Se você está no mundo dos negócios, com certeza já pensou sobre as possibilidades de ampliar a oferta aos clientes. E para isso não importa qual o porte do seu empreendimento, do microempreendedor às grandes empresas ou o momento no qual a sua empresa está inserida no mercado, iniciante ou consolidada. Essa é uma demanda comum a todas as empresas que querem alcançar boas taxas de crescimento e não ficar fragilizadas diante da concorrência. Aliás, este cenário não é diferente no setor contábil.
Para que o seu empreendimento de contabilidade esteja pronto para captar novos clientes, é importante fazer um diagnóstico das suas ações e traçar uma estratégia. Dessa forma, é possível implantar medidas para que a sua empresa seja reconhecida no mercado. E também para que os seus serviços e produtos se apresentem como a melhor solução aos clientes.
Mas, você deve estar se perguntando, o que fazer para alcançar esses objetivos? Não se preocupe! Acompanhe o nosso artigo, vamos apontar as principais dicas para que você possa ampliar a oferta aos clientes.
1. Busque consolidar os clientes da empresa
A nossa primeira dica é para você que já está inserido no mercado de contábil. Para início de conversa, é importante que você mantenha de maneira fiel e consolidada a sua cartela de clientes atuais.
Não é viável que a empresa busque atrair novos clientes se descuidando dos que já contrataram o serviço. Por isso, é importante garantir que os seus clientes estejam satisfeitos com a sua prestação de serviços.
Assim, é importante que a empresa tenha canais abertos e eficientes para prestar um suporte eficiente. E, com ele, solucionar as dúvidas e as necessidades dos clientes durante todo o processo. Afinal, se a sua empresa tem taxas elevadas de satisfação e confiabilidade com os clientes, aumentam as possibilidades de que eles indiquem os seus serviços. Dessa forma, ter clientes fidelizados é uma forma orgânica de ampliar a oferta de novos consumidores.
2. Otimize a comunicação interna
Outro ponto importante na trajetória das empresas que querem potencializar a oferta é manter uma boa comunicação com a equipe de trabalho. Pode parecer algo simples à primeira vista, mas essa é uma característica importante e deve ser trabalhada constantemente pelos gestores.
É essencial que você entenda que para alcançar essa meta, não basta que a sua equipe conheça as regras e os principais procedimentos contábeis. Na verdade, vai além. É preciso que o seu time esteja alinhado com as metas e a cultura da empresa. Dessa forma, cada decisão tomada pelos seus funcionários, no dia a dia, reflita os propósitos da empresa.
Para isso, é importante estabelecer uma boa comunicação, realizar reuniões periódicas e garantir o aperfeiçoamento dos funcionários.
3. Elabore uma estratégia para conquistar clientes
Para que você alcance a meta de ampliar a oferta aos clientes é necessário estabelecer uma estratégia e metas para serem atingidas. O primeiro passo é saber qual o cliente que o seu empreendimento quer atingir. Ou seja, qual é o perfil do seu público-alvo?
Nesta fase, é importante realizar uma segmentação do mercado para que você trace metas específicas de atuação. E consequentemente, com ações focadas, alcançar melhores resultados. Assim, com as informações obtidas por meio de estudos centralizados no seu público, é possível entender a demanda dos clientes.
Dessa forma, a sua empresa pode elaborar um pacote de serviços de contabilidade diferenciado. Assim, é possível atender as necessidades específicas do nicho de mercado dos novos clientes.
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4. Estabeleça o diferencial do seu empreendimento
Essa próxima dica é um complemento do tópico anterior. Existem diversas empresas de contabilidade no mercado e algumas atuam no mesmo nicho de mercado, ou seja, com um público-alvo em comum. Por isso, é importante escolher alguma característica para sua empresa que chame a atenção dos seu público.
Você pode pensar que este é um problema e que a sua estratégia para ampliar a oferta aos clientes não foi bem elaborada. Mas tenha calma, não é bem assim! Muitos empreendimentos trabalham com o mesmo segmento de mercado, assim, o importante é definir o diferencial do seu negócio.
Assim, ao segmentar o seu público você precisa analisar e estabelecer os serviços que farão com que a sua empresa se destaque da concorrência. O seu diferencial pode estar no suporte especializado, na tecnologia utilizada, no atendimento personalizado, entre outros.
5. Amplie a oferta de serviços
Investir na ampliação dos serviços de contabilidade da sua empresa é outro caminho para ampliar a oferta. Uma vez que, com mais serviços aumentam as possibilidades de captar novos clientes. Neste sentido, uma dica importante é aplicar recursos em soluções tecnológicas. Isso se justifica pelo fato de que os sistemas digitais de gestão contábil podem aperfeiçoar os serviços, como:
- emissão de nota fiscal;
- controle financeiro e de estoque;
- fluxo de caixa;
- fechamento de folha de pagamento;
- levantamento de impostos, entre outros.
Vale ainda ressaltar que, estar atento às necessidades dos clientes é uma oportunidade de descobrir novos serviços alinhados aos desejos do seu público. Por isso, é importante que o suporte do seu empreendimento seja efetivo. E sempre disposto a prestar um bom atendimento nos diversos canais disponíveis.
6. Invista em marketing digital
A tendência em alta no mercado para ampliar a oferta aos clientes, nos diferentes segmentos, é o investimento em marketing digital. Como a população passa cada vez mais tempo conectada à internet, a procura por serviços e produtos também passa pelo ambiente digital.
De tal forma que, o marketing digital atua para que as empresas alcancem novos públicos, se tornem conhecidas e possam converter novos clientes.
Neste contexto, o seu empreendimento de contabilidade precisa estar inserido nos ambientes digitais nos quais o seu público-alvo se encaixa. Para isso, você precisa analisar as melhores estratégias para produzir conteúdo de qualidade, relacionados ao ambiente e as necessidades dos seus clientes.
Além disso, definir em quais canais a sua empresa estará presente, como redes sociais, blog e site para que dessa maneira possa atrair o seu público e oferecer seus serviços.
7. Mantenha o investimento no marketing tradicional
Por fim, não é porque o marketing digital é a nova tendência do mercado que você precisa esquecer as ações de marketing tradicional. Ou seja, você pode dar continuidade às estratégias off-line e conciliar com as digitais.
Pois, ainda vale a pena investir em panfletos, banners, folders e brindes. Além de marcar presença em eventos, como palestras, feiras e congressos, o importante é que o seu empreendimento de contabilidade esteja presente nos locais em que o seu público-alvo está.
Capacitação é a chave!
Se você chegou até aqui, agora já conhece as principais dicas para se preparar e ampliar a oferta aos clientes. Mas, não se esqueça de que para atrair novos públicos é fundamental garantir que a sua empresa de contabilidade esteja capacitada para o atendimento.
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