, faça projeções financeiras, verifique e acompanhe impostos, investimentos e lucros.

E antes de tomar qualquer medida drástica, esteja certo de que terá capital para lidar com um retorno não satisfatório.

Saiba lidar com a concorrência

O concorrente não é seu amigo, mas você pode aprender muito com ele. Saiba o que a concorrência está fazendo e descubra o que você pode fazer para acompanhar ou, melhor, se diferenciar.

Fazer disputa de preço, apesar de ser a primeira coisa que vem à cabeça na hora de ganhar mais cliente, não é uma prática inteligente porque compromete muito o seu lucro. Em vez disso, ofereça um diferencial. Foque no que a sua empresa tem de melhor.

Invista na comunicação interna

A comunicação dentro da sua empresa deve ser assertiva, inteligente, direta e focada nas necessidades de cada colaborador. Evite informações imprecisas e incompletas, pois são um grande estímulo para situações de insegurança, projetos mal executados e vários conflitos dentro do ambiente de trabalho.

Todos devem saber o propósito da empresa, as metas para alcançá-lo e a responsabilidade de cada um nesse processo.

Alie produtividade e qualidade

Trabalhar e produzir não deve ser exaustivo para os seus colaboradores e nem para você enquanto gestor. Pelo contrário, trabalhar deve ser agradável.

Pense em como pode implementar isso na sua empresa. Quem sabe criar um banco de horas, um espaço de descanso e relaxamento, um bônus realmente atraente, implantar o trabalho remoto ou até mesmo reunir todas as condições básicas para a execução de um bom trabalho. É regra, mas nem toda empresa faz.

Integre processos na empresa

Integrar processos é fazer com que todos os setores da empresa trabalhem em comum, afinal de contas, todos estão remando para um mesmo ponto. Imagine que uma venda é realizada, mas não é lançada no sistema adequadamente. Como isso vai impactar o estoque, a compra de matéria-prima, a realização de novas vendas, a sua relação com o cliente?

Mesmo que os setores sejam geridos por pessoas diferentes, é fundamental que eles se complementem e saibam o que cada um está fazendo.

Adote um sistema de gestão

Um sistema de gestão é muito importante nas empresas porque ajuda o gestor a administrar todos os setores do negócio com mais agilidade, precisão, de forma detalhada e assertiva. Os processos automatizados garantem ao empreendedor mais tempo para se dedicar a tarefas menos burocráticas e mais exigentes, como a tomada estratégica de decisões.

Características dos administradores

Para ser um administrador de sucesso e fazer com que a empresa evolua e cresça de maneira saudável é preciso possuir ou desenvolver algumas habilidades consideradas fundamentais para qualquer gestor. Conheça agora quais são elas.

Compromisso com resultados

Ser compromissado com os resultados é trabalhar com foco naquilo que você quer alcançar para o seu negócio. Evite distrações e mudanças aleatórias de foco. Por isso, é importante fazer projeções e definir a sua posição no mercado em alguns anos e batalhar para alcançar esse objetivo.

Disponibilidade

Estar disponível é estar aberto à comunicação interna com colaboradores e também à comunicação externa, com o mercado. É ter a cabeça aberta para aquisição de conhecimentos e habilidades, é estar atento às mudanças e inovações, é estar disposto a mudar se preciso for, desde que seja o melhor para o seu negócio.

Organização e planejamento

O bom administrador tem uma visão estratégica. E para chegar até lá, ele precisa saber qual caminho traçar. E tudo isso só é possível com muito foco, organização, controle e planejamento. Organizar e planejar não é ficar engessado. Pelo contrário, é ter mais liberdade para agir uma vez que já foi tudo definido lá atrás.

Boa argumentação

Saber argumentar é saber defender as suas ideias, as suas convicções. Não é uma tarefa fácil, mas é uma habilidade que pode ser aprendida. Para isso, não tenha medo de tentar. Estude muito o assunto, analise todas as vertentes, os prós e os contras e crie uma linha de raciocínio. Depois, é só praticar.

Comunicação eficiente

Comunicação eficiente é aquela que atinge o objetivo de maneira clara, direta e com fácil entendimento. O bom gestor lida diariamente com pessoas de vários níveis hierárquicos e é imprescindível saber se comportar em cada situação de maneira inteligente e assertiva.

Liderança e espírito de equipe

O líder é aquele que sabe como incentivar e estimular a sua equipe de trabalho a executar as suas funções corretamente e de maneira agradável para todos. Para isso, ele precisa saber ouvir, se comunicar, dar feedbacks, ter o olhar atento, reconhecer habilidades, ter empatia e ser flexível nas decisões.

Empreendedorismo e inovação

Sabe aquele profissional que está sempre um passo à frente, pensando em como pode aperfeiçoar o seu produto e o seu negócio? O administrador de sucesso tem os olhos bem abertos para novidades e sempre tenta aprimorar o seu trabalho e isso é fundamental para a evolução de um negócio.

Aprendizado contínuo

Não tenha medo e nem preguiça de estudar e aprender coisas novas. As informações mudam muito rapidamente e, para se adequar à nova realidade, é imprescindível renovar os conhecimentos, que nunca são demais e sempre são válidos.

Contorno às adversidades

Problemas surgem em todos os negócios e isso é um fato inegável. O que o administrador precisa fazer é lidar com as adversidades do jeito certo, com foco na solução e não no problema. Esteja disposto e preparado para solucionar problemas dentro e fora da sua empresa.

Flexibilidade

O gestor também deve ser flexível e isso quer dizer que ele não pode ser irredutível nas decisões, mesmo sabendo que não terá bons resultados. Ser flexível é saber ceder, tentar novos caminhos, aceitar novas ideias, sugestões e opiniões.

Redução de custos

A redução de custos é essencial para maximizar os lucros. Portanto, cabe ao administrador trabalhar com esse foco: desenvolver um trabalho de excelência com o menor custo possível para a empresa.

Autoconfiança

Saber que você é capacitado para executar uma função é um passo fundamental para que você, de fato, tenha êxito nas suas tarefas. E isso não tem nada a ver com se achar melhor do que os outros. Acredite que você sabe o que está fazendo, faça bem feito e os resultados virão.

Busca e partilha de conhecimento

Já falamos muitas vezes da importância de buscar conhecimento, mas compartilhar o que sabe é tão importante quanto. Além de fortalecer o aprendizado, quando dividimos uma informação valiosa todos ganham: colaboradores e empresa. Conhecimento é para ser aplicado e não guardado.

Se você também está começando a empreender e não sabe ao certo como fazer para gerenciar o seu negócio, já pode usar as nossas dicas para se inspirar e dar o seu melhor nesse novo projeto. Adquira o conhecimento técnico necessário, aperfeiçoe as suas habilidades pessoais e gerencie a sua empresa da forma que ela precisa e merece.

eGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas - administrar uma empresa

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br