Clientes inadimplentes: saiba como não sair no prejuízo!

Escrito em: 24/11/15
Início 9 Sistema de Gestão 9 Clientes inadimplentes: saiba como não sair no prejuízo!

A inadimplência é um dos problemas que assolam muitas empresas, e seu risco não deve ser minimizado, já que pode comprometer seriamente a saúde do negócio. Mas, afinal, por que é tão perigoso ter clientes inadimplentes? Como lidar com esse problema e, principalmente, como evitá-lo? Descubra as respostas para essas perguntas a seguir!

Como a inadimplência pode destruir o seu negócio

A inadimplência pode ser considerada um dos maiores motivos para preocupação, já que sem receber o dinheiro pelos serviços prestados a empresa eventualmente não terá condições de arcar com seus compromissos (pagar funcionários, impostos, fornecedores etc.).

Mesmo que seja bem estruturada financeiramente e tenha um bom capital de giro, uma companhia com alto índice de clientes inadimplentes acaba perdendo a habilidade de se planejar e executar ideias importantes para o andamento das operações e o progresso do negócio.

Com isso, os investimentos em inovação e a implantação de melhorias também acabam sofrendo, visto que a preocupação deixa de ser o avanço das operações e passa a ser encontrar formas de remediar uma situação delicada. Aos poucos, essas dificuldades tendem a aumentar e retomar o controle da situação pode ficar cada vez mais difícil.

Como lidar com clientes inadimplentes

Apesar de ser uma situação desconfortável, é possível lidar com a inadimplência sem causar outros transtornos ou frustrar os consumidores. Alguns passos que devem ser seguidos:

Cobre de maneira adequada

Cobrar adequadamente vai desde o meio escolhido para fazer a cobrança até ao modo de fazer isso: de preferência, emita boletos, visto que eles informam sobre os juros envolvidos no atraso e podem ser enviados para protesto, em último caso.

Evite constranger o cliente

Fazer o cliente passar por situações embaraçosas não é a melhor estratégia para receber os atrasados, até porque isso viola o código do consumidor. Em vez disso, é sempre melhor recorrer a métodos mais sutis, como mensagens de texto, e-mails e até telefonemas.

Saiba até onde pode negociar

Uma tática muito comum é negociar a dívida, dependendo das circunstâncias. Essa pode ser uma boa saída se você tiver muitos recebíveis atrasados ou se a pessoa já estiver inadimplente há algum tempo, o que diminui cada vez mais as chances de a questão ser resolvida sem uma oferta desse tipo.

O importante nesse caso é saber até onde a negociação compensa para a sua empresa, a fim de evitar passar dos limites e receber ainda menos do que deveria.

Como evitar esse problema na sua empresa

Há muitas coisas que podem ser feitas para evitar esse problema por completo. Afinal, é muito melhor prevenir do que remediar. Algumas ações podem ajudar:

Cultive uma boa relação com os clientes

A partir do momento em que eles sentem os reais benefícios de ter uma relação de negócios com você, pensarão duas vezes antes de comprometer isso por atrasar ou deixar de pagar.

Seja proativo

Lembre os clientes de que lhes enviará uma cobrança quando o prazo for se aproximando. Isso os ajudará a reservar dinheiro e tirar tempo para pagar o valor, e ainda fará com que se sintam bem com o cuidado extra.

Planilha de controle Financeiro gratuita

Simplifique a experiência

Use a tecnologia para tornar o pagamento uma parte suave da experiência. Depois de realizar a venda, faça o máximo para que o pagamento seja algo automático na mente do consumidor, e não um trabalho complicado.

Certamente, não é fácil lidar com clientes inadimplentes, mas ao tomar todas as medidas necessárias e montar um processo para fazer isso, poderá não apenas diminuir, mas também evitar esse tipo de problema na sua empresa. Por agir assim, terá sempre o necessário para manter o negócio próspero e os consumidores satisfeitos.

Assista um vídeo do Sebrae sobre inadimplência

Já teve de lidar com clientes inadimplentes? Como você evita esse problema em sua empresa? Deixe seu comentário!

<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de Preço de Venda e Promoção: Calcule grátis

Download Grátis Definir o preço de venda e promoção de um produto até parece ser uma tarefa fácil, mas quem é empreendedor sabe que é uma responsabilidade enorme. Isso porque um cálculo errado pode atrapalhar os lucros do negócio, mesmo...

Planilha de gastos: entenda e faça o download gratuitamente!

Download Grátis Utilizar uma planilha de gastos é essencial para manter um controle eficiente de todas as despesas da sua empresa. A partir dela, você vai poder visualizar com mais clareza a origem de seus gastos e também poderá...

Planilha de Margem de Contribuição: Download Grátis

Download Grátis A planilha de margem de contribuição é considerada uma das ferramentas mais importantes dentro de um processo de gestão de empresas. Com ela, é possível fazer o cálculo exato do quanto a empresa tem disponível depois de...

Planilha de preço de venda [Download Grátis]

Download Grátis Se você é empreendedor e está começando um novo negócio, já sabe que inúmeros desafios te esperam. Assim, uma das dúvidas mais frequentes de novos empresários é em relação aos lucros.  Vários fatores influenciam no...

Planilha de Fluxo de Caixa 2022 – Grátis e fácil

Download Grátis O download da planilha de Fluxo de Caixa é grátis? Sim, o download da planilha de fluxo de caixa do eGestor é totalmente gratuito. Para evitar problemas relacionados à versão do Excel, sugerimos a utilização no Google...

Planilha de Controle de Vendas: Download Gratuito 2022

Download Grátis O faturamento gerado pelas vendas certamente é a principal fonte de receita das empresas. Tanto em relação às empresas que trabalham com produtos, quanto em relação aquelas que são prestadoras de serviços. Sendo assim, uma...

Planilha de Balanço Patrimonial Download Grátis [+DRE integrado]

Download Grátis O balanço patrimonial de uma empresa nada mais é que uma verificação do capital da empresa, sendo eles os ativos e passivos. Assim, de tempos em tempos é necessário fazer esse levantamento e analisar as informações do...

Planilha de Frente de Caixa: Baixe o modelo grátis agora!

Download Grátis Você sabe o que é frente de caixa e por que ela é importante para o seu negócio? Apesar de muitos gestores não darem atenção a esse setor da empresa, a verdade é que a frente de caixa é um dos pontos principais da...

Planilha de Cadastro de Clientes em Excel [Download grátis]

Download Grátis Todos os dias passam por uma empresa diversos dados. Acontece que, independente do tamanho dela e da quantidade de dados, estes devem ser registrados. Essa organização pode trazer grandes benefícios para a empresa tanto no...

Planilha de Orçamento Empresarial [DOWNLOAD GRÁTIS]

Download Grátis Orçamento, segundo o dicionário é o ato de orçar, ou seja, fazer um cálculo para chegar a estimativa de gasto de um projeto. Esse projeto pode ser de vários tipos. Ele pode ser orçamento para uma viagem, para um casamento,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido.