Como otimizar a contratação de funcionários?

Para alcançar altos níveis de produtividade e aumentar os lucros de uma empresa um fator ganha destaque: a qualidade do quadro de colaboradores. Eles possuem os conhecimentos necessários? Têm as características essenciais para exercer a função? Como detectar se o candidato tem o perfil ideal durante o processo de contratação de funcionários? 

Assim, preparamos um post com tudo sobre o tema. E aí? Está esperando o que para aprender como otimizar a contratação de funcionários? Acompanhe!

Por que se preocupar com a contratação de funcionários? 

A admissão de colaboradores sem o perfil apropriado afeta a empresa de diversas formas. E o aumento do custo de contratação, turnover e prejuízo na produtividade são alguns deles. O processo de recrutamento, como tudo o que acontece em qualquer empreendimento, tem custos: anunciar uma vaga exige investimento e tempo para analisar / selecionar currículos e entrevistar os candidatos.

Além disso, contratar um funcionário inadequado para uma vaga causa diversas perdas. Entre as principais, podemos citar:

  • necessidade de investir mais tempo e recursos para a contratação de outro colaborador; 
  • durante o período em que a vaga fica desocupada, não há quem produza os resultados esperados para o cargo;
  • caso as tarefas referentes ao cargo não possam esperar, outros funcionários serão sobrecarregados com essas atividades;
  • há necessidade de treinar o novo contratado quando ele inicia no cargo, o que leva algum tempo;
  • o turnover (rotatividade no cargo) cria uma percepção de que a empresa talvez não seja um lugar tão bom assim para trabalhar. Tanto nos outros funcionários quanto no mercado, em geral.

Portanto, para evitar esses problemas, a melhor alternativa é criar estratégias para otimizar o processo de recrutamento e seleção de colaboradores. 

Como otimizar a contratação de funcionários? 

Agora que você já sabe a importância de otimizar esse processo de recrutamento e seleção, vamos abordar algumas estratégias para conseguir esse resultado e escolher candidatos com o perfil ideal: 

1. Defina as atribuições do cargo

Fica muito difícil contratar a pessoa mais adequada sem ter em mente, com exatidão, quais são as tarefas que ela vai desempenhar. Essa espécie de matriz de atribuições do cargo é o que vai ajudá-lo a definir o perfil ideal. 

Quais são as tarefas? A pessoa precisa lidar com o público e conquistar clientes? Precisa explicar o funcionamento de produtos ou serviços para vendê-los? Ou vai desempenhar uma função mais burocrática, com pouco contato pessoal, mas com grande necessidade de concentração e análise de detalhes? 

Cada uma dessas possibilidades — e, na verdade, os empreendimentos possuem muitas outras variações — demandam por um perfil profissional diferente. 

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2. Trace um perfil ideal

A partir dessas tarefas, é possível desenhar um perfil de candidato desejado. As características pessoais e os conhecimentos fundamentais para a função. Assim, uma pessoa que precisa explicar aos clientes a respeito de produtos e serviços, além de ter a habilidade de lidar com o público, precisa saber comunicar suas ideias com clareza.

Embora essa facilidade de comunicação seja interessante para todos os colaboradores, ela não precisa ser um requisito indispensável para aqueles que vão trabalhar em atividades mais burocráticas, por exemplo.

Funcionários que atuam com registros, estoque, faturamento e contabilidade (que não atenderão ao público, em geral), podem ser pessoas menos comunicativas ou até tímidas. Mas, se forem organizadas e tiverem os conhecimentos e habilidades para o cargo, estarão aptas ao trabalho.

Vale ressaltar que nenhum ser humano possui todas as qualidades imagináveis. Cada um tem uma personalidade e, embora todas possam ser desenvolvidas, a produtividade e a satisfação do colaborador são muito maiores quando cada um desempenha funções com as quais se identifica. 

3. Diferencie conhecimentos e perfil adequado

Obviamente, o ideal é encontrar um candidato que já atendam aos dois critérios. No entanto, nem sempre isso é possível. Neste caso, o que escolher? Se caso a opção seja por privilegiar candidatos que possuam apenas o conhecimento, é possível que você tenha problemas a médio e longo prazos, aumentando a possibilidade de turnover. Por que isso acontece? 

Sem as qualidades e características necessárias, o funcionário realiza, diariamente, tarefas com as quais não se identifica. Assim, seu resultado fica abaixo das expectativas — e a produtividade da empresa é afetada. 

Além disso, nessas situações, o próprio colaborador tende a manifestar estresse e insatisfação. As atribuições do cargo são encaradas como mera obrigação ou mesmo um peso, e não como um desafio que motiva a superação de obstáculos e a busca por resultados excepcionais. 

Portanto, apostar em um candidato com o perfil adequado, mesmo que ele não tenha os conhecimentos desejados, pode ser uma alternativa melhor. Um bom treinamento pode completar o que falta para que ele seja um funcionário de desempenho excelente. 

4. Valorize o resultado

Diante da contratação de funcionários com perfis e experiências semelhantes, qual escolher? A resposta pode estar na análise dos resultados apresentados por eles. Durante a seleção, é fundamental perguntar aos entrevistados que resultados conseguiram nos últimos empregos. E quais conhecimentos ou habilidades foram determinantes para tanto.

O candidato que sabe expor esses dados e justificar suas respostas, provavelmente é alguém mais capaz de reconhecer objetivos e criar estratégias para atingi-los — agindo com intencionalidade. 

Um candidato que tem dificuldade para identificar essas conquistas e os meios como conseguiu alcançá-las, talvez, seja um ótimo executor de tarefas. Mas, possivelmente, dependa sempre de um direcionamento externo para atingir metas e objetivos. 

5. Ouça a opinião de outros setores

Dependendo do porte de sua empresa, inclua no processo de seleção os gestores de outros setores que vão interagir com o novo contratado. Já que, eles podem ter uma visão mais abrangente dos processos da organização e compreenderão como cada característica do candidato pode contribuir para os resultados desejados pelo time. 

6. Capacite o colaborador

Para obter sucesso, não basta encerrar o processo na contratação. É preciso preparar o novo colaborador para assumir o cargo através de treinamentos, orientações a respeito de suas atribuições, resultados que deve apresentar, bem como da estrutura da empresa.

Faça-o se sentir como parte de um time que deseja crescimento, e deixe-o saber de sua importância nesse processo. Ademais, atribua responsabilidades, mas garanta os recursos e o feedback necessários para alcançar os melhores resultados. 

Considerações finais

A contratação de funcionários é realmente um grande desafio. Definir, em pouco tempo, a melhor opção para ocupar um cargo é uma tarefa que demanda uma capacidade de percepção aguçada. Mas, utilizando essas dicas, é possível otimizar esse processo e garantir boas soluções. 

E em sua empresa, como isso acontece? Quais são os principais desafios encontrados na hora da contratação de funcionários? Compartilhe essas experiências através dos comentários! 

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Escrito por eGestor
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