fbpx

Como montar um serviço de manutenção de ar condicionado?

Uma empresa de montagem e manutenção de ar-condicionado pode ser uma excelente ideia de negócio. Durante os últimos anos as vendas de aparelhos cresceram, e a tendência é aumentar. Isso porque houve um barateamento na produção e nos custos, e a tecnologia tornou a climatização muito mais acessível. Além disso, novas empresas entraram no setor, colaborando para mais brasileiros aderirem ao aparelho.

Outros bons motivos para oferecer serviço de montagem e manutenção de ar condicionados é o número de clientes que você pode ter no decorrer do ano. Na maior parte do Brasil faz calor na maioria dos meses, de modo que, independentemente de onde você morar, sempre terá um amplo público consumidor. Só a instalação de um aparelho simples custa em média 200 reais. Além disso, quem possui ar-condicionado precisa realizar manutenção constantemente, do contrário pode perder o equipamento. E como ainda não são muitas empresas que fazem esses serviços, você tem a vantagem de conquistar a maior parte do público de algumas regiões.

Para criar seu negócio, você precisa seguir alguns passos. Iremos lhe ajudar na tarefa através desse artigo, que contém todas as etapas que devem ser analisadas antes de criar a empresa. Leia com atenção e utilize o texto como roteiro na hora de pôr a mão na massa.

Planejamento

O planejamento é extremamente importante para você não perder tempo e dinheiro. E quanto mais cedo você começá-lo, menos problemas terá. Para fazer um plano de negócios, você deverá colocar todos os aspectos que listaremos aqui. Cada etapa do trabalho deve ser quebrada em ações, de modo que facilite o andamento do projeto.

Crie um documento com todos os passos necessários. Para facilitar o trabalho, adquira uma agenda, bem como um cronograma. Isso é útil para se lembrar do momento exato de fazer cada ação. Por exemplo, um dos primeiros passos que você deve dar diz respeito à papelada para a abertura do negócio. Não porque é mais importante, mas porque demora. Se você desejar, poderá contar com um profissional que encaminhará todos os aspectos para você, como um consultor.

Público-alvo

O público-alvo é o grupo de pessoas às quais você irá direcionar sua estratégia de vendas. Basicamente, qualquer pessoa adulta é um comprador de serviços de instalação e manutenção de ar-condicionado. Mas é importante investigar o perfil de quem sua empresa irá suprir. Por exemplo, se terá uma estrutura de grande porte ou será instalada em um bairro nobre, você deverá focar em um público com renda alta. No entanto, se a empresa será pequena ou estará instalada num bairro comum, o público é formado por pessoas com uma renda menor.

Para conhecê-lo de fato, você precisará investir em pesquisas. É possível encontrar informações sobre o potencial consumidor nos meios de comunicação, mas você também pode contratar agências especializadas. Através da descoberta da renda média, por exemplo, você poderá estabelecer o preço ideal para lucrar.

Concorrência

Primeiramente, você precisa descobrir quais são os estabelecimentos que serão seus concorrentes diretos. Nem sempre eles estarão próximos de você. A internet poderá lhe ajudar a encontrá-los por meio do Facebook e do Google. Para conhecer bem a concorrência é imprescindível escrever as informações levantadas.

A análise depende de um plano, mais precisamente de uma ficha de pesquisa. Não é difícil fazê-la, você a fará com ajuda de um software de planilha como o Excel ou o Google Sheets. Você pode conseguir dados sobre as empresas pesquisando sobre elas na internet, indo ao estabelecimento ou contratando profissionais para fazer o trabalho. O importante é descobrir o que faz os clientes delas as procurarem.

Com os dados na mão, você vai criar o documento que ajudará na sua estratégia de negócios. Há muitas formas de fazê-lo, descreveremos duas. Na primeira, você faz uma lista com todas as empresas e, ao lado, escreve os pontos fortes e fracos de cada uma. Em seguida, você “conclui” escrevendo o que seu negócio terá que fazer em cada aspecto para superá-las.

Na segunda maneira, você faz várias colunas na planilha, uma a mais que o número de concorrentes analisados. Por exemplo, se você analisou 3 concorrentes, faça quatro colunas. Na primeira você vai listar, na vertical, fatores que influenciam no lucro: atendimento, estrutura, preço, qualidade etc. As colunas subsequentes serão para listar cada ponto dos concorrentes. Em cada coluna você escreve as notas das empresas, e observações se desejar.

Ponto de estabelecimento

Encontrar um ponto para seu negócio costuma ser a etapa que mais leva tempo, pois são muitos aspectos para se considerar antes de fechar negócio. E é importante ter paciência para não perder dinheiro. Afinal, você pretende permanecer durante anos no local. Portanto, analise minuciosamente cada fator que levantaremos aqui.

Primeiramente, você deve conhecer o perfil dos consumidores locais e a densidade populacional. Isso é fundamental para saber se haverá rotatividade de serviços. Seu negócio deve estar alinhado com o padrão de vida, a cultura e até a forma de pensar deles. Se negar algum desses fatores, você pode correr o risco de falir em poucos meses. Imagine montar uma empresa de alta qualidade, que cobra caro, em um bairro de baixa renda? Evidentemente não terá nenhum lucro.

Analise se há concorrentes próximos e se a área é segura. É importante que tenha lojas aos redores que comercializem ares-condicionados e outros eletrodomésticos. O ambiente também deve ser de fácil acesso ao público, tendo área para estacionamento e carga e descarga de mercadorias. É desejável também que não esteja muito longe de fornecedores. Além de tudo, precisa ser limpo.

Ao encontrar possíveis pontos, verifique se eles suportam a estruturação de uma empresa de ar-condicionado e climatização. Esse trabalho envolve checar a disponibilidade de serviços como água, luz, internet, esgoto e telefone. Conheça a vizinhança local e certifique-se de que será possível expandir a empresa se ela vir a crescer.

Em relação à legislação, você deve descobrir se a planta está aprovada pela prefeitura e se não há pendências em outros órgãos públicos. Veja também se o pagamento do IPTU está em dia e se as atividades respeitarão o Plano Diretor do Município e a Lei de Zoneamento.

Estrutura

A estrutura de uma empresa de manutenção e instalação de ar-condicionado não precisa ser grande. Uma área de 100 m² é suficiente para criar uma oficina nos fundos e as salas comerciais. Você precisará de ambientes para atendimento dos clientes, escritório, banheiro e depósito. É ideal que a estrutura seja flexível para ampliação no futuro, quando o negócio se desenvolver.

Cheque o aproveitamento da luz natural dos recintos. Dê prioridade para locais que garantem menos uso de lâmpada elétrica. A esse respeito, compre lâmpadas fluorescentes. Tudo isso vai gerar economia para você no futuro.

Um ambiente ideal possui paredes pintadas com tinta acrílica, pois facilita a limpeza. Eles não têm rachaduras no chão, teto ou paredes, nem infiltrações, goteiras, mofos e descascamentos. Além disso, o piso não possui riscos profundos e possui boa resistência. Os ambientes também não devem ser difíceis de fazer a manutenção.

Na fachada externa, é interessante ter texturas ou tintas diferenciadas, pois você economizará na hora de criar o visual da empresa. O importante é personalizar com a identidade da marca. Considere contratar profissionais qualificados para ajudar em tudo o que você precisar modificar. Engenheiros, arquitetos e decoradores indicarão fatores importantes para atrair a clientela, como iluminação, ventilação, ergometria etc.

Equipamento e equipe

Dependendo da estrutura do negócio, você dependerá de colaboradores. Nesse ponto dê preferência para profissionais com experiência. Sobre o equipamento de instalação e manutenção, você precisará de: 

  • Alicate
  • Amperímetro
  • Aparelho de solda
  • Aspirador de pó
  • Bomba de vácuo
  • Brocas
  • Chaves (allen, phillips, fenda, catraca, regulável 8”, 10” e 12”)
  • Conjunto flangeador, conjunto manifold e conjunto serra copo
  • Cortador de tubo
  • Dobrador de tubos de cobre
  • Escada
  • Furadeira
  • Limas
  • Martelo
  • Nível
  • Termômetro
  • Trena
  • Voltímetro

Alguns materiais necessários:

  • Buchas
  • Fitas (isolante e PVC)
  • Mangueira cristal para dreno
  • Parafusos para unidade condensadora
  • Suporte para unidade condensadora
  • Tubo de cobre ou alumínio para linha de líquido e sucção.

Além disso, você precisará de móveis e utensílios para outros ambientes:

  • Sofá
  • Balcão
  • Computador
  • Telefone
  • Itens de banheiro
  • Armário ou ficheiro
  • Mesa e cadeira

São muitos equipamentos, então faça uma lista de prioridades. Isso é útil para você adequar tudo ao seu orçamento. Se a dada altura na implementação da empresa você perceber que será preciso economizar, você saberá onde. Por exemplo, encontrando um fornecedor de sofá baratos, para poder gastar mais em equipamentos de instalação, que serão mais usados e precisam ser de maior qualidade.

Aspectos legais

A burocracia legal é certamente um problema, e por isso você deve considerar a contratação de um contador. Ele é o profissional legalmente habilitado para tratar da criação de uma empresa. Como há muitas normas, é preciso se inteirar sobre formas jurídicas para o projeto, legislação tributária sobre seu negócio, entre outras.

Você deverá registrar sua empresa na Junta Comercial, Secretaria Estadual da Fazenda, Secretaria da Receita Federal (para tirar o CNPJ) e na Prefeitura Municipal (para receber o alvará). Deverá ainda ser cadastrado na Caixa Econômica Federal no sistema Conectividade Social – INSS e FGTS.

Além disso, o Corpo de Bombeiros Militar deverá agendar uma visita para ver se o estabelecimento está dentro das normas legais. As instalações devem estar de acordo também com o Código Sanitário, para você receber a licença sanitária. É útil que você se informe previamente sobre todos os documentos que precisará e órgãos que terá de visitar. Isso facilitará o andamento do processo de abertura.

Administração

A má administração é a principal causa de falência das empresas. Por negligenciar esse aspecto, muitos empresários precisam fechar as portas mesmo num mercado ativo. Por isso, é sempre importante se qualificar, não apenas na técnica que você vai desenvolver, mas também para a gestão do negócio. Se você já entende sobre climatização, poderá partir para a formação como empresário.

Invista em cursos, palestras, eventos, livros e toda forma que contribua com conhecimento. E se irá contratar trabalhadores, faça o mesmo com eles. Vale a pena capacitar os colaboradores porque eles representarão sua empresa em cada momento em que você não estiver presente.

Divulgação

Depois que tiver tudo encaminhado, você precisará cuidar da divulgação do novo negócio. Existem três boas formas de fazer isso, veja:

  • Boca a boca: É uma forma limitada, evidentemente, mas nem por isso você deixará de fazê-la. Converse com conhecidos e passe a sua mensagem para frente. Isso não trará muitos clientes para seu negócio, mas poderá garantir as primeiras vendas de serviço. Mande fazer cartões de visita e entregue um para cada pessoa que você encontrar nos próximos dias.
  • Publicidade tradicional: Nesse quesito você tem muitos meios nos quais investir. Você pode contratar pessoas para entregar folhetos, folders, ou para segurarem placas. Há os outdoors, que, se postos em pontos estratégicos, garantem retorno. Outra forma é produzindo cartazes para colar em vários pontos da cidade. Você pode, ainda, anunciar em rádios, TV, jornais e revistas.
  • Internet: Hoje em dia não é possível negligenciar a web, pois praticamente não existem desvantagens no meio. Você amplia a abrangência da mensagem e faz com que o público-alvo lhe encontre. Monte um site para postar informações sobre seu negócio, pois a maioria dos consumidores pesquisa na internet por serviços antes de contratá-los. Crie páginas em redes sociais para divulgar preços, promoções e dicas. Invista em publicidade paga e em SEO (otimização de site) para aparecer nas pesquisas do Google.

Não existe a forma ideal de publicidade, e você não vai fazer todos os métodos ao mesmo tempo. O importante é, de alguma forma, nunca deixar de fazer. Teste maneiras diferentes até encontrar a melhor para seu negócio.

Conclusão

Como você percebeu, há muitos aspectos que precisam de atenção na hora de criar uma empresa de montagem e manutenção de ar-condicionado. E não e porque hoje há muitas pessoas investindo em climatização que você pode deixar algum de lado. Analisar todos esses fatores é um meio de você iniciar o negócio já lucrando. Além disso, se você fizer um bom planejamento, de maneira nenhuma será dificultoso – muito pelo contrário. Por isso, recomendamos que você comece seu plano de negócios agora mesmo!

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Como montar um serviço de manutenção de ar condicionado?
Escrito em: 06/04/17
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

4 Comentários

  1. Fabio

    Gostei das dicas

    Responder
  2. Wilson

    Muito boa as dicas estou me formando este ano de tecnico de refrigeração é pretendo montar minha empresa no final do ano 2018

    Responder
  3. joaquim junior

    estou ter conhecimento poucos aos poucos, tenho esse sonho de montar minha empresa um dia. sou técnico da refrigeração

    Responder
  4. José Alves

    Bom dia

    Faço serviço a princípio para amigos e parentes mas agora é sério, quero aprender de verdade essa profissão e a pergunta é Vocês indicam algum curso aqui no RJ/RJ

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...