Automação comercial: aprenda o que é, e conheça seus benefícios

Escrito em: 24/06/22
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A automação comercial vem trazendo mudanças significativas para o mundo. Mas você sabe o que é uma automação? É bem provável que já tenha usado um elevador, certo? Você também já deve ter feito alguma transação bancária em um caixa eletrônico.

Saiba que estes exemplos são de uma automação. Pois o elevador abre as portas sozinhos, leva as pessoas até um determinado andar de forma automatizada. O caixa eletrônico efetua saques ou depósitos através de um cartão, senha ou biometria, sem a necessidade de um operador.

No comércio não é diferente. É necessário que haja ferramentas que facilitem as operações, sejam elas de vendas ou compras. Porque perder tempo com funções desnecessárias é o mesmo que perder lucros e ganhar prejuízos. 

Neste material você aprenderá de uma maneira clara e objetiva o que é uma automação comercial e todos os benefícios deste processo.

O que é automação comercial?

Automação comercial é a aplicação de ferramentas tecnológicas durante os processos comerciais. Não necessita de pessoas para executar determinadas operações, elas são feitas de maneira automática.

Através deste método as empresas podem agilizar suas tarefas e transformar a maneira que o cliente adquire determinado produto.

Além disso, é fundamental para que alguns erros não sejam cometidos. As funções passam a ser feitas por softwares ou máquinas que já estão programadas para estas finalidades.

Um exemplo de automação comercial é quando uma pessoa não precisa mais imprimir boletos e ir até uma agência bancária para efetuar o pagamento. Ele é feito de maneira online através de um sistema.

Um modelo de sistema é o eGestor. Através deste software, é possível efetuar a emissão de boleto. Além de agilizar os processos, ele também é sustentável, uma vez que não precisa ser impresso no papel, pois tudo ocorre de modo virtual.

A Importância da automação comercial

A sociedade tem se tornado cada vez mais exigente quando se trata de serviços e produtos. O mundo atual permite que tudo seja feito com mais agilidade. Então para acompanhar este perfil de consumidor, investir em automação comercial é extremamente importante.

Os impactos da automação de processos nas empresas, são muito positivos. Utilizar desta tecnologia para o comércio é uma forma de se manter no varejo com um diferencial de empresas que ainda utilizam métodos convencionais. 

Por isso, as empresas devem investir em automação comercial, para reduzir custos, aumentar a produtividade, e facilitar os processos para os colaboradores e também para aprimorar as vendas.

Mas podemos citar também as soluções onlines como um auxílio deste processo de automação comercial. Um exemplo é o eGestor. Que é um software de gestão empresarial para micro e pequenas empresas. Ele faz emissão de Nota Fiscal Eletrônica e também controle financeiro. Além disso, tem outras funcionalidades.

Equipamentos necessários

Os equipamentos são ferramentas que já fazem parte de algumas empresas. Nem toda empresa tem conhecimento de quais equipamentos são necessários para melhorar os seus processos varejistas. Então iremos listar equipamentos que são necessários para que a automação comercial de fato ocorra.

– Computador:

O computador é, sem dúvidas, um dos equipamentos mais utilizados para automação comercial, uma vez que todos os produtos são acompanhados pelo operador e também podem ser vistos pelo cliente.

São utilizados também celulares ou tablets, como ferramentas para a automação comercial. Pois estes dispositivos facilitam vendas onlines e até mesmo pagamentos através de seus aplicativos.

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– Leitor de código de barras:

Os leitores de código de barras funcionam através de laser que fazem a identificação do produto. Este tipo de equipamento facilita a agilidade nos processos de compra. Mas empresas com um fluxo maior de pessoas é recomenda que seja utilizado o leitor de código de mesa, pois ele é mais rápido e possui mais feixe de laser.

Para empresas menores, recomenda-se o leitor de código de mão, ele é mais barato e tem apenas um feixe de laser.

– Impressora:

A impressora é outro equipamento que não pode faltar no seu negócio. Pois é este equipamento que realiza algumas tarefas importantes no momento da venda. Além de suas variadas funções, para impressão de NFC-e é recomendável a utilização da Impressora Não Fiscal Térmica.

– Nobreak:

Este é o equipamento responsável por garantir que a voltagem da energia fique regular. Além disso, ele mantém uma energia de emergência nos dispositivos conectados, quando a rede elétrica falha.

– Gaveta:

No processo de utilização de PDV’s, é a gaveta que guarda o dinheiro em cédulas ou moedas. Fazem parte da automação comercial porque sua forma de abrir é automática, abrindo somente no momento da operação quando selecionado o pagamento em dinheiro. Caso contrário ela se mantém fechada durante toda a operação.

– Balanças:

Atualmente algumas balanças já vem instaladas junto ao computador ou PDV (equipamento que registra as vendas e emite cupons fiscais). Por isso a balança é muito útil para a automação comercial, pois através desta operação é possível agilizar o momento da venda.

Automação x Automatização

Talvez até haja alguma semelhança entre estas palavras, mas fique sabendo que automação e automatização não têm o mesmo significado. 

A automatização está relacionada com o processo automático e o efetua sempre da mesma forma. Não possui inteligência para mudar ou se adaptar. É um processo automatizado que não substitui um operador.

E por outro lado, a automação é um processo automático, porém é inteligente, pode mudar e se adaptar conforme necessidade. Em sua grande maioria não precisa ser operado por uma pessoa, consegue executar as tarefas sozinho.

O que estimula a automação comercial?

O que estimula a automação comercial é a própria evolução. Os avanços tecnológicos criam a necessidade de sistemas para agilizar os processos comerciais. As empresas precisam estar preparadas para a nova realidade, por isso, investir em tecnologia é uma estratégia para os empreendedores.

O presidente da AFRAC (Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços), Paulo E. Guimarães, citou que: “A automação comercial teve um período bastante crítico de aprendizado em 2020 em função da paralisação do comércio por cerca de 18 meses. Entretanto, diante da necessidade de digitalização do mercado, foi possível reinventar o modo de fazer negócios. Prova disso é que o crescimento em faturamento apontado pelo Censo foi maior do que o esperado, que era de 9%.”

Para que serve a automação comercial?

A automação comercial serve para que os processos  sejam agilizados e também deixa o comércio varejista mais tecnológico. Isso reflete nas tomadas de decisões, e também traz segurança para o negócio, pois possui um melhor controle sobre dados e informações.

Veja os benefícios 

  • Auxilia no controle fiscal e financeiro

O software de automação comercial ajuda no controle fiscal e financeiro das empresas, pois seu desenvolvimento é feito através da legislação. Além disso, ele integra dados e cuida das contas a pagar e a receber, auxiliando também no caixa.

  • Reduz custos

A automação comercial permite que os colaboradores não executem algumas funções, e assim podem se dedicar para tarefas que exigem posicionamentos e tomada de decisões. 

Isso faz com que haja uma redução de custos, porque os processos são feitos de forma mais inteligente através do software e os erros operacionais diminuem. Essa diminuição de erros, diminui também os gastos e desperdícios.

  • Agiliza o atendimento

Como foi dito anteriormente, os consumidores estão mais exigentes e querem  processos mais ágeis. Este método agiliza os processos de vendas, pois o que antes era feito de forma convencional, agora é executado por um software padrão.

  • Aumenta a produtividade

O tempo de produção é muito importante para a empresa. E a automatização dos processos possibilita executar as tarefas em um tempo menor.

Com isso, ocorre o aumento na produção, principalmente nas que são mais burocráticas e que exigem um pouco mais de tempo.

  • Torna o negócio mais eficiente

Todas essas vantagens tornam a empresa muito mais eficiente na entrega dos resultados. Este método também melhora o planejamento do negócio em diversas áreas.  

  • Melhora a logística

Uma grande preocupação para as empresas é o estoque de mercadorias, porque precisa ser monitorado constantemente. Com a automação comercial, o empreendedor tem uma noção melhor sobre a entrada e saída de produtos. E a própria venda é melhorada, uma vez que o colaborador sabe exatamente quais produtos compõem o estoque.

  • Deixa os processos padrões

A automação comercial mantém um padrão de eficiência. O trabalho manual não possibilita essa qualidade constante.

Como saber se sua empresa precisa de automação comercial?

Com todas estas informações, é bem provável que você se pergunte se o seu comércio varejista realmente precisa de automação comercial. Saiba que sim.

O mercado passa por inúmeras transformações durante os anos. E a automação comercial é um método que chegou para ficar. Independente de quais sejam seus objetivos como organização, você precisa estar inserido neste mercado com um mínimo de conhecimento sobre tecnologias que o ajudarão nesta caminhada do empreendedorismo. 

Veja alguns exemplos de situações que mostram a necessidade de você inserir a automação comercial na sua empresa.

1 – A empresa está tendo prejuízo

Isso ocorre por vários motivos, porém um deles pode ser a falta de controle nos preços dos produtos. Um software irá analisar fatores que muitas vezes passam despercebidos pelos colaboradores ou responsáveis, e através desta análise irá determinar qual o melhor preço para a empresa se destacar no mercado e lucrar.

E também, a forma de ofertar e vender da maneira correta interferem no lucro da empresa. A automação comercial ajuda no monitoramento dos lucros das vendas, e com isso o empresário pode tomar decisões que serão boas para o andamento do negócio.

2 – Não há fidelização de clientes

O varejo é um mercado muito competitivo, e uma das formas de se manter nele é garantindo um produto de qualidade e também um atendimento eficiente.

E um grande aliado destes dois fatores é a automação comercial. Além disso, ela faz com que aumente o fluxo de clientes, uma vez que o processo de atendimento é rápido e os produtos são de qualidade.

3 – A equipe de colaboradores está sobrecarregada

Um bom exemplo também é quando os colaboradores estão muito atarefados, porque os processos manuais exigem um tempo maior em relação aos processos automáticos.

Em frente a este cenário, fica claro que é preciso mudar a forma de executar algumas tarefas. Principalmente aquelas em que serão utilizados cálculos ou poderão acelerar o atendimento.

4 – Não tem controle do fluxo de caixa

Manter um fluxo de caixa que seja eficiente é uma tarefa difícil, principalmente sem a ajuda dos processos da automação comercial.

Um sistema automatizado auxilia para que o controle financeiro de seu negócio, sempre funcione. Principalmente nesta parte em que envolve cálculos, e operadores podem errar em algumas situações. 

5 – O número das vendas não crescem

Outro fator que revela a urgência de aplicar a automação comercial no seu negócio, é quando há uma queda nas vendas. Se você sentiu um impacto negativo causado pelo avanço tecnológico, é sinal de que está na hora de você se atualizar.

Você precisa perder o medo de se arriscar em algo inovador. Só avança quem tem coragem de mudar, e sair da zona de conforto.

6 – Você sente a necessidade de gerenciar melhor a sua empresa

Não é fácil gerenciar uma empresa, se você sente que precisa melhorar o funcionamento do seu comércio, já sabe que a automação dos processos pode lhe ajudar.

Com este método você pode manter um controle sobre quando tem os melhores faturamentos, ou qual funcionário possui um desempenho melhor conforme os dados de vendas.

Com um sistema você pode analisar melhor a situação da sua empresa e achar soluções que realmente funcionem, contra situações adversas. Isso pode ser controlado através de relatórios e planilhas, além de verificar as tendências do mercado, estando a frente de seus concorrentes.

A satisfação do cliente é o objetivo principal

Utilizar a automação comercial, permite com que você sempre siga as principais tendências, e esse método ainda tem muito o que evoluir.

A tecnologia não vai parar de avançar, e o varejo precisa estar atento e principalmente, precisa estar preparado para as novas formas de atender e vender seus produtos. Por isso, investir em automação comercial deve estar nos planos de qualquer varejista.

Sempre pesquise maneiras de inovar e use a tecnologia ao seu favor. Invista em ferramentas que serão um facilitador na execução das tarefas de sua empresa, e que irão satisfazer seus clientes, tornando eles fiéis aos seus produtos.

Pesquise um software que realmente funcione, que seja de qualidade e que você consiga através do mesmo, efetuar com excelência a automação comercial.

<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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